sábado, março 10, 2007

Antevisão da jornada 21


ACADÉMICO DE VISEU – Mortágua

O Académico joga no Fontelo com os ouvidos colados ao rádio – infelizmente não será uma rádio viseense – para saber o que se passa em Mangualde, local onde se discute a liderança. Ao empatar em Lamego – sobretudo da maneira como o conseguiu recuperando de uma diferença de dois golos – o Académico demonstrou que há que contar com ele na luta pela subida. O Mortágua vai ao Fontelo ferido no seu orgulho pois não vence há 3 jogos, continua a navegar por águas turbulentas e precisa de amealhar todos os pontos possíveis e imaginários. Ao Académico de Viseu não resta outra alternativa que não seja a de procurar o golo desde o primeiro minuto, não se pode dar ao luxo de perder pontos na semana que antecede mais uma jornada decisiva ao visitar Mangualde (A MAGIA DO FUTEBOL vai lá estar). Em Mortágua, na primeira volta, venceu o Académico por 3-0.

Campia – Viseu e Benfica

São duas equipas do mesmo campeonato, o dos "aflitos". Curiosamente vêm os dois de empates na última jornada, sendo o empate dos lafonenses bem mais moralizador pois foi alcançado no terreno de uma equipa bem classificada (Paivense) ao contrário dos benfiquistas que empataram em casa frente ao também aflito Lamelas. Fora de casa os viseenses têm sido um adversário dócil, no mínimo, apenas conquistando um ponto. Na 1ª volta o Viseu e Benfica perdeu no 1º de Maio, em Viseu, por esclarecedores 3-0.

Lamelas – Lusitano

Outro jogo de aflitos. Apesar da equipa de Sant`Ana não perder há seis jogos a verdade é que o Lamelas continua abaixo da linha de água e esta é uma boa oportunidade para desanuviar a sua situação vencendo um directo adversário na luta pelo salvamento. O Lusitano vem subindo de forma tem aqui, se vencer, a hipótese de deixar um concorrente directo a longínquos, e quiçá decisivos, 7 pontos. Na primeira volta, nos Trambelos, venceu o Lusitano por 4-0.

Sampedrense – Moimenta da Beira

Nove! É este o número de jogos que leva o Moimenta da Beira sem vencer e a margem de manobra dos homens das Terras do Demo começa a apertar. O Sampedrense vem de uma derrota difícil de dirigir - é duro perder um dérbi - com o Oliveira de Frades por 3-1 e quererá por certo limpar a face perante os seus apaniguados. Na primeira volta venceu o Moimenta por 2-1.

Cinfães – Carvalhais

Subiu para treze o número de jogos que leva o Cinfães sem perder neste campeonato, a última derrota foi na longínqua 7ª jornada, em casa, com o líder de então, e de hoje, o Lamego por 1-0. A equipa de Eduardito, o Carvalhais, leva cinco jogos sem vencer e parece ser o adversário ideal para o Cinfães continuar a sua caminhada invencível. Os 12 pontos que separam estas duas equipas não se traduz nos números de golos pois o Cinfães apenas tem mais 4 golos (27-23). Na primeira volta o Cinfães venceu por 2-0.

Tarouquense – Oliveira de Frades

O rei dos empates – 10 em 20 jogos – visita Tarouca depois de vencer mais um dérbi lafonense (3-1 ao Sampedrense) e depois de quebrar o enguiço de não vencer para o campeonato há 12 jogos. O Tarouquense em casa apenas perdeu por uma vez – com o Moimenta por 3 a 1 – e só os Vouzelenses e o Mangualde têm melhor defesa do que eles na condição de visitado. Fora de portas o Oliveira de Frades apenas venceu uma vez (em Mortágua). Na primeira volta o Oliveira de Frades venceu por 3-0.

Vouzelenses – Paivense

Este é o duelo pelo 5º lugar. Têm ambos 30 pontos, o Paivense tem melhor ataque (33-24) e os Vouzelenses melhor defesa (19-33). São duas equipas com estados de espírito completamente diferentes pois a equipa de Vouzela mantém-se imbatível há 5 jogos e o Paivense, por sua vez, não sabe que é vencer há 6 jogos. Tem tudo para ser um bom jogo pois são duas equipas completamente descansadas na tabela classificativa. Na primeira volta venceu o Paivense por 2-1.

Mangualde – Lamego

Ficou para o fim mas é o jogo grande! Os créditos foram-se e o Lamego não tem mais margem de manobra para errar. Esta é a grande oportunidade pela qual o Mangualde sempre esperou pois uma vitória coloca-o no lugar mais desejável da distrital maior do futebol viseense.
Vamos aos números: o Mangualde tem melhor ataque (38-37) e tem melhor defesa (17-22). O Lamego tem das piores defesas a jogar fora de casa, só o Lamelas e o Viseu e Benfica fazem pior figura neste aspecto. O Mangualde venceu os últimos 4 jogos e desta forma recuperou 5 pontos ao líder. Por tudo o que acabo de escrever é bem provável que haja mesmo, nesta jornada, mudança de comando. Na primeira volta o resultado foi Lamego 1 Mangualde 0.

0 comentários: