segunda-feira, maio 03, 2010

Esmoriz 4 -1 Ac. Viseu

Esmoriz: Rui Sá (Tiago Vitó, 88), Rafael, Adelino, André, Gonçalo, Narciso, Leo, Alcino, Éder, Márcio Sousa (Tiago Godinho, 30) e Fábio (Marcelo, 65). Treinador: António Rocha.

Académico de Viseu: Rui Marcos, Rúben (Hugo Seco, int), Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico (Zé Bastos, int), Tomé, Fernando Ferreira (Éverson, 60), Marco Almeida, Rui Santos e Guima. Treinador: António Borges.

Golos: Fábio 14 (1-0), Rafael 48 (2-0), Fábio 57 (3-0), André 64 (4-0), Zé Bastos 90+2 (4-1)




Apesar de vestida de preto e branco Esmoriz não teve encanto. António Borges em relação ao jogo com o Eléctrico fez uma alteração: saiu do onze Éverson e entrou Rúben fazendo com que Marco Almeida subisse no terreno. Assim sendo: Rui Marcos, Rúben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Tomé, Fernando Ferreira, Marco Almeida, Rui Santos e Guima.


Na primeira parte o Académico de Viseu a jogar contra o vento, não soube adaptar o seu jogo às condições climatéricas adversas. Pedia-se bola rente à relva mas a verdade é que o Académico insistia nas bolas longas à procura de Guima e elas não chegavam lá e quando chegavam era mais do mesmo, ou seja, Guima sempre muito só sem ninguém ao seu lado. Mesmo sabendo que só a vitória interessava António Borges não mudou um milímetro no que vinha apresentando.

Decorria o minuto 13 da partida quando o Esmoriz inaugurou o marcador, falha de marcação comprometedora de Rúben um cruzamento atrasado e um homem da casa a desfeitiar o desemparado Rui Marcos. Era um balde de água demasiado frio para as mais de duas centenas de adeptos que viajaram desde a mais bela cidade do mundo - Viseu. Nem com este enorme soco no estômago os adeptos do Académico esmoreceram e continuaram a puxar pela equipa. A equipa essa continuava sem se entender com o vento. Na primeira parte a melhor ocasião academista aconteceu quando Tomé ganhou uma bola na intermediária contrária e quando tinha pela frente uma autêntica auto-estrada faltou-lhe confiança e endossou a bola a Rui Santos mas o esférico saiu tão transviado que a bola saiu. Um lance em que ficou claramente demonstrada a enorme ansiedade que invadiu o plantel academista. Ainda na primeira parte destaque para um lance em que os adeptos viseenses pediram grande penalidade. A bola é claramente jogada com a mão por um defensor do Esmoriz mas o árbitro marcou falta contra o Académico descortinando algo que mais ninguém viu.

Para a segunda parte pediam-se alterações e elas aconteceram. Para acompanhar o solitário Guima entrou Zé Bastos. Hugo Seco entrou também para tentar dar alguma fantasia. Saíram Calico e Rúben. Para a posição de trinco recuou Fernando Ferreira. Na sua primeira intervenção naquela zona do terreno FF18 tentou o que sempre tenta, ou seja, sair a jogar mas perdeu a bola e deu golo. Estariam para aí decorridos uns 3 minutos da segunda parte e aquele golo era a machadada final no ânimo dos adeptos. Foi com naturalidade que surgiu o 3º e mais tarde o 4º golo onde nem Rui Marcos - um excelente guardião diga-se - ficou bem na fotografia. Quanto ao nosso ataque esteve sempre muito atabalhoado. Dois remates perigosos de Zé Bastos foi do melhor que se viu se bem que no segundo desses remates ZB9 podesse ter feito muito melhor. E com o vento a nosso favor que fez o Académico? Não nos soubemos adaptar nem na primeira parte nem na segunda. Na segunda destaque para dois pontapés de canto de Marcelo Henrique e um livre de MH32 sempre demasiados largos, "culpa do vento". Antes do fim do jogo tempo ainda para Zé Bastos apontar o seu 6º tento no campeonato reduzindo para 4-1. Muito curto para quem precisava de tanto.

