segunda-feira, dezembro 18, 2006

SC Paivense 2 ACADÉMICO VFC 0


Este post irá ser dividido em três partes. Na primeira parte falarei do jogo propriamente dito com a isenção possível que a minha condição de academista permite. De seguida falarei da equipa do Académico tendo em atenção o jogo de ontem e os outros dois que também vi esta época em São Pedro do Sul e Oliveira de Frades mais concretamente. Falarei também da equipa do Paivense que desde já vos posso adiantar gostei muito.

O Jogo: Vitória da melhor equipa em campo. O jogo começou entretido a meio campo naquilo que vulgarmente se chama de estudo mútuo. A primeira hipótese de golo surgiu para o Académico estavam decorridos 16 minutos, altura em que o árbitro da partida entendeu que um jogador do Paivense, penso que Alexandre, cometeu jogo perigoso dentro da sua área. Na cobrança da falta, Santos colocou a bola redondinha na cabeça de Amarildo que, de forma displicente, atirou para fora. Mais 10 minutos se passaram até que chega o momento do jogo. A bola foi colocada na área do Académico e eis que o árbitro assistente levanta a bandeira, que traz na mão, numa clara demonstração de que entendia que um avançado do Paivense se encontrava na posição de fora de jogo. O árbitro do encontro deixa a bola seguir, pois não deve ter olhado para o seu companheiro, o avançado do Paivense encontra pela frente o guardião viseense que o derruba com os pés. Penalty! E o árbitro auxiliar perguntam vocês? Bem, esse baixou a bandeira que havia levantado… da grande penalidade que entretanto surgiu resultou a expulsão de Manuel Fernandes. Aqui importa referir o seguinte, o jogador que foi derrubado surgia isolado perante o nº 1 academista mas não totalmente enquadrado com a baliza e a bola ia a fugir para a linha de fundo. André, que entretanto entrara em campo para a baliza do AVFC, defendeu de forma superior a grande penalidade marcada por Parma e tornou-se aí numa das figuras da equipa. Nos minutos seguintes à grande penalidade defendida a bola andou sempre a pairar perigosamente na área academista mas por inércia Paivense misturada com alguma sorte academista a bola não entrou. O Académico lá conseguiu parar a avalanche Paivense e aos 32 minutos num livre superiormente marcado por Carlos Santos Negrete de cabeça atirou por cima da barra. E assim chegamos ao intervalo com 0-0 no marcador.
A segunda parte foi de inteiro domínio da equipa da casa com a defesa academista em bom plano mas à passagem do primeiro quarto de hora o Paivense chegou ao golo. Um cruzamento do lado direito e ao segundo poste aparece Parma a encostar para o 1-0. O Académico tentou vir para a frente à procura do golo mas sempre sem grande inspiração e com a agravante de deixar a sua defesa descompensada e por isso mesmo não foi de estranhar o facto de o Paivense ter chegado ao 2-0. Foi novamente pelo lado esquerdo da defesa academista com o jogador do Paivense a isolar-se perante André que foi incapaz de travar a marcha vitoriosa da bola. Neste lance foram muitos os protestos tanto da parte dos jogadores do Académico bem como dos seus adeptos que se encontravam no enfiamento da jogada e que pediam fora de jogo. Do local onde estava é me impossível emitir uma opinião. Se as coisas estavam difíceis piores ficaram como é lógico. Curiosamente só com a saída de Carlos Santos e a entrada de Álvaro é que o Académico cresceu mas a falta de pontaria academista e uma grande defesa de Quim a evitar um auto – golo mantiveram o resultado. Termino como comecei foi uma vitória certa da melhor equipa em campo, num jogo que ficou desequilibrado a partir de uma decisão dúbia de um árbitro auxiliar.

O Académico: É o terceiro jogo que vejo este ano e todos fora de portas. Tudo começou na vitória por 1-0 sobre o Sampedrense, pelo meio um empate em Oliveira de Frades e ontem a derrota. O Académico em todos estes jogos apresentou as mesmas virtudes e defeitos. Na baliza está o clube bem servido, Manuel Fernandes é um excelente guarda redes e André ontem não lhe ficou atrás. A defesa é o melhor sector da equipa. Sou fã de Santiago e Calico dois jovens vindos das camadas jovens e que sentem a camisola que vestem e além disso são bons naquilo que fazem. Negrete é um defesa discreto mas terrivelmente eficaz. Na minha opinião a posição de defesa esquerdo é a mais débil, foi-o ontem como já havia sido em Oliveira de Frades. No meio campo há Carlos Santos e pouco mais, Xinoca parece-me fora de lugar, Zé Pedro é um bom complemento para os defesas mas depois há um problema, falta alguém que pegue na bola e que acelere o jogo. Ontem com a entrada de Álvaro o jogo acelerou mas já o vi jogar mais vezes esta época e não foi capaz de fazer o que ontem fez. A frente de ataque suspira por Filipe Figueiredo! Amarildo foi uma presa fácil e Eduardo pouco se viu. Quando foi preciso ir para a frente apareceu no ataque João Miguel que era defesa esquerdo (!) o mesmo havia acontecido em Oliveira de Frades quando Calico terminou o jogo a ponta de lança ele que é defesa central. Há muitas lacunas para preencher neste Académico, a distância para os primeiros é de 9 pontos, com 18 jornadas por jogar não é uma desvantagem irrecuperável mas para isso acontecer precisa-se de reforços só não sei se o clube pode fazer esse esforço.

O Paivense: gostei da turma de Vila Nova de Paiva. Olhando para a equipa consegui reconhecer os manos Pires, os manos Rochinha e Paulito. E que têm estes nomes em comum? São todos jogadores da casa! A raça e o querer que empregam em campo não estão alheios por certo ao facto de sentirem aquela camisola como ninguém com a curiosidade de os Pires terem actuado nas camadas jovens do CAF. Têm um guarda-redes que na única vez que foi chamado a intervir efectuou a defesa da tarde. Na defesa para além de Bruno Pires destaco o central Eduardo, o homem ralha com tudo e todos, inclusivé com o árbitro, e colocou em sentido o ataque academista. No meio campo realço o bom trabalho do mais velho dos Rochinhas que com o passar dos anos continua igual a si próprio, ou seja, refilão até dizer chega mas com “pulmão” para dar e vender. O ataque demonstrou ontem mais uma vez que é o ponto forte desta equipa com os irrequietos Márcio e Ito e com Parma “à goleador” pese embora a grande penalidade falhada. Se pudesse escolher um jogador desta equipa para o Académico seria certamente Parma! Este Paivense, que o ano passado andava pelo fundo da tabela, é uma bela equipa. Que ninguém se surpreenda com o seu 3º lugar!

12 comentários:

Anónimo disse...

Então e o Ito que marcou a "segunda" truta?
Onde jogava ele em épocas anteriores?

segunda-feira, 18 dezembro, 2006
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

E essa pergunta surge vinda de onde?

Quanto à truta, não tinha nada melhor com que provocar? É preciso roubar a ideia ao R. Cabral?

segunda-feira, 18 dezembro, 2006
Anónimo disse...

Amigos quero dizer-vos para aqueles que desconhecem que o Ito jogou no CAF 3 anos e o Parma que aqui nos Juniores do CAF se chamava Jardel tambem jogou cá 1 ano e foi só o melhor marcador da equipa no nac. de jun. c/ 18 golos, palavras para quê, erros de de gestão como tantos e tantos outros, por favor deixem crescer os nossos atletas deem-lhes tempo, este é só um exemplo que tem acontecido quase todas as semanas, visto que todas as equipas que defrontamos têm no seu plantel jogadores importantes que passaram por este GR. Clube, já não falando dos que estão nas divisões superiores...

Amigos GR. Abraço,
acredito que sabem quem sou, mas neste meu desabafo prefiro o anonimato, desculpem...

terça-feira, 19 dezembro, 2006
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Está desculpado como é lógico!

Desconhecia que o Parma tivesse jogado no CAF. É um belo jogador.

Abraço.

terça-feira, 19 dezembro, 2006
Anónimo disse...

adoro ler este blog.... parecem-me pessoas sensatas...
sou jogador do paivense e gostava de pedir as fotos que o senhor tirou neste jogo se fosse possivel.... eu bem vi um flash a disparar várias vezes... queria-as para recordação.... queria só dizer que o paivense é formado por jogadores do concelho tirando o caso do guarda redes Quim.... Todos foram formados nas camadas jovens do paivense... e foram os jogadores que arranjaram direcção para que o paivense pudesse disputar a divisão de honra... os jogadores recebem todos o mesmo valor (simbólico) e olhem que muitos abdicaram de ordenados chorudos de 500 euros e houve mesmo um jogador que teve uma oferta de 700.... pessoalmente temos um grupo fantástico, uma autêntica familia... somos 4 pares de irmãos...... toda a gente se conhece desde a infância resumindo somos amigos, unidos e queremos o melhor para o clube da nossa terra.... não estamos eufóricos... e temos a noção que é muito dificil mais que isto... mas vamos continuar a trabalhar.... só para terem um pouco a noção sa dificuldades no domingo o campo para o jogo do académico foi marcado pelo presidente e pelo zito (treinador)

Abraço a até Breve

Paulo Gomes

Opinião - A nível individual. académico é o melhor de longe, mas falta-lhes vontade... querer... raça... axam-se superiores (não me levem a mal), talvez o sejam.... mas têm que o provar dentro de campo... também acho que o treinador não se adequa... já passou de moda, não evoluiu

Saudações paivenses e bom resto de campeonato

terça-feira, 19 dezembro, 2006
João Nunes disse...

Boa tarde Paulo Gomes.

Obrigado pela preferência e pelas palavras que nos dirigiu.

Quando um clube tem jogadores que jogam por amor á camisola, nem na derrota os adeptos, têm nada para criticar. È bom para o Paivense ter jogadores assim. O meu colega de Blog o ogirdoR, já me tinha alertado para o facto do Paivense ser muito dificil de se derrotar.

Boa sorte para o seu clube, e já agora um bom Natal para si e para a sua familia.

terça-feira, 19 dezembro, 2006
Anónimo disse...

Paulo Gomes: Terei todo o prazer de lhe enviar as fotos mas desde já lhe digo que não estão com mt qualidade. Entre em contacto comigo para o a.magia.do.futebol@gmail.com.

O presidente é o Nuno Coutinho, não é?

Parabéns pela excelente equipa que têm!

terça-feira, 19 dezembro, 2006
Anónimo disse...

sim o presidente é o Nuno Coutinho..
queria simplesmente fazer um comentário pois ontem ao chegar ao nosso "campinho" que com tanto custo mantemos em minimas condições, reparei que o nosso banco tinha um dos vidros de fibra partido e falaram que tinha sido um tal de Sr. Monteiro.... Eu não sei quem é este Sr. Monteiro mas se fez isso de Senhor não tem nada... Aliás para um clube com os pergaminhos do Académico ter directores que se comportam como autênticos animais é complicado.... devia ser uma situação a rever pois se esse senhor acompanhar camadas jovens, é grande o exemplo que dá aos jovens jogadores do Académico....
Nós aqui temos as coisas a custo... penso que os senhores têm essa noção.... deixo portanto uma pergunta a que com certeza ninguém me sabe responder.... Quem Paga????... Nós (Paivense) quando formos ao Fontelo não fazemos contra de pegar fogo aquilo, fazemos sim conta de lutar até ao fim e suar até à última gota pelo emblema do nosso clube, honrando a bonita camisola que envergamos....

Desculpem o desabafo

Paulo Gomes

quarta-feira, 20 dezembro, 2006
João Nunes disse...

Paulo, essa história que relatou a ser verdade, deixa-nos profundamente desiludidos...

O Futebol joga-se dentro das quatro linhas...

Aqui fica o nosso lamento.

quarta-feira, 20 dezembro, 2006
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não sei quem é o Sr. Monteiro.

Eu estive lá e não parti nada!

Quero relembrar que somos apenas adeptos do Académico nada mais!

quarta-feira, 20 dezembro, 2006
Anónimo disse...

o Sr. Monteiro era o delegado ao Jogo... Peço desculpa, pois não era de todo minha intenção ofender, quer a instituição Académico, quer os seus adeptos....
por Vezes existem pessoas nos clubes que nada têm a ver com futebol...

Aqui fica o meu reparo e as minhas desculpas

Paulo gomes

quarta-feira, 20 dezembro, 2006
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não é preciso pedir desculpa. Só disse o que disse em cima porque por vezes as pessoas pensam que nós temos algo a ver com o clube propriamente dito o que não é verdade.Somos adeptos apenas e só.

Eu não sei como se processam essas coisas mas no site do Académico de Viseu estão lá os mails e números de contacto dos dirigentes do AVFC. Se achar necessário falar com eles...

Abraço.

quarta-feira, 20 dezembro, 2006