terça-feira, fevereiro 19, 2008

Palavras dos outros XVIII

Foto:Mike Hewitt/Getty Images
Efeito Barbosa no pé do João


Condução de bola segura, oposição encarada, João Moutinho afasta-se ligeiramente da quina da área tricolor junto ao corredor esquerdo do ataque leonino. O capitão leonino explora o curto espaço, flecte para dentro e atira arqueado, fazendo a bola, obediente, entrar no ângulo superior do poste mais distante da baliza defendida por Nélson. O Sporting abria, em beleza, o caminho para a vitória, anteontem, sobre o Estrela da Amadora em Alvalade, num lance cujo recorte técnico e efeito "deve direitos" a um autor especial que foi leão durante nove épocas: Pedro Barbosa.
Desde cedo que a atitude de João Moutinho o tornou aceite no seio da família leonina, a começar pelo balneário. Decorria a época 2004/05, quando o camisola 28 ascendeu à equipa principal então liderada por José Peseiro e causou admiração junto do homem que, ao tempo, detinha a braçadeira de capitão e a camisola oito - a mesma que o miúdo que depressa cresceu sonha um dia vir a envergar. A relação perdura, hoje com Barbosa nas funções de director de futebol, vendo Moutinho seguir-lhe as pisadas como líder em campo da equipa verde e branca.
Além da estética no remate, une-os o apetite pelos golos. João Moutinho leva seis tentos na actual temporada, estando a um do seu melhor pecúlio como sénior, alcançado na época passada. Em 2003/04, Pedro Barbosa acertou nove vezes no fundo das redes. Faltam, portanto, quatro para o aplicado "aluno" superar o "mestre".
Em O Jogo (António Benardino/Filipe Alexandre Dias)

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi esse o meu desabafo quando vi o golo do Moutinho. Desde o Pedro Barbosa que não via um golo assim. O Moutinho tem contudo um grande campo de progressão e será bem melhor que o Barbosa.

terça-feira, 19 fevereiro, 2008
Anónimo disse...

hum... o Barbosa tiha um toque de bola que não é facil de igualar, depois tinha muito corpo(1,88/89 m) o que dificultava os adversarios quando iam pa lhe roubar a bola. Para mim são jogadores bem diferentes.O moutinho é trabalhador seja qual for o jogo, o barbosa era jogador de grandes jogos(tipo zidane, desculpem a comparação lol)
Sprees

terça-feira, 19 fevereiro, 2008