quarta-feira, novembro 07, 2007

Triste Fado...

Sporting 2 Roma 2: começar um jogo logo a perder nunca é uma boa notícia e quando do outro lado está uma equipa italiana pior ainda. Se a tudo isto juntarmos o facto de o golo italiano ter sido oferecido – Veloso perdeu a bola em zona proibitiva e Tonel esticou a passadeira – e de o público leonino andar desconfiado do valor da equipa, podia-se chegar facilmente à conclusão de que a noite de Alvalade seria de pesadelo. E acabou por sê-lo mas depois de uma excelente exibição leonina, na minha opinião a melhor na era de Paulo Bento.
A verdade é que depois dos 10 minutos de jogo os leões encheram-se de brilho e foram à procura da felicidade. E até podiam se ter rendido à fatalidade de ver um golo ser anulado de uma forma ridícula mostrando que as arbitragens estrangeiras são parecidas com as nacionais – protegem sempre os mesmos. Mas nada disso aconteceu o Sporting continuou de mangas arregaçadas e foi com naturalidade que chegou ao golo, foi com alguma sorte que tal aconteceu, sorte essa que tanta falta faria mais tarde. Já ao intervalo o resultado era escasso tal a superioridade da equipa do Sporting que chegou mesmo a vulgarizar a poderosa Roma. E nem o facto de lhes faltar Totti poderá explicar tal descalabro, pois em Roma faltou Polga – fará mais falta ao Sporting do que Totti ao Roma – e nem por isso o Sporting foi inferior. Alguns explicarão a superioridade sportinguista pela falta do capitão italiano, eu digo que o Sporting foi superior porque tem um plantel recheado de bons artistas e quando jogam com a atitude de ontem são difíceis de bater.
A dúvida na segunda parte seria: será capaz, o Sporting, de manter o ritmo? Foi capaz sim senhor, a vulgarização da Roma continuou só o golo tardava. E ao “milésimo” canto marcado pela milésima vez de igual forma – ao meu lado alguém dizia, outra vez! – lá chega o golo do inevitável Liedson, 3º golo do 31 na Champions, o 3º ao Roma que tinham todo direito de exclamar “ maldito 31”! A partir daí tudo seria fácil “bastava” para tal que o Sporting trocasse a bola entre si, perante uma atordoada Roma , de preferência no meio campo deles de modo a ficarem perto do 3-1 e longe do 2-2. É nisto que o Sporting continua a falhar quando troca a bola fá-lo demasiado perto da sua própria baliza alimentando as esperanças alheias e quando não se consegue matar o jogo – a arrancada de Vukecevic podia e devia ter sido aproveitada – alimenta-se o sonho alheio e arrisca-se a sofrer o empate. E foi isso que aconteceu. Injustiça? Seguramente. A Roma empatou sem “saber ler nem escrever”. O auto-golo foi apontado pelo melhor em campo. Mas não esquecer que momentos antes, houve um livre exactamente igual em que também se demorou a sair ao remate, o seja, estavam avisados.
Como apontamento final fica: provou-se que afinal o Sporting tem bons jogadores desde que colocados nas posições correctas. O 4x2x3x1 parece ser o esquema táctico que melhor se aplica a este Sporting já que a dupla para Liedson continua por se encontrar – quem diria que sentiríamos falta de Derlei? - e assim sempre se pode dar o caso de Pereirinha começar a aparecer. Quando a equipa não se aplica – como aconteceu com o Nacional – é natural que alguém queira tirar explicações, mas quando jogam bem e dão tudo por aquela camisola – como ontem aconteceu – os sportinguistas sabem-no reconhecer e aplaudem a equipa, mesmo que apenas empatem.
A Roma fez um único remate enquadrado com a baliza e ... marcou dois golos. Triste fado.


Fotos: Associated Press (Steven Governo)

5 comentários:

Anónimo disse...

que triste empate(derrota).
nao sei sinceramente o que tanick djalo faz no sporting.

quarta-feira, 07 novembro, 2007
João Nunes disse...

No meu entender, e apesar de todo o azar,serviu este jogo para Paulo Bento, decifrar a melhor forma de aproveitamento dos jogadores que tem.
4-2-3-1, parece para já o melhor esquema para ganhar pontos.

Defesa com 4 elementos, Veloso e Moutinho á frente, Izmailov, Vukcevic, e Romagnoli, e na frente o Levezinho. Se os treinadores, de bancada conseguem ver, esperemos que o treinador leonino também o perceba.

De resto, continuo a dizer que infelizmente a Liga dos Campeões não é para nós. Todos os anos fazemos bons jogos, mas falta sempre o "QUASE.... QUASE..." Quase empatamos, quase ganhamos, jogamos bem e o fim é sempre o mesmo. Nem vale a pena falar em falta de Sorte, porque essa é a desculpa dos perdedores.

Vamos em frente, no meio dos Empates com sabor a derrota, também se aprende muito!

quinta-feira, 08 novembro, 2007
Visconde disse...

O Sporting realizou ontem o melhor jogo da temporada, apesar das contrariedades iniciais, foi capaz de dar a volta aos acontecimentos, encostar o adversário às cordas e dominar o jogo na totalidade após os 5" iniciais. Um jogo de grande garra, sacrificio e vontade de lutar e ganhar que não merecia terminar daquela forma. Resta-nos o consolo de que fomos melhores e que ainda é possivel seguirmos em frente. Old Trafford espera-nos...

Saudações Leoninas

quinta-feira, 08 novembro, 2007
Anónimo disse...

O problema do Sporting é o Paulo Bento que não é técnico para ganhar. No dia em que tivermos um técnico a sério, com estes jogadores, ninguém nos pára

quinta-feira, 08 novembro, 2007
Anónimo disse...

vamos ver agora com o tal rabiu ibrahim.

sexta-feira, 09 novembro, 2007