No final, ainda que tímidas, a equipa ainda foi despedida com um salva de palmas. Confesso-vos foi dos que aplaudi. Aplaudi porque eles envergam aquela camisola sagrada, aplaudi porque seja nos distritais ou na Liga dos Campeões o Académico representa para mim, para nós editores deste blogue, A MAGIA DO FUTEBOL. Em 2010/2011 cá estaremos sempre ao lado do Académico de Viseu!

José Ferreira, sócio 525 do AVFC

25 comentários:

Anónimo disse...

Enfim...uma tristeza. É hora de repensar o clube e a lógica de recrutamento dos atletas que o representam. Deixem-se de atletas quase exclusivamente da região (e alguns sem qq motivação e vontade de jogar futebol, como o Marco Almeida e o Paulo Gomes), outros sem grande qualidade que apenas servem para engrossar o plantel.
No início da época, fui da opinião que procurassem no mercado exterior à região atletas de qualidade e que possibilitassem formar uma equipa forte, equilibrada,com soluções credíveis e opções de banco. Aliás, se formos honestos na avaliação do desempenho dos vários atletas que nos representaram...chegamos claramente àquilo que afirmei há pouco, ou seja, de fora vieram 4/5 jogadores e grande qualidade: Rui Marcos, Tiago Jonas, Marcelo Henrique e Guima. Um pouco abaixo destes...ainda considero o Hugo Seco. Dos da casa e da região mais uns 4/5: O Tiago Gonçalves, o Fernando Ferreira, o Tomé (a revelação)....intermitentemente o Rui Santos e pelo esforço e atitude o Calico. O resto não interessa (Bastos, Everson, Filipe, Rúben, Cabido,Renato, Augusto...etc). O Tondela, com excepção de 2 ou 3 atletas da casa, reforçou-se com malta de fora mas criteriosamente escolhida. Formou uma equipa equilibrada e com banco à altura. Resultado: andou sp pelos lugares cimeiros (chegou a liderar) e fez um campeonato sem sobressaltos(apesar de ter perdido 6 pontos connosco). Com 4/5 atletas que lá têm...juntando-os àqueles que há pouco citei e que a meu ver têm valor e nos representaram bem: Rui Marcos, Jonas, Guima, Marcelo H., Hugo Seco, Fernando Ferreira, Tiago, Tomé, Rui Santos, Calico...teríamos tido um Académico mais forte e na 2ªB (pelo menos).
Um abraço a todos e vamos pensar na próxima época com tranquilidade e determinação. Demos um passo atrás, é certo....mas com união e sem desmobilização...para o ano regressaremos. Saudações

domingo, 02 maio, 2010
Anónimo disse...

O Académico ficou em 12º lugar, lgo nõ ficou nos 4 últimos. O 12º classificado da zona Norte fez menos pontos do que nós memso em termos comparativos. Na zona Sul, o 12º tem mais pontos, é verdade, mas se calhar não houve toda a verdade nos último jogo, mas adiante.

Agora os factos, o Académico ficará na 2ª Divisão, se algum dos muitos clubes, com muitas dificuldades, decidir não efectuar a sua inscrição no Campeonato, como já aconteceu em anos anteriores, é correcta esta minha interpretação? Ou seja o Académico seri o primeiro a beneficiar desse facto, correcto?

Será que os Açores (nós todos, melhor deizendo) vai continuar a financiar, tantas equipas nesta divisão. 2, não seria suficiente?

Força Académico!

Carlos Silva

P.S. Várias rádios disseram os 3 12º classificados iriam jogar entre si para decidir quem ficava na 2ª Dovisão, o que seria justo.
No teletexto o Académico é dado como tendo ficado na 2ª Divisão.

