terça-feira, março 06, 2007

Pessoas especiais, nos nossos clubes...

Tanto no Académico de Viseu, como no Sporting Clube de Portugal, existe uma função que é desempenhada por duas pessoas "especiais".
Porquê "especiais"?
Infelizmente, o Renato, e o Paulo Gama(Paulinho), têm uma redução permanente da capacidade intelectual, que muitas das vezes não é impeditiva de poderem executar as suas tarefas melhores que os outros.
O Paulinho como carinhosamente é tratado no Sporting é um exemplo de vida. Na instituição onde andava, todos sabiam que aquilo que o Paulinho mais gostava era do Sporting, um dia decidiram entrar em contacto com os dirigentes leoninos para pedirem, se o Paulinho podia fazer uma visita a Alvalade. Como a resposta foi afirmativa, o Paulinho lá foi visitar o seu clube do coração. Ao chegar a Alvalade, os dirigentes leoninos, ficaram contagiados com a alegria do Paulinho, e resolveram dar uma oportunidade, deste ser feliz. A criança que mal, falava e caminhava, ia trabalhar no unico sitio onde era feliz...
Com a ajuda de todos, o Paulinho foi-se tornando autonomo, e acabou por assumir um cargo de grande responsabilidade: Ser o responsável pelos equipamentos do Sporting Clube de Portugal.
O caso do Renato, é um pouco semelhante ao do Paulinho, ganhou paixão pelo Académico, e como ele próprio diz: "logo a seguir á direcção, é ele que manda no Académico".
O Renato é bastante mais instável que o Paulinho, e talvez por isso, seja apenas, o ajudante de roupeiro do Académico. Talvez as suas capacidades intelectuais não permitam mais. O Renato é um fanático pelo Académico, e onde jogam as equipas, lá está ele, sempre para trás e para a frente.
O Renato tem um estatuto "especial" em Viseu, não paga para ir ao futebol, nem para entrar nas discotecas. Conhece os policias da cidade como mais ninguém.
Mas nem todas as suas acções são perfeitas, e é a isso que a direcção do Académico tem de estar atenta. No ultimo jogo em casa, o Renato teve uma acção que podia ter saido bem cara ao Académico: quando o treinador do Tarouquense, protestava junto á linha lateral uma decisão do árbitro, o Renato, disferiu um murro violento no acrilico de protecção do banco de suplentes do Tarouquense. O referido treinador, aproveitou logo a conferência de imprensa para afirmar que alguém o tinha tentado agredir, etc, etc, etc... podia ter saido bem caro ao Académico, se não fosse o facto dos policias presentes conhecerem bem o Renato.
O ultimo caso, e talvez o mais grave, é o que está descrito neste link: http://academico.blogspot.com/2007/03/anlises-e-comportamentos.html
Os putos do AVFC, são constantemente vigiados pelo Renato, que os trata mal quando estes têm algum deslize noturno. São jovens e a educação tem de ser dada, de uma forma correcta, e pedagógica, aptidões para as quais o Renato não está preparado.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Renato tem as limitações que todos reconhecem... No entanto, tenho quase a certeza que se for aconselhado pela(s) pessoa(s) certa(s) dentro do clube, "dão-lhe a volta" como se costuma dizer. Talvez dessa forma as coisas negativas deixem de acontecer...
Curiosa não deixa de ser a forma branda com que se lida em relação ao comportamento de jovens atletas em desenvolvimento! Criticar o Renato é mais fácil.

quinta-feira, 08 março, 2007
João Nunes disse...

Obrigado Skill S. pela sua participação.

O meu objectivo quando emiti opinião, era alertar para situações que aconteceram.

Atenção que eu não estou a criticar o Renato, estou apenas a alertar para que este tipo de situações sejam revistas por quem de direito.

quinta-feira, 08 março, 2007
Anónimo disse...

OK! Sempre a considerar! Um abraço e Saudações sportinguistas!...

quinta-feira, 08 março, 2007