domingo, novembro 04, 2007

Serviços mínimos

Foto: Associated Press /Armando França


Sporting 4 Naval 1: este foi um jogo que se pode dividir em quatro partes. A primeira, aquela em que o Sporting entrou em campo a lembrar a época passada. A segunda em que o Sporting se encolheu perante a “poderosa” Naval. Depois veio a parte em que a sorte foi amiga e finalmente a parte em que Liedson carregou o Sporting as costas rumo ao triunfo.
A entrada em jogo do Sporting foi uma entrada de Leão a fazer lembrar um passado não muito longínquo em que quem ia a Alvalade ou chegava a horas ou então não via os golos. Com Romagnoli a pegar na batuta e com a relva (finalmente!) a ajudar os artistas o golo de João Moutinho veio trazer o sossego, que há muito andava arredado de Alvalade, às inquietas almas leoninas e tudo levava a crer que o Sporting partiria para um jogo em que seria mandão, em que podia chegar facilmente ao segundo golo e fazer um descanso activo já a pensar no jogo de quarta-feira.
Qual quê… inexplicavelmente – Paulo Bento concordou com o que direi a seguir mas não explicou – o Sporting encolheu-se deu o domínio do jogo à “poderosa” Naval e -como diz Luís Freitas Lobo – expôs-se ao erro, erro esse que viria a dar o golo do empate. Mas afinal porque recuou o Sporting? Haverá mais mérito da Naval a reagir ou demérito do Sporting que não foi, como lhe competia, à procura do segundo golo? O pior, no meu entender, é o facto de o Sporting a jogar em contra-ataque em casa não conseguir ligar as jogadas. O golo desta vez até veio cedo e como não estão habituados…
E como o Sporting não conseguiu resolver o jogo na primeira parte Paulo Bento teve que recorrer ao plano que muitos dizem ser o B mas que eu gosto mais de dominar o “plano fetiche” no sentido de superficial, principalmente quando retira um dos centrais, porque se é verdade que o Sporting ganha presença lá à frente também não é menos verdade que cá atrás é um “vê se te avias” como ficou provado naquela bola ao poste com o resultado ainda em 1-1. Bem se pode queixar Ulisses Morais a sorte, esta noite, foi do Sporting.
O Sporting lá chegou ao golo da vantagem – tinha feito pouco para o merecer – não graças ao “plano fetiche” de Paulo Bento mas sim graças a Liedson da Silva Muniz. O levezinho carregou o Sporting rumo ao triunfo: golo, penalty, expulsão, remates acrobáticos em suma pânico no último reduto da Figueira da Foz. Depois o avolumar da contenda acabou por ser normal, anormal pareceu-me a substituição Purovic/Gladstone mas quando se ganha está tudo bem e o brasileiro até fez o 4º golo.
A vitória parece-me inteiramente justa – e ao contrário de outros sem ajudas arbitrais. O futebol do Sporting parece estar a sair da greve – a espaços viu-se bom futebol – mas ainda esta a cumprir os serviços mínimos. E fica a pergunta final: Mas ninguém sabe marcar penaltys no Sporting? Mais vale não serem assinalados!

2 comentários:

João Nunes disse...

Este jogo valeu essencialmente pelo esforço de Liedson, e pelos ultimos 10 minutos, o resto foi uma perda de tempo.
Este sábado á tarde vi apenas 10 minutos do empate sem golos entre o Blackburn e o Liverpool, e valeu mais que os noventa minutos do Sporting-Naval.
Ficou provado para mim, que o tão falado losango está gasto, e não resulta mais. Na minha opinião se Paulo Bento quer continuar com Moutinho em campo tem de recuar Veloso para o lugar do Tonel. Ontem só quando o central saiu é que o Sporting avançou no terreno.
Para além disso, só Abel, e esporadicamente, Vukcevic, fazem cruzamentos para a área.

A minha equipa para a recpção á Roma:
Stojkovic; Abel, Polga, Veloso e Ronny; João Moutinho, Izmailov, Vukcevic e Romagnoli; Purovic e Liedson.

Infelizmente este plantel não tem extremos ofensivos, espero bem que vão ás compras no natal, que a conversa de não terem dinheiro já não pega.

Estou farto de ver esta equipa a "arrastar-se" em campo. Jogam mal até com equipas de escalões inferiores...
Se Carlos Freitas falhou, tem de ser penalizado, o Sporting não é a Santa casa da Misericórdia, é um clube de futebol profissional.

segunda-feira, 05 novembro, 2007
Visconde disse...

Foi um resultado melhor que a exibição, embora a equipa tenha tido bons periodos de bom futebol, mostrando que os momentos menos bons estão a ser ultrapassados.
Liedson voltou a ser decisivo e o novo relvado portou-se à altura.
Depois de uma semana negra, a equipa tem vindo a rectificar o menos bom, com o apuramento na Taça da Liga e a recuperação de 2 pontos no campeonato, só falta a vitória sobre a Roma.
Saudações Leoninas.

segunda-feira, 05 novembro, 2007