domingo, setembro 09, 2007

Tocha 2 - 0 Ac. de Viseu

Tocha: Barroca, Curto, Tiago, Rui Costa, João Morais, Paulo Soares, Marco (Fabrício 83), Dani (Diogo 73), Gonçalo, Luís Pimenta e Rafael (Babá 70). Treinador: António Cortesão.




Académico de Viseu: Manuel Fernandes, Simões (Cardoso 72), Marcos, Negrete, Valério (Lopes 59), Calico, Álvaro, Megane, Carlos Santos (Márcio 79), Eduardo e Zé Bastos. Treinador: Idalino de Almeida.
Cartões amarelos: Luís Pimenta e Curto (Tocha), Valério, Carlos Santos, Zé Bastos e Álvaro (Académico de Viseu).

Golos: Gonçalo 52 (1-0), Babá 77 (2-0)

Veja aqui a crónica do jogo (Jornal de Notícias)
O Ac. de Viseu, deslocou-se á Tocha na esperança de trazer de lá os primeiros pontos neste regresso aos campeonatos nacionais de futebol.
As esperanças estavam renovadas, desde o ultimo jogo na Taça de Portugal, onde a equipa deixou boas indicações, e onde conseguiu o apuramento para a fase seguinte da prova.
No final dos meus comentários ao jogo disse: "Esta vitoria teve o dedo do treinador academista, pela táctica utilizada, e pela vontade da equipa em ganhar o jogo."
Poderei começar o meu comentário desta semana pelo seguinte: "Será que a derrota desta tarde não teve a mão do treinador?"

O treinador academista, apresentou no passado domingo a seguinte equipa: Sampaio; João Miguel, Marcos, Negrete e Valério; Álvaro, Megane e Santos (Cardoso 72); Márcio (Eduardo 57), Lopes (Tiago 77) e Zé Bastos. ( 4-3-3)

Este domingo apresentou a seguinte: Manuel Fernandes, Simões(Cardoso 72m), Marcos, Negrete, Valério( Lopes 59m), Calico, Álvaro, Megane, Carlos Santos(Marcio 79m), Eduardo, Zé Bastos (4-1-3-2 / 4-2-2-2)

Porque mudou o treinador a estratégia que até que se prove o contrário era ganhadora?
Porque é que temos de jogar fora com medo de ganhar jogos?
Porquê a saida de Lopes e a inclusão de mais um trinco?
João Miguel não comprometeu contra o Portomosense, porque saíu da equipa?
Porque razão o treinador abandonou o 4-3-3, para 4-1-3-2 ou será que foi 4-2-2-2?

O jogo teve uma toada equilibrada, e o resultado era justo ao final dos primeiros 45 minutos. Na segunda parte, a equipa da Tocha veio mais atrevida e perto dos 10m, chega ao golo através de uma desatenção da defesa academista. O Académico a partir daí sentiu a necessidade de vir para a frente á procura do golo e até teve algumas oportunidades, pelo recem entrado Lopes.
No contra-ataque o Tocha ainda chega ao segundo golo, numa altura em que os academistas estavam balanceados no ataque.
Foi um jogo onde ficou a sensação que o Académico podia ter pontuado, mas onde deixou fugir novamente os pontos por falta de concentração, e um pouco mais de "disponibilidade".

Neste campeonato da 3ª Divisão, só se vai "safar" quem tem uma certa dose de atrevimento, e ao contrário do que algumas pessoas dizem, neste campeonato as equipas são muito niveladas. O Académico já perdeu 6 preciosos pontos, e talvez seja hora de se reunir as "tropas" e avaliar o "estado" da equipa.

41 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi atentamente o relato a cerca de 200 quilómetros de distância e tenho de concluír que se confirmaram os meus maiores receios depois de ter visto ao vivo o jogo da taça de portugal: O Académico não vai longe!
Não tanto pelos jogadores que até revelam algum talento, mas pelo treinador que confirma a cobardia que já veio da época passada e que na altura devida assinalei neste espaço.
No ano passado ainda deu para ter a sorte, este ano já não há muito lugar para sortes e azares.Estamos numa divisão nacional e o Académico tem de ser o terror dos adversários! O Académico deveria ser a equipa que todos os restantes excluiriam das contas por ser superior, por ser inalcansável, por ser de outro campeonato! Mas não. Entra mal, joga pior e soma derrotas. Com uma falta de disponibilidade, de coração, de coragem que mete dó! E dá coragem aos adversários. Tenho um amigo que está de férias na praia da Tocha e que me referiu que mesmo no café ninguém acreditava na vitória e já se davam por muito contentes com um empatesito... Era o Académico!A partir de agora todos vão desejar que se siga o Académico, para somarem os 3 pontos!
Irá ser assim? Irá haver resignação e cedência a este treinador? Não será altura de chamar o mister Pipo para dar alma, chama, calor, academismo?
Como o director do clube já disse que este é o seu treinador... Parece que estamos conversados.
LUMAGO