Enfim, esta forma de decidir quem desce, fora os 4 últimos, é uma coisa sem jeito nenhum.

Carlos Silva

domingo, 02 maio, 2010
Anónimo disse...

Força Académico!!!!! foi um bom jogo apesar de tudo.
Força Rui Marcos, bom jogo.
Es sempre o maior.

EP

domingo, 02 maio, 2010
Anónimo disse...

As (...) andam aí e ainda por cima nao sabem do que falam. Ganhem vergonha e estejam mas é calados

domingo, 02 maio, 2010
academicomania disse...

a verdade nua e crua e que descemos de divisão por desmérito nosso...enfim, tenho muita pena que o académico ainda continua a ser uma equipa de "bairro"...
E agora?! o que fazer?! a revolução que vai haver naquele plantel,será que os (...) do clube vão sair?! os treinos bi-diários vão acabar?! quisemos pensar alto de mais na subida de divisão e agora deu no que deu. Acredito que se o académico se mantivesse ia ter mais alguns sócios,agora com a descida muito improvável alguém se faça sócio do clube,porque as pessoas para se fazem sócias de um clube e porque querem ajudar o clube e porque acreditam nele,com esta descida muitas pessoas deixaram de acreditar... Agora espero que a próxima época corra melhor ao nosso académico e que consigamos lutar para a subida de divisão,e não podemos pensar a grande e a francesa que depois da barraco. Olha o tondela que fez ver este académico e que numa altura do campeonato estava a lutar para subir...
cumpz academistas com muita magoa por o academico ter descido

domingo, 02 maio, 2010
Anónimo disse...

o que é feito do Filipe? grande jogador...está desaparecido ...
fez falta ao meio campo, nao tenho dúvidas.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Pedro disse...

Estive também em Esmoriz e fui ver o pior jogo que vi do Académico na minha vida.
A verdade é que devo ter visto pouco mais de uma dúzia de jogos, devido a morar fora de Viseu ´há 20anos. Por isso, o universo de jogos possível é também reduzido
Mas custou muito sair de lá com esta derrota, esta visível incapacidade perante o adversário, perante o vento, perante a pressão de ter que pontuar.. e custou de lá sair com a descida de divisão.
Receio que haja uma debandada no plantel, espero que nao.
Para o ano a III Divisão é nossa, vamos ter que a assumir e dominar, nao esperando pelo último minuto como no ano passado. É que se descemos este ano da II, devemo-nos lembrar que no passado subimos por 1 minuto. Portanto, este ano foi bom para ganharmos experîência e aprendermos com os erros.
Ha ainda a esperança que haja clubes a desistir, embora issso seja mau sinal e ganhar na secretaria ninguem gosta...

Força Académico. Para o ano continuamos a apoiar. Para sempre Académico!

Abraço
Pedro Simões

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Há que deixar assentar a poeira e depois, friamente, começar a preparar a próxima época. Os erros cometidos, que no sirvam de lição e aprendizagem para o futuro. Pouco importa, nesta altura, encontrar culpados e arranjar bodes expiatórios. Vamos mas é arranjar forças para refazer a equipa, encontrar um treinador à altura, e acreditar que para o ano estaremos a lutar pela subida. Força Académico!!!

João Carlos

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Criticar, criticar e mais criticar...
gostam muito do Académico mas só ouví criticas e mais críticas, assim ñao se vai lá. Poco puxam pelos jogadores e no fim, poucas palmas para quem estava no último jogo de uma época e q certamente debem ter feito muito esforço ão longo de tantos jogos.
Umas boas férias para toda a equipa!!
EP

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Como o Lumago diz, esta na hora de o Sr. Albino e a restante direcção pôr um ponto final.Os sócios agradecem por tudo o que fez, com coragem conseguiu erguer o clube, mas neste momento penso que chegou a hora de sair, o clube precisa de evoluir e o sr. Albino não tem o perfil para acompanhar o crescimento que o clube precisa.Agradecemos por tudo o que fez.


JL

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

enfim.... quero dizer ao anónimo que fez o primeiro comentário e que fez juízos de valor das pessoas que certamente será um dos que ficou feliz pela descida pois será um dos que poderá ter poleiro para o ano visto ser mais fácil na 3ª e com isso também meter alguns jogadores com amigos empresários e coisas do género. Sem me querer alongar e porque conheço os jogadores de quem sou amigo salvo raras excepçoes como academista quero agradecer a grandeza daqueles que bem ou mal suaram a nossa camisola e que em muitas semanas só com o seu carácter e amor à causa foram lá para dentro bastante inferiorizados(casos de Marcelo,Guima,Marco) pois com o plantel completamente desiquilibrado e sem soluções e com a agravante de castigos e lesões tiveram de o fazer.Temos é de chamar à pedra quem manda que nos momentos difíceis nunca esteve com os jogadores, não fossem eles a unir-se e já teríamos descido!
Espero que possam ficar e ajudar-nos a voltar para a 2b.
Vamos acreditar pode ser que algum clube abandone e temos o caso do Praiense que segundo consta jogou com jogador mal inscrito por 2 e isso nos dará a permanência.
Cumprimentos Bruno Gonçalves

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

A mim parece mais um comentário de 1 tal de Frederico que tem a mania que é empresário e que para além de andar a enganar o presidente do Tondela a gastar quase o triplo do Académico também lá mete jogadores.
Pelos vistos quer fazer duas equipas.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

"A FPF impediu o Sport Lisboa e Nelas de participar em quaisquer competições organizadas pela FPF ou por algum dos
seus sócios ordinários e de litigar em novo processo em que seja requerente e os serviços competentes estão inibidos de receber novos contratos ou compromissos desportivos de jogadores seus, procedendo os mesmos serviços ao cancelamento dos existentes no final da época desportiva, em virtude da falta de pagamento das custas em dívida no processo disciplinar."

Haverá algum Nelas nesta divisao?

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

o treinador conseguiu a proeza de descer mais uma equipa...

enfim...

Kd mandam jogadores de grande qualidade embora e contratam (...) é o k da!

segunda-feira, 03 maio, 2010
Mr_Devil disse...

Não vale a pena pensarem no caso do jogador do Praiense, a Federação já comunicou que vai arquivar o processo devido a não encontrar nenhuma irregularidade...

Aliás, o gabinete jurídico do Académico já deve também ter recebido o fax da federação...

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Segundo os regulamentos para 2009/10, os dois piores 12.ºs classificados das três séries também descem de divisão, com o pior coeficiente de pontos a ditar a descida do conjunto de Viana do Castelo e do Académico de Viseu, da Zona Centro. Os viseenses precisavam de vencer para poderem pressionar o Eléctrico, mas não só perderam na visita a Esmoriz, como viram o conjunto de Ponte de Sôr ganhar ao Pampilhosa e, assim, acabar com todas as esperanças dos "ferroviários" em ainda chegarem ao primeiro lugar da Zona Centro.

