sábado, maio 31, 2008

Morreu Carlos Alhinho

"O antigo internacional português Carlos Alhinho morreu este sábado, em Benguela, Angola, vítima de uma queda acidental num fosso de um elevador de um hotel, informa a Lusa. A agência acrescenta que o treinador caiu do sexto piso, por, alegadamente, confiar na informação do mostrador do ascensor, que indicava que se encontraria ali, e que ainda foi tentada a reanimação no local.
Alhinho, de 59 anos, jogou por Benfica, Sporting e F.C. Porto, e representou também a Académica e o Portimonense. Orientou as selecções de Angola e de Cabo Verde, para além de ter treinado uma série de clubes. Ainda recentemente, Carlos Alhinho acompanhou de perto a digressão do clube da Luz a Angola e Cabo Verde, realizada no início do mês.
Nascido em São Vicente, Cabo Verde, a 10 de Janeiro de 1949, Carlos Alhinho estreou-se na selecção portuguesa frente à Irlanda do Norte, em 28 de Março de 1973, e, no total, somou 15 internacionalizações.
"

In MaisFutebol de 31 de Maio de 2008

6 comentários:

João Nunes disse...

Carlos Alhinho foi o treinador do dream team que conseguiu a ultima subida do Académico á 1ª divisão.

De repente a vida pregou-lhe uma partida. Que forma triste de morrer!

sábado, 31 maio, 2008
Anónimo disse...

O ex-jogador e treinador cabo-verdiano Carlos Alhinho faleceu hoje, 31 de Maio, em Angola, vítima de um acidente de elevador. De acordo com fonte de asemanaonline, Alhinho accionou um dos elevadores do hotel onde se encontrava hospedado em Luanda e este despenhou, provocando-lhe a morte. São Vicente, sua terra natal, e Cabo Verde em geral estão incrédulos e inconsoláveis com a perda desta figura de topo do futebol cabo-verdiano de 59 anos.




Carlos Alhinho iniciou a sua carreira na Académica do Mindelo (1963/1965). Nesse ano, trocaria a Micá de São Vicente pela de Coimbra, onde jogou até 1972. A sua primeira experiência num “grande” de Portugal foi no Sporting Clube de Portugal (72/75) onde foi vencedor de um campeonato nacional (73/74) e duas taças de Portugal. Envergou a camisola do Futebol Clube do Porto (75/76) e do Sport Lisboa e Benfica (76/77) onde foi também campeão nacional.

Formado em Engenharia Técnica Agrária e Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, Alhinho saiu para o Moellenbek (Bélgica), hoje FC Brussels, em 1977/78, regressando ao Benfica (78/82) onde venceu mais um campeonato e uma Taça. Foi 20 vezes internacional por Portugal -15 pela Selecção A, 3 pela Selecção B e 2 pela selecção de Esperanças. Terminou a sua carreira no Portimonense e no Farense. Foi considerado o futebolista cabo-verdiano do século XX pelo COI- Comité Olímpico Internacional.

Ao terminar a carreira de jogador optou pela de treinador. Sob o seu comando estiveram clubes como Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (Angola), Al Qadisiyah (Arábia Saudita) e a equipa do Rei do Marrocos. Foi considerado o melhor treinador do ano quando dirigiu o Al-Ahli (Qatar) e venceu a supertaça do Bahrein como técnico do Muhanrag e foi finalista da Taça da Ásia.

Também foi seleccionador de Cabo Verde e Angola, que que levou à final do campeonato de África (1996). Carlos Alhinho, que é dono de uma academia de futebol em São Vicente, filial do Benfica, é o único instrutor dos PALOP credenciado pela CAF-Confederação Africana de Futebol. Indubitavelmente, uma grande perda para Cabo Verde. À família enlutada, sentidos pêsames.

sábado, 31 maio, 2008
Anónimo disse...

Coimbra, 31 Mai (Lusa) - O antigo jogador e treinador do Benfica Toni lamentou hoje "a perda de um grande amigo", o ex-futebolista Carlos Alhinho, vítima de um acidente mortal em Benguela, Angola.

"É com tristeza profunda que perco um grande amigo, assim de uma forma tão trágica", afirmou o ex-jogador à Agência Lusa.

Toni recordou a grande amizade que tinha por Carlos Alhinho, tendo mesmo convivido recentemente com ele no jogo de despedida de Rui Costa frente ao Vitória de Setúbal. "Ele tinha chegado da Arábia Saudita, assim como eu, pois tinha lá treinado e defrontámo-nos no campeonato daquele país", recordou Toni.

O ex-jogador salientou o percurso vitorioso do avançado nos três grandes do futebol nacional e na Académica, mas em particular no Benfica, onde foi campeão com ele por duas vezes. Além disso, jogou com ele na Selecção Nacional: "Comungámos grandes alegrias e grandes momentos", salientou.

Também o ex-dirigente e jogador da Académica, Vasco Gervásio, recordou a grande amizade com o "grande jogador e amigo" que foi Carlos Alhinho. "Joguei com ele, éramos grandes amigos e continuámos a ter um bom relacionamento. É uma perda irreparável. O desporto nacional perda uma grande figura", lamentou Vasco Gervásio, que jogou com Alhinho nos anos sessenta na Briosa.

NR.

Lusa/fim

sábado, 31 maio, 2008
Anónimo disse...

O treinador e antigo internacional português Carlos Alhinho morreu hoje em Benguela (Angola), vítima de uma queda acidental num fosso de elevador de um hotel.

O ex-jogador de Benfica, Sporting, FC Porto, Portimonense e Académica contava 59 anos e caiu do 6.º piso do Hotel M'ombaka, alegadamente por ter confiado na informação do mostrador do ascensor, que indicava que se encontraria ali quando a porta se abriu.

Apesar das tentativas de reanimação, o treinador - que estava em Benguela para assumir o comando técnico da equipa local Primeiro de Maio - não resistiu aos ferimentos resultantes da queda.

Carlos Alhinho nasceu em São Vicente (Cabo Verde), a 10 de Janeiro de 1949, tendo-se estreado como internacional A de Portugal em 1973 (28 de Março), frente à Irlanda do Norte, jogando 15 vezes com o emblema das quinas ao peito.

Ao nível de clubes, conquistou 3 campeonatos nacionais pelo Benfica (2) e Sporting (1) e 4 Taças de Portugal: 2 pelos leões e outras tantas pelo clube da Luz.

sábado, 31 maio, 2008
Anónimo disse...

treinador de futebol Carlos Alhinho, antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto, morreu hoje em Benguela, Angola, vítima de uma queda acidental num fosso de elevador de um hotel, noticia a Agência Lusa.

O antigo internacional português, 59 anos, que também representou como jogador o Portimonense e a Académica, caiu no fosso do elevador do Hotel M'ombaka, no sexto piso, alegadamente por ter confiado na informação do mostrador do ascensor, que indicava que se encontaria ali.

Segundo testemunhas oculares, foi tentada no local a reanimação do antigo treinador de futebol, que estava em conversações com a equipa local Primeiro de Maio.

Carlos Alhinho nasceu em São Vicente, Cabo Verde, a 10 de Janeiro de 1949, tendo-se estreado como internacional A de Portugal em 1973 (28 de Março), frente à Irlanda do Norte, pela mão de José Augusto. Foi internacional português 15 vezes.

Como treinador, assumiu o comando de Angola e de Cabo Verde, além de vários clubes.

comentar artigo

sábado, 31 maio, 2008
Anónimo disse...

Essa grande glória para os academistas acaba de nos deixar.
Carlos Alhinho e Familia(CAF)... Lembram-se? Grandes craques que passaram pelo CAF (alguns familiares do Alhinho) nos gloriosos tempos do Académico. Assim ficou conhecido o clube na altura.
Abraços
Paulo (Academista) da Costa

domingo, 01 junho, 2008