segunda-feira, dezembro 11, 2006

O Setúbal 0 SPORTING 3 nos jornais


O Jogo: Um veneno madrugador. O Sporting voltou aos triunfos no Bonfim. Uma vitória categórica, que devolveu a formação leonina às conquistas, depois de dois jogos em que provaram o sabor amargo dos dissabores. A semana não foi fácil de digestão, afinal o conjunto de Paulo Bento nunca havia perdido dois jogos seguidos. Mas ontem o “veneno” que os havia aniquilado anteriormente (golo madrugador), funcionou ao contrário. Com efeito, o tento de Liedson, logo aos 4, foi como que um espanta espíritos, deixando a equipa mais tranquila em relação à tarefa que tinha pela frente. O Setúbal acusou o momento, tornando-se numa presa fácil. António Bernardino.

Record: Um mar de facilidades. Foi um Sporting consciente da importância do jogo, aquele que entrou em campo no Bonfim para abordar o embate com o V. Setúbal. Para quem vinha de duas derrotas consecutivas e traumatizantes, os leões subiram ao relvado em estado de alerta máximo, talvez até mais preparados para lutar do que para jogar; mais disponíveis para deixar tudo em campo do que propriamente para procurarem com paciência a inspiração que lhes tem fugido nos últimos confrontos. Qualquer tentativa para narrar o que aconteceu parte de um facto determinante para o desenrolar dos acontecimentos: o Sporting cedo colheu os frutos desejados do pomar triste e desguarnecido que foi o Setúbal na noite de ontem. Sem tirar mérito à acção sportinguista que explica o triunfo, é preciso ter em conta a confrangedora fragilidade da oposição sadina. O embate em si não teve grandes motivos de interesse. Rui Dias.
A Bola: Como três aspirinas ajudam a curar uma ressaca… Em convalescença não podia o leão desejar melhor noite: teve um jogo tranquilo, um adversário dócil, um ponta de lança de regresso aos golos e uma vitória como não acontecia no Bonfim à 26 anos. Imagine-se. O Sporting, é inegável, adoeceu; as derrotas diante do Benfica e, sobretudo (por ter sido decisiva), do Spartak deitaram a equipa de Alvalade ao tapete. Muitos, viram nisso sinais de doença profunda, recordaram velhos fantasmas e temeram o descalabro. Outros guardaram-se na expectativa de ver a resposta do leão. Ente uns e outros manteve-se o treinador leonino; Paulo Bento viu apenas uma árvore onde outros viram a floresta e prometeu reacção firme. Melhor era impossível. Como sempre, também á duas formas de ver o filme do Bonfim: dirão os leões mais pessimistas que o Sporting venceu porque o jogo foi fácil; dirão os optimistas que o jogo só foi fácil porque o leão mandou e Liedson marcou. A velha história do copo meio cheio e meio vazio. No fundo, foi a mistura das duas coisas. O V. Setúbal foi adversário de menos para um Sporting que bem precisava de não ter um adversário demais. Resultado: a tradição deixou de ser o que era na noite da reabilitação leonina. João Bonzinho.

Nota: depois de ter criticado a última crónica do jornal A Bola tenho que considerar a desta semana como a melhor dos três jornais desportivos. Os textos aqui reproduzidos são apenas um resumo do que é apresentado nos jornais.
Foto: Associated Press

0 comentários: