terça-feira, setembro 18, 2007

Osvaldo Silva

MEMÓRIAS DO ACADÉMICO
OSVALDO SILVA, SPORTING E ACADÉMICO DE VISEU

Agora que o Sporting vai defrontar o Manchester United, para a Champions League, será oportuno relembrar a eliminatória mais emocionante que o Sporting viveu nas Taças Europeias.
Depois de ter perdido por 4-1 em Manchester, o Sporting com uma exibição de irrestível categoria internacional, deu a volta à eliminatória com um concludente 5-0 em Alvalade. O Manchester United tinha uma das melhores equipas do Mundo, onde jogavam Bobby Charlton, Dennis Low e George Best, que ainda hoje muitos consideram como o melhor jogador de sempre do Manchester United.
Vivi essa noite memorável, "vendo" o jogo através do relato do Artur Agostinho, na antiga sede do Académico, na Avenida Emídio Navarro. É indescritível o entusiasmo vivido no seio academista.
Um dos heróis dessa epopeia, que culminou uns meses mais tarde com a conquista da Taça das Taças, foi o Osvaldo Silva, avançado que marcou 4 golos ao Manchester (um em Inglaterra e três em Alvalade)! Isto aconteceu em Março de 1964.
No final dessa década (1967/68 ou 68/69(?), tivemos a felicidade de ver o Osvaldo Silva ser contratado como treinador/jogador pelo Académico! Durante uma belíssima época, espalhou o seu perfume futebolístico pelo Fontelo, fazendo dupla com o Zé Basto (julgo que continua a ser o proprietário da Ourivesaria Basto na Rua Direita). O Basto foi, juntamente com o Rodrigo Moura, os primeiros juniores de Viseu a serem chamados a uma Selecção Nacional de Juniores.
Julgo que é de elementar justiça, homenagear o grande herói da eliminatória contra o Manchester United, colocando-o na lista dos jogadores que já jogaram pelo Académico de Viseu.
Nem parece que já passaram 40 anos... Ai que saudades...
Saudações Visienses, Academistas e Sportinguistas.
José Matias
"A magia do Futebol agradece entusiasticamente este testemunho do Sr. José Matias. Temos esperança que esta seja a primeira de muitas histórias que os Academistas nos enviem para as podermos partilhar e recordar."

4 comentários:

Anónimo disse...

Osvaldo Silva, já com uns anitos a pesar, ainda fez maravilhas no Fontelo.
Lembro-me dessa época.
Quanto ao Basto e ao Rodrigo, dois excelentes jogadores que acabaram por passar ao lado de grandes carreiras. O Rodrigo ainda fez algumas épocas de bom nível no Vitória de Guimarães, o Basto foi ficando pelo Académico e nunca deu o salto que os seus dotes futebolísticos mereciam. Ainda fez parte das épocas brilhantes do Académico na 1ª divisão. E não esquecer o Pais, grande guarda-redes que chegou a estar nos planos do Sporting, um guarda redes de defesas impossíveis, no pelado duro do Fontelo.
LUMAGO

quarta-feira, 19 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Em 1964 ainda não andava cá pois o meu pai tinha apenas 14 anos mas aqui fica a constituição da equipa do Sporting tento em Manchester como em Lisboa.

EM MANCHESTER: Carvalho, Pedro Gomes, Hilário, José Carlos, Alexandre Batista, Alfredo, OSVALDO SILVA, Fernando Mendes (c), Figueiredo, Geo e João Morais.

EM LISBOA: Carvalho, Pedro Gomes, Hilário, Fernando Mendes, Alexandre Batista, José Carlos, Figueiredo, OSVALDO SILVA, Mascarenhas, Geo e João Morais.

Para acrescentar ao que disse o José Matias os outros dois golos de Lisboa foram apontados por Geo (3-0) e João Morais (5-0).

Já agora quero agradecer ao Sr José Matias pelo seu contributo. Obrigado por mais uma lição de academismo. Ainda no sábado passado tinha tidou outra. É isto que tem de bom o facto de termos um blogue.

OBRIGADO!

quarta-feira, 19 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Correcção o João Morais fez o 4-0 e não o 5-0.

quarta-feira, 19 setembro, 2007
Anónimo disse...

Academico de Viseu teve jogo/treino contra o Nelas ! Um jogo bastante disputado!

Passem na Área Academista www.areacademista.pt.vu , para mais informações sobre o jogo!

Comentem, Obrigado!!

quarta-feira, 19 setembro, 2007