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Uma equipa que pela primeira vez está no nacional deve ser o terror das outras equipas? Ser de outro Campeonato?
O tempo de que as camisolas venciam jogos já foi à muito.
Isso já não existe mas sim muito trabalho...

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

ó js atao n se enganam os adeptos a dizer q era p subir...aposto q o academico tem muito maior orçamento q a maior parte das equipas nesta divisao

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Essa de dizer que é aprimeira vez que o Académico está no nacional quer dizer o que eu penso e por isso este cavalheiro não merece resposta. Não tem memória, não se lembra do historial do Académico.
É isso, não merece resposta, mesmo.
LUMAGO

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Tenho pena de quando não tem razão não responda... mas enfim.. Viva os velhos do restelo que por aqui andam.
Eu tenho memória mas agora dizer isso é que não concordo. Mas enfim. fique lá com a sua pseudo-razão!

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Não sabe do que fala quando se refere aos velhos do restelo e manda-lhes vivas. Depois nem sabe que o há do verbo haver é com um "h" que se escreve

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Nunes disse...

O comentário anterior foi apagado porque neste blog não se ADMITE,
palavras ofensivas, nem ataques pessoais.

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Gostava de saber onde é que está o engano no portugues, sr mestre de português.
Tenho as minhas dúvidas que assim seja...

domingo, 09 setembro, 2007
Anónimo disse...

Idalino esta na altura de voltar pra reforma....

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

JS: "O tempo de que as camisolas vencia jogos já foi HÁ muito"

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

De facto assim vai ser dificil, uma "equipa" amarrada, com o medo de errar, com medo de jogar futebol para a qualidade individual que demonstra, não á neste momento qualidade colectiva, este treinador não dá tranquilidade aos jogadores, treinador de chicote já não existe!
Este senhor idalino está ultrapassado !!!

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

Sr. João Nunes pergunte também porque Idalino substituiu o guarda-redes Sampaio? Ou também não se admite críticas ao Manuel Fernandes. É um guarda-redes que não dá, nem tem a confiança dos colegas. O mister Idalino está a seguir uma estratégia "parva", na minha opinião. Pelo menos é a palavra menos ofensiva que encontro. Para o campeonato joga a 2ª linha e para a taça a 1ª linha. O Portomosense não é uma equipa qualquer, desceu da 2ª divisão e manteve a estrutura. Possui alguns jogadores experientes. Para quê mudar? No jogo anterior foi o 1º jogo da equipa sem sofrer golos (amigáveis incluídos) e mesmo assim mudou o GR e o lateral direito? Isto diz alguma coisa. Mister Idalino, você é imcompetente ou cobarde? Tem medo de substituir o Manuel e o Simões? Mais uma vez com os 2 criativos a jogarem juntos? Resultado: quando saíu um deles já perdíanos 2-0. Considero a hipótese de nem sequer ir ao Fontelo e fazer diminuír a assistência de 200 para 199 espectadores. Isto é uma vergonha! Otto Glória não mexia em equipa que vencia, José M. Pedroto igualmente, José Mourinho também não. O "génio" do Idalino mexe! Obrigado por deixar escrever neste espaço.

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

o filipe figueiredo ainda está no académico?

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

Para quem tem fraca memória ou não viu o jogo, eu estive no fontelo a ver o joga da taça e lembro-me que o académico só não perde o jogo por sorte e por muito mérito do Sampaio, quanto á questão do defesa direito não fosse o negrete estar atento em 3 situação em que o joão ficou claramente a dormir e a ver o adversário jogar e o resultado era outro. Não se pode é andar a testar uma equipa na pré epoca para depois se alterar a equipa logo no primeiro jogo do campeonato. os amigos do Idalino não podem jogar todos ao mesmo tempo. Esta equipa com estes jogadores fica claramente descompensada. laterais direitos que não o são, defesas esquerdos que não o são, jogarem três jogadores criativos. Queiman-se jogadores e não se conseguem resultados. Mas nada de reclamar, quem vota nas eleições são os sócios e estes presidente foi bem claro.

