sexta-feira, fevereiro 29, 2008

O exemplo do "Manel"

Haverá algum sportinguista com mais de 30 anos de vida que não considere Manuel Fernandes um dos seus grandes ídolos? E o Manel faz questão de sempre se manter assim perto do coração dos adeptos e bem perto do clube.
Foi "empurrado" para fora do Sporting por 3 vezes: como jogador, como adjunto de Bobby Robson quando o Sporting seguia na liderança do campeonato e como treinador principal depois de ter ganho mais uma supertaça ao FC Porto e de ter segurado a nau após mais uma das infindáveis crises do Sporting. Nada disso abalou o seu sportinguismo ciente de que a instituição é uma coisa, as pessoas que a dirigem são outra, a primeira fica os outros passam.
Fez parte da lista de Abrantes Mendes que foi derrotada nas últimas eleições e, seguramente, que os poucos votos que a lista obteve uma grande parte se deveu à sua presença. Com a época a correr pouco bem seria fácil para o Manel criticar o clube, rasgar o Sporting de cima a baixo como muitos têm feito. Mas, Manuel Fernandes, o mítico capitão do Sporting, nada disso fez e hoje em entrevista a O Jogo dá mais uma verdadeira lição do que é ser do Sporting. Sou contra o facto de o Sporting se tornar um “cemitério de glórias” mas um homem como o Manel tem que fazer parte da estrutura leonina. Ele está convencido que em breve estará no Sporting. Que assim seja…

Foto: Centenário Sporting

5 comentários:

Anónimo disse...

Lá estão vocês outra vez! Só que seta vez é ao contrário: Haverá algum amante de futebol deste país que não tenha o Manuel Fernandes como ídolo? Não é sportinguista, é que goste de futebol.
Confesso que me chateou quando foi o responsável por algumas "sovas" que o meu clube levou, mas sempre teve um comportamento exemplar, como grande capitão que era.
Não sei se ele vai adiantar alguma coisa nesse plantel de coxos, mas sempre te digo, Manel (não o conheço de lado nenhum, mas para nós no futebol e assim, tu cá, tu lá) que espero que tenhas toda a sorte do mundo, menos contra o meu clube e o Académico, claro!

sexta-feira, 29 fevereiro, 2008
Anónimo disse...

Grande leão, grande sportinguista, que nunca devia ter deixado o clube !
Espero que regresse rapidamente ao clube, pois o sportinguismo do Manel faz muita falta ao Sporting.
Em relação à função a que Manuel Fernandes poderá desempenhar,vê-lo regressar ao banco seria bom, pelo menos na função actualmente desempenhada por Pedro Barbosa, sendo que P. Barbosa deverá subir na hierarquia com a saída de Carlos Freitas.
Faz falta o sportinguismo do nosso Manel ao nosso Sporting, bem como outros "mitos vivos" que têm a mística sportinguista dentro deles para transmitir no clube!

sexta-feira, 29 fevereiro, 2008
Anónimo disse...

Saiu de Alvalade pela porta pequena como jogador, depois como técnico-adjunto e, mais tarde, quando era treinador principal... São muitas feridas. O Sporting está em dívida para consigo?

Nunca! Isso nem sequer se coloca. Eu é que devo tudo ao Sporting. Posso ter sido alvo de algumas decisões injustas no passado, mas foram atitudes que partiram de pessoas, não da instituição. O meu amor pelo Sporting é tal que jamais poderia confundir as coisas. Costumo dizer, na brincadeira, que às vezes parece que vejo o mundo às riscas verdes e brancas. Sou um apaixonado pelo Sporting desde que me conheço, muito com o incentivo da minha mãe, que infelizmente me deixou quando eu só tinha dez anos. Ganhei títulos, vivi muitas alegrias e algumas tristezas, mas nunca me esquecerei de que o meu melhor momento foi quando vesti pela primeira vez aquela camisola. O meu objectivo sempre foi servir o clube, sem magoar ninguém. Continua a sê-lo, e creio que ninguém me pode levar isso a mal.

GRANDE RESPOSTA!

sexta-feira, 29 fevereiro, 2008
Anónimo disse...

Sou portista desde que me conheço, mas sempre admirei o Manuel Fernandes. Excelente avançado, goleador e fabricante de jogo, era vê-lo a percorrer o campo com garra, sempre em cima. Lamentavelmente o seu feitio de nunca se pôr em bicos de pés acabou por o prejudicar, na selecção nacional e... no Sporting! Foi sempre empurrado para fora, porque não era capaz de fingir, não conseguia ser hipócrita, era honesto demais. Só teve um defeito terrível e esse foi ser do Sporting, mas desse ele não teve culpa, aconteceu! (esta foi a brincar! Não levem a mal mas eu preferia tê-lo visto de azul e branco ao lado do Fernando Gomes, esse mesmo que foi empurrado para fora do FCPorto e ainda acabou a carreira dignamente no Sporting).
Se o tempo voltasse para trás, o Manuel Fernandes tinha lugar certíssimo no Sporting e na selecção. Grande Homem, Grande Profissional, Grande Jogador! Sportinguista, é certo, mas ninguém é perfeito (não censurem, é a brincar!)!
LUMAGO

sexta-feira, 29 fevereiro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sr. Lumago os seus comentários nunca serão censurados porque são sempre de grande qualidade.

sábado, 01 março, 2008