quarta-feira, janeiro 30, 2008

Jornalismo incendiário

Agora jornais como O Jogo e o Record têm por hábito dar aos seus jornalistas colunas onde eles podem exprimir a sua opinião. Uns “são” pelo FC Porto, outros pelo Benfica e outros ainda pelo Sporting. Modernices…


Em O Jogo, por exemplo, existe um Senhor chamado Jorge Maia que defende o Porto com unhas e dentes, fá-lo com tanta dedicação e empenho que deixa o mais acérrimo e irracional defensor do FCP parecer um verdadeiro anjinho. Há quem goste do estilo eu sinceramente não aprecio por ser um estilo há muito fora de moda espicaçando guerras entre norte e sul esquecendo-se que o FCP há muito que não é um clube regionalista.

O Record não quis ficar atrás e também dá um espaço de opinião aos seus jornalistas. Apresento-vos Vítor Pinto! Clique na imagem para ampliar. Este seu comentário na rubrica “FC Porto em dia” é datado de 29 de Dezembro de 2007. Pedro Silva jogador do Sporting resolveu dizer que os jogadores do Porto já se sentiam campeões. Nada de mais era, e é, a constatação de um facto, todos já se sentem campeões, desde os adeptos, e têm razão para isso o FCP tem sido a melhor equipa.

Agora reparem no estilo incendiário deste Senhor. “A maioria dos adeptos do Sporting só descobriu há poucos dias que da folha de pagamentos do seu clube consta um tal de Pedro Silva”, ou seja, parte do princípio que os adeptos do Sporting são como o distinto jornalista… distraídos! E depois termina dizendo que em Janeiro o Porto vinha cobrar a Alvalade uma factura! Já está cobrada! E levou como troco 2-0.
Que ganham estes Senhores com o seu estilo incendiário? Que procuram ao fazer esse tipo de textos? Que crédito se poderá dar a este Senhor quando assinar uma notícia sobre o FC Porto? E este jornalista já se sentirá campeão pelo Porto?

2 comentários:

João Nunes disse...

Há jornalistas, que não têm ponta de ética, e desconhecem por completo o código de conduta de um jornalista...

Existem bloguistas, que respeitam mais os adversários, que estes jornalistas que escrevem para os mais importantes jornais diários do país!

quarta-feira, 30 janeiro, 2008
Anónimo disse...

E isto interessa a alguém? Estão a dar importância a quem a não tem

quarta-feira, 30 janeiro, 2008