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

AI AI !!!

O "nosso" Académico assim não vai lá...

Fui à Tocha, e o que eu vi? Vi novamente um Sr que sinceramente acho incrivel como é que ainda é treinador a inventar mais uma vez... e quem sai queimado com a sua bincadeira??

Pois é... Podemos estar aqui a perguntar porquê meteu este, porquê tirou aquele... Pronto, cada qual tem a sua opinião, certo. MAS...:

- Porque é que está sempre a alterar o sistema de jogo (no Domingo jogou em 4-1-4-1, 4 defesas, 1 trinco, 4 médios (ainda por cima colocou o Santos e o Eduardo encostados ás linhas!!!), 1 ponta...

- Como é que jogadores que já jogaram na 2ªB não jogam nesta equipa e ficaram no banco? João Miguel, Lopes, Zé Pedro...

- Como é que jogadores como o Simões e o Valério passaram o jogo inteiro a cometer "erros crassos" podem jogar a titulares??? (ainda por cima os dois laterais...)


Deculpem lá, a minha opinião, mas perco a paciência para ver uma arrogancia destas... o Sr Idalino parece um "puto" que tem um brinquedo e vai brincar até o partir... ESPERO QUE DEPOIS, NÂO SEJA TARDE DEMAIS...

Ao ponto que isto está a chegar, se o Presidente defende o treinador com unhas e dentes, em vez de haver chicotada psicologica, ainda manda os jogadores todos embora e vem uma remessa nova!!!

INCRIVEL... 24 (jogadores) estarem errados, e só 1 (treinador) estar certo e isento!!! Estranho não é??
Pensem nisso...

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

Eu pouco percebo de futebol, contudo parece-me que os jogadores estão cansados. Acho estranho que normalmente as equipas treinem 1h30m, e normalmente eu costumo andar a correr no fontelo e posso-vos garantir que o académico começa a treinar sencivelmente às 19 horas, e eu vou jantar e passo de carro na circunvelação às 21,15h e ainda estão a treinar!!??

Treinos de 2h30m ??? Estarei a ver bem??? Acontece várias vezes... Aliás, a época passada, fiquei a "treinar" um dia até mais tarde e vi os jogadores a sairem do estádio principal às 21h40m...

>>> Gostava que alguem com conhecimentos comentasse este facto.

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

Digo mais, que me esqueci no comentário anterior:

SE NÂO MANDAREM EMBORA ESTE TREINADOR, VOU DEIXAR DE SER SÓCIO!!!

ISTO É UMA VERGONHA..

segunda-feira, 10 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Está na hora de a direcção do clube dar um murro na mesa e entendam isto como quiserem.

António Mendes: compreendo perfeitamente a sua decepção mas não deixe de ir ao Fontelo e desta vez vamos ser 201 porque eu também vou

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

Parabens ao treinador já somos os últimos.

Só volto ao Fontelo quando tivermos treinador novo

O ano passado foi o que foi, por causa dele quase que ficavamos na Distrital, mas assim para o ano estamos lá.

João Filipe

segunda-feira, 10 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Para quem perguntou se o Filipe Figueiredo ainda está no Académico: Está lesionado tal como o Zé Teixeira e o Fábio Santiago.

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

O Idalino pode e tem obviamente algumas culpas no cartório... Mas atenção que digo e repito, não somos candidatos a subida! Ele pode até chegar acontecer, mas não temos "qualidade" para isso.

segunda-feira, 10 setembro, 2007
Anónimo disse...

enfim eu que ia começar a ver os jogos do academico ao fontelo, axo que ja nao vale a pena...gostava la da ver o pipo...falta empenho dos jogadores para mim,mas o treinador tb nao ajuda.

