quinta-feira, janeiro 01, 2009

Palavras dos outros XXXV


Recuamos à época que antecedeu a conquista do título, depois daqueles 19 anos de travessia do deserto, com uma foto de um «onze» do FC Porto. Um FC Porto já orientado por José Maria Pedroto e reforçado com Joaquim Torres (gr), Freitas, Brandão, Duda, e os ex-boavisteiros Celso e Taí.
Reparem que nesta foto já são visíveis alguns jogadores que fizeram parte da espinha dorsal da equipa que levaría o FC Porto ao título na época seguinte: a dupla de centrais Simões/Freitas, o trinco Octávio Machado e a dupla de ataque Gomes/Oliveira. Mas o maior destaque da foto vai para o sensacional tridente ofensivo constituído por Fernando Gomes, Teófilo Cubillas e António Oliveira. Apesar do perúano já não ter terminado a época, acabou por ficar directamente ligado à conquista da Taça de Portugal, pois foi ele o autor dos dois golos com que o FC Porto derrotou (0-2) o Ac. Viseu na 1ª eliminatória da competição.
Nessa época, o FC Porto foi apenas 3º classificado no campeonato nacional, a 10 pontos do campeão, o Benfica, mas venceu a Taça de Portugal ao derrotar na final o Sp. Braga por 1-0 (golo de Fernando Gomes).
Em cima (da esq. para a dta.): Teixeirinha, Freitas, Celso, Simões, Tibi, Teixeira; Em baixo (da esq. para a dta.): Taí, Octávio, Fernando Gomes, Cubillas, Oliveira;

Foto e e texto In Paixão pelo Porto

0 comentários: