quinta-feira, setembro 13, 2007

Recordação da Taça de Portugal em 1993

5ª Eliminatória da Taça de Portugal

5 de Dezembro de 1993
Estádio das Antas


F.C.PORTO – 5 – AC. VISEU – 2 (Após Prolongamento)

Árbitro: Fortunato Azevedo (Braga)

FC PORTO – Vítor Baía; João Pinto; José Carlos; Jorge Costa; Paulo Pereira; Paulinho Santos; (60’ Semedo); Secretário (60’ Jorge Couto); Ion Timofte e Rui Jorge; Domingos e Emil Kostadinov
Treinador: Tomislav Ivic

AC. VISEU – Augusto; Nilson; Arsénio (cap); Gerson; Sérgio; José Luís (60’ Quim); Chalana; Luís Vouzela (74’ João Luís) e Besirovic; Zezinho e Zé d’Angola
Treinador: Prof. José Moniz

MARCHA DO MARCADOR:
1-0 Timofte – 17’
1-1 Arsénio – 30’
1-2 Zé d’ Angola – 52’
2-2 Paulo Pereira - 78’
3-2 Domingos - 106’
4-2 Jorge Couto - 108’
5-2 José Carlos - 111’

O Académico nesse ano tinha ganho na eliminatória anterior por 5-2 ao Freamunde.
Por isso, a expectativa de jogar nas Antas era grande, um bom palco para se mostrarem, mas pouco mais do que isso. As esperanças de passar não eram muitas.
No entanto, o Académico fez ver que tinha muito muito potencial, como se veio a demonstrar nos anos seguintes, com a espinha dorsal deste jogo a continuar no clube.
Durante o jogo, o Académico deu muitas dores de cabeça ao Porto, mas é natural que as grandes ocasiões tenham pertencido aos actuais campeões nacionais. Só que Augusto esteve imparável. Que exibição..! Eu estava numa bancada com vários portistas e recordo-me que, com 1-2 no marcador, me diziam, já nervosos, a roer unhas e a olhar para o relógio : “O vosso redes é muito bom”.
Lembro-me também que nessa mesma bancada estavam os poucos adeptos do Académico e os familiares e amigos dos jogadores. Eu estava acima do banco viseense e lembro-me que até alguns jogadores do banco iam falando com as namoradas e mulheres.. algo que hoje me parece improvável. Outros tempos!
O 1º golo do Ac. Viseu foi um penalty assinalado pelo árbitro, que Arsénio , um especialista de bolas paradas, concretizou.
O 2º golo foi oZé d’Angola, que aos 52’ fez um grande golo, fintando muito bem o Baía e colocando sem hipóteses na baliza.
Naturalmente depois do 2-2, a equipa baixou os braços, percebeu que o sonho tinha acabado.. e nós, ali ansiosos pelo resultado e por uma vitória que se avizinhava, ficámos também destroçados..
Mas orgulhosos. Tenho muita pena de não ter imagens, fotos, vídeos, jornais.. o que quer fosse desse jogo.
No entanto, deixo aqui esta recordação desta tarde inesquecível.
Do 11 inicial de Porto e Academico é também de realçar que do Porto nenhum jogador actualmente joga futebol , do Academico ainda estão no activo 5 jogadores o que demonstra que a equipa era bem jovem.

Uma nota adicional, o FC Porto ganhou a Taça esse ano, o que veio dar ainda mais mérito ao Académico.
"O autor deste texto é um Academista chamado Pedro Simões, que embora não resida na cidade de Viseu, continua a viver o dia a dia do Académico. Digo Académico porque o Pedro também é daqueles que não vê diferenças entre ser do CAF, ou do actual AVFC. Obrigado Pedro pelo texto que gentilmente nos cedeste. Obrigado pelo teu Academismo."

5 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me bem desse jogo,tambem lá estava.Nunca vi uma equipa a ter tantas oportunidades como o Porto nesse jogo,o Augusto esteve muito bem.Ainda pairou no ar o escandalo,mas a pressao do Porto foi forte demais.Depois a equipa rebbentou fiscicamente no prolongamento,mas nao deixou de ser um grande jogo do academico.

sexta-feira, 14 setembro, 2007
Anónimo disse...

Grande jogo que foi,os meus colegas foram enormes,nesse jogo fui convocado mas fiquei na bancada,mas foi um orgulho ver os meus colegas jogarem de igual para igual em algumas partes do jogo.O augusto foi um gigante,no final o treinador do portO(IVIC) dizia na radio e televisão,...good keeper,very good keeper.Penso tambem que no lance do penalty,o vitor baia devería ter sido expulso porque o ze de angola estava isolado e depois de o fintar para fazer golo foi derrubado(mas a força do outro lado era maior).apesar de não ter jogado,foi um dos bons momentos da minha carreira.Um abraço rui lage

sexta-feira, 14 setembro, 2007
Anónimo disse...

Ainda tenho em VHS o resumo deste jogo que deu no então programa "Domingo desportivo"

sexta-feira, 14 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Rui Lage obrigado mais uma vez pela visita. Se tiveres outras memórias que queiras partilhar connosco sabes o nosso mail.

Abraço e boa sorte para o Nelas.

sexta-feira, 14 setembro, 2007
Pedro disse...

Pedia à pessoa que se intitulou de anónimo que me pudesse facultar de alguma forma essa gravaçao. Seria dos maiores prazeres da minha vida se me pudesse proporcionar isso.

sábado, 15 setembro, 2007