segunda-feira, maio 03, 2010

Melhor em campo? Fomos nós!


Neste espaço devia estar a análise individual aos jogadores do Académico de Viseu no jogo de ontem em Esmoriz. Podíamos falar da grande primeira parte do Tiago Gonçalves ou da raça demonstrada por Zé Bastos. Podíamos mas não o vamos fazer. Estivemos com a equipa desde o primeiro jogo, em Santa Catarina da Serra, ao último em Esmoriz. Apoiámos e incentivamos. Chegou a hora de demonstramos que estamos desiludidos com a performance da equipa. Por isso hoje não há análise individual mas haverá eleição de melhor em campo. Quem? Nós, adeptos do Académico de Viseu! Dois autocarros e muitos carros individuais “invadiram” Esmoriz. E recordo-vos que em causa não estava nenhuma subida de divisão. Era apenas a manutenção na II Divisão. Dissemos presente! É esta molde humana que nos faz acreditar no futuro do Académico. Temos enfrentado tudo desde o fim do nosso querido CAF até ao ressurgimento do AVFC. Destaque ainda para a muita juventude presente. O Académico tem futuro e esse apenas depende de nós!
Melhor em campo: Adeptos do Académico de Viseu (5)!

13 comentários:

João Nunes disse...

O Académico somos nós os adeptos que estamos espalhados por todo o mundo...

Saiam de trás da "mascara" e assumam-se de uma vez por todas Academistas. Não tenham vergonha de pertencer a um clube que desceu de Divisão.

Aquela camisola, e aquele símbolo, são o do melhor clube do Mundo.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Joao Monteiro disse...

Não podemos desanimar. A vida continua. Para o ano lá estaremos apoiar, com a chama de sempre. Parabéns ao adeptos que se deslocaram até Esmoriz, foram obreiros e mereciam mais. Mas assim não foi possível. Fica para a próxima. Académico Sempre! Força pessoal academista! Vamos já pensar na próxima temporada!

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Discordo um pouco do facto de so porque algumas centenas de pessoas se deslocaram a Esmoriz, os melhores do jogo, terem sido...os espectadores!
Ja se interrogaram se por acaso esse apoio do ultimo domingo, seria necessario em outros jogos anteriores? Talvez se dessas centenas de ontem, se tivessem deslocado a outros campos algumas dezenas, esse apoio seria importante.
Descemos e pese embora eu ter querido enganar-me a mim proprio, e querer o contrario, o que e certo e que nunca acreditei na manutencao. Mas nao foi porque os jogadores nao tivessem dado o seu maximo em todos os jogos...eles deram! Tenho a certeza que todos os que estavam a jogar ontem, deram o seu melhor. Quando acontece uma descida de divisao, afecta todos, mas tenham a certeza que os que sentem maior frustacao, serao os proprios jogadores. E um descredito para eles e muitas vezes, sao os menos culpados...! Mas nao se iludam, caros academistas, nao pecam o braco quando apenas na realidade o clube so pode oferecer um dedo...! Os erros do passado custaram caro e provocou o desanimo nos adeptos que enchiam o Fontelo. Lembram-se aquando de uma das passagens pela primeira divisao, tinhamos o quarto maior numero de espectadores de todo o campeonato? Isso nao vai acontecer mais...por muito que nos custe acreditar. daqui para afrente e dificil voltar a criar condicoes para que isso aconteca.
Nao ha milionarios em Viseu. Somos uma cidade bonita, limpa, com qualidade de vida, mas limitada e pequena.
Para finalizar, o meu clube de coracao desceu de divisao mas subiu na minha consideracao e respeito! O resto, meus amigos, vira por acrescimo!
Carlos Ferreira
Toronto

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Grande desilusão ontem em Esmoriz..mas estou confiante que num futuro próximo o nosso querido Académico terá o lugar que merece na primeira divisão.
Mas não podemos desanimar, e aí um cântico do Comando Ultra Viseense tem todo o seu sentido.. 'Somos os Ultras do centro de Portugal, Viseu a nossa capital, na primeira ou na distrital, de norte a sul de Portugal, o nosso amor por ti não tem igual'.

Casei-me contigo Académico e o nosso casamento nunca terá divórcio.