In Jornal de Noticias

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Aos sócios do Académico deveria ser explicada a verdadeira razão pela qual o clube desceu. Quem foi a Esmoriz deve ter dado conta que muitas situações estranhas se passaram naquele jogo. O rídiculo nesta situação toda é que enquanto uns andavam a mobilizar a cidade para se deslocar a Esmoriz, outros andavam por trás a negociar derrotas. Viseu merecia outro respeito. Quem tiver duvida relativamente a estas palavras, tente averiguar o que se passou nos bastidores, para que tivesse acontecido o que aconteceu em Esmoriz. A direcção do Académico e os sócios do Académico foram ludibriados por gente sem escrupulos. Este é um cenário demasiado fantasmagórico para ser verdade. Mas fazia um desafio aos senhores que coordenam este Blog. Tentem indagar o porquê daquilo que se assistiu em Esmoriz. Talvez no final tenhamos todos uma grande surpresa. Saudações academistas.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Ao confrade JL, quero dizer que eu não defendi a saída do sr. Albino e da sua direcção.
O que eu disse foi que a direcção eleita, seja ela qual for, tem que dialogar com os sócios e simpatizantes, tem que vir dizer claramente o que quer de nós, falar connosco.
Uma direcção não deve ter receio nem lhe cairão os parentes na lama se pedir ajuda, se sugerir medidas, se vier conversar.
Claro que se persistir na surdez e mudez, aí será a altura de avançarmos para outras soluções, outras candidaturas à direcção. Mas é por aí que tudo deve passar, só se houver pessoas de peito aberto para avançar. Como se tem visto, não há alternativas e os actos eleitorais ficam às moscas.
Sr. Albino e restante direcção, vocês salvaram o Académico e não há ninguém que não esteja agradecida pela vossa coragem em momentos determinantes, mas agora é outro tempo, venha aqui ao blogue, fale connosco, peça ideias ou ajuda, porque pode ter a acerteza de que ESTAMOS TODOS COM O NOSSO ACADÉMICO, mesmo nesta má hora!

Lumago

segunda-feira, 03 maio, 2010
João Nunes disse...

Queria dizer ao anónimo que falou em jogos de bastidores, que não temos forma de conhecer esses jogos de bastidores. Somos para todos os efeitos elementos "externos" ao clube, somos sócios, mas não tomamos decisões, nem sabemos os segredos do clube.

De qualquer forma se achar que devemos saber algumas "coisas estranhas" que se passaram em Esmoriz, envie um email para a.magia.do.futebol@gmail.com .

Não alimentamos polémicas, mas queremos o melhor para o nosso clube, e se houver algum fundamento nessa "lebre" que acaba de levantar...

Sabemos que as ressacas das vitorias e das derrotas, são férteis em jogos e joguinhos de bastidores.
Não alinharemos contudo em histórias sem fundamento, e já recusámos alguns comentários de "gentinha" mesquinha e sem honra.
Ah, e os "lacraus", alguns até nossos vizinhos já nos querem "secar" o plantel, mas esses aqui não têm tempo de antena.

Viva o Académico!
Viva a Magia do Futebol, que luta diáriamente por levar o nome do nosso clube aos 4 cantos do Mundo!

segunda-feira, 03 maio, 2010
Joao Monteiro disse...

A vida é feita destas situações, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se. Para o ano, estaremos a fazer a festa da subida, e estaremos de regresso à 2ª divisão. Serve esta época para ganhar alguma experiência de 2ª divisão. Para o ano iremos regressar, certamente, com outra estrutura mental. Certo é que, teremos de planear com rigor o próximo campeonato. É necessário não iniciar a época com sobressaltos, como aconteceu este ano, e que nos deu este dissabor final. Mas penso que todos nós aprendemos com os erros, e quem sabe, esta época não sirva de lição para o sucesso que tenho a certeza que vai ocorrer no clube nos próximos anos.
Força Académico, Força equipa, Força direcção! Somos muito grandes! Grande abraço. Saudações academistas.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

O tempo vai-se encarregar de desvendar alguns "mistérios". Sigam com atenção para onde alguns jogadores do plantel do Académico vão jogar na próxima época. E, já agora, para onde vai também o mister Borges. Depois somem dois mais dois.

