domingo, novembro 11, 2007

1-2-3 Foi a conta que o Braga fez


Sp. Braga - Sporting 3:0
Golos Braga: Frechaut (27 min), Linz (62 min) e Jorginho (65 min)

Sp. Braga: Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Roberto Brum, Frechaut, Jorginho, Zé Manuel (Stélvio Cruz,60 min), Linz (João Pinto, 80 min) e Wender (Hussaine,71 min).
Suplentes não utilizados: Dani, Madrid, Castanheira e Jaílson.
Treinador: António Caldas.
SPORTING: Tiago, Abel, Tonel, Polga, Ronny (Purovic, intervalo), Miguel Veloso; Izmailov (Pereirinha, 60 min), Romagnoli, João Moutinho, Yannick Djaló (Marian Had, 68 min) e Liedson. Suplentes: Rui Patrício, Gladstone, Farnerud, Celsinho.
Treinador: Paulo Bento

Cartões Amarelos: Tonel (28 min), Polga (46 min), Frechaut (57 min), Purovic (68 min), Paulo Santos (68 min), João Pereira(68 min), Hussaine (89 min), Stélvio (90+3 min)
Cartões Vermelhos: Tonel (81 min, acumulação)
Árbitro: Carlos Xistra (C.A Castelo Branco)

Era um jogo bastante esperado, este que colocava dois clubes em estados de espiríto antagónicos. Por um lado o Sporting que vinha de uma boa exibição frente ao Roma para a Liga dos Campeões, do outro o Braga teve um desaire pesado no Estadio do Mar frente ao Leixões.
O Braga entrou bem na partida e logo mostrou que iria procurar por obter um golo o mais rápido possível e assim empurrou o Sporting para terrenos muito atrasados. Desta forma à passagem do oitavo minuto Carlos Fernandes entra bem na desatenta defensiva leonina e dispara um tiro para defesa apertada de Tiago para canto. Logo de seguida seria Jorginho que teria nos pés a hipotese do golo só que a base do poste eliminou esse intento.
Meio atordoado o Sporting não conseguia responder e o Braga dominava e ganhava as segundas bolas e que trocando o jogo com uma boa segurança levava à criação de ocasiões de perigo em catadupa, onde se destaca um lance de Wender que leva a bola a rasar o poste da baliza defendida por Tiago.
Assim cheirava a golo na Pedreira e isso viria a acontecer quando num livre de Zé Manuel, Frechaut cabeceia bem e aproveita as falhas de marcação da defensiva leonina. Um golo que chegava tarde perante o domínio arsenalista.
Com este golo acreditava-se que o Sporting iria acordar mas foi aos repelões que o conseguiu, por intermédio de Djaló num remate fraco. Até ao final da primeira parte o Braga continuou o seu domínio e não deixou que os jogadores sportinguistas criassem lances de perigo fruto da boa marcação defensiva dos jogadores bracarenses.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória totalmente merecida para o Braga e onde se esperava alterações de Paulo Bento para ressuscitar a sua equipa. Para isso mandou entrar Purovic, recorrendo a um plano de 3 defesas mas António Caldas soube ler bem o jogo e mandou explorar o lado direito do seu ataque. Assim numa boa jogada de Linz, este centra e Wender falha o remate final. Aos 59 minutos Paulo Santos segura a vantagem no marcador quando responde bem a um remate de Romagnoli. Mas seria um dos poucos lances que o Sporting criou. Explorando bem o lance fragilizado da defesa leonina, o Braga viria a marcar quando após insistência de Stélvio este ganha o lance e desmarca Linz que domina bem o esférico e remata de forma a bater Tiago.
Sem deixar respirar a equipa leonina o Braga viria a ampliar o marcador quando Wender marca bem um canto e Jorginho aparece no segundo poste e encosta o pé direito para fazer o golo.
Após este golo Paulo Bento recua nas suas intenções e manda entrar Had para tapar o lado que tinha descoberto com a entrada de Purovic. Com este terceiro golo o Braga reduziu a velocidade da partida e o Sporting tenta o tento de honra mas seria novamente o Braga a dispôr de uma boa oportunidade para ampliar o marcador, quando Carlos Fernandes marca bem um livre e obriga Tiago a esticar-se e assim evitar o golo. Já com menos um elemento em campo fruto da expulsão de Tonel, o Sporting baixa os braços e assim o Braga conseguiu controlar a partida até ao apito final.
Vitória irreprensível do Braga que mostrou valor para um melhor Campeonato e que fez com que António Caldas se despedisse do comando da equipa como desejava, ou seja com uma vitória. Por seu lado o Sporting, tal como Paulo Bento afirmou fez uma exibição horrível e sem agressividade, onde só Moutinho tentou lutar contra o naufragar iminente do barco leonina.
Arbitragem em ternos técnicos irrepreensivel, falhando disciplinarmente ao ser severo quando não devia e benévolo quando as situações exigiam mais rigor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Paulo Bento! Paulo Bento! Paulo Bento! gritam os benfiquistas e portistas para que ele não saia.

