domingo, janeiro 27, 2008

Palavras dos outros XIV


A escolha de Viseu para local de estágio da Selecção em Maio, rumo ao Euro 2008, é muito boa.
Não especificamente por se tratar de Viseu, mas sobretudo por representar a continuidade de uma aposta feliz: levar a «equipa de todos nós» ao interior.
Como se sabe, o futebol de clubes de alto nível é o mais exemplar espelho do país: joga-se de Braga a Setúbal, sempre junto ao mar.
Levar os melhores jogadores portugueses ao interior (Chaves, Évora, Viseu) é uma opção que se aplaude, pelo que pode representar de incentivo ao futebol naquelas regiões.
Claro que as graves assimetrias do país não se resolvem em quinze dias. E todos sabemos que o futebol é o menor dos males portugueses (veja-se o exemplo vergonhoso da saúde). Mas o sinal é bom e por isso merece ser aplaudido.

Luís Sobral in Mais Futebol

6 comentários:

Anónimo disse...

ACADÉMICO 2 AROUCA 1
ACADÉMICO!!!!!
SP

domingo, 27 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Muito público, muita emoção, bom jogo, competitivo e óptimo resultado!
Zé Bastos resolveu e muito bem! Excelente golo.
Agora sim, o Académico começa a ter tudo para pensar na subido!
SP

domingo, 27 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Não consta que o futebol tenha melhorado em Évora ou em Chaves. Estas idas ai interior, até por serem apenas idas ao interior, não significam nada, para além de umas croas que os restaurantes hotéis e afins vão ter. Para o futebol... Tudo na mesma. Nos tempos em que Évora tinha o Juventude de Évora, Chaves tinha o Desportivo e Viseu tinha o Académico na 1ª divisão( e podemos falar de muitos mais, Covilhã,Campomaiorense...) passou há muito. Foram os grandes de Lisboa, Benfica e Sporting que mais se queixaram de que era difícil irem jogar ao interior porque as estradas eram más, os hotéis também, os campos horrorosos e tudo fizeram para que eles viessem a descer definitivamente, com arbitragens incríveis e criando obstáculos intransponíveis através dos presidentes da Federação que, como sabemos, eram repartidas entre os 3 de Lisboa, Benfica, Sporting e Belenenses, à vez.
Hoje, num país minúsculo como o nosso em que não se encontra um único local a amais de 200 quilómetros do mar, sendo ridículo falar de interior geográfico, o que há são interiores na cabeça das pessoas e não só das que mandam, também dos que por lá moram.
No caso de Viseu, são as mentalidades mesquinhas que mandam e comandam. Não há libertação das mentalidades e uma cidade que é uma das novas centralidades a nível nacional, não assume o seu protagonismo por mesquinhez. Aqui andou, nem que só como mito, VIRIATO, um resistente à modernidade e globalização que os Romanos trouxeram, nem sempre de forma muito clara. Assumiu-se como um símbolo Lusitano; Aqui nasceu D. Afonso Henriques, o criador visionário de um país independente e nosso símbolo de qualidade. As duas maiores figuras da nossa identidade têm um ponto comum: VISEU!Aqui andou, nasceu, viveu, criou VASCO FERNANDES, o Grão Vasco, figura ímpar das artes portuguesas, mestre cimeiro da identidade e da qualidade artística, fazendo escola por toda a Europa daquela época e um dos maiores senão o maior pintor português de todos os tempos; Aqui, nesta zona, nasceu Aquilino Ribeiro, o mestre dos mestres da língua portuguesa, figura cimeira da nossa Literatura e enorme contador das nossas histórias de vida, do nosso povo beirão; Sem letras nem feitos trnscendentes,citado como louco ou como visionário, aqui perdeu a vida o enfermeiro JOÃO TORTO, uma das figuras cimeiras das nossas aventuras para cruzarmos os céus. Ele que se atirou da torre da Sé munido de asas e assim tentou cruzar os céus e semonstrar que era possível voar.Ele tem lugar de destaque no Museu do Ar e é citado em todo o Mundo como um pioneiro mal sucedido mas arrojado,desafiador, beirão!; etc.
Viseu não tem que estar agradecida a ninguém pelo que é, muito menos pelo que foi.
Viseu é só e apenas a nova Capital da centralidade portuguesa. Não é mais o coração de Portugal, como se dizia na Escola primária. É, isso sim, o CENTRO, a UNIDADE CENTRAL de um novo país.
Assim as pessoas que são de Viseu, que aí vevem e trabalham queiram.
O Futebol, esse é mais contributo para a visibilidade e, esperemos, para a centralidade futura.
LUMAGO

domingo, 27 janeiro, 2008
Anónimo disse...

ALEZ ALEZ VISEU ALEZ
grande jogo muito publico assim e que é. rumo a subida, nuca mais paramos.

domingo, 27 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Quando refiro Juventude de Évora, queria referir, como é óbvio o grande Lusitano de Évora, equipa de referência naquela altura
LUMAGO

domingo, 27 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Boas equipas que o Lusitano de Évora teve, como o Sporting da Covilhã. Outros tempos em que o futebol era mais puro e se podia jogar por amor à camisola. Ainda não havia milhões e milhões. Agora...

domingo, 27 janeiro, 2008