Palavras dos outros XV
Foto: ViseuflashIn Futebol do Distrito de Viseu
In Comando Ultra Viseense
Foto: Viseuflash
Agora jornais como O Jogo e o Record têm por hábito dar aos seus jornalistas colunas onde eles podem exprimir a sua opinião. Uns “são” pelo FC Porto, outros pelo Benfica e outros ainda pelo Sporting. Modernices…
Em O Jogo, por exemplo, existe um Senhor chamado Jorge Maia que defende o Porto com unhas e dentes, fá-lo com tanta dedicação e empenho que deixa o mais acérrimo e irracional defensor do FCP parecer um verdadeiro anjinho. Há quem goste do estilo eu sinceramente não aprecio por ser um estilo há muito fora de moda espicaçando guerras entre norte e sul esquecendo-se que o FCP há muito que não é um clube regionalista.
O Record não quis ficar atrás e também dá um espaço de opinião aos seus jornalistas. Apresento-vos Vítor Pinto! Clique na imagem para ampliar. Este seu comentário na rubrica “FC Porto em dia” é datado de 29 de Dezembro de 2007. Pedro Silva jogador do Sporting resolveu dizer que os jogadores do Porto já se sentiam campeões. Nada de mais era, e é, a constatação de um facto, todos já se sentem campeões, desde os adeptos, e têm razão para isso o FCP tem sido a melhor equipa.
Agora reparem no estilo incendiário deste Senhor. “A maioria dos adeptos do Sporting só descobriu há poucos dias que da folha de pagamentos do seu clube consta um tal de Pedro Silva”, ou seja, parte do princípio que os adeptos do Sporting são como o distinto jornalista… distraídos! E depois termina dizendo que em Janeiro o Porto vinha cobrar a Alvalade uma factura! Já está cobrada! E levou como troco 2-0.
Que ganham estes Senhores com o seu estilo incendiário? Que procuram ao fazer esse tipo de textos? Que crédito se poderá dar a este Senhor quando assinar uma notícia sobre o FC Porto? E este jornalista já se sentirá campeão pelo Porto?


Mais um bom teste para os comandados de Idalino de Almeida que recebe a equipa que está há mais jogos sem perder na competição - o Arouca. A equipa do distrito de Aveiro chega a Viseu vinda de uma série de 7 jogos sem perder. E mais, depois de não ter conquistado uma única vitória nas primeiras 5 jornadas, nos últimos 13 jogos apenas perdeu por uma vez e foi num terreno onde o Académico também escorregou, ou seja, frente ao Ginásio Figueirense. No que a jogos fora de casa diz respeito o Arouca empatou os últimos dois mais precisamente nos terrenos do São João de Ver e Milheiroense. O Académico de Viseu tem demonstrado que no seu campo quem manda são mesmo os donos da casa e é de momento a segunda melhor equipa a jogar no seu terreno só suplantado neste aspecto pelo Líder – Oliveira do Hospital – que mesmo assim, tem um jogo a mais. Repito o que disse na última antevisão o Académico no Fontelo marca golos em todos os jogos. Comparando as defesas e os ataques o Académico tem mais 7 golos marcados e mais um sofrido. Aconteça o que acontecer no Fontelo nada se decide, mas uma vitória seria sempre bem-vinda. Que o “Senhora da Beira”, que se ouvirá ao entrarem em campo, inspire os academistas.
Sporting (4X4X2): Ricardo; Caneira (Miguel Garcia 76), Tonel, Polga e Tello; Custódio, Paredes (Alecsandro 63), João Moutinho e Nani (Carlos Martins 51); Yannick e Liedson. Treinador: Paulo Bento.

