segunda-feira, novembro 20, 2006

Um "heroi" anti sistema

Marítimo: Marcos; José Gomes (Lipatin, 76), Gregory, Von Schwedler e Evaldo; Wenio, Olberdan (Neca, 82) e Luís Olim (Moukouri, 76); Filipe Oliveira, Kanu e Marcinho. Treinador: Ulisses Morais.

Sporting: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel e Tello; Custódio, Carlos Martins (Paredes, 72), Nani (Caneira, 89) e João Moutinho; Bueno (Alecsandro, 60) e Liedson. Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Fábio Santos, Milton do Ó, Fahel e Briguel (Marítimo), Ricardo, Ronny, Miguel Garcia e Farnerud (Sporting)

Golo: Tello 62 (0-1)



Marítimo 0 SPORTING 1
Aguentar o 0-0 para depois tentar surpreender o Sporting. Foram, mais ou menos, estas as palavras usadas por Ulisses Morais para exemplificar a exibição do seu Marítimo. É este o nosso futebol eu diria mesmo um futebolzinho. Em Portugal as tácticas são sempre as mesmas, um lateral que gosta de subir no terreno, um outro que cola aos centrais, dois e por vezes três homens no meio que só sabem destruir e fé num organizador de jogo, no caso Marcinho, que quando não entra em jogo, como foi o caso de ontem, emperra tudo, Ah!, e claro dois “ciclistas” nas alas com muita velocidade mas com a habilidade de um jogador de distrital. O caso do Marítimo ainda é mais grave que o dos outros clubes porque é um sitema feito por estrangeiros “comprados ao quilo”, deixando um português no banco de seu nome Neca que poderia emprestar MAGIA ao jogo.

E, para este Marítimo, bastou um Sporting assim-assim, que no entanto foi, na minha opinião, a única equipa a querer vencer no Estádio dos Barreiros.

Uma defesa sem grandes surpresas, com Tello mais uma vez a defesa esquerdo e a mostrar toda a sua classe que muitos teimavam, e teimam, por em causa e que foi o autor do golo que ele bem mereceu. Continuo a “sonhar” com o dia em que Paulo Bento coloque a equipa a jogar com Abel no lado direito da defesa, Caneira na esquerda e Tello no meio campo pois é aí que ele rende mais e é aí que ele um dia libertará toda a MAGIA que possui. A dupla de centrais não foi muito chamada a intervir e Polga continua à procura do golo que, teimosamente, lhe foge, com Abel ainda anda à procura da melhor forma mas no meu entender a conseguir a sua melhor exibição da época.

E que dizer do meio campo sportinguista?! O Sporting até podia não vencer nos Barreiros que eu ficava feliz só de ver um meio campo Made in Sporting! Custódio parece, finalmente, começar a libertar-se das amarras defensivas e empurra a equipa para a frente, Moutinho mesmo não fazendo uma grande exibição não jogou mal, porque não o sabe fazer, Carlos Martins continua a sua “saga intermitente” que nos leva a sonhar com dia em que faça 90 minutos com o mesmo fulgor e Nani com uma exibição a roçar o fraquinho. Falta neste meio campo alguém que se imponha a nível físico e que tenha ao mesmo tempo uns bons pés. Haverá uma pérola destas no mercado de Inverno?

No ataque, Bueno, continua a não mostrar serviço, Liedson por sua vez ainda não se reconciliou com os golos embora todos lhe reconheçamos muito mérito em todo o trabalho desenvolvido em prol da equipa. Mas até no facto de Liedson não marcar eu consigo ver algo de positivo. Os nossos adversários, com alguma razão, acusavam o Sporting de viver na sombra do 31, mas a verdade é que o clube vai vencendo jogos mesmo sem contributo do levezinho, imaginem no dia em que ele aparecer!

Por fim Rui Patrício e Bruno Paixão. Não sei se é o sistema mas a verdade é que no sábado o Porto venceu 2-1 a Académica com um golo irregular e ontem houve um penalty ridículo contra nós. Rui Patrício defendeu e foi um verdadeiro herói anti sistema. Parabéns miúdo!

Oh Paulo (Bento), o que achas de deixar o miúdo como titular da nossa baliza?!

1 comentários:

Mistica Verde disse...

Tentaram mas não conseguiram, o Paixão não pode ir às casas do costume que desta vez não era tudo incluido...

Quanto às declarações do Maritimo, gostei especialmente das do Marcos que esperava não ter muito trabalho durante o jogo. Eheheh

Grande estreia do Rui Patrício, melhor não podia ter sido, mas para mim o MVP foi mesmo o Tello. Esteve muito bem!

terça-feira, 21 novembro, 2006