segunda-feira, agosto 11, 2008

Rui Santos, em directo...

Nome completo: Rui Manuel Pereira dos Santos
Data de nascimento:
22/02/1980
Local de Nascimento: Viseu
Altura: 1.77
Peso: 76
Ídolo: Rui Costa


1- Historial( clubes e épocas, títulos ganhos)

Camadas jovens, no Académico de Viseu
Como Sénior: Épocas 1999/2000; 2000/2001; 2001/2002; 2002/2003; 2003/2004 - Clube Académico de Futebol - Viseu
Época 2004/2005 - Clube Desportivo Portossantense
Épocas 2005/2006; 2006/2007; 2007/2008 - Sport Lisboa e Nelas
Ultima Época 31 jogos 8 golos

2 - Como, e onde, começou a tua vida futebolística?

Começou nos treinos de captação nos infantis do Académico, vim treinar e fiquei.

3- Quem foi o teu primeiro treinador, e qual foi o que mais te marcou pela positiva?

Na altura nos infantis do Académico foi o Prof. Pina, quando cheguei aos seniores foi o mister Cavaleiro, o treinador que mais me marcou em termos futebolísticos e pessoais foi o mister António Borges sem desprimor para nenhum dos outros mas foi com o que mais me identifiquei.

4- Como estão a ser os primeiros dias com o Prof. Miguel Borges?

Já conhecia o Prof. Miguel Borges no tempo em que trabalhei com ele no CAF e foi sempre uma pessoa que admirei, estes primeiros dias com ele ao comando da equipa só vêm confirmar a minha opinião, de que ele é o homem certo para recolocar o clube num patamar superior, já que é uma pessoa que conhece o clube e tem todas as qualidades para tornar isso realidade.

5- Como te defines como jogador?

Deixo isso ao vosso critério para durante a época me definirem, mas basicamente sou um jogador rápido, gosto de arriscar o um-para-um, e gosto de ganhar a linha de fundo para servir os meus colegas na área.

6- Qual foi a nível individual o melhor jogo que realizaste?

Não sei, talvez o jogo em casa o ano passado contra o Covilhã.

7- Como surgiu o convite para voltares ao Académico?

Foi um convite que surgiu da parte do Sr. Albino e do Sr. Monteiro, o qual me agradou o projecto e a humildade das pessoas e decidi aceitar.

8- Chegas esta época, que agora se avizinha, ao Académico de Viseu Futebol Clube. É o regresso a um clube que bem conheces ou a um clube que tem apenas 3 anos?

A realidade é essa o clube tem apenas 3 anos, mas para mim é o regresso a um clube que conheço bem, com algumas pessoas novas, mas que joga num estádio que conheço treina num campo que conheço, equipamos no mesmo balneário por isso é o regresso a uma casa onde passei bons momentos.

9- Com o fim do CAF, ficaste a perder muito dinheiro? Por outras palavras quanto te ficou a dever monetariamente o Académico?

No meu caso eu saí um ano antes do fim do clube, nesse ano tive a sorte de receber a maior parte daquilo que o clube me devia. Agora de anos anteriores alguns dos pagamentos foram-me feitos em acções, ou seja dinheiro que de nada veio a valer, e quantias importantes.

10- Achas possível o Académico voltar a ser um nome conhecido do futebol português?

Claro que sim, o Académico tem tudo para que isso volte a acontecer, excelentes condições de trabalho, uma cidade cada vez maior que gosta de futebol, agora as pessoas que trabalham para que isso aconteça têm que servir o clube, e não servirem-se dele como aconteceu no passado. Com a ajuda de todos o Académico vai voltar a ser falado no panorama do futebol português desta feita pelas melhores razões.

11- Qual achas que é o principal motivo para os viseenses não irem aos jogos do Académico, uma vez que está provado, que as gentes de Viseu adoram futebol?

Não sei se não vão aos jogos visto que não estive presente estes anos, mas ouvia dizer que em alguns jogos no ano passado iam bastantes pessoas ao Fontelo. Mas talvez com o fim do CAF as pessoas sentiram muito isso e desligaram-se um pouco deste novo clube. Mas se a equipa andar bem a jogar bom futebol e a ganhar as pessoas irão de certeza apoiar a equipa e fazerem as romarias do passado para ver jogar o clube. E essa ligação clube-adeptos é que vai fazer cada vez mais forte o Académico.

12- Achas os dirigentes do Académico capazes de levar o clube a outros voos?

Ainda não posso responder muito concretamente a essa pergunta porque ainda não conheço muito bem as pessoas, mas o que posso dizer é que num momento em que o clube estava foram elas que tomaram posse e deram novo ânimo ao clube e novas esperanças aos adeptos de voltar a ter uma equipa competitiva que consiga levar o clube num futuro próximo a divisões superiores. Logo por isso deverão ser capazes de levar o clube a outros voos.

13- Ainda te lembras de ver o Estádio do Fontelo composto de muita gente?

Lembro-me perfeitamente como adepto e mesmo como atleta do clube de ver grandes enchentes no Estádio do Fontelo. Eram outros tempos, mas todos esperamos que isso se repita o mais rápido possível.

14- Tiveste mais convites de outros clubes? Algum deles de um escalão superior?

Tive mais alguns clubes interessados, de escalão superiores mas tomei a opção de regressar.

15- Passaste pelo calvário das lesões, achas que está na hora de “explodires” para outro patamar no futebol português?

È o pior que pode acontecer a um atleta estar privado de fazer o que mais gosta, sofri bastante com as lesões numa altura em que poderia ter chegado a outro patamar. Mas nunca é tarde para isso acontecer, espero ter a sorte de tornar isso realidade.