A Selecção Nacional - Clube Portugal vai cumprir o pré-estágio de preparação para a fase final do Campeonato da Europa Áustria/Suíça 2008, entre os dias 18 e 31 de Maio, em Viseu. A comitiva nacional vai ficar instalada no Hotel Montebelo(foto), uma unidade situada perto do centro histórico da cidade. O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, justificou esta escolha com a importância de descentralizar as acções da Equipa das Quinas, levando-a para fora dos grandes centros urbanos, e lembrou que Viseu já havia sido uma das candidatas a receber o estágio que antecedeu o Mundial-2006.
“Após ponderadas outras hipóteses que nos foram apresentadas, optámos por Viseu, que já havia manifestado a intenção de acolher a Selecção antes do Mundial de 2006, em alternativa a Évora. A FPF tem a certeza que encontrará nesta cidade todas as condições necessárias para fazer este estágio, num clima de tranquilidade, até porque a Selecção estará em Viseu para trabalhar e para se preparar para um Europeu muito importante”, referiu Gilberto Madaíl ao Portal do Futebol.
“Estou certo que iremos ter em Viseu todo o apoio dos viseenses e pode ser que as terras de Viriato fiquem como um grande símbolo de um Campeonato tão importante quanto este Europeu”, prosseguiu.
Para o líder federativo, a escolha de Viseu é, também, “a passagem à prática daquilo que a Federação tem vindo a fazer, desde 2000, e que passa por localizar a Selecção fora dos grandes centros, onde normalmente não é possível ver a Selecção actuar.
É uma grande oportunidade para os viseenses e para os Portugueses da Região Centro”. Madaíl revelou, ainda, que irá realizar-se, no Estádio do Fontelo, um jogo de preparação da “equipa de todos nós”, a 31 de Maio, diante de um adversário a confirmar.
Recorde-se que Portugal está incluído no Grupo A do Europeu, juntamente com as representações da Turquia (com quem jogará a 7 de Junho, em Genebra), da República Checa (dia 11, na mesma cidade) e da co-anfitriã Suíça (15, em Basileia). A comitiva lusa ficará instalada em Neuchatel, onde chegará a 1 de Junho.
Os jornais de hoje noticiam a chegada de um novo lateral esquerdo para o Sporting. O novo jogador foi falado no inicio do campeonato, mas as negociações não foram avante. Nessa altura o defesa esquerdo que o Ac. Milan, contratou para mais tarde substituir Maldini, acabou por ser emprestado ao Siena.
Foto: Sporting.pt
Sporting: Costinha, Nélson, Naybet, Marco Aurélio, Vujacic, Oceano, Carlos Xavier, Luís Figo, Balakov, Iordanov e Amunike. Jogaram ainda: Lemajic, Filipe e Sá Pinto. Treinador: Carlos Queiroz.
Marítimo: Ewerton, Heitor, Robson, Carlos Jorge, Gustavo, Humberto, Zeca, Soeiro, Alex, Paulo Alves e Edmilson. Jogaram ainda: José Pedro e Vado. Treinador: Paulo Autuori.
Nem queria crer, que fosse verdade... Olhei para o endereço novamente, e não estava enganado, era mesmo o site oficial do meu clube.
Mais uma do blogue Cromo dos Cromos! Desta vez apresenta-nos o Joel que passou pelo nosso clube, em versão CAF. Passem por lá e vejam o que dizem sobre este craque.



Nome: Rodrigo Bonifácio da Rocha (Rodrigo Tiuí)
Tiago Lopes Santos, o Lopes do Académico de Viseu, nasceu a 14 de Janeiro de 1985 e comemora hoje o seu 23º aniversário. A MAGIA DO FUTEBOL deseja muitas felicidades ao atleta do Académico de Viseu. Parabéns Tiago!
São João de Ver: Nuno Coelho; Zé Luís, Rui Silva, Ricardo Duarte, Pirri, Zé Tó, Xavi (Hugo 88), Edu, Nuno Pinto, Américo (David 84) e Rui Paulino (Bino 83). Treinador: Artur Quaresma.
Académico de Viseu: Manuel Fernandes, Feliciano, Negrete, Marcos, Megane, Beaud, Valério (João Miguel 45), Álvaro, Cardoso (Filipe Figueiredo 57), Eduardo e Zé Bastos (Nuno 79). Treinador: Idalino de Almeida.
Vítor Manuel Marques Costa, o Megane do Académico de Viseu, nasceu a 13 de Janeiro de 1974 e comemora hoje o seu 34º aniversário. Parabéns Mega!
Tiago Melo Leal, o Tiago do Académico de Viseu, nasceu a 12 de Janeiro de 1985 e comemora hoje o seu 23º aniversário. Parabéns Tiago!
Académica (3x4x3): Pedro Roma; Litos, Medeiros (Gyánó 45) e Kaká; Filipe Sarmento (Nestor Alvarez 74), Roberto Brum (Dame N´Doye 45), Paulo Sérgio e Lino; Miguel Pedro, Filipe Teixeira e Joeano. Treinador: Manuel Machado.
Sporting (4x4x2): Ricardo; Abel, Caneira, Polga e Tello; Miguel Veloso, João Moutinho, Nani (Pereirinha 90+2) e Romagnoli (Tonel 77); Yannick (Alecsandro 68) e Liedson. Treinador: Paulo Bento.
O Académica 0 Sporting 2, da época passada, realizou-se perante 18505 espectadores, com arbitragem de Lucílio Baptista em jogo a contar para a 29ª jornada.