sábado, março 31, 2007

Antevisão da jornada 24



Cinfães – Académico de Viseu

Jogo grande em Cinfães com o 4º classificado a receber o líder da competição. Se ainda resta uma réstia de esperança ao homens da casa em alcançar o primeiro lugar a vitória é o único resultado que interessa. O Académico de Viseu se quiser continuar a ser o líder isolado também tem que vencer, o empate não é um mau resultado mas a derrota pode fazer com que perca a liderança para o Mangualde. Vamos aos números: são duas equipas que atravessam um bom momento de forma, o Cinfães não perde há 16 jogos e o Académico permanece imbatível há 11. Em confronto estarão as duas melhores defesas da prova – Académico (18) e Cinfães (20) -, o Académico tem a segunda melhor defesa na condição de visitante e é o clube que mais pontos tem amealhados fora de casa. Os números apresentados pelo Académico são claramente superiores mas, o factor casa tem sido muito importante na recuperação do Cinfães pois nos últimos 7 jogos em casa apenas cederam um ponto, na jornada passada com o Mangualde. Na primeira volta empataram a 1, depois disso o Cinfães venceu por 2-1, em casa, para a Taça Sócios de Mérito.

Mangualde – Lamelas

O vice líder recebe o aflito Lamelas e pode ser o novo líder do campeonato. Para isso tem que vencer e esperar que o Académico perca na sua deslocação a Cinfães. A equipa da casa, no entanto, não pode dar como “favas contadas” o jogo com o Lamelas pois eles derrotaram na última jornada o Lamego demonstrando que, se caírem, o irão fazer dando muita luta. Outro resultado que não a vitória dos mangualdenses será uma surpresa pois são claramente superiores até porque o Lamelas ainda não venceu fora de casa (5 empates em 12 jogos). Na primeira volta venceu o Mangualde por 1-0.

Lamego – Campia


Como estará a moral dos leões de Lamego depois de passarem de “candidatos únicos” a “apenas” 3º classificados. Esta será a grande questão pois os 19 pontos que separam estas duas equipas não deixam margem para dúvidas, ou seja, o Lamego é claramente superior. Vamos aos números: o Lamego não vence há 4 jogos, o Campia não perde há 6 – 3 vitórias e 3 empates – o Lamego tem dois empates consecutivos em casa, por sua vez o Campia mantém-se imbatível fora de portas há 3 jogos. O Campia tem, surpreendentemente, o 4º melhor ataque na condição de visitante mas do outro lado estará a defesa menos batida do campeonato quando joga em casa. Na primeira volta venceu o Lamego por 2 a 1.

Viseu e Benfica – Tarouquense

O lanterna vermelha recebe o 8º classificado, ou seja, um aflito perante um descansado. O Viseu e Benfica tem 18 pontos e, desses, 17 foram conquistados em casa, tem o 4º melhor ataque na condição de visitante e nos últimos 7 jogos caseiros apenas perdeu 1. O Tarouquense não perde há dois jogos fora de casa – a última derrota foi em Viseu frente ao Académico – e nunca marcou mais que um golo na condição de visitante. Na primeira volta venceram os de Tarouca por 1 a 0.

Lusitano – Sampedrense

O 15º recebe o 7º com 12 pontos a separá-los. O Lusitano regressa aos Trambelos, após a derrota em Vouzela, e convém relembrar mais uma vez que jogar em casa não é sinónimo de facilidades para a equipa de Vildemoinhos, onde apenas conquistou 9 dos 20 pontos que possui e para agravar tem apenas o 15º ataque na condição de visitado. O Sampedrense apenas venceu por 3 vezes fora de casa e, curiosamente, fê-lo em casa de equipas que, tal como o Lusitano, lutam para não descer de divisão – Mortágua, Viseu e Benfica e Lamelas. Na primeira volta empataram a zero.

Paivense – Mortágua

O 5º recebe o 14º. A equipa de Vila Nova de Paiva regressa a casa depois de ter alcançado, finalmente, uma vitória após 8 jogos sem saber o que isso era. O Paivense, em casa, tem o melhor ataque da prova (28 golos) e simultaneamente a pior defesa (21 golos), por isso mesmo é de se esperar golos, muitos golos. O Mortágua tem a segunda pior defesa na condição de visitante e precisa de pontos para fugir do abismo. Na primeira volta registou-se um empate a zero.

Moimenta da Beira – Oliveira de Frades

São duas equipa que estão na zona segura da tabela (acima do 13º lugar) mas que à mínima escorregadela se podem ver abaixo da linha de água. Por falar em escorregadelas, o Moimenta da Beira não vence há 12 jogos mas o empate na última jornada, no terreno de um adversário directo, pode funcionar como estímulo. Por sua vez o Oliveira de Frades perdeu os últimos 3 jogos, sofrendo 11 golos e fora de casa apenas venceu por uma vez. Na primeira volta empataram a zero.

Carvalhais – Vouzelenses

Este é o dérbi nº 16 da região de Lafões na temporada 2006/2207. Nos 15 anteriores há a realçar diversas curiosidades: as equipas que jogam fora do seu reduto nunca venceram; o resultado mais frequente é o empate (8); só por uma vez uma equipa conseguiu marcar mais do que dois golos (foi o Oliveira de Frades que bateu o Sampedrense por 3-1); as equipas que actuaram na condição de visitante nunca marcaram mais que um golo; 0-0 e 1-1 (com quatro cada) são os resultados mais usuais; o Carvalhais ainda não perdeu nenhum dérbi. Na primeira volta empataram a 1.

1 comentários:

Anónimo disse...

Análise e antecipação muito lúcida.
No futebol tudo pode acontecer, como se costuma dizer, mas com o Académico temos que esperar que tudo corra pelo melhor e que Cinfães seja um bom trampolim para a subida de divisão.
Mas lá mora uma boa equipa que é preciso respeitar.
Se o Académico for melhor durante o jogo, terá muito mais hipóteses de vencer.
Boa sorte, rapaziada! Há muita gente viseense fora da região a puxar por vós!
Lumago

domingo, 01 abril, 2007