terça-feira, março 27, 2007

Calico em entrevista

Nome: Carlos Manuel Almeida Almeida
Data de Nascimento: 6-12-1987
Local de nascimento: Viseu
Morada: Mangualde
Um clube sem ser o Académico de Viseu: S.L. Benfica
Clube de sonho onde gostavas de actuar: S.L. Benfica



Porquê o nome Calico?
O nome “Calico” surgiu quando eu era bebé. Uma amiga não conseguia dizer “Carlos” e chamava-me algo semelhante a “Calico”. A partir daí as pessoas começaram tratar-me por esse nome e ficou…

Lembras-te de quando percebeste que querias ser jogador de futebol?
Sempre gostei de jogar futebol e isso vem desde que me “conheço”. Os meus brinquedos preferidos eram bolas. O facto da minha família gostar de futebol também influenciou.

Quem é o Calico quando não joga futebol?
Estudante de Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viseu e que gosta de estar com as pessoas de quem gosta.

Quem é para ti o melhor jogador do Mundo?
Para além de todos os jogadores que pertencem ao Académico de Viseu, é o Cristiano Ronaldo.

Qual o campeonato que mais te fascina?
Inglês, pela dinâmica, rapidez do futebol e pelo fantástico ambiente que os adeptos proporcionam.

Qual é a tua meta como jogador de futebol?
Como qualquer jogador espero chegar o mais longe possível. Independentemente de onde chegar, irei ser sempre feliz a jogar futebol pois tenho imenso prazer quando o faço.

Há quanto tempo estás no Académico?
Aos 8 anos comecei a jogar no Grupo Desportivo de Mangualde e em 2003 por intermédio do Mister Raposo e Mister Tiago vim para o Académico.

Como foi viver por dentro o fim do CAF?
Foi horrível. Apesar de estar apenas à 3 anos no clube, aprendi rapidamente a gostar do Académico e das pessoas que faziam parte do clube. Era um orgulho para mim vestir aquela camisola. Lembro-me que quando jogava no G.D. Mangualde, o jogo mais importante do ano era contra o Académico porque nós sabíamos a força e a dimensão que o clube tinha.
Tanto eu como os meus colegas passámos momentos muito difíceis após a extinção do CAF. Passávamos os dias a chorar, visto não podermos fazer aquilo que tanto gostávamos e no clube que amávamos. O que nos revoltou foi o facto de não termos culpa nenhuma, pois a extinção do clube não foi provocada pelas camadas jovens e ver o esforço que pessoas como o Sr. Monteiro, Mister Pipo, Mister Filipe Pipo, Mister Carlos, Sr. Nelson, Sr. Neves e o Presidente do AVFC, Sr. Jorge Simão fizeram para que as camadas jovens não fossem penalizadas ser em vão, foi frustrante.

CAF e AVFC são para ti a mesma coisa? Porquê?
Na minha opinião sim, pois tive a possibilidade de jogar nos “dois clubes” e sinto a camisola e o emblema da mesma forma. Muitas das pessoas que agora pertencem ao AVFC, pertenciam ao CAF e isso ajuda a manter a mística e o carinho pelo clube.

Qual foi o treinador que te marcou mais, nesta ainda curta carreira?
Penso que todos os treinadores que tive foram extremamente importantes para a minha formação como homem e como jogador. No entanto uns tiveram um “impacto” maior em mim do que outros. Destaco o Mister Raposo e o Mister Tiago, responsáveis pela minha vinda para o Académico e aos quais devo muito; Mister Pipo, Mister Filipe Pipo, Mister Carlos, Mister Rodrigo com os quais aprendi imenso e que me deram a possibilidade de jogar na 1ªDivisão Nacional de Juniores e defrontar grande jogadores que hoje em dia jogam ao mais alto nível; não posso deixar de agradecer ao Mister Jorge Nunes, que após a extinção do CAF me deu a possibilidade de jogar no AVFC e agora ao Mister Idalino, com quem também tenho aprendido muito, neste meu primeiro ano de Sénior e que me deu a oportunidade de pertencer a este grupo fantástico.

Qual foi para já o teu melhor momento da tua carreira?

Quando ainda era juvenil e joguei a fase final do Campeonato Nacional de Juniores, sob o comando do Mister Pipo e Mister Filipe Pipo. Lembro-me do jogo com o Boavista, no Fontelo, em que ganhamos por 2-1 e assumimos a liderança da zona Norte. Espero que a este momento fantástico possa juntar outro, também maravilhoso, que passa por vencermos este ano o campeonato.

E o pior?
Sem dúvida, que foi a extinção do CAF.

