sábado, março 24, 2007

Antevisão da jornada 23

Académico de Viseu – Oliveira de Frades

O Académico volta ao Fontelo na condição de líder da competição. Como tal resta-lhe lutar não só pela vitória como pelo melhor resultado possível, é que num desempate a três (AVFC, Mangualde e Lamego) não precisa de recorrer ao goal-avarage já no caso de um desempate com o Mangualde, é a diferença de golos que impera, sendo que Académico e Mangualde estão muito parecidos nesse aspecto. O Académico tem o melhor ataque na condição de visitado, marcou mesmo no último jogo em casa cinco golos o que não augura nada de bom aos homens de Oliveira de Frades que sofreram nos últimos dois jogos oito golos (quatro com o Tarouquense e igual marca com o Mortágua). No entanto há que realçar o facto de o GDOF ter conseguido um empate em Lamego e é de salientar também um aspecto importante pois o Oliveira de Frades ainda não garantiu a permanência e por isso mesmo necessita de pontos. Na primeira volta registou-se um empate 1-1.

Cinfães – Mangualde

É o jogo em que o 4º classificado recebe o 2º e por isso mesmo é o jogo grande da jornada. O Cinfães está de parabéns pois completou uma volta – 15 jogos – sem perder, uma sequência que ninguém conseguiu sequer imitar. O Cinfães parece estar em condição mental mais forte que o seu oponente ainda aturdido pela forma como perdeu com o Académico de Viseu. A equipa da casa quererá por certo vencer pois a hipótese de subida ainda não está completamente descartada e nada melhor do que vencer alguém que lhe precede na classificação. Para o Mangualde este também é um jogo importante, mais um jogo difícil e que encerra um ciclo infernal em que encontrou, em jornadas consecutivas, Lamego e Académico de Viseu. Qualquer ponto perdido nesta altura da época, ou qualquer ponto ganho, pode ser decisivo. Vamos aos números: em casa o Cinfães já perdeu por três vezes mas vem de cinco vitórias consecutivas, por sua vez o Mangualde não perde há quatro jogos fora de casa tendo apenas perdido nos difíceis terrenos do Lamego, Tarouquense e Paivense. Empate a 1 na primeira volta.

Lamelas – Sporting de Lamego

Os leões de Lamego vistam o Lamelas uma equipa que surpreendentemente lhes roubaram dois pontos na primeira volta. Após três jogos sem vencer, ao Lamego não resta outra opção que não seja a de regressar urgentemente ás vitórias, mas a tarefa não é nada fácil é que, apesar de o Lamelas vir de uma derrota pesada em Carvalhais, a equipa esteve sete jogos sem perder e luta desesperadamente para não cair. Em campo estarão o melhor ataque da prova a jogar fora de portas (o Lamego) frente a uma das defesas menos batidas quando joga em casa. Como já referi esta duas equipas empataram na primeira volta a uma bola.

Sampedrense – Viseu e Benfica

Frente a frente uma equipa que luta pelo quinto lugar, com uma que guarda a lanterna vermelha. Os benfiquistas de Viseu jogam pela segunda vez consecutiva com uma equipa da região de Lafões, venceram na última jornada os Vouzelenses por 5-0, mas há uma coisa que salta á vista: em 11 jogos na condição de visitado apenas almejaram um ponto. Posto isto acho que não há dúvidas sobre quem é o favorito neste jogo, é o Sampedrense que não perde no seu terreno há quatro jogos. Na primeira volta venceu o Sampedrense por 3-1.

Vouzelenses – Lusitano

Repete-se o confronto dito em cima: o visitante luta pelo quinto lugar, o visitado luta para não descer; o visitado é de Lafões, o visitante é do concelho de Viseu. São curiosamente duas equipas que vêm de resultados traumatizantes pois o Vouzela foi goleado pelo lanterna vermelha e o Lusitano perdeu em casa com um adversário directo na luta pelo salvamento. Os Vouzelenses em casa apenas cederam uma derrota, com o Académico de Viseu por 0-2, e têm a melhor defesa na condição de visitado, o Lusitano por sua vez tem amealhados mais pontos foras de portas do que no seu terreno embora apresente um dos piores ataques na condição de visitante, a comprovar isso mesmo está o facto de não marcar um único golo fora do seu ambiente há quatro jogos. Na primeira volta venceu a equipa de Vouzela por 0-1.

Mortágua – Moimenta da Beira

São 11 os jogos que o Moimenta da Beira leva sem saber o que é vencer. Frente a frente duas equipas que lutam arduamente para não caírem na 1ª distrital, o Mortágua ocupa a posição imediatamente acima da linha de água, posição essa que é muito traiçoeira pois, para além de estar a um passo do “abismo”, pode valer a descida se uma das equipas da III Divisão Nacional que pertença à AF Viseu desça e convém referir que o Santacombadense está na luta para não descer. O Mortágua tem a terceira pior defesa a jogar na condição de visitado mas o Moimenta também não é conhecido por ser uma equipa concretizadora. Nota final para referir que o Mortágua não vence há quatro jogos em casa e o Moimenta tem três derrotas consecutivas como visitante. Na primeira volta vitória do Moimenta por 3-1.

Campia – Carvalhais

Dérbi lafonense! Os números valem o que valem mas eles indicam-nos que esta época, nos vários dérbis da região de Lafões, o empate é o resultado mais usual e que os visitantes ainda não lograram alcançar nenhuma vitória. São duas equipas que vêm de dois bons resultados mas que ainda não conseguiram a tranquilidade absoluta pelo que não será de espantar se acontecer mesmo o empate. Na primeira volta venceu o Carvalhais por 1-0.

Tarouquense – Paivense

Para o fim fica o jogo em que se vêem envolvidas duas equipas que lutam pela quinta posição. Neste aspecto vantagem pontual para os homens de Vila Nova de Paiva que, no entanto, levam oito jogos sem vencer (três empates) o que pode significar que o Tarouquense é o favorito para este encontro até porque em casa apenas perderam para o Moimenta da Beira e vêm de três vitórias consecutivas tendo mesmo das melhores defesas caseiras só superada pela dos Vouzelenses nesse aspecto. O Paivense fora de casa tem um ataque muito pouco concretizador, pior só mesmo o Viseu e Benfica. Na primeira volta empate a 1.
Nota:Antevisão disponível também no Jornal do Douro (Lamego) e o blogue Futebol Viseu

0 comentários: