segunda-feira, novembro 26, 2007

Heróis do Fontelo!


Académico de Viseu: Manuel Fernandes (Nuno 72), Calico, Negrete, Marcos, Mégane, Beaud, Álvaro, Cardoso, Eduardo, Filipe Figueiredo (Carlos Santos 60) e Zé Bastos (João Miguel 76). Treinador: Idalino de Almeida.


Sanjoanense: Pedro Justo, Nuno Santos, Vilaça, Paulo Jorge, Magalhães (Marcinho 73), Hélder, Menegueti (Filipe 59), Moisés, Toninho, Sérgio Silva (Hugo Gomes 85) e Bobó. Treinador: Jorge Silva.

Cartões amarelos: Negrete, Cardoso, Beaud, Manuel Fernandes e Zé Bastos (Académico) Magalhães Filipe e Nuno (Sanjoanense)

Cartões vermelhos: Cardoso 57 (acumulação de amarelos)

Golo: Marcos 42 (1-0)


Remates:
Académico – 7 (4+3)
Sanjoanense – 11 (4+7)

Remates á baliza:
Académico – 2 (2+0)
Sanjoanense – 4 (1+3)

Faltas:
Académico – 9 (5+4)
Sanjoanense – 12 (7+5)

Cantos:
Académico - 3 (3+0)
Sanjoanense - 3 (2+1)

Foras de jogo:
Académico - 1 (0+1)
Sanjoanense – 8 (4+4)

Quem se deslocou ao Fontelo- os academistas claro está – ia com uma única coisa em mente, ver o Académico ascender á liderança e por isso mesmo a sensação final só pode ter sido a de uma alegria imensa por ver o nosso clube bem lá no topo da classificação. Mas se pensam que foi fácil iludam-se.
Acho não ser exagerado afirmar que na primeira meia hora de jogo o Académico não existiu. Havia muito espaço entre linhas – consequência disso mesmo houve imensos passes falhados – o Académico era incapaz de ligar uma jogada e só chegava à baliza contrária mercê dos pontapés em profundidade à procura de Zé Bastos que sozinho lá na frente fazia o que podia e o que podia fazer era pouco. A Sanjoanense nesses 30 minutos mostrou o porquê de ser líder, trocava a bola com grande à vontade mas a finalização era – foi - uma lástima levando-me a questionar como é possível o melhor ataque do campeonato rematar assim. E o perigo surgia sempre pelo lado esquerdo da nossa defesa.
O Académico rematou pela primeira vez à baliza forasteira aos 30 minutos (ver filme do jogo) e aí deu-se o clique. Como que por MAGIA o Académico subiu de produção, subiu as suas linhas que ficaram mais compactas e começaram a pressionar o adversário e aí a equipa de São João da Madeira recebeu uma lição de eficácia quando aos 42 minutos Marcos… marcou!
A primeira parte terminou assim com vantagem academista. Injustiça poderão clamar os forasteiros mas no futebol ganha quem marca e aí, meus amigos, não há nada a fazer: glória aos vencedores honra aos vencidos.
Na segunda parte foi a Sanjoanense que mais uma vez pegou na condução do jogo mas foi o Académico o primeiro a criar perigo e a sensação que ficara era de que os nossos atletas estavam com a moral em cima prontos a fazer estragos.
Até que surgiu Octávio Pereira. Quem? Pois é normal não o conhecer, é árbitro e é de Bragança. O Senhor Árbitro chamou a sim as luzes do jogo, quis ser protagonista, e expulsou Cardoso por simular uma grande penalidade. Não foi penalty mas também não foi simulação. O nº 7 academista caiu na área depois de um choque normal em futebol, não se passou mais nada do que isso. E Cardoso que já tinha visto uma amarelo ridículo na primeira parte viu um escandaloso na segunda. Octávio Pereira não tem categoria para arbitrar numa competição nacional, que volte aos distritais que não é nenhuma desonra.
A partir daí o jogo teve apenas um sentido, a baliza de Manuel Fernandes e mais tarde de Nuno. Aqui há apenas a lamentar o facto de o Académico não ter conseguido trocar a bola entre si, mas há mais mérito da Sanjoanense do que demérito do Académico de Viseu. E é a partir daí que os jogadores academistas se uniram e lutaram bravamente por cada bola como se fosse a última jogada das suas vidas. A Sanjoanense pressionou mas nunca sufocou e nisso há muito mérito dos atletas do Académico de Viseu. Se calhar a Sanjoanense vai se queixar de algum anti jogo do Académico mas devem questionar isso sim o árbitro da partida pois foi ele que nos amputou de uma peça do nosso xadrez. E convém dizer que ninguém no Académico fez ronha – o único jogador assistido estava mesmo lesionado (Manuel Fernandes).
Não foi um grande jogo de futebol mas houve muita alma, Alma Academista!
Agora falo directamente para os jogadores academistas. Já vos critiquei muita vez e não prometo que não o voltarei a fazer. Mas deixem-me dizer-vos uma coisa. É fácil agora falar assim, porque afinal de contas vencemos, mas acreditem mesmo que perdessem eu diria o mesmo: hoje foram uns verdadeiros heróis. Os heróis do Fontelo!



Nota: Desculpem a insistência e se não tenho razão nos meus "protestos" peço desde já desculpa. Já aqui alertamos diversas vezes para a falta dos bombeiros no Fontelo. Li que se suspeita que Manuel Fernandes tenha sofrido um traumatismo craniano e ele fez a viagem entre a baliza e o balneário pelo seu próprio pé. Que nunca aconteça nenhuma desgraça no Fontelo é o que se pede.