16- Qual o teu onze preferido, de jogadores que jogaram ou jogam contigo?

Por respeito principalmente aos meus actuais colegas, e também aos que tive o prazer de jogar não vou fazer a equipa.

Em todas as entrevistas pedimos aos nossos entrevistados para nos dizerem de sua justiça o que acham do blogue A MAGIA DO FUTEBOL. Costumamos até dizer que essa é a oportunidade de se vingarem de nós das vezes que falamos mal deles. No teu caso ainda não tivemos tempo de falar mal mas o desafio fica também: dizer o que achas do blogue sendo certo que aceitamos todos os elogios e críticas também. Aceitas o desafio?

No meu entender é um blog bem estruturado que acompanha a par e passo o Académico, dando todas as noticias sobre o clube e isso é importante principalmente para os muitos academistas que habitam no estrangeiro ou noutras partes do país, todas as pessoas têm direito a dar a sua opinião no blog o que também é interessante. Muitos Parabéns pelo excelente trabalho e muita força para o continuarem.

Perguntas dos leitores

1 - O que o levou a trocar o nelas pelo académico?(Anónimo)

Principalmente o projecto que me foi apresentado, que é o de recolocar o Académico num patamar superior do futebol português. E depois porque fui formado no Académico e sempre pensei em voltar, essa oportunidade surgiu agora e decidi trocar de clube.

2- O que achas desta nova equipa tecnica? Estão confiantes com a luta pela subida?(Anónimo)

Estamos confiantes que pode ser possível a subida, mas também sabemos que não vai ser tarefa fácil, vai ser preciso a ajuda de todos desde os adeptos a direcção, jogadores e equipa técnica, só todos juntos é que poderemos ultrapassar as dificuldades que nos serão apresentadas durante a época para conseguirmos o nosso objectivo que passa pela subida. Como já disse atrás a equipa técnica é composta por pessoas que conhecem bem o clube, são pessoas muito competentes e trabalhadoras, têm tudo para levar o clube á subida de divisão.

3 - Rui Santos, antes de mais queria-te demonstrar toda a satisfação dos academistas por teres regressado a esta casa, que bem conheces. Quais são as tuas ambições pessoais para esta época? E a nível colectivo, até onde te parece que pode chegar este novo Académico?(João Monteiro)

A nível pessoal é estar sempre em perfeitas condições para poder ajudar o grupo a conseguir o nosso objectivo, que passa pela subida de divisão, espero que isso seja possível e que tudo corra bem.

4 - O Académico foi ao fundo e agora começa a erguer-se. O que em tua opinião falta, para de facto termos um Clube com a grandeza de um V. Guimarães, por exemplo, pois estamos numa Região em que as pessoas adoram Futebol, e em que o único Clube que poderá chegar À 1ª Liga, é claramente o Académico, pois só Viseu tem dimensão para que tal aconteça.(Carlos Silva)

Na minha opinião o que falta é o Académico estar na 1ª Liga, porque já tivemos essa prova anteriormente que quando clube estava entre os maiores do futebol português o Fontelo estava sempre cheio, acho que a seguir aos 3 grandes era o que mais pessoas levava ao estádio, nem V. Guimarães nem Belenenses. Agora para isso acontecer é preciso ir queimando etapas para recolocar o Académico junto dos grandes clubes, e também para isso é preciso a ajuda dos adeptos neste momento em que o clube está, e não só quando ele se encontra noutros patamares. Porque Viseu já merece uma equipa numa liga profissional, se todos os academistas se unirem e apoiarem a equipa sem reservas essa tarefa será mais fácil e de certeza mais rápida.

5 - A tua vinda para o Académico, pode considerar-se como um ponto de viragem na tua carreira? ou seja, achas que ainda é possível dares 'o salto' para outras paragens, caso as coisas te corram bem aqui por Viseu?(Joao Monteiro)

Como já o referi atrás nunca é tarde para isso acontecer, e se as coisas correrem bem com a equipa e subirmos de divisão nunca se sabe se isso pode acontecer. Vamos todos trabalhar com esse objectivo pessoal e colectivo.

6 - Quais as vantagens a nivel pessoal para teres voltado ao Nosso académico?? Muita gente diz que os antigos jogadores do Académico veem ganhar mais do que ganhavam no anterior clube(Nelas) e por isso regressam, o factor financeiro foi importante na escolha do Académico de Viseu para a nova época??(Sprees)

Posso falar por mim, não foi o factor financeiro que me influenciou a regressar, muito pelo contrário se só tivesse isso em conta não voltaria. As vantagens que posso vir a ter é se o projecto do Académico der certo e tenho todas as esperanças que vai tudo correr pelo melhor.

6 comentários:

Anónimo disse...

és grande giboia!!!
tenho a certeza que vais fazer uma grande época,todos juntos vamos conseguir.
RL

segunda-feira, 11 agosto, 2008
Anónimo disse...

Sem Milford...mais um ponta de lança??nao??e o tal numero 10 onde anda?

segunda-feira, 11 agosto, 2008
Anónimo disse...

o nº 10 está ai é o Rui Santos.

segunda-feira, 11 agosto, 2008
Anónimo disse...

Eu tb acredito (RL, Rui lage? :P)...

Vocês juntos hão-de conseguir. Eu como adepto e recém-sócio hei-de fazer o meu papel :D

Forca Academico

segunda-feira, 11 agosto, 2008
Anónimo disse...

o rui não é "10"!

terça-feira, 12 agosto, 2008
water_resistant disse...

o fornos de algodres ganhou 1-0 ao AC.Viseu quem viu o jogo?? o AC. portou-s bem?

terça-feira, 12 agosto, 2008