segunda-feira, setembro 24, 2007

Académico de Viseu FC 1 SC Covilhã 3


Académico de Viseu: João Sampaio; Zé Pedro (Santos 80), Negrete, Marcos e Zé Teixeira; Calico, Álvaro e Cardoso (Mégane 45); Filipe Figueiredo, Lopes (Eduardo 45) e Zé Bastos. Treinador: Idalino de Almeida.

Cartões amarelos: Negrete (8 e 84), Calico (29), Filipe Figueiredo (76), Mégane (78)

Cartões vermelhos: Negrete (84) por acumulação de amarelos

Sporting da Covilhã: Luís Miguel; Vladimir, Mohamed, João Real e Pombo (David Patriarca 45); Dijikiné (Quelhas 52), Paulo Gomes e Dani; Cordeiro, Paulo Campos e Fabrício (André 73). Treinador: Vítor Cunha.

Cartões amarelos: Quelhas (54), Paulo Gomes (88)

Remates*:AVFC 5 (0+5)
SCC 9 (6+3)

Á baliza*:
AVFC 3 (0+3)
SCC 6 (4+2)

Cantos*:AVFC 4 (0+4)
SCC 6 (4+2)

Foras de jogo*:
AVFC 0
SCC 5 (5+0)

Faltas*:
AVFC 13 (6+7)
SCC 11 (8+3)


Por mais que não queira tenho que começar por falar em Idalino de Almeida. João Sampaio por Manuel Fernandes aí está a primeira alteração. Zé Pedro por João Miguel – e vão duas. Zé Teixeira por Mégane – é a terceira. A quarta é Cardoso por Carlos Santos. E para acabar a quinta, Filipe Figueiredo por Eduardo. Sim eu sei, é o treinador que está com eles – com os jogadores - a semana toda, o homem está há anos no futebol e eu sou um reles “treinador de bancada” mas, para quê tanta alteração? Foi por lesão? Não me parece pois os substituídos estavam todos no banco. Não interessa a Taça de Portugal? Se é isso podia nos ter avisado, eu ia na mesma ao Fontelo mas outros não o fariam com certeza. O pior de tudo é que o treinador pode fazer isto e muito mais, o presidente deu-lhe carta-branca “enquanto for presidente Idalino de Almeida será o meu treinador” disse António Albino. Será que ninguém da direcção academista vai ao bar ao intervalo para ouvir os desabafos dos sócios?
Com tanta alteração o Sporting da Covilhã passeou-se pelo relvado do Fontelo, na primeira parte, marcou dois golos podia ter feito outros e deu-se ao luxo de tirar o pé do acelerador, enquanto do outro lado estava um Académico que só aos 45 minutos fez uma jogada de ataque digna desse nome. O Académico não fez um único remate na primeira parte, não ganhou um canto e, pasme-se, fez menos faltas que o adversário, ou seja, foi um Académico demasiado macio, sem garra, sem nada. O Covilhã é de escalão superior mas dos jogadores academistas pedia-se mais atitude, mais brio mais "nervo". Aos 24 minutos o Sporting da Covilhã vencia por 0-2, toda a gente via que era preciso mudar, mas deve haver alguma lei que diz que as substituições só se fazem após o intervalo.
Na segunda parte, logo de início, surgem em campo Mégane e Eduardo e a música foi outra. O Académico teve mais posse de bola mandou o Covilhã para a entrada da sua área, marcou por Filipe Figueiredo e podia ter chegado perfeitamente ao golo do empate. Podia-o ter feito de pénalty mas o árbitro não quis ver que um jogador do Covilhã queria levar os calções de Zé Bastos para casa. Por falar em árbitro este teve uma dualidade de critérios gritantes sempre em favor do Covilhã que acabou com a expulsão de Negrete por ter feito uma falta simples no meio campo. Vou ficar atento para ver se vejo este árbitro por unidades hoteleiras da cidade neve. A expulsão de Negrete deu um jeitão aos covilhanenses que minutos depois acabavam com o jogo e faziam o 1-3.
Ainda sobre esta segunda parte mais um reparo para o mister. O Académico entrou endiabrado fruto das alterações registadas mas aos 70 minutos, mais coisa menos coisa, a coisa acalmou. Em vez de colocar logo em campo Carlos Santos para dar mais uma “sapatada” na monotonia esperou pelos 80 minutos para ele entrar. Estaria a poupá-lo para o prolongamento?!
Vitória justa do Sporting da Covilhã, mas como seria se o Académico entrasse de início com Mégane, Eduardo e Santos? Por fim salientar que após o jogo terminar o capitão academista reuniu as tropas para agradecer a presença de sócios e adeptos!

*Não tenho a pretensão de afirmar que os números estejam 100% correctos mas devem andar perto da verdade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é.
Ouvi pela rádio e parece que foi mais uma tarde de invenções do técnico...
Realmente há pessoas que não aprendem ou não querem aprender.
Assim é muito difícil...
LUMAGO

domingo, 23 setembro, 2007
Anónimo disse...