segunda-feira, 12 novembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Eu sobre este jogo tenho uma visão muito particular. Eu conheço um jogador do Braga, João Pereira de seu nome, de outros carnavais. É um jogador que tem no sangue um espírito conflituoso, coisas de infância complicada, e desde o início do jogo que andou a picar-se com alguns jogadores do Sporting que não lhe deviam dar importância. Mas não, entraram no jogo dele. Com isto nasceu o livre que deu o golo -1º- do Braga numa falta estúpida de Romagnoli sobre João Pereira tudo porque andava pegado com ele. Às vezes a falta de inteligência dá nestas coisas.

A vitória do Braga é inequívoca. Eu que sou um admirador confesso de Paulo Bento tenho que reconhecer que o homem meteu a pata na poça. O Braga estava dar baile no Sporting e ele nada fez. É obrigatório esperar pelo intervalo para se fazer uma substituição? Mas ele podia alterar o esquema sem recorrer a substituições bastava para isso recorrer ao 4x2x3x1 metendo Izmailov e Yannick nas alas e equilibrar as contas no meio campo.

Esperou pelo intervalo e fez porcaria, o esquema com três defesas – já o tinha dito – é bom porque coloca mais gente lá à frente mas cá atrás é um “vê se te avias” e com jogadores com a qualidade dos do Braga, deu no que deu.

Como os jogadores e o treinador eram os mesmos de quarta-feira eu continuo a acreditar neles. Ainda há muita coisa para ganhar nesta época. Quanto aos adversários gritarem por Paulo Bento que gritem… pode ser que fiquem roucos.

Sou contras as chicotadas no Sporting desde que Bobby Robson foi substituído por Carlos Queirós e que deu no que deu.

terça-feira, 13 novembro, 2007
jorjao disse...

Não posso concordar com essa do João Pereira. Ele tem esse espirito mas neste jogo não fez nada disso.. aliás.. teve é entradas bem engraçadas dos jogadores do Sporting que não estavam lá em Braga (só mesmo o físico).
A unica pecha dele e que critico foi no fim após a entrada bem simpática do Djaló envolver-se na confusão com os jogadores de ambas as equipas.

terça-feira, 13 novembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Fez fez Jorge ao vivo era dificil veres mas fez. Mas tenho que lhe dar mérito, está muito mais inteligente sabe usar aquele "dom" para enervar os outros mas ele agora contém-se ao contrário do Romagnoli. Em termos de inteligência o João Pereira foi superior ao Romagnoli. A entrada para falta tem tanto de estupida como de óbvia.

Mas como é lógico não foi por isso que o Sporting perdeu. Perderam porque o Braga foi superior. Corrijo, muito superior.

terça-feira, 13 novembro, 2007