sábado, maio 12, 2007

Antevisão da jornada 28

Campia – Académico de Viseu
Em confronto estarão duas equipas que ainda não atingiram os seus objectivos. O Campia é 11º classificado mas a 3 jornadas do fim tem apenas 3 pontos de avanço sobre a linha de água, ou seja, sobre Lusitano e Mortágua com a agravante de no confronto directo com o Mortágua ficar a perder e contra o Lusitano tem que recorrer ao goal-avarage que lhe é, de momento, desfavorável, pelo que necessita de pontuar para não complicar as suas contas. O Académico de Viseu segue na liderança, não perde há 15 jogos – uma volta completa –, mas não pode pensar noutro resultado que não seja a vitória sob pena de ser ultrapassado pelo Lamego que recebe nesta jornada o aflito Mortágua e tudo indica que irá vencer. Vamos aos números: o Académico de Viseu é a equipa que mais pontua fora do seu terreno e apresenta neste aspecto a melhor defesa do campeonato e só o Lamego o supera no que a número de golos marcados fora de casa diz respeito. O Campia em casa apenas perdeu 1 dos últimos 5 jogos – acabou com as aspirações do Mangualde ao vencer por 1-0 –, mas apresenta o pior ataque na condição de visitado. Curiosamente o Campia já conquistou tantos pontos nesta segunda volta (apenas 12 jogos) como em toda a primeira volta – 15 –, ou seja, é a 7ª melhor equipa da segunda volta. Na primeira volta o resultado foi Académico de Viseu 1 Campia 1.

Lamego – Mortágua
Jogo muito parecido com o atrás referido com a particularidade de o candidato ao título jogar em casa e o aflito estar abaixo da linha de água. O Lamego depois de perder a liderança tem vindo novamente a crescer nas últimas jornadas, vem de 4 vitórias consecutivas, duas delas alcançadas em terrenos difíceis como são Vouzela e Tarouca, regressa ao seu estádio onde ainda não perdeu esta época e onde raramente sofre golos. O Mortágua é o penúltimo classificado, está a dois pontos da zona segura da tabela, é o rei dos empates (12), 5 deles alcançados fora do seu terreno. Nos jogos efectuados fora de casa há a destacar o facto de ter empatado em Mangualde (1-1) e de ter sido goleado em Viseu frente ao Académico (5-0). Na primeira volta o resultado foi um “escandaloso” Mortágua 4 Lamego 0.

Viseu e Benfica – Paivense
A 6 pontos do Lamelas, que é a equipa que está imediatamente acima da linha de água, e em desvantagem no confronto directo uma derrota para os da casa neste jogo significará a descida de divisão. O empate para os comandados por João Chaves de pouco servirá e pode valer também a descida com a conjugação de alguns resultados, só a vitória lhes poderá dar algum alento mas mesmo assim têm que andar com a calculadora atrás. A vida do Viseu e Benfica está muito complicada se bem que nesta segunda volta tenha já alcançado mais um ponto que em toda a primeira volta. O Paivense que é o 5º classificado, um lugar que quererá por certo manter, continua a viver dos rendimentos, ou seja, dos 29 pontos alcançados na primeira volta pois neste segundo turno é a pior equipa do campeonato, a par do Moimenta da Beira, com apenas 10 pontos alcançados. Na primeira volta o resultado foi Paivense 3 Viseu e Benfica 2.

