sexta-feira, maio 18, 2007

Antevisão da jornada 29

Oliveira de Frades – Sporting de Lamego
São duas equipas que dependem apenas de si próprias para atingirem os seus objectivos mas, para isso, terão que vencer. O Oliveira de Frades apenas tem dois pontos de avanço sobre a linha de água e na última jornada deslocam-se a Mangualde, um campo nada propício a grandes aventuras. A equipa da casa apresenta como cartão de visita o facto de apenas ter perdido por duas vezes no seu reduto – com Mangualde e Mortágua – e de sofrer poucos golos, ou seja, sofreu apenas 11, sendo que desses, 4 foram sofridos com o Mortágua. O Lamego chega a esta jornada no lugar que queria e com a convicção de que se vencer dará um passo decisivo rumo à subida de divisão pois por certo ninguém acreditará que o Moimenta da Beira seja capaz de lhe roubar pontos na última jornada. O Lamego venceu os últimos dois jogos fora de casa e na segunda volta na condição de visitado em 6 jogos venceu 3 e perdeu outros 3. Para manter a liderança ao Lamego “basta” fazer igual resultado ao do Académico de Viseu. Na primeira volta Lamego e Oliveira de Frades empataram a 1.

Viseu e Benfica – Académico de Viseu
A cidade de Viseu começa a habituar-se a estes dérbis pois as camadas jovens, este ano, enfrentaram-se várias vezes. Mas, ao contrário do que acontece nos mais novos aqui apenas um luta para subir e mesmo esse não depende directamente de si. Ao Viseu e Benfica só a vitória interessa e mesmo esse resultado pode não ser suficiente já que recuperar 5 pontos em duas jornadas parece ser uma missão épica. O grande trunfo dos benfiquistas tem sido os jogos em casa mas desta feita o jogo disputar-se-á em campo emprestado mais precisamente no terreno do Lusitano de Vildemoinhos. Ao Académico de Viseu não basta fazer um bom resultado, tem que fazer um resultado superior ao do Lamego. Resta saber como reagirão os jogadores academistas depois de perderem a liderança, não esquecendo que o Académico de Viseu não perde há 16 jogos. Na primeira volta ganhou o Académico por 1-0.

Mortágua – Mangualde
O Mortágua está a “apenas” 3 pontos da zona segura da tabela mas têm dois jogos deveras difíceis pela frente. Nesta jornada recebem um tranquilíssimo Mangualde, uma equipa que nada tem a perder mas que por certo quererá honrar a camisola que envergam. Nos últimos 6 jogos o Mortágua apenas venceu 1 e, em casa, depois da goleada ao Lamego – já lá vai uma volta -, nunca mais venceu e o empate tem sido o resultado mais usual. Só uma vitória para os da casa lhe poderá dar ânimo é que o último jogo é em Cinfães um terreno muito difícil. O Mangualde não venceu os últimos dois jogos disputados fora de portas e vem de uma série de 3 jogos sem derrotas. Dirá, o Mortágua, adeus à divisão de honra viseense nesta jornada? Na primeira volta Mangualde e Mortágua emparam 1 a 1.

Moimenta da Beira – Carvalhais
A equipa da casa inicia esta jornada abaixo da linha de água e como este é o último jogo na condição de visitado tem que vencer obrigatoriamente até porque fora de portas tem coleccionado desaires atrás de desaires. No seu terreno a equipa da casa não perde há 3 jogos e vem de 2 vitórias consecutivas. O Carvalhais está num tranquilo 7º lugar, longe das preocupações de descida de divisão, e fora de portas já não sabe o que é vencer há 6 jogos com apenas um empate nesse período. Na primeira volta empataram 1 a 1.

Sampedrense – Lamelas
Repete-se o cenário neste jogo, ou seja, um clube tranquilo – o Sampedrense – e um aflito - o Lamelas. A equipa da casa terá por certo dois objectivos em mente neste fim de campeonato: tentar chegar ao 5º lugar e manter-se como a equipa melhor classificada da Região de Lafões. O Sampedrense em casa não perde há 7 jogos e nesse período apenas cederam 2 pontos. O Lamelas desperdiçou, algo surpreendentemente, dois pontos, em casa, no último jogo e, apesar de estar acima da linha de água, tem os mesmos pontos que a equipa que está imediatamente abaixo da dita. Fora de portas o Lamelas apenas perdeu 1 dos últimos 7 jogos. Na primeira volta o Sampedrense venceu por 1-2 e todos esperamos que as cenas tristes, então verificadas, não se repitam.

Paivense – Lusitano
E o cenário dos jogos atrás referidos volta-se a repetir. O Paivense está tranquilo e quererá por certo vencer para manter o 5º lugar que continua a ser seu. Em Vila Nova de Paiva acontecem sempre muitos golos em 14 jogos foram 57 com vantagem para o Paivense (34-23). O Lusitano viajará até à Pedralva com o intuito de pontuar para depois poder decidir a sua continuidade na divisão maior do futebol viseense na última jornada. Nos últimos 7 jogos efectuados fora de portas o Lusitano venceu 1 (em Tarouca) e empatou outro (em Carvalhais). Na primeira volta venceu o Paivense por 1-0.

Vouzelenses – Campia
Se a tradição se mantiver o Campia não conseguirá vencer este jogo a não ser que ao 19º derbi lafonense aconteça algo de inédito nesta época. O Campia nos restantes dérbis da região, na condição de visitante, perdeu com o Carvalhais e com o Sampedrense e empatou em Oliveira de Frades. O Vouzelenses na qualidade de visitado venceu o Sampedrense e empatou com Carvalhais e Oliveira de Frades. Estas duas equipas são as que menos pontos têm no “campeonato” da região. No campeonato propriamente dito a equipa da casa tem 5 pontos de avanço soba a linha de água e entrará para este jogo relativamente calmo pois apenas uma hecatombe os tirará da Divisão de Honra. O Campia tem apenas um ponto de avanço sobre a linha de água e perdeu os últimos dois jogos que disputou fora de casa. Na primeira volta o Campia venceu o Vouzelenses por 2-0.

Tarouquense – Cinfães

Na época passada o Tarouquense estava na III Divisão Nacional e volvido um ano está envolvido na luta para não voltar a descer de escalão. Quem diria?! 7 jogos sem vencer e 6 derrotas consecutivas é este o cartão de visita da equipa de Tarouca para quem uma nova derrota poderá significar mesmo a descida, é que tem apenas um ponto de avanço sobre a linha de água e na última jornada visita o reduto de outra equipa em maus lençóis, o Lamelas. Por falar em Lamelas, depois de ter sido derrotado naquele terreno o Cinfães voltou às vitórias e são já 3 seguidas. Com o 4º lugar assegurado o Cinfães, vai a Tarouca “descansado da vida”. Na primeira volta o Cinfães venceu o Tarouquense por 1-0.

0 comentários: