domingo, novembro 12, 2006

Crónica de um viseense que gosta de futebol.

Pois é... esta crónica anda atravessada á muito tempo mas hoje vai sair.

Quem me conhece pessoalmente, sabe que o meu clube do coração é o Clube Académico de Futebol (CAF). Depois de toda aquela triste história de criações de Sad's, empresários que iam levantar o clube etc... tudo acabou. Ponderei deixar de pensar em futebol local, e pensar só no meu segundo clube o Sporting Clube de Portugal.
Mas o bichinho é terrivel e, embora fosse da opinião de que se deveria ter criado um novo projecto de raiz, acabei por aceitar o projecto AVFC (Académico de Viseu Futebol Clube).
Mas a cidade de Viseu, como alguém disse, é uma cidade de vaidosos, que é como quem diz, é "fatela" e não é "fashion" ser sócio do Académico. Já agora recordo que ser sócio do académico custa a módica quantia de 2.50€ por mês.
Tenho ideia que o número de sócios pagantes do Académico é tão pequeno que até faz confusão, e mata qualquer projecto à nascença.
Só a título de exemplo no ultimo Beira-Mar-Sporting, grande parte dos espectadores eram de Viseu, e o bilhete mais barato era 10€, uma terça parte de um livre trânsito para toda a época dos jogos do Académico no Fontelo.
É muito mais giro ter um quadro na parede referente á operação coração, ou então um kit daqueles que dá entrada no Guinnesse.

Nos blogs da cidade só se faz referência às más notícias do Académico, tiram-se fotografias ao autocarro que vai apodrecendo à chuva e ao sol, enquanto o tribunal não o vende á sucata.
Nas rádios da cidade, não se obtem qualquer informação desportiva, passa-se a tarde de domingo a ouvir musica pimba, ou então o espaço reservado a mais uma emissão do reino de Deus.

Felizmente existe uma rádio que merece o aplauso de todos os amantes do desporto da região,
http://www.rv.lafoes.net/. Esta rádio tem uma equipa de reportagem simplesmente espectacular, e um site sempre em actualização, com toda a informação desportiva da região.

Recordo-me do Dr. Fernando Ruas a discutir argumentos com o Sr. Carlos Cruz, esse mesmo, o da Casa Pia, que na altura era o responsável pela candidatura de Portugal à organização do Euro 2004. Dizia o Dr. Ruas que Viseu merecia um estádio novo, imaginem-se agora a ver um jogo de futebol distrital num brilhante estádio com capacidade para 30 mil pessoas. 50 atrás da baliza topo norte, 50 no topo sul, 100 na bancada central, e nos camarotes as meninas a servirem uisque logan doze anos às vedetas cá da terra.

Como dizia alguém, Viseu tem as equipas que merece ter.

Já agora se alguém quiser fazer o favor de inverter a situação e entrar no grupo dos parolos que gostam do Académico tem aqui o endereço directo:

http://www.academicodeviseu.pt/index.php?module=iPost&func=display&ceid=16

6 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Parece uma guerra perdida não parece?

Que tem feito esta direcção para aproximar o clube da cidade?

Estes resultados também não vem dar muita motivação mas enfim... Domingo lá estarei em Oliveira de Frades para apoiar a equipa num jogo difícil e que pode ser decisivo.

segunda-feira, 13 novembro, 2006
Anónimo disse...

Saudações a todos!
Concordo e revejo-me nesta crónica! Contudo, (para o meu caso) tenho uma justificação válida, uma vez que não sou natural desta linda Cidade de Viseu.
Penso que o problema, acima relatado, resume de uma forma geral o futebol em Portugal e acontece com equipas da 1ª Liga, deve ser cultural! Era um tema muito interessante para ser debatido!
PhilWar

segunda-feira, 13 novembro, 2006
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Pois, mas ninguém se interessa. Só querem saber é dos ditos grandes. Se não gostam do Académico por tudo o que se passou nos últimos anos que apoiem o Viseu e Benfica.

terça-feira, 14 novembro, 2006
Anónimo disse...

Não é necessário ser da terra!

quarta-feira, 15 novembro, 2006
Anónimo disse...

pois

quinta-feira, 16 novembro, 2006
Anónimo disse...

Meus Caros, é mesmo uma pena... 1-Que uma Cidade como Viseu uma das maiores do interior tenha a equipa com "mais nome" a disputar o campeonato distrital... 2-Que os adeptos apenas se desloquem ao estádio para tratar mal os jogadores em vez de incentivarem... 3-Que a cidade viva do comércio, não tendo assim empresas que possam ajudar a sustentar o clube, como acontece noutros clubes... 4-Que em Viseu até se dê meia duzia de Euros aos arrumadores que cada vez são mais, e não se vá passear até à mata do Fontelo num Domingo e aproveitar para ver um jogo de futebol do Clube da terra...
Enfim... é uma pena... agora que o Clube está em primeiro lugar, os jogadores são bestiais, há um mês eram umas bestas quadradas... Mas ninguem tem olhos na cara para ver que efectivamente o Académico tem uma excelente equipa, contudo, não se faz uma equipa do 0 num ano... o que se vê é bestas a mandar papaias da bancada, por incrivel que pareça, mesmo que a equipa estaja a golear o adversário!!!
Haja boa vontade, paciência e esperança... que os visiences tenham algum orgulho próprio.

quinta-feira, 29 março, 2007