Um Rapaz da Superior Sul.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Carlos Ferreira discordo totalmente consigo, tem a sua opinião, que respeito, mas eu tenho a minha.

1º a nossa cidade não é pequena, já foi agora não é, certamente estamos dentro das 10 maiores cidades do pais, clubes como o Leiria, Olhanense, Rio Ave, Naval, não têm cidades como a nossa.Já nem vou falar em clubes da 2ª liga, pois aí estariamos como a maior cidade de todos os clubes A questão prende-se apenas com a gestão do clube, apenas nisso...

Vou dar um exemplo, conheço algumas pessoas com empresas em Viseu, e essas pessoas dizem-me que antigamente o Académico ia pedir ás empresas dinheiro em troca de uns livre-passes, desde que estamos nesta nova era, do "novo" Académico de Viseu deixaram de ir. Um clube como o Académico só tem 900 sócios porque quer... não há uma unica vantagem em ser sócio do Académico além do livre transito (não sei se os sócios têm preços mais reduzidos para as piscinas como antigamente. Se Associações de estudantes conseguem 10/20/30% em algumas lojas porque é que o académico não consegue?? porque não fazer acordo com algum hiper-mercado, já que a concorrencia é tanta a este nivel em Viseu?? Gasolineiras?? Bares/discotecas??

Nós em termos de trabalho de casa é que estamos muito mal, nem sequer temos um cachecol á venda na sede, um único!!

Eu propunha uma coisa á direcção: já que em Viseu há tantos reformados/desempregados, porque não fazer um acordo com a camarã ou a segurança social, e colocar algumas pessoas na rua a angariarem sócios e empresas?? basta dar a essas pessoas 10% do dinheiro que conseguirem, será que não há ninguém interessado em fazer isso?? Bater porta-a-porta, pelas lojas, cafés, restaurantes, bares... correr tudo tudo em troca de mais um sócio... Com isso ganhavam essas pessoas o clube e o fontelo que começava a ter muito mais gente a assistir aos jogos.

Quanto ao apoio, penso que a equipa não se pode queixar, penso que chegámos á exaustão e pelo que vejo nas outras equipas não foi por falta dele que não mantivémos. Foi por causa de uma chicotada psicológica a meio da época e pela vinda de um treinador azarento, não quero com isto dizer que é bom ou mau, apenas tem azar e últimamente desce tudo o que é equipa.Precisávamos de algo melhor.

Quanto ao subir à primeira divisão, não seja pessimista, eu não morro sem ver o Académico na primeira divisão, isso eu lhe garanto... pode demorar 5/10/20 anos, mas nós chegaremos lá, e quando lá chegarmos mais ninguém nos tirará de lá, A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER!!

Simpatizantes, sócios, direcção e jogadores, PERDEMOS UMA BATALHA MAS NÃO PERDEMOS A GUERRA. VAMOS ACADÉMICO!!! VAMOS!!!!

Sprees

segunda-feira, 03 maio, 2010
nuno.costa@vis.pt disse...

Ainda que o resultado em Tondela não adiantasse nada, estou curioso em conhecer as incidências do jogo lá.
Pode ser só do meu nariz, mas aquela derrota deita um cheiro esquisito!
Alguém sabe como decorreu o jogo lá?

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Revejo-me completamente no comentário do SPREES. Acho que existe mesmo uma enorme falha em termos de comunicação Académico/Cidade. É gritante a falta de investimento em merchandising do Clube. Noutras equipas com menos história que a nossa, consegue-se fazer bem melhor. A meu ver o Académico de Viseu merecia um site melhor, ou pelo menos mais actualizado. Seria bastante interessante ter a possibilidade de ler informações acerca do plantel, dos jogos realizados e a realizar, merchadising, história do Clube e porque não, venda de bilhetes.

O Académico caiu mas não morreu. Quando recomeçar o campeonato cá estarei para apoiar a minha equipa do coração. Que este passo atrás seja percursor de muitos passos em frente. Que esta descida, em vez de afastar os Viseenses do Clube, seja capaz de apontar e resolver os problemas e de (re)conquistar a magnífica Cidade de Viseu. Só assim poderemos sonhar ter daqui a uns anos uma equipa a jogar ao mais alto nível. Só assim conseguiremos ser mais fortes!