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabens pelo blog ao seus criadores.
so queria saber onde estavam os critico quando no passado dia 27 de maio de 2007 o AVFC subiu aos nacionais com 99% destes jogadores?
os jogadores que formaram um grupo novo que o tornaram unido e exemplar e depois de uma fase dificil ( no inicio da 2ª volta estavam a 11 pontos do primeiro)lutaram , trabalharam e finalmente levaram novamente um clube da cidade aos nacionais sao os mesmos que agora que perderam estes dois jogos.
todos teem direito a critica incluindo os criadores do blog mas acho que estam a ir oela opçao mais facil ´achar que a culpa esta em A , b ou C e nao acreditar que é uma fase menos boa do nosso Academico.
por fim queria so dizer que NOS jogadores lutamos nao so pelo clube, nao so pela cidade, nao so pela direçao, nao so pela equipa tecnica mas tambem pela nossa dignidade pela nossa imagem e alguns pelo futuro e nao admitimos a ninguem que queira mais que o ACADEMICO SUBA A 2 DIVISAO que no JOGADORES.

ps:desculpem nao me identificar mas nao quero ter protagonismo simplesmente queremos ter apoio.

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

queria tambem deixar uma pergunta ao BN. quais sao as equipas que teem qualidade para subir de divisao? jogadores que ja jogaram na segunda divisao e a bom nivel: SANTOS, MANEL FERNANDES,EDUARDO, JOAO MIGUEL, NEGRETE, MARCOS, MEGANE, ALVARO, BASTOS, LOPES, FILIPE, ZE PEDRO,
JOGADORES COM UMA EPOCA FANTASTICA NA EPOCA DO ZE PIPO EM JUNIORES:
SIMOES, CALICO ( AINDA JUVENIL ) ALVARO, LOPES (15 OU 16 GOLOS) ACHO QUE JA TODOS OS JOGADORES DEMONSTRARAM QUE TEEM VALOR PARA LUTAR OMBRO A OMBRO PELA SUBIDA

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

Todos sabemos que a cultura futebolística portuguesa portuguesa, enquanto conjunto de modos de percepção e interpretação do real sobre o jogo, é imediatista e não é muito contemplativa para com os treinadores que sofrem alguns desaires consecutivos.
Mas daí a pedir cabeças, após duas derrotas num campeonato pautado pelo equílíbrio, parece-me que vai uma boa distãncia...
As opções tácticas de um treinador devem ser sempre discutíveis, felizmente, mas a análise das mesmas deve ancorar-se num eixo temporal suficientemente substancial para avaliar a qualidade do trabalho do mesmo, nos vários níveis em que o desenvolve, perante os meios humanos e infra-estruturais que dispõe.
Por isso creio ser obviamente prematuro por em causa a validade da competência de um qualquer treinador com base nos resultados de duas partidas. Como em quase tudo na vida, há que dar tempo ao tempo e criar condições estáveis de trabalho para este ser mais profícuo.

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

Parabens ao jogador do nosso ACADÈMICO. que fez uma análise do que se passa. Como eu disse e quase que me crucificaram por isso. Pode ser uma fase..
Temos é que acreditar e como tenho memória sei o que estes jogadores sofreram ao longo de uma época quando todos os outros não acreditava, e foram eles que alimentaram o sonho de subir.
Tenho memória para ver as criticas que foram feitas e quando mais precisavam não tiveram esse apoio.
Tal como digo é fácil ser o profeta do mal. e receber o carinho do bem. mas o caminho do mal para o bem é penoso e poucos gostam de dar a cara e as costas para as balas.

terça-feira, 11 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O jogador do Académico que aqui veio sabe que a equipa d´A MAGIA DO FUTEBOL sempre apoiou os jogadores e nunca os criticou só pr criticar muito menos os que sempre estiveram no Académico. O jogador do Académico sabe que mesmo quando na época passada na altura em que "não ganhavam a ninguém" A MAGIA DO FUTEBOL acompanhou-os sempre que possível. E como ele sabe isso eu fico descansado e de consciência tranquila.

terça-feira, 11 setembro, 2007
João Nunes disse...

ogirdoR, ao teu comentário, eu acrescento apenas o seguinte:
Os jogadores do Académico, e vou escusar-me a dizer nomes, sabem que NÓS MAGIA, vivemos intensamente o clube, senão não disponibilizávamos tanto tempo na construção deste blog. Não fazemos dele profissão, nem recebemos apoio algum em termos financeiros/publicidade.
O que nos move é o orgulho de ser academista. Como emitimos opinião, nem sempre vai ao encontro do que as pessoas pensam, mas são apenas opiniões.

Levamos o clube diáriamente a mais de 200 visitantes, e isso é a razão pela qual não vamos desistir do projecto.
Publicámos no ano passado resultados da distrital online, estivemos atentos ao nosso clube, e corremos logo a explicar ao "mundo" o que fizeram os homens que honram a camisola do nosso clube!

Temos a noção, e desculpem a falta de modéstia que somos neste momento o rosto do Clube no espaço cibernético. Sabemos que nos visitam diáriamente dos 4 cantos do mundo, á procura daquela informação do Clube do nosso coração.

Nunca nos acusem, de querer o mal de alguém que representa o nosso clube... Seja ele técnico, jogador ou dirigente...

terça-feira, 11 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ah! E domingo lá estarei para vos apoiar!

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

vamos la apoiar o academico...os jugadores precisam do nosso apoio.

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

Ah pois é... Então todos acabem por me dar razão...

Eu tb acho que o plantel tem qualidade, e muita! Alias, como o jogar do CAF referiu e bem, mais de metade do plantel já jogou na 2ª divisão 3 ou 3ª! Então?? Passaram de bestiais a bestas? Desaprenderam? Não me parece...

Acho que não preciso de repetir 100 vezes de onde vem o mal... Se há algo a mudar é o Treinador (ou a pessoa que o tenta ser...)

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

Caro alma negra, não se enerve... Isto já tá visto. Como o treinador é que está correcto, vão mandar embora os jogadores "da casa" formados no clube e que gostam e sentem o clube... toca depois a ir buscar mercenários que andam só atrás do "$ chumbo $", gastam 3 vezes mais e fica tudo na mesma... Isto é triste.

terça-feira, 11 setembro, 2007
Anónimo disse...

ogirdoR E joao nunes eu nao disse que voces querem mal ao clube ou aos jogadores, ou de alguem relacionado com o clube. simplesmente disse que a critica em geral esta a escolher a maneira mais facil de se tratar de um assunto chamado futebol, que apontar responsaveis e culpabilizalos pelas derrotas, quando na minha opiniao , que vale tanto como a vossa, isto e simplesmente uma fase menos boa do NOSSO CLUBE.
e se me permitem queria deixar um agradecimento a voces pela forma como divulgam o clube

quarta-feira, 12 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Esperemos que tenhas razão.

Nós acreditamos nos jogadores principalmente naqueles que amam o clube tanto como nós.

quarta-feira, 12 setembro, 2007
Anónimo disse...

Se todos que aqui comentaram, gostam do academico e normal que fiquem chateados pelas derrotas como eu fiquei...
O plantel tem qualidade,por mim tem tudo pa subir,vamos e apoiar.
E fico triste porque nao aproveitam grandes jugadores dos juniores,que depois vao gastar dinheiro para comprar jugadores equivalentes ou piores...

quarta-feira, 12 setembro, 2007
Anónimo disse...

Amigo "academicomania" de facto tem toda a razão mas isto de não aproveitarem os Juniores já vem de lonje, é pena, porque teriamos um plantel muito mais barato e de certeza muito mais competitivo, que daqui a 2 anos seria praticamente imbativel neste escalão, não dão tempo aos "miudos" querem é resultados rápidos, depois é o que se tem visto, NADA

quarta-feira, 12 setembro, 2007
Anónimo disse...

e muito dinheiro deitado fora, as pessoas esquecem-se que os jogadores que vêm de fora, não custam só o seu vencimento, é presciso pagar casa, agua, luz e alimentação, que fica num outro vencimento, Abram os olhos de uma vez por todas, e não deixem ir os NOSSOS "MENINOS" para os outros clubes para jugarem contra nós...

quarta-feira, 12 setembro, 2007
Anónimo disse...

domingo la estarei para apoiar o academico...espero uma vitoria. Vamos acreditar que o sonho e possivel.Tomara muitas equipas ter um estadio e um plantel como o nosso,agora so falta as vitorias...

quarta-feira, 12 setembro, 2007
Anónimo disse...

sabem o que vos digo amigos quando em maio subirmos de divisao quero ver os senhores que falam durante a epoca a darem os parabens aos jogadores

quinta-feira, 13 setembro, 2007
Anónimo disse...

Quem sendo jogador ou treinador do Académico não gostar das críticas que lhes são feitas têm um caminho: joguem do Lusitano ou no SVB.

sexta-feira, 14 setembro, 2007