domingo, novembro 18, 2007

Ainda nos falta um ponto

Foto: Associated Press (Armando França)


Portugal 1 Arménia 0: Desde que me lembro que vibro com a selecção nacional do mesmo modo que vibro com o Académico de Viseu e com o Sporting. O México 86 é talvez o ponto de início desta paixão numa altura em que infelizmente não podia ver o jogo pela televisão, um luxo naquela altura, e que ficava colado com os ouvidos ao velhinho rádio vibrando com o golo de Carlos Manuel à Inglaterra ao mesmo tempo que tinha dificuldade em entender o que era aquilo do “Caso Saltillo”. E a paixão continuou ao longo dos tempos orgulhando-me de ver os viseenses Paulo Sousa e Leal com aquela camisola... a camisola de todos nós – por falar em Leal a RTP Memória mostrou esta madrugada um Portugal Finlândia em que Leal actuou. Lembro-me de vibrar com as fintas de Paulo futre bem antes de chegar o Euro 96 onde finalmente actuámos num nível superior. Nem sempre a selecção me deu grandes alegrias mas dáva-me seguramente o prazer de os ver jogar um futebol agradável e as alegrias também vieram – embora tenha sido uma alegria contida – como foi o caso do Euro 2004 e do último mundial.
Isto tudo para dizer que não me lembro de um jogo tão enervante como o de ontem. Que falta de garra, que falta de brio. Para uma defesa que andou quase sempre aos papéis valeu-nos o facto de os adversários serem, vamos lá... fraquinhos. A falta de Ricardo Carvalho explica tudo? Não me parece. Ricardo cometeu uma grande penalidade “bem superior” a algumas que por cá se vão marcando. E que dizer do meio campo? Miguel Veloso infelizmente continua com aquele tique de vedeta o mesmo tique que vai afastando o meu Sporting cada vez mais da luta por lugares que nós adeptos merecemos, Maniche não sei se jogou e se me perguntarem quem foi o terceiro elemento do meio campo, eu que não percebo nada de bola não sei dizer quem foi. E Cristiano Ronaldo a super vedeta por onde andou? Dizia ontem Luís Freitas Lobo, na TSF, que na selecção o Red Devil invade espaços, com o seu futebol, que não são seus e o “dono” do espaço não sabe criar as linhas de passe que o 7 tanto necessita. É capaz de ter razão, é que o madeirense ou se perdia em fintas ou então sofria falta – e foram 7 – e nunca a bola chegou jogável aos seus companheiros. Valeu-nos a marrada – no sentido de cabeçada – de Hugo Almeida na melhor – a única?!- jogada do encontro. E agora falta apenas um ponto para nos qualificarmos mas a jogar assim o problema é mesmo esse, ou seja, ainda nos falta um ponto. Se houver garra e brio talvez nos desloquemos em 2008 até à Áustria e à Suíça.

7 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhoso!
Foi a palavra que mais se ouviu hoje entre as pessoas que encontrei.
Confirmou-se tudo o que já se sabia sobre incompetência. O tal Scolari esvaziou completamente a selecção, assim que chegou. Não quer saber se os jogadores estão bem ou não, por vontade dele estavam lá coxos e de pernas partidas. Mais, não quer saber dos portugueses pagantes, nem das tristes figuras que faz.
Enfim, conseguiu liquidar o gozo que sentíamos quando nos sentávamos a ver a selecção jogar. Quer jogasse bem, quer mal, eram ops melhores que ali estavam e se corria mal, corria mal. Agora sabemos que não estão ali os melhores em cada momento, mas sim o grupo excursionista do Scolari, os amigalhaços, aqueles que correram a branquear o seu acto criminoso e cobarde, em vez de o condenaram veementemente (pudera, com seleccionadores a sério eram obrigados a trabalhar nos seus clubes para serem chamados, agora só precisam de se aguentar em pé!).
Temos, finalmente, a "nossa" selecção onde as forças ocultas deste país a queriam. e depois ainda são capazes de vir chorar-se de que o público não devia assobiar aqueles craques que os podem machucar, coitadinhos!
Felizmente para os nossos provincianos patrioteiros e parolos, os Arménios são como os nossos clubes pequenos e são roubados democraticamente por árbitros bem industriados. Depois admirem-se quando sobrar para nós nos confrontos contra as grandes selecções da Europa e do Mundo. Se aquilo não é penalty então não há penalties.
Estou envergonhado.

domingo, 18 novembro, 2007
Anónimo disse...

Eu nunca tenho vergonha da minha selecção. Ter-se vergonha do que se ama é contra natura.

Qual era então a sua selecção?

O parolo não será o caro anónimo? Pode-se discordar das pessoas sem se achar superior aos outros.

domingo, 18 novembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não gostei da exibição da selecção mas continuo a apoiar a 100% o seleccionador nacional. Crítico é os "tiques de vedeta" de certos jogadores nacionais.

domingo, 18 novembro, 2007
Anónimo disse...

Os tiques existem porque o seleccionador autoriza. Ele é que lhes dá força chamando-os quando nem se têm de pé e não ligam nada à selecção. Para muitos é um dado adquirido que lá vão sempre porque são do grupo e por isso não precisam sequer de suar a camisola. A culpa não é deles, mas do tipo dos murros.

domingo, 18 novembro, 2007
Anónimo disse...

Pobres Arménios.
Portugal também vai sentir na pele o que é ser pequenito quando jogar com os grandes

domingo, 18 novembro, 2007
Anónimo disse...

Pobres arménios diz o comentador anónimo? Pobres mas é de nós que até a crise financeira do país atinge o registo de golos da selecção, até ha bem pouco tempo lembro-me(como todos nós nos devemos lembrar) de jogar com selecções de leste como esta Arménia e nem sequer pensar numa derrota ou empate mas sim no nº de golos que se iria marcar!É certo que os tempos são outros(basta constatar pelo tal jogador Armeno que pertence ao Ajax e no entanto estava sentado no banco)mas esses tempos tambem se reflectem nos jogadores e na sua incapacidade de honrar a camisola...como já foi dito por aqui:«basta de vedetismo»!
A ver vamos se esse tal ponto nos cai em graça...

segunda-feira, 19 novembro, 2007
Anónimo disse...

Isso, Daniel Antunes era nos tempos em que os jogadores ficavam orgulhosos da camisola que envergavam. Depois de Saltillo, mas sobretudo a partir da chegada deste troglodita brasileiro, o que conta é o "carcanhol"

segunda-feira, 19 novembro, 2007