Académico de Viseu SEMPRE!

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Não existe a hipótese de algum clube da II liga acabar ainda?

terça-feira, 04 maio, 2010
Anónimo disse...

Meu caro Sprees,
Nao quero que este comentario seja considerada uma resposta aquilo que escreveu, que aceito e respeito! Mas talvez com estas minhas linhas, o faca entender melhor o que escrevi. Tenho 51 anos, nasci em Viseu e morei por ai muitos anos e desde que me conheco que fiz do Academico, o meu clube de coracao. Porem, tento ser coerente comigo proprio e por aquilo que ja passei e vivi com o nosso clube e pelo que vejo mundo fora, e embora me custe dize-lo, nao acredito mais em milagres. Viseu, nao tem o poderio economico doutras cidades, as grandes industrias que ajudam a catapultar os clubes de futebol. Nao ha neste momento em Viseu, grandes industrias onde possa existir alguem que queira investir no clube. Ou ate talvez haja, mas o clube nao tem a dimensao que essas pessoas procuram. Isso ja existiu em Viseu na altura de andarmos no sobe e desce, mas depois deu no que deu! Hoje em dia isso nao e mais possivel, nao existe.
Para mim, o futebol, e um desporto em vias de extincao a medio prazo. Nao e possivel pagar elevadas quantias a jogadores se nao houver receitas adequadas! Viseu nao foge a regra...! Se mantivermos uma equipa na 2 Divisao, mata saudades do futebol na cidade e continuamos a ter um clube nos nacionais.
Quanto ao facto de dizer que ja fomos uma cidade pequena, como ja leu, nao era nesse sentido que empreguei a palavra pequena, mas mesmo assim, em 18 cidades capitais de distrito estamos em 11 lugar. Isso e nada para um pais como o nosso onde ja tudo e pequeno!
Agora qualquer lugarejo e uma cidade, mas o pior e que qualquer lugarejo que agora se chama cidade, tem mais populacao, comercio e industria que Viseu. Quer exemplos? Cidade do Seixal, outrora sede de concelho, cresceu e as freguesias de Arrentela, Seixal, Amora, Corroios e outras, teem o dobro da populacao de Viseu! Odivelas, 3 vezes mais, Cascais e Estoril, 4 ou 5 vezes mais, Cacem, Amadora...nunca mais acabava a lista! Vila Nova de gaia, nem se fala e outras tantas por ai, que fazem da nossa cidade, em materia de populacao, uma das mais pequenas do pais. Nao ha crescimento no interior. Tirando os grandes centros Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro, Funchal, Leiria, Aveiro, Santarem e Setubal (a seguir vem Viseu), nada prolifera. No futuro o interior estara desertificado!

Fazer o que? E o que temos. Moro num bairro que e seguramente duas vezes maior que a cidade de Viseu, mesmo com a tal avenida Europa e tudo o que a circunda), em Toronto e so para fazer uma ideia, das traseiras do meu 20 andar onde moro, vejo 2 campos de raguebi e 8 de futebol (de dimensoes normais-2 sao mais pequenos), relvados, mas praticamente sem bancadas. Isto num pais onde o futebol tem o nome de soccer e onde e praticado mais por meninas do que meninos na idade escolar. Por aqui se ve. Ja agora, fique tambem a saber que aqui existe o Rogers Centre (ex Skydome), podem alias ver na Internet, com capacidade para 60 mil pessoas sentadas, onde se joga Raguebi, Baseball, futebol, cricket, exibem-se concertos, circos, etc. esta sempre ocupado e tem um tecto de abrir e fechar para se poder utilizar de inverno e verao. Ao contrario de Portugal que considero um pais pobre, o Canada nao faz estadios novos para estarem, as moscas na maior parte do tempo. Isto tudo a proposito das capacidades das equipas poderem singrar em Portugal.
Desculpem estas linhas, nao quis nem quero macar ninguem, apenas me sinto melancolico e com pena de todos os que sofrem pelo futebol no nosso pais!
Um abraco do tamanho do Canada para todos os Academistas!
Carlos Ferreira
Toronto

terça-feira, 04 maio, 2010
Anónimo disse...