Esta época já te vi a jogar (e só assisti a 6 jogos) a trinco, a central, a defesa direito a até a defesa esquerdo. Afinal qual é o teu lugar dentro de campo?
Para mim o mais importante é estar em campo e ajudar o clube a atingir os objectivos. Cabe aos Mister´s escolher qual a posição em que jogo.

Qual a posição em que te sentes melhor?
Trinco e Central.

Como é o ambiente no balneário?
O ambiente é espectacular, somos como uma família. Tenho orgulho em pertencer a este grupo fantástico. O facto de sermos todos amigos faz com que todos “rememos” para o mesmo lado e só assim é possível ultrapassarmos as dificuldades com que por vezes nos deparamos nos jogos, como por exemplo em Lamego em que estivemos a perder por 2-0 e empatamos 2-2.


Olhamos para o plantel e vemos vários jogadores formados no clube. Achas que deve ser esse o caminho a seguir?
Sim, claramente. Nas camadas jovens do clube existem muitos bons jogadores que no futuro poderão ajudar o clube. Um facto importante é que os jogadores formados no clube sentem o peso da camisola, o símbolo do clube com que jogam ao peito e conhecem a mística do clube e isso ajuda imenso.


Os adeptos do Académico podem sonhar com a subida?
Mais que ninguém, nós jogadores temos esse objectivo em mente. Custou imenso chegar ao primeiro lugar e tudo iremos fazer para nos mantermos nessa posição e dar essa alegria aos adeptos. Para tal é indispensável o apoio de todos.
O comentário de A MAGIA DO FUTEBOL
  • Sou fã do Calico. Já aqui o disse por várias vezes: com o fim Do CAF preferia que o Académico de Viseu tivesse começado do zero. No entanto, ao contrário de alguns, que são muito poucos, não virei as costas ao Académico de Viseu Futebol Clube. Para isso, para o facto de apoiar o AVFC, contribuiu e muito o Calico. A maneira como ele defendia o Académico e acreditava neste novo projecto fez com que eu pensasse “se um miúdo como ele, que sofreu como ninguém com o fim do CAF, acredita no futuro porque é que eu não hei-de acreditar?”. Assim, foi sem grande surpresa que o vi chegar aos seniores. A garra com que ele defendia o Académico através das palavras é a mesma que ele emprega em campo. Estou perfeitamente convencido que a distrital é pequena demais para o seu talento. Sim, tem alguns defeitos como jogador mas o tempo e os conselhos certos de pessoas que sabem o que fazem ainda o vão tornar um jogador melhor do que é. Espero um dia vê-lo em melhores palcos, de preferência com a camisola do Académico de Viseu vestida.
    Obrigado Calico!

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Calico, tenho visto que tens sido sempre um dos melhores jogadores em campo em todos os jogos, para quem não o conhece, acreditem que estamos perante um jogador fantástico, profissional a 100%,grande Homem,treina e joga sempre no limite, foi um prazer INORME trabalhar contigo! KATSO!

GR. Abraço José Pipo

terça-feira, 27 março, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Miste Pipo, não quer nos conceder o previlégio de nos conceder uma entrevista?

quarta-feira, 28 março, 2007
Anónimo disse...

O previlégio será meu, visto que são vocês (a magia e o jorjão)que nos dão a visiblidade para com os nossos socios e simpatizantes todas as semanas, parabens pelo fantástico Blog, (mesmo sendo a minha cor clubistica vermelha) estou inteiramente á Vossa disponiblilidade.

GR. Abraço José Pipo

quarta-feira, 28 março, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Neste caso o que importa não é o verde nem o vermelho: É o preto!

Dê-nos o seu mail enviando para a.magia.do.futebol@gmail.com

quarta-feira, 28 março, 2007
Anónimo disse...

Mano, sabes que és grande... a tua maneira de estar no futebol e na vida é um exemplo... é uma prazer ter-te como amigo e colega de equipa há tanto tempo... abração... ah, ve lá se fazes um golinho :P

quinta-feira, 29 março, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

E se não fôr pedir muito que seja já com o Cinfães!

quinta-feira, 29 março, 2007
Anónimo disse...

Grande!

segunda-feira, 09 abril, 2007
Anónimo disse...

Calicão, enfim...sabes o que vales! Continua a trabalhar como tens feito...sempre no máximo! No final fazemos a festa juntos. Somos fortes! Abraços pa ti, pó santi, pó celo e pa todos aqueles que fazem com que o nosso grupo seja cada vez mais forte. obrigado AVFC

quinta-feira, 10 maio, 2007