Lusitano – Moimenta da Beira
Duelo de aflitos. A equipa da casa está abaixo da linha de água e recebe o Moimenta da Beira que tem apenas mais 3 pontos, pelo que a vitória é o único resultado que lhes interessa, outro qualquer resultado poderá deitar tudo a perder. O Moimenta da Beira está a fazer uma segunda volta paupérrima, apenas 10 pontos, mas exceptuando as goleadas no Fontelo (8-1) e em Vila Nova de Paiva (4-0) tem alcançado resultados razoáveis frente a equipas que, tal como eles, lutam para não descer. O Lusitano, que continua a somar mais pontos fora de casa do que nos Trambelos, depois de ter vencido o então líder Lamego só venceu 1 dos últimos 4 jogos realizados em casa. O Moimenta fora de casa apenas alcançou uma vitória pelo que nos últimos 9 jogos apenas empatou 3, sendo que nas últimas duas deslocações encaixou 12 golos. Na primeira volta o resultado foi Moimenta da Beira 1 Lusitano 1.

Lamelas – Vouzelenses
Quem será o melhor treinador da divisão de honra, Idalino de Almeida ou Vítor Pereira? Penso que não haverá nenhum prémio para entregar ao melhor treinador da época mas, se houvesse, esse prémio aconteça o que acontecer daqui para a frente deveria ser entregue ao treinador do Lamelas pois a equipa de Paulo Sant´Ana conquistou nesta segunda volta 22 pontos até ao momento, ou seja, tantos como o Mangualde e apenas menos 1 que Lamego e Cinfães, já para não falar que está na final da Taça Sócios de Mérito. É obra! Por estar em excelente momento de forma e porque joga em casa o Lamelas é o favorito a vencer esta partida e se o conseguir dará um passo de gigante rumo à manutenção. A equipa de Vouzela desloca-se ao concelho de Castro Daire num tranquilo 7º lugar, vem de 4 derrotas consecutivas o que pode denotar que está já a pensar na próxima época. Na primeira volta o resultado foi Vouzelenses 2 Lamelas 0.

Mangualde – Tarouquense
A equipa da casa – até pelas notícias que por aí circulam –, já deve estar mais preocupada com a próxima época do que com esta, uma vez que o 3º lugar parece ser seu. O Mangualde apenas venceu 1 dos últimos 6 jogos disputados e desse facto se pode aproveitar o Tarouquense que apesar do seu 10º lugar tem apenas 4 pontos de avanço sobre a zona de descida. Mas, se o Mangualde não atravessa um bom momento de forma a equipa de Tarouca não lhe fica atrás: não vence há 6 jogos e vem de 5 derrotas consecutivas. Na primeira volta o resultado foi Tarouquense 1 Mangualde 0.

Carvalhais – Oliveira de Frades
Será que o 18º dérbi da Região de Lafões da época 2006/207 vai ser diferente dos anteriores? Nos anteriores 17 encontros os visitantes nunca venceram, o empate é o resultado que mais vez acontece (9), normalmente as vantagens são mínimas e só por uma vez uma equipa conseguiu marcar mais do que 2 golos, foi o Oliveira de Frades que bateu o Sampedrense por 3-1. Tanto uma como outra equipa terminam aqui os dérbis desta época, sendo que ambas conquistaram 10 pontos cada no “mini campeonato” da Região. O Carvalhais é 8º e tem 6 pontos de avanço sobre a linha de água, o Oliveira de Frades é 9º e tem 5 pontos de avanço sobre a zona de descida. Na primeira volta o resultado foi Oliveira de Frades 1 Carvalhais 1.

Cinfães – Sampedrense
Um jogo entre equipas tranquilas. O Cinfães é o 4º classificado e por lá deve continuar preparando a final da Taça Sócios de Mérito onde defrontará o Lamelas. A equipa da casa vem de 2 vitórias consecutivas e nos últimos 9 jogos no seu reduto apenas cedeu 2 empates. O Sampedrense tenta buscar motivação neste final de época no facto de apenas estar a 2 pontos do 5º classificado e também no facto de tentar se manter como a equipa melhor classificada da Região de Lafões. A equipa de São Pedro do Sul atravessa bom momento pois apenas perdeu 1 – foi em Lamego já nos descontos -, dos últimos 6 jogos. Na primeira volta o resultado foi Sampedrense 0 Cinfães 2.

0 comentários: