quinta-feira, novembro 23, 2006

A vida de Liedson em livro.


Não podemos esquecer as nossas raízes», destacou Liedson na apresentação do seu livro «A minha história» em que o avançado, pela mão de João Almeida Moreira, jornalista do Record, conta a sua vida, desde os primeiros passos, em Valença, no interior da Bahia, até à actualidade no Sporting. Uma carreira que começou tarde, aos 22 anos, mas que se solidificou rapidamente pela persistência e teimosia do levezinho em levar o seu sonho avante.

Há seis anos, Liedson trabalhava num supermercado e o futebol profissional não passava de um sonho que o avançado nunca deixou de acreditar que podia ser realidade. «Sempre acreditei, apesar das dificuldades. Nessa altura não tinha convites e estava difícil, mas sempre tive sempre dentro de mim essa vontade, talvez tenha sido essa perseverança que tive na vida que me permitiu alcançar o que alcancei até hoje», contou esta tarde na apresentação do seu livro numa livraria do Chiado, no centro de Lisboa.

Um momento marcante na vida de Liedosn que recorda sempre que entra num supermercado. «Continuo a entrar, preciso fazer compras. Agora vou menos, apenas levo a minha esposa e a minha empregada e depois vou buscá-las. Mas sempre que entro lembro-me no sentido positivo. Claro que foi uma fase importante da minha vida, era daquilo que eu sobrevivia, era com aquilo que ajudava a minha família. As raízes não são para esquecer», referiu.
Um livro apresentado num momento difícil para o Sporting que, na véspera foi afastado da Liga dos Canmpeões, e para o próprio avançado que tarda em reencontrar os golos que lhe deram fama. «É um livro que serve de inspiração, até pelas dificuldades porque passei na minha vida pessoal, na minha carreira como jogador e também pela necessidade de marcar golos porque estou passando agora. É um grande incentivo para mim. É a história da minha vida e isso ninguém me pode tirar», comentou.

Um dos capítulos marcantes do seu livro é o que retrata os difíceis primeiros tempos em Alvalade, atenuados por uma brincadeira de Nelson, guarda-redes que agora defende as redes do V. Setúbal. Uma brincadeira que deixou o avançado desconfiado, ao ponto de se recusar a tomar banho com o seu antigo companheiro.
«O Nelson sempre foi um dos mais brincalhões no balneário. Quando cheguei, foi dos primeiros portugueses a aproximar-se de mim. Eu era muito calado, não conhecia nada e ficava na minha. O Nelson veio com esse negócio de querer dar um beijinho aqui e dar um beijinho ali. Como eu não gosto dessas coisas, é óbvio que fiquei desconfiado. O que é que esse cara quer comigo? Mas, graças a Deus, foi tudo uma brincadeira. O Nelson foi uma pessoa muito importante para mim aqui no Sporting, como foram muitos outros», recordou.

O livro começa com a difícil infância de Liedson, que era para ser Lee Edson, em Valença, no interior do Brasil, passa pelos seus primeiros sucessos no Brasil, com as camisolas do Flamengo e do Corinthians, e chega até à actualidade no Sporting.
Liedson, a minha vida João Almeida Moreira. Editora: Prime Books. Preço: 12€50.
In MaisFutebol

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom blog, parabéns de um portista!
Devenish

sexta-feira, 24 novembro, 2006
João Nunes disse...

Obrigado, Devenish.

è bom ver o nosso trabalho elogiado. Ainda para mais vindo de um adepto de outro clube, a provar que a rivalidade pode ser saudável.

sexta-feira, 24 novembro, 2006
Anónimo disse...

Eu sou o Man Ju Puro Angolano e acho que o Liedson tem o lugar de melhor ponta em portugal e sem duvida nenhumas.

quinta-feira, 31 maio, 2007
Anónimo disse...

sou sportinguista porke ser do sporting e ser amado pelos vencedores e ter tdo de bom ah kanto ao livro sem duvida e uma loucura saber sogre a vida da estrela do scp na primeira mao forxa ai mano k tudo passa de pascoal de carvalho sou jogador de um clube de mocambique gxtaria de jogar no junior do sporting meu numero 258826221527

sábado, 28 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

VC VAI SE SEMPRE VITORIOZO POIS NAO ESQUESEU SUAS RAIZES...PARABEM TAMIRES SANTOS

terça-feira, 09 junho, 2009
Anónimo disse...

é isso ai meu amigo, nós aqui em Valença torcemos por vc...Seja feliz...e se cuida!!.;)bjxx

quinta-feira, 27 agosto, 2009
Anónimo disse...

Conheço o Lidson desde os tempos dificeis, e posso dizer com Forte Vieemencia que ele conseguio realizar teu sohno por ser está pessoas MARAVILHOSA. Sempre Calado com um respeito e atenção nos atendia no supermercado com um sorriso timido, mas quando pegava a bola ... se soltava. O sucesso veio tarde mas só veio por que Deus Existe!!!!! Depois da Fama e Dinheiro nunca esuqceu suas raizes, sempre as voltas na cidade de valença, com seus amigos, familia. sua esposa Gabriela da mesma cidade do mesmo Bairro, Ele morava na Bolivia, pior bairro da cidade, mas perigoso, e nem por isso se deixou levar pelo crime, sempre trabalhador, alegre. Por isto merece tudo de bom que acontece em sua VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 01 fevereiro, 2011