Senhor Carlos Ferreira, peço desculpa mas concordo consigo em muita coisa excepto quando fala na dimensão das cidades... Onde é que viu que Faro, Aveiro ou Santarém são maiores do que Viseu? Nem sequer em população já que nenhuma destes concelhos ultrapassa os 100 000 habitantes. Só se estiver a falar em termos de população do distrito e não das suas capitais. Mas mesmo aí, convém lembrar que Aveiro tem muitos concelhos com uma população superior à sua devido à proximidade com o Porto. O mesmo acontece com Santarém já que está perto de Lisboa.

O dinamismo industrial de Aveiro é superior, de facto, contudo creio que existem Clubes na Primeira Liga cujas Cidades são bem mais pequenas e menos desenvolvidas do que Viseu.

Se a Cidade de Viseu se unisse e quisesse de facto ter um Clube maior, as coisas seriam diferentes.

Cumprimentos.

quarta-feira, 05 maio, 2010
Anónimo disse...

Sr. Carlos Ferreira, não vamos estar aqui no jogo do empurra, essa da desertificação do Interior, percebo, por todo o País, mas Viseu é capaz de ser a única cidade que contraria essa teoria e regista um crescimento enorme, quando falo em crescimento, é nos últimos 20 anos ter dobrado a sua população.

Viseu nunca teve industria... e o Académico sempre existiu, certo??Chegámos á primeira divisão. Não somos uma Covilhã, que já foi uma cidade enorme, com dezenas e dezenas de milhares de pessoas, e com o fim da industria as pessoas deslocaram-se para os grandes meios. Esse não é o nosso caso.

Quanto aos Seixais Odivelas e afins, não vamos comparar a pobreza que há nesses sitios para Viseu, além de que as pessoas que moram nesses locais detestam o sitio onde moram, e só lá moram porque são obrigadas, Dúvido que exista alguem em Viseu que não adore a cidade onde mora, dúvido.


Vamos analisar:

Beira-Mar
Penafiel
Estoril Praia
Desp. Aves
Varzim
Fátima
Oliveirense
Sp. Covilhã
Feirense
Portimonense
Trofense
Santa Clara
Freamunde
Gil Vicente
Chaves
Carregado

Esta é a nossa 2ª liga, diga-me destas equipas todas quantas têm a cidade maior que Viseu. Eu respondo, Nenhuma.

Sr Carlos Viseu tem tudo, mas tudo para ter uma equipa na 1ª Liga, a direcção tem é que se mexer um pouco mais, há por aí tanto estágio remunerados pelo estado, porque não chamar 3 ou 4 estagiários, um em informática para manter o syte sempre actualizado, 1 em markting e publicidade para de uma vez por todas começarmos a amealhar receitas em merchandising, 1 gestor para começar a negociar com as empresas da região... eu penso que faltam é ideias ao presidente, e aí entram os sócios para o poder ajudar no que ele necessitar.

Sprees

quinta-feira, 06 maio, 2010
Anónimo disse...

Ja vi que e um pouco dificil de entender, mas nao me vou alargar em polemicas, nem foi essa a minha intencao. O que sempre quis dizer e que a cidade nao tem forca suficiente. Estamos sempre relegados para um segundo plano e o amigo sabe que e assim. Mais do que ninguem eu queria ver o nosso clube la no alto. Mas por tudo quanto o clube passou, acredito ser um pouco dificil que isso aconteca. Tanto que eu queria enganar-me!
Quanto a Viseu, acredite, nasci ai, e vivi ai os ultimos 15 anos que estive em Portugal. Adoro a cidade e tudo o que a rodeia, mas convenhamos...! Os governantes da cidade teem muita forca de vontade, mas...so isso e nada mais.
Um abraco
CF

sexta-feira, 07 maio, 2010
Anónimo disse...

Eu acho é que têm é força de vontade mas é para eles, se tivessem muita força de vontade a faculdade de medicina estava em Viseu, a Ip3 já era A33 á muito tempo... e o comboio já tinha voltado a Viseu. Penso que nós elegemos deputados que nem sequer são de Viseu, penso eu de que... mas quem vota neles ainda é pior que eles. Politiquices...!!
Sprees

sábado, 08 maio, 2010