sexta-feira, maio 25, 2007

Antevisão da 30ª jornada

Académico de Viseu – Vouzelenses
Este é o jogo do tudo ou nada para os viseenses, a vitória dará o título e consequente subida de divisão, os outros resultados apenas servem se o Lamego fizer igual resultado mas tudo indica que os lamecenses vençam o seu jogo. O Académico mantém-se invicto à 17 jornadas (12 vitórias e 5 empates) e em casa venceu os últimos 7 jogos e para além disso tem o melhor ataque caseiro (37) e uma das melhores defesas (10), por tudo isto que acabo de dizer é o grande favorito para esta partida. A equipa de Vouzela chega a esta partida na condição de equipa da região de Lafões melhor classificada e por lá se quererá manter. Fora de portas os Vouzelenses não vencem há 4 jogos (1 empate) e apenas ganharam em Vildemoinhos e Moimenta da Beira e tem um saldo negativo de 10 golos (13-23). Na primeira volta venceu o Académico de Viseu por 2-0.

Sporting de Lamego – Moimenta da Beira
Na semana passada todos pensavam que este seria o jogo da consagração dos homens treinados por Vítor Pereira mas só o será – jogo da consagração - se o Sporting local bater o Moimenta e o Académico não vencer no seu reduto. O Lamego continua a ser a única equipa que ainda não perdeu em casa, só o Mangualde tem melhor defesa na condição de visitante e vem de 3 vitórias consecutivas no seu terreno pelo que é o favorito a vencer esta partida. O Moimenta da Beira fez uma má segunda volta mas a verdade é que nos últimos jogos cresceu e chega a esta partida já com a manutenção garantida, ou seja, livre de qualquer perigo o que poderá querer dizer que jogará o jogo pelo jogo. Fora de portas o Moimenta apenas empatou 1 dos últimos 7 jogos o que não augura nada de bom para esta partida até porque apenas venceu uma vez fora de portas (em Tarouca) e já lã vão 10 jogos. Na primeira volta o Lamego goleou por esclarecedores 1-5.

Lusitano – Viseu e Benfica

A equipa de Vildemoinhos está abaixo da linha de água mas tem uma certeza: se vencer manter-se-á na divisão de honra pois Lamelas e Tarouquense jogam entre si e um deles tem que perder pontos ou até os dois. O Lusitano no seu terreno vem de duas vitórias consecutivas o que quererá dizer que a onda dos maus resultados caseiros já lá vai. O Viseu e Benfica despede-se, neste jogo, da Divisão de Honra local onde coleccionou derrotas atrás de derrotas na condição de visitante tendo apenas alcançado um empate. Se o Viseu e Benfica alcançar um resultado positivo “arrisca-se” a arrastar consigo o seu vizinho. Na primeira volta o Viseu e Benfica bateu o Lusitano por 3-0.

Lamelas – Tarouquense

Uma vitória para qualquer uma das equipa salva-as da descida. O empate pode servir mas tem que se usar a calculadora. A derrota pode valer a descida de Divisão dependendo do resultado do Lusitano. O Lamelas continua a fazer uma excelente segunda volta tendo perdido em casa apenas um dos últimos 7 jogos. O Tarouquense parece em queda livre e vem de 7 derrotas consecutivas – há bem pouco tempo estava na luta pelo 5º lugar – e fora de portas não vence há 4 jogos (1 empate). Na primeira volta empataram a zero.

Campia – Sampedrense
20º e último dérbi lafonense da época. Nunca, na presente edição, uma equipa que jogou fora de casa venceu um dérbi da região e isso poderá ser benéfico para o Campia que necessita de pontuar – só a vitória garante, sem a ajuda da matemática, a salvação. O Campia não vence há 4 jornadas, é certo, mas nos últimos 6 jogos disputados no seu terreno apenas cedeu um empate e uma derrota. O Sampedrense pouco mais tem em jogo do que o seu orgulho e o facto de poder alcançar um lugar que honre o clube – na melhor das hipóteses será 6º classificado na pior será 8º classificado. Na primeira volta o Sampedrense venceu por 2-1.

Mangualde – Oliveira de Frades
Aconteça o que acontecer neste jogo o Mangualde será sempre o 5º classificado do campeonato. Aconteça o acontecer o GDOF manter-se-á na Divisão de Honra, falta saber é em que posição sendo que o 9º lugar é a ambição máxima. O Mangualde vem de um série de 4 jogos sem derrotas e em casa venceu os últimos 2 e apresenta a melhor defesa do campeonato na condição de visitado. O Oliveira de Frades vem de 5 derrotas consecutivas. Na primeira volta o Mangualde venceu por 0-2.

Cinfães – Mortágua

O Cinfães será no final do campeonato o 4º classificado e o Mortágua descerá inevitavelmente à 1ª Divisão Distrital. O Cinfães vem de 4 vitórias consecutivas e em casa não sabe o que é perder há 10 jogos (2 empates). O Mortágua só venceu 1 dos últimos 7 jogos. Na primeira volta Mortágua e Cinfães empataram 1-1.

Carvalhais – Paivense
Mais um jogo em que pouco há a dizer pois as equipas estão perfeitamente tranquilas com o Paivense a garantir o 5º lugar final na última jornada. O Carvalhais pode ainda aspirar a chegar ao 6º lugar e o pior que lhe pode acontecer é baixar para o 10º lugar. Em casa o Carvalhais venceu os últimos 4 jogos. Fora de portas o Paivense perdeu os últimos 3 jogos. Na primeira volta o Carvalhais venceu por 1-3.

0 comentários: