domingo, setembro 16, 2007

Simples e agradável

ACADÉMICO DE VISEU 3 São João Ver 0
Académico de Viseu: Manuel Fernandes; João Miguel, Negrete, Marcos e Mégane (Zé Teixeira 84); Calico, Álvaro e Carlos Santos (Filipe Figueiredo 65); Lopes (Cardoso 60), Eduardo e Zé Bastos. Treinador: Idalino de Almeida

São João de Ver: Nuno Coelho, Daniel, Rui Silva (Bino 60), Paquete, David, Hugo, Xavi (Cristiano 45), Edu, Nuno (Marquinhos 60), Américo e Rui Paulino. Treinador: Artur Quaresma.

Cartões amarelos: Marcos, Calico, Lopes e Mégane (Académico), Rui Silva, Américo, Hugo e Paquete (São João de Ver).

Golos: Zé Bastos 19 (1-0), Zé Bastos 26 (2-0), Lopes 57 (3-0)

Quem esteve atento ao que era escrito aqui n´A MAGIA DO FUTEBOL tanto por nós como por quem nos visita reparou por certo que pouca gente percebia o facto do treinador do Académico de Viseu insistir no facto de colocar Valério a defesa esquerdo quando nos parecia evidente que essa não era a posição. Coincidência, ou não, hoje o Académico de Viseu venceu por 3-0 e Idalino de Almeida apostou naquele que me parece ser o melhor defesa esquerdo do palntel, Mégane. Outra das críticas que eram apontadas ao técnico academista era o facto de ter alterado o esquema de jogo do jogo com o Portomosense para o jogo com o Tocha. Coincidência, ou não, hoje o Académico de Viseu venceu por 3-0 e Idalino de Almeida voltou a um esquema que até agora tem 100% de aproveitamento. Até a crítica que era feita ao técnico, ainda ontem no jogo dos juniores vi gente a falar disso, de que dava indicações aos jogadores de perna entrançada no banco, caiu por terra pois hoje viu-se no Fontelo um Idalino de Almeida mais interventivo e coincidência, ou não, o Académico de Viseu venceu por 3-0.

Analisando por sectores poderemos dizer que a defesa esteve à altura dos acontecimentos e que quando foram chamados a intervir o fizeram quase sempre com mestria. Mesmo assim parece-me justo assinalar alguma falta de comunicação entre os centrais e o guarda redes que levaram alguns calafrios isto numa defesa – falo da dupla de centrais e do guarda redes – que já se conhecem da época passada. O meio campo esteve impecável, rápido sobre a bola, bem a ocupar os espaços e muito rápido nas transições. O trio da frente foi sempre uma dor de cabeça para os adversários, Zé Bastos resolveu mais uma vez mostrar que é “menino para outras andanças” mas tanto Lopes como Eduardo foram sempre uma grande dor de cabeça para a defesa contrária. Foram 3 mas penso que não exagero se disser que podiam ser outros tantos.
O Académico de Viseu de hoje foi uma equipa que demonstrou que sabe “jogar à bola” e que pode ir a qualquer campo discutir o resultado basta para isso soltar o talento que os jogadores possuem, um talento que por vezes parece amordaçado.
Mas como nem tudo são rosas quero deixar aqui um reparo aos jogadores do Académico, para muitos este reparo pode não ter grande sentido mas eu acho-o importante. O estádio esteve longe de estar bem composto mas teve uma assistência razoável - ao nível do que se viu o ano passado quando o campeonato caminhava para o fim com o Académico na frente do campeonato – demonstrou-se assim que apesar do mau início de campeonato as pessoas estão com o Académico. E agora vem o reparo: ficava bem alguém (o capitão?) ter reunido as tropas no centro do relvado e agradecer o apoio.
Vitória inequívoca do Académico de Viseu com um futebol simples e agradável.

(1) A foto não é de grande qualidade mas... corresponde ao segundo golo quando Zé Bastos de cabeça fez o 2-0 após um canto de Carlos Santos. Podemos ver a bola no fundo da baliza e o seu marcador - é o academista mais à esquerda a sair da área para os festejos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Finalemte a 1.ª vitória na 3.ª divisão! E Viva o Zé Bastos! Infelizmente não pude ir ver o jogo... Agora venha o Covilhã!

Passem também pela Área Academista que foi actualizada contendo a análise ao jogo do AVFC!

http://areacademista.pt.vu

segunda-feira, 17 setembro, 2007
Anónimo disse...

Finalmente, mas uma grande equipa finalmente tinha de ganhar. E começo a pensar que Zé Bastos resolve. E que assim continue.

segunda-feira, 17 setembro, 2007
Anónimo disse...

ate que enfim!!!uma vitoria e um bom jogo do academico...que continuem com as vitorias que e o que todos queremos.
Viva o academico!!!

segunda-feira, 17 setembro, 2007
Anónimo disse...

Pois... Parece facil não é?

E é... basta o Sr Idalino não inventar!!! Vê Sr Idalino, como não custa nada. Afinal os criticos tinham razão...

terça-feira, 18 setembro, 2007
Anónimo disse...

Foi conseguida a adaptação do Mégane a lateral esquerdo. O Manuel Fernandes sem ter trabalho teve falhas graves e foi o único a colocar em perigo as nossas redes. Valeu a ineficácia dos avançados do SJ Ver. Claramente em baixo de forma. A rever pelo mister Idalino. Sampaio parece-me mais seguro. No meio-campo é de realçar o facto de termos conseguido ganhar com o Edú e o Santos juntos. Não tenho gostado da atitude do Santos em campo a corrigir companheiros quando ele próprio não rende o que pode e deve render. Na frente, o Lopes trabalhou muito. Foi pena as oportunidades falhadas. O Bastos confirmou que é um jogador acima da média. De realçar a recuperação de Filipe, mas ainda tem um longo caminho a percorrer na busca da melhor forma. Mas depois de tudo, é o que custa menos. Espero que no próximo jogo, o mister Idalino não invente mais e corrija as falhas evidenciadas. O Covilhã não é uma equipa tão macia no ataque como o SJ Ver e falhas criadas por erros individuais que visam somente o protagonismo no jogo não podem acontecer.

quarta-feira, 19 setembro, 2007
Anónimo disse...

Obrigado por me terem convencido a ir ao estádio. Mas também fui porque só gosto de falar do que vejo.

quarta-feira, 19 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O Académico somos nós e por isso temos sempre que possível ir ao Estádio. E Domingo lá estarei novamente. Da Covilhã para Viseu para ver as camisolas pretas no "meu derby".

quarta-feira, 19 setembro, 2007