A única coisa boa do jogo foi o espectáculo de defesas dado pelo Sampaio. Guarda-redes jovem e com grande qualidade. Apesar de não ter realizado uma grande exibição é de realçar o regresso aos golos do Filipe Figueiredo. De resto, pouca atitude e muitas invenções do mister Idalino. Não fosse a qualidade do nosso excelente guarda-redes e o resultado seria vergonhoso. Já está na hora de escolher um onze base de qualidade em que os melhores jogadores joguem. Precisamos de um treinador que seja bestial todas as semanas. Na semana passada optei por não elogiar o mister por isto mesmo. Uma semana é besta, na seguinte bestial. Vejo futebol à muitos anos e já percebi que alguns jogadores também não têm a atitude necessária para se vencer um jogo. Estranhamente esses jogadores jogam sempre. Senhor Idalino respeito-o muito e é por isso que em vez de uma afirmação deixo uma interrogação. O senhor não sabe observar ou gosta de sofrer?

domingo, 23 setembro, 2007
José Carlos Ferreira disse...

Esta foi a equipa que o Covilhã aprsentou na última jornada frente ao Caldas:

Sp. Covilhã: Igor Araújo; Vladimir, Edgar, Rebordão e Pombo; Anky, Paulo Gomes (Dani, 65’) e Paulo Vaz; Paulo Campos “cap”, André e Fabrício (Cordeiro, 76’)

ou seja 5 alterações tantas como no Académico, mas o Covilhã é de outro campeonato e se calhar pode dar-se a esse luxo.

segunda-feira, 24 setembro, 2007
João Nunes disse...

"Não interessa a Taça de Portugal?"

Começo pela pergunta que o meu colega utilizou na sua análise ao jogo. Claro que deveria interessar, porque se o Académico segui-se em frente nesta eliminatória, poderia apanhar uma equipa de topo, e quem sabe "salvar" a época em termos financeiros.

A questão de falar na rotação da equipa só faz lógica para o Mister Idalino, porque esta quarta-feira temos mais uma eliminatória da Liga dos Campeões da Distrital, e o mister quer poupar os melhores jogadores. Enfim, estou a brincar, mas esta história já cheira mal.
Está na hora do Treinador assumir aquilo que anda a fazer!

Está na hora de convocar uma conferência de imprensa e explicar o que o "prende", de tal forma ao clube, que não pode explicar aos 500 sócios do AVFC, as suas decisões. Os Simpatizantes também merecem mais respeito por parte deste treinador.

O que vale no próximo jogo vamos ganhar, porque a tradição diz:

Equipa bem feita = vitória e boa exibição.
Equipa inventada = derrota e humilhação.

Como sócio pagante, e com fortes ligações emocionais ao clube exijo respeito pelo clube por parte de quem o anda a governar e desrespeitar.

Já agora é bom que acabem com as borlas no Fontelo, para ver se chegamos aos 600 sócios. Porque não propor aos atletas para serem sócios do clube? Veja-se o exemplo do Vitória d Guimarães que tem mais de 25 mil sócios e uma das condições para se ser jogador do clube passa por ser sócio do mesmo!

Relembro que Viseu tem mais de 65 mil habitantes, alguém anda a falhar na divulgação do clube!

segunda-feira, 24 setembro, 2007
Anónimo disse...

axo que falta publicidade para as pessoas se fazerem socias...e penso que tambem os maus resultados da equipa reflecte isso. o academico podia ter muito bem ganho o jogo,tem jugadores pra isso,se o treinador nao se armar em treinador de fm,e nao inventar, axo que e possivel subirmos de divisão. tenho pena que tenha perdido o jogo e acabou a taça. espero uma vitoria po campeonato no domingo.

segunda-feira, 24 setembro, 2007
Anónimo disse...

Não sei se repararam mas acabou a Feira de S. Mateus!
Estou a viver longe, mas todos os anos vou a Viseu em Agosto/Setembro e este ano não vi pavilhão do Académico na Feira, mas estavam lá do Benfica e do Sporting, pelo menos! E se havia, não consegui dar com ele. Alguém me consegue explicar isso? Como é possível que em Agosto, com a Feira cheia de emigrantes, não houvesse por ali um grupo de malta com bombos e outros instrumentos musicais a mostrar o académico, a angariar sócios, a vender camisolas, cachecóis, bonés, bandeiras, sei lá que mais! E como é possível que não se negocie um dia para a receita ser do Académico, tanto mais que logo na inauguração actuou o Rancho Folclórico do Académico de Viseu em Geneve (um grande abraço de parabéns para todos que conseguem fazer e manter lá fora aquilo que os de Viseu não sabem ou não querem fazer! Obrigado!).
LUMAGO

segunda-feira, 24 setembro, 2007
Anónimo disse...

caro academicomania nao sei qual sera o cidadao visiense ou adepto academista que nao sabe onde se fazer socio e nao sei qual a publicidade que se possa fazer mas se tiver ideias porque nao vai falar com algum elemento da direçao?
quanto ao jogo da taça acho que foi um jogo com duas partes bem diferentes a 1ª com um covilha a jogar contra ninguem e a segunda com o academico a jogar contra tres individos de amarelo e um covilha muito fraquinho.
nao posso deixar de dar razao aos adeptos que criticam o prof idalino porque sem duvida o academico nao tinha condiçoes de fazer uma rotaçao tao grande na equipa e mais uma vez ele inventou e deu resultados na primeira parte, so que os resultados foram um desastre.
vou deixar aki um apelo aos academista de coraçao: vamos apoiar esta equipa para que no final possamos festejar todos juntos. ass: Pedro

quarta-feira, 26 setembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Pedro, tem razão quando diz "nao sei qual sera o cidadao visiense ou adepto academista que nao sabe onde se fazer socio". Já sobre a publiciade que se pode fazer o que diz o Lumago neste post é apenas um exemplo.

quarta-feira, 26 setembro, 2007