sábado, maio 10, 2008

E esta hein?

Um estudo realizado pela Universidade de Aveiro revelou que o nível de poluição em Viseu é superior ao limite. O estudo, publicado este sábado pelo DN, acentua que esta constatação se justifica pela existência de demasiadas partículas finas (poeiras resultantes da queima sobretudo de combustíveis automóveis), sendo que os níveis de ozono, dióxido de enxofre e compostos orgânicos estão dentro da média.
Ora nesse sentido, e em vésperas de Portugal realizar em Viseu um estágio de duas semanas de preparação para o Euro 2008, o Maisfutebol tentou saber junto do médico da selecção Nuno Campos até que ponto é que este nível de poluição pode prejudicar os jogadores. O clínico da equipa médica nacional revelou desconhecer o estudo em questão, mas não se mostrou preocupado com ele.
«Sabe-se, e há estudos que o comprovam, que a partir de trinta metros da zona por onde passam os automóveis as partículas finas diminuem drasticamente. Não sei exactamente em que área, ou em que áreas, de Viseu o estudo foi realizado, mas a selecção vai treinar numa zona extremamente arborizada e muito menos poluída. Vamos treinar no Fontelo, que é a fonte de oxigénio da cidade», garantiu Nuno Campos.
Para além disso, e como acentua o estudo, as partículas finas são sobretudo prejudiciais para as crianças. «Os adultos reagem melhor a este tipo de poluição», acrescenta Nuno Campos, garantindo não se tratar de uma preocupação capaz de condicionar a respiração dos jogadores. «Muitas vezes as partículas finas são provocadas pelo vento ou por um tecto de nuvens pontual. Não me parece que condicione os jogadores».

Deixo um testemunho á selecção: Podem vir para Viseu sem problemas porque eu, a minha família, e os meus amigos, vivemos cá, e ainda não morremos.
Não me parece que o ar de Viseu, seja mais poluído que o de Lisboa, Porto, Manchester, Madrid... etc.

Sem qualquer nexo esta noticia da qual o jornal online "Maisfutebol", faz manchete hoje.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. Viseu é uma cidade maldita! Sempre foi. Lembram-se quando o senhor que responde pelo Casa Pia, Carlos Cruz veio dizer que Viseu não podia entrar no Euro 2004 porque não tinha estádio? Porque, dizia ele, o Fontelo estava rodeado por árvores centenárias (que chatice, não é?) que estavam classificadas (e era mentira, como disse na altura Fernando Ruas) e por isso não podiam ser abatidas, logo só restava construir um estádio novo, que a Câmara tinha que projectar, imaginar, apresentar estudos e orçamentos... até ao fim de semana seguinte!!!!
Pois bem, essas mesmas árvores não estão lá a fazer nada, pelos vistos!
Fico siderado! A Universiade de Aveiro, para além de boicotar com Coimbra a Universidade Pública de Viseu, não sabe fazer mais nada? Não podia olhar para o estádio que tem lá ao pé, mamarracho perdido no meio de nada e que não serva para nada, ali mesmo, plantado ao pé de estradas e auto-estradas, com poluição mais que suficiente para garantir a sua observação?
Ainda se o ambiente fosse suficiente para afastar o Scolari da selecção que devia ser de todos nós, mas que vai integrar Paulos Ferreiras, Petits, Ricardos, Nunos Gomes e outros tantos que fizeram épocas de l(i)uxo, mas são amiguinhos dele e ignorar tantos que se esforçaram e construiram épocas excelentes, cá e lá fora, ainda se justificava este estudo.
Agora assim...
Vale o que vale, notícia de abertura de não sei o quê, muito científica, muito capaz de realçar o valor académico das nossas universidades, se calhar para justificar o falhanço que toda a gente que eu conheço vai prevendo, mesmo os apoiantes do seleccionador-pugilista,porque a sorte de ter um Ronaldo a resolver sozinho, ou outros tipo Maniche com pontapés de trás do sol posto, às vezes dá para esconder a mediocridade que a Grécia pôs a nu, mas não pode dar para sempre. O próprio Scolari vai estando convencido e começa a procurar as desculpas: A selecção que perdeu as referências (leia-se sorte nos momentos certos), a experiência (leia-se o trabalho de Mourinho no Porto que pôs a base da selecção numa bandeja para ele estragar), etc..
Enfim, o costume, em todos os aspectos.
E lá vai aquele grupo excursionista, que nunca conseguiu fazer com este pugilista um só jogo em que se pudesse dizer que vimos futebol decente, vestir um equipamento que sempre orgulhou quem o envergou com mérito e não por ter cunhas.
LUMAGO


Será?
Não metam é Viseu neste filme de terror que se aproxima

domingo, 11 maio, 2008
Anónimo disse...

Não desanime, agora é que é. O Mister Scolari disse que vai haver uma supresa. É desta que convoca o Baía! E assim passa a ser o maior!

domingo, 11 maio, 2008