12 comentários:

Anónimo disse...

Foi um bom jogo, aquele a que se assistiu esta tarde no estadio do fontelo, com duas equipas a justificarem o porque de estarem no topo da classificacao. Viu-se um Academico a chegar a vantagem atraves do central MARCOS ja perto do intervalo, atraves de um excelente cabeceamento. Na 2ªparte, e com o arbitro a expulsar um jogador academista, quanto a mim, de uma forma injusta, foi a sanjoanense que teve as melhores oportunidades pa chegar a igualdade. Felizmente para o academico, nao concretizou nenhuma. Vitoria justa do academico de viseu. De realçar a excelente moldura humana que estava no fontelo, começa-se a reviver o espirito academista nesta cidade de viseu.

domingo, 25 novembro, 2007
Anónimo disse...

Grande jogo de sofrimento por parte do AC. Viseu (Já estamos habituados a jogar a 2ª parte com 10 jogadores). Mas hoje, os jogadores esforçaram-se com uma garra inacredítável e com uma sobriedade de pensamentos enorme. Destaque para o Álvaro que fez uma excelente partida (correu que se fartou) e o orgulho que esta equipa me encheu vivendo momentos no fontelo que já não via aos anos. Dois destaques: Um relativo ao apoio do público no fim do jogo a gritar incessantemente pela equipa (em todo o estádio) e o segundo relativamente a MArcos. Muitos não o sabem mas ele veio de propósito de MAdrid para jogar e regressava para lá no final do jogo. É disto que o Académico se tornou grande no fim dos anos 90 e é disto que precisa para lá voltar novamente.

FORAM MESMO UNS HERÓIS, A CIDADE AGRADECE E APLAUDE.

segunda-feira, 26 novembro, 2007
Anónimo disse...

grande ACADÉMICO...sao as vitorias que nos fazem sonhar,vamos continuar assim...eu estou sempre a torcer por vos.e agora ja ninguém nos para...vamos pa 2ºdivisao,acreditem porque eu acredito.
FORÇA ACADÉMICO...

segunda-feira, 26 novembro, 2007
Anónimo disse...

BOA!!!

Peço desculpa por estar certo mais uma vez! O plantel do Académico é o melhor desta série. (ponto final)

segunda-feira, 26 novembro, 2007
Anónimo disse...

No meu entender convém estar com os pés bem assentes no chão. É verdade que como diz o ogirdoR ontem os jogadores estiveram muito bem não deslumbraram mas foram unidos e quando assim é...
Mas ainda há muita coisa para trabalhar. Convém é andar longe do 7º lugar que é o que está a aontecer.

Euforias não nos levam a lado nenhum até porque já todos tivemos na fase em que não acreditávamos em nada. Se não todos pelo menos quase toos

segunda-feira, 26 novembro, 2007
Anónimo disse...

Parabéns a todos mas especialmente aos jogadores que foram uns heróicos combatentes!!!

Espero que o apoio que se fez sentir e a crescente presença de público se mantenha, mesmo nos momentos menos bons do campeonato!

Apesar de muitas vezes não se concordar com tudo já que os unanimismos são impossíveis, penso que a direcção, jogadores e equipa técnica merecem todo o nosso apoio!

Também não é neste fase positiva que se pode embandeirar em arco e pensar que está tudo ganho...Equilíbrio e alguma razoabilidade são ideais..embora a distância para a crítica fácil seja curta..

firenze

segunda-feira, 26 novembro, 2007
Anónimo disse...

O que interessa é o nosso apoio jogo a jogo. Se formos sempre unidos como fomos até aqui, dificilmente não subimos.

Acho o grupo de trabalho muito coeso e com muito espírito de sacrifício para lutar contra tudo e contra todos. Quando assim é, não há nada a fazer a não ser ganhar naturalmente. Para todos aqueles que +prejudicam o Académico em todos os jogos, cada vez nos dão mais forças para lutarmos.

O nosso grande desafio passa por levar cada vez mais gente ao fontelo, entusiasmar cada vez mais as pessoas, procurar muitos mais apoios na cidade.Fazer com que o académico seja falado.

terça-feira, 27 novembro, 2007
Anónimo disse...

Ninguém está animado de mais!!

O nosso plantel é o melhor desta série, e todos sabemos que embora seja importante, nada quer dizer...

Contudo, o nosso treinador... o melhor é nada dizer tb...

terça-feira, 27 novembro, 2007
Anónimo disse...

parabéns académico ... tiveram lindamente !!!chegá_mos ao 1lugar agora,é lutar para manter...nao tivemos a magia do zé bastos,mas também nao teve oportunidades,mas mesmo assim continua muito bem...quem brilhou bastante foi o marcos e veio de tao longe para fazer o golo da vitoria...a ganda marcos !! (parabéns )
muito bom também foi ver a claque,em grande a puchar pela nossa equipa !!!

terça-feira, 27 novembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Parabéns Raquel. És a primeira senhorA a participar nos comentários de A MAGIA DO FUTEBOL.

quarta-feira, 28 novembro, 2007
Anónimo disse...

eheh !!!nao tens nada que agradecer,comentarei sempre... acho que é importante nos mulheres dos jogadores também tar_mos a par de tudo !!!eu falo por mim gosto de seguir todos os passos do meu marido (josé bastos)...acho que é muito importante também apoia_lo..

quarta-feira, 28 novembro, 2007
Anónimo disse...

É sempre bom saber que este blogue entra dentro do balneário. Obrigado Raquel e dá apoio ao teu marido para que regresse aos golos em Oliveira do Hospital.

quinta-feira, 29 novembro, 2007