segunda-feira, setembro 24, 2007

Frango à moda da relva

Foto: Associated Press


Depois do que vi no Estádio do Fontelo o que menos queira era ouvir falar de rotatividade de jogadores mas Paulo Bento voltou à fase das decisões que lhe custaram um título na época passada. Tenho profunda admiração pelo técnico leonino mas tenho algumas dificuldades em perceber este tipo de alteração. Alterar uma ou duas peças tudo bem, mais do que isso é loucura principalmente quando uma dessas opções se chama Farnerud. O sueco já demonstrou não ter classe para jogar neste Sporting e, sobretudo, não tem a velocidade de execução que lhe permita figurar no elenco sportinguista, com ele em campo o Sporting joga com um a menos. Foi assim um Sporting muito pouco imaginativo sem qualquer ponta que se lhe pegue aquele que se apresentou na primeira parte de Alvalade em que bastou um Vitória de Setúbal apenas e só certinho no contra ataque para colocar a nu todas as debilidades leoninas.
A segunda parte só podia ser melhor. Foi mesmo isso que aconteceu. Um Sporting muito mais agressivo e objectivo que chegou ao empate através de uma grande penalidade indiscutível – na primeira parte houve uma contra não assinalada -e que dava a entender poder dar a cambalhota no marcador a qualquer momento até que chega aquele “frango à moda da relva” que deitou tudo a perder. O nº 1 do Sporting não fez certamente tudo o que estava ao seu alcance mas aquela relva começa a irritar o mais calmo dos adeptos leoninos. Como é possível tal acontecer num clube com a grandeza do Sporting? Quando é que começam “cabeças a rolar” por causa deste problema? Um clube como o Sporting não pode cair no ridículo por causa deste problema e alguém sair impune deste processo. Enquanto isso o FC Porto vai assobiando no poleiro deleitando-se com tudo isto.
Se alguma coisa se pode tirar de positivo deste jogo é que o Sporting consegui sempre reagir às adversidades e até podia ter ganho o jogo se Purovic ao isolar-se não atira-se ao lado mas o Sporting não merecia vencer.

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

O futebol do Sporting precisa de uma cultura de exigência e responsabilidade. Uma cultura de exigência implica que todos dêem o máximo. Uma cultura de responsabilidade implica que os erros tenham um rosto. O discurso redondo de Paulo Bento logo após o empate frente ao Vítória de Setúbal - no sentido em que não trouxe nada de novo em relação ao que toda a gente vira durante o jogo - não tem lugar neste patamar de exigência e responsabilidade que todos os sportinguistas devem preconizar para o futebol do clube. Parece que está na hora de tomar decisões técnicas. Se Stojkovic falhou, se ele continua a ter medo de agarrar a bola, por mais inofensiva que ela seja, então não revela categoria para ser guarda-redes do Sporting e talvez esteja a precisar de uma "cura de banco". Que Paulo Bento tenha coragem e lance Rui Patrício já em Guimarães. Foi assim que começou Vítor Damas. Ainda no âmbito de uma cultura de exigência e responsabilidade. O que se passa com o relvado é lastimável. A UEFA já deveria ter vetado o Estádio José Alvalade para os jogos da Liga dos Campeões. Mas o mais grave é que ninguém tenha sido responsabilizado pela vergonha lesa-futebol que o Sporting está a promover.

segunda-feira, 24 setembro, 2007
Anónimo disse...

Eu não iria tão longe, mas já se verificou que o Paulo Bento não estaria onde está se o sporting não estivesse num aperto financeiro. Que me desculpem os que não concordarem, mas o Paulo Bento não tem nível para treinar o Sporting e não vale a pena fingir que sim.
E é claro que não se podem formar equipas de jogadores comprados em saldo ou os chamados "a custo zero". É que os bons jogadores não ficam assim livres para serem contratados por uma equipa portuguesa, mesmo que seja o Sporting. Um jogador não pode ficar a época toda a viver à sombra de um remate que deu golo e que nem ele deve saber como fez! Tem de jogar, esfalfar-se, suar a camisola, dar o litro!
Nisso o Paulo Bento pode mostrar o caminho porque ele era dos que a molhava em todos os jogos.
A relva, essa não tem cura possível! É mudar tudo e accionar o seguro e a responsabilidade da empresa, ou será que não se acautelou isso? Essa seria o cúmulo!

segunda-feira, 24 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

"Que me desculpem os que não concordarem, mas o Paulo Bento não tem nível para treinar o Sporting e não vale a pena fingir que sim."

Não precisa de pedir desculpa mas eu não concordo consigo.

terça-feira, 25 setembro, 2007