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

O esmoriz tinha dois ordenados em atraso(disse-me um adepto do esmoriz), e com a vontade que jogaram contra o Académico não acredito que já não tivessem pagos.
Já agora fico triste com os nossos jogadores...! Perdemos é certo, mas andámos mais de 100 km num dia que devia ser passado com as nossas mães, e apoiámos o Académico do primeiro ao último minuto, cheguei a casa rouco de todo, e os jogadores nem uma conversa com os adeptos, nem uma camisola para a bancada, não ouve respeito por nós, apenas o Guima e o Tomé bateram palmas de longe, estavam tristes?? Para o ano vão ficar no Académico, apoiam o Académico??? O ACADÉMICO SOMOS NÓS, que quer esteja nas distritais ou na 1ª divisão apoiaremos, merecemos RESPEITO. Fomos roubados (o penalty da mão é mesmo á minha frente e do bandeirinha, e é impossivel ele não ter visto o mesmo que eu, IMPOSSIVEL!!! Aqui não há repetições nem estávamos do outro lado do campo e que dava para ver melhor, eu estava com o bandeirinha á minha frente e tenho a certeza que foi mão e penalty para fazer o 1-1, tenho eu tanta a certeza como o bandeirinha também tem... mas fechou os olhos e o árbitro marcou.... NEM SEI O QUE ELE MARCOU!!!ROUBO!!!Depois na segunda parte, com o resultado 1-0, nem estávamos a jogar mal, eles só tinham rematado uma vez e um golo, estávamos a jogar contra o vento, o treinador altera o sistema táctico TODO, fica a jogar sem trinco, sem meio campo, sinceramente não percebi o que ele fez, e depois em contra-ataque sofremos aqueles 3 golos, a equipa já estava completamente perdida. Nem sei o que diga... se é para manter esta equipa, este treinador, sinceramente não sei... ESTOU MUITO TRISTE!!! Nós adeptos fiéis não mereciamos isto, andamos a jogar contra equipas miseráveis, com estádios miseráveis, com 30 ou 40 pessoas nos campos, qunado podiamos estar a lutar com os maiores de Portugal, é triste...!

Sprees

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

Para pensarem...
A quem interessou que o Rui Santos ficasse dois meses sem jogar!!!

Saudações Academistas.
VIVA o ACADÉMICO!Para o ano lá estaremos a lutar de novo pela subida de divisão!

APOLI

segunda-feira, 03 maio, 2010
Antonio Jose disse...

Neste triste momento academista, quero enviar um forte abraço de encorajamento ao Sr Albino e Sr Cabido no sentido de os encorajar fortemente a continuarem a dirigir este, que para mim é o maior clube do MUNDO! Adeptos academistas vamos apoiar ainda mais o nosso clube. Todos juntos de cabeça bem erguida, vamos angariar mais adeptos e "grao a grao" engrandecermos o clube. Se todos trabalharmos com amor ao clube, o futuro o dirá. VIVA O ACADEMICO! A Jose

segunda-feira, 03 maio, 2010
Anónimo disse...

penso que esta descida,já tava mais que acertada! infelizmente para alguns e felizmente para outros.
é assim penso que pesadelo,do academico foi a vinda do treinador luis almeida,quem teve a ideia de o contratar devia mesmo querer por o academico em baixo. temos um bom presidente,mas infelizmente de futebol percebe zero. quando subimos tinha mos uma excelente equipa..
equipa essa que devia ter continuado mas nao foram so mudancas mandar jogadores com qualidade,e buscar jogadores so com renome mas qualidade nem ve-la enfim o que interessa no academico e o jogadores terem renome. a qualidade e o amor a camisola nao interessam! acho piada dizerem que jogadores como augusto,everson,ruben e bastos nao tem qualidade quando como por exemplo, o AUGUSTO foi o melhor em campo muitas vezes e o melhor guarda redes que tivemos ate hoje. BASTOS quando inicio as 2primeiras epocas que ca teve foi tambem varias vezes, o melhor em campo e melhor goleador que tivemos.. chegava a fazer 4golos no mesmo jogo esqueceram se?? enfim a certas pessoas que falam muito e nao sabem nada! penso que o academico precisa de uniao e rapidamente de um presidente que saiba futebol... e que nao va atras duque os outros dizem !!

terça-feira, 04 maio, 2010