segunda-feira, janeiro 14, 2008

A "maldição" do último minuto

Foto: FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images


Académica 1 Sporting 1: Os primeiros dois minutos do jogo de Coimbra – altura em que o Sporting conquistou dois pontapés de canto – parecia querer mostrar um Sporting a querer romper com o passado de entrar mal nos jogos. Foi, no entanto, sol de pouca dura já que só perto da meia hora e com Moutinho em grande é que o Sporting voltou a estar em evidência. Foi também aí que se travou o grande duelo da noite Liedson / Pedro Roma com o guardião do templo coimbrão a levar a melhor. Quando assim é, ou seja, quando Liedson se solta dos defesas e dos fantasmas que o perseguem e mesmo assim a bola não entra é sinal que as coisas não podem correr bem ao Sporting.
Penso que a maneira como o Sporting se apresentou em Coimbra (num 4x2x3x1) é mesmo a forma ideal para o tipo de jogadores que o Sporting tem. Penso também que o grande erro do Sporting, na primeira parte, foi apostar em demasia no flanco direito quando na verdade era na ala esquerda que estava o único capaz de desequilibrar – Vukcevic. Izmailov na direita foi quase sempre uma nulidade não conseguindo ligar uma única jogada e custa também a perceber o porquê de Veloso não ser chamado a intervir no jogo, se é verdade que os adversários se preocupam sempre em colocar alguém a tapar Veloso também não é menos verdade que a bola raramente lhe é endossada de modo a ser ele a criar as jogadas de ataque do Sporting.
Na segunda parte e até ao golo do Sporting só a equipa de Paulo Bento quis ganhar. A Académica nesse período foi uma equipa que apenas pensava no pontinho. Mas também era verdade que o Sporting, apesar do claro domínio, não criou o perigo que havia criado nos últimos 15 minutos da primeira parte. E lá surgiu o golo de Tonel – numa altura em que poucos já acreditavam. Era um prémio justo e sobretudo um castigo merecido para uma Académica que nada havia feito para merecer estar a empatar. A bola de Tiero à barra da baliza de Tiago parecia querer demonstrar que a sorte não ia abandona o Sporting, mas no último minuto…
Paulo Bento a precisar de vencer tirou de campo Romagnoli e colocou Farnerud. Isto espelha o fraco banco que temos e não há dinheiro para ir às compras. A vencer e com cinco minutos de desconto – só em Portugal é que se dá 5 minutos de desconto – e com Paulo Bento a pedir que se mantivesse a bola no meio campo da Académica tal não foi conseguido. Isto demonstra imaturidade. Por vezes há quem pense que todos os problemas do Sporting se resolvem com a Academia, mas a verdade é que o golo da Académica surge de um canto depois de uma bola perdida por Paez – um júnior. Paez não tem culpa mas as etapas de crescimento não podem ser saltadas. Fácil é culpar Paulo Bento difícil é haver dinheiro para ir às compras.

4 comentários:

João Nunes disse...

Para mim, hoje dissiparam-se as duvidas...

Temos a pior equipa dos últimos anos. Mal está a equipa que tem Pereirinha, Farnerud, Ronny, Celsinho, Purovic, Had, Izmailov como jogadores.

Olho para planteis como o Guimarães e o Braga, e fico envergonhado...

Se nós não temos dinheiro eles também não, têm é bons gestores.

Vamos fazer, se nada se alterar, um dos piores campeonatos que há memória!

domingo, 13 janeiro, 2008
Anónimo disse...

a partir do momento em que estamos a necessitar de vencer o jogo e as opções que estão no banco são piores que os péssimos que já lá estão, então Sporting, é melhor dedicarmos-nos à pesca ou na caça ao urso!
É uma comédia ver este Sporting a jogar, se não vejamos:
Patrício: verde como o clube.
Abel: Dos menos maus, mas com as limitações tácticas do Bento!
Ronny: ao nível da comédia mais brejeira que já se fez em Portugal. O Gil Baiano do século 21!
Tonel: dois tijolos nos pés que disfarça com a luta que leva pra dentro de campo. Mas sejamos lógicos, com este o Sporting não vai a lado nenhum!
Polga: não merece estar no clube que representa. O único jogador de classe que actualmente temos!
Veloso: O pior de todos! E por uma razão. Deixou de jogar por que quis! E se fosse eu o presidente do Sporting, ia acabar a época ao Moscavide.
Moutinho: coitadinho do menino! É mais sem estofo para nos levar a campeões! Talvez tenho sucesso em equipas mais pequenos, como o Bayern ou Manchester!
Izmailov: mau a roçar o péssimo! Guia de marcha para a Sibéria e já!
Simon: inconsequente e maluco! Deve pensar que o Savicevic ou outro génio qualquer. A cena de querer fintar meia equipa funciona nos regionais, mas contra a potência Académica não!
Romagnoli: Fraquinho, tanto fisicamente como futebolisticamente!
Liedson: outro como o Polga! Que faça as malas pela felicidade desportiva dele! O Sporting não merece um jogador destes, que este sim , joga sozinho contra 11!

Os Suplentes: melhor só os Monty Python!

Paez: é como o algodão, não engana!
Pereirinha: mau, mau, mau! Quem reparou no lance quase ao fim do jogo, em que o Abel ficou a ser toureado por 2 e este a ver a meio do meio-campo leonino, só fica com vontade de o esbofetear e não o deixar ver o clube Disney durante uma semana!
Farnerud: é o não fode nem deixa foder deste plantel de 2008 do Sporting! Anda lá por andar e deve estar à espera de ser despedido sem justa causa pra levar alguma guita pra Suécia! Talvez o pior jogador a pra do Hugo de sempre em Alvalade!

Paulo Bento: só se espera uma coisa dele! a continuação como é óbvio! E acabar o seu contrato até 2009. Porque isto de ser sério é como ditado da mulher de César! Tem que se o parecer! E o Franco e a sua Sad é pra se manter até ao fim. Com o risco de nos tornarmos o novo Belenenses de Lisboa.

domingo, 13 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Gostei de ver o árbitro dar cinco minutos de desconto. Há muito tempo que não via cinco minutos de desconto num jogo, sendo que, curiosamente, o Sporting tem perdido muito jogo. Estes facto não estão relacionados. Calhou.

Finalmente, queria deixar um "vai p'ó cara***" a quem inventou aquela fideputice de ir para a pu** da bandeirola de canto perder tempo e ganhar, segundo as minhas contas, dois segundos. Já tinha percebido que o Sporting tinha muito jogador burro, mas dispenso as constantes demonstrações dessa burrice. Já se percebeu. E, já agora, nunca metas o Celsinho, Paulo Bento. Continua a meter jogadores que, já todos sabemos menos tu, não acrescentam nada de nada ao, já de si bastante patético, futebol do Sporting.

domingo, 13 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Quando se constrói uma equipa com os restos dos outros, leia-se com "jogadores livres", como se alguma boa peça pudesse estar livre! é nisto que dá.
e depois, essas anedotas livres ainda vêm ganhar mais que os outros porque vieram livres.
O mal é da direcção e do Paulo Bento que não bate com a porta e obrigava a que alguém pensasse um pouco.
Não concordo com a análise do anónimo lá de cima que dá a entender que os jogadores são todos tão maus, tão maus que devíamos estar a lutar para não descer. Também não é assim!
SP

segunda-feira, 14 janeiro, 2008