sexta-feira, maio 11, 2007

Jornalista, adepto ou o quê?


Onde é que acaba o papel de jornalista e começa o de adepto de um clube de futebol? Faço esta pergunta cada vez que leio uma coluna de opinião do jornalista Jorge Maia no jornal O Jogo. O seu facciosismo perante o FC Porto é algo de inenarrável e se alguém tiver dúvidas disso basta estar atento ao que é escrito na blogosfera portista onde o homem é tratado como um deus! Ontem, em mais uma coluna de opinião, atirou-se ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol por estes considerarem que Quaresma não prestou “relevantes serviços ao futebol português”, isto ainda na sequência da expulsão de Quaresma no jogo de Leira – o tal lance que Domingos não viu porque estava a olhar para o chão. Desta vez o bom do Jorge até tem alguma razão no que diz, mas no fim acaba por "borrar a pintura". Passo a transcrever:

“Ora, aí está, como em poucas palavras o próprio CJ prova, para além de qualquer dúvida razoável, que se trata de um órgão flácido e autista, tal como, de resto, já se suspeitava. Ricardo Quaresma participou activamente no apuramento de Portugal para a fase final do Europeu de sub-21, na qual também participou e que, por sinal, se disputou em Portugal. O problema é que se disputou durante o Verão, época de férias judiciais, facto que poderá explicar o total desconhecimento oficioso dos doutos juízes do CJ sobre o assunto.
Mas Quaresma também jogou a final da Taça Intercontinental frente ao Once Caldas, final que o FC Porto venceu e na qual o extremo marcou uma das grandes penalidades decisivas. Também esse título internacional terá passado oficiosamente despercebido aos senhores juízes do CJ. Talvez porque a final se disputou em Dezembro, época de férias natalícias...
Entretanto, Quaresma representa a Selecção Nacional, ao serviço da qual já marcou alguns golos decisivos na fase de apuramento para o próximo Europeu; representou o FC Porto em duas edições da Liga dos Campeões; foi campeão nacional pelos portistas e venceu a Taça de Portugal pelo FC Porto e pelo Sporting. Ora, na melhor das hipóteses, nada disto é do conhecimento do CJ e na pior, nada disto é considerado relevante, mas ambas as hipóteses são igualmente assustadoras. Porque, ou os juízes estão sempre de férias, ou não querem saber dos assuntos sobre os quais julgam. Deus nos livre de sermos julgados por juízes assim. "

Oh, Jorge! Então o Quaresma só ganhou uma Taça de Portugal pelo Sporting? Não terá por acaso sido também campeão, nesse mesmo ano, pelo Sporting?! Não me digas que estavas de férias como os juízes que tanto criticas?! Eu nesse ano estive na Praça do Município, em Lisboa, e quase apostava que tinha visto o Ricardo, Quaresma, na varanda da Câmara Municipal a festejar o título...
Mas tu lá sabes!

2 comentários:

Bruno Pinto disse...

Experimenta ler o João Sanches também no mesmo jornal e vês o que é um verdadeiro adepto leonino! Aquelas colunas, parece-me, são mesmo feitas com esse propósito.

sexta-feira, 11 maio, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sim, que aquelas colunas são feitas com esse propósito já eu tinha atingido por isso a minha pergunta: quando acaba o jornalista e começa o adepto?

sexta-feira, 11 maio, 2007