quarta-feira, outubro 21, 2009

Paulo Bento


21 de Outubro de 2005 Paulo Bento é apresentado como o novo Técnico do Sporting Clube de Portugal. Faz hoje 4 anos a aposta feita no treinador português, ex-internacional de futebol e técnico dos juniores do clube. E, se pensarmos um pouco, alguém duvida que quem fez esta opção tinha em sua posse conhecimentos sobre as potencialidades de Paulo Bento para a função?! Alguém duvida que foi a opção mais difícil de todas que se apresentaram?! Alguém duvida que foi por verem as suas qualidades e não por um qualquer factor C que Paulo Bento foi chamado a liderar o futebol profissional?!
Em Portugal o mérito e as qualidades profissionais ainda não são as prioridades em detrimento da cunha, do compadrio. Temos pena, diz o povo.
Paulo Bento é um treinador que vive, constantemente, no fio da navalha. Esta sua ascensão a técnico do futebol sénior profissional do Sporting aconteceu de uma forma pouco habitual em Portugal e, caso único nos grandes do futebol português.
Por convicção e alguma experiência no futebol de formação foi com bastante satisfação que vi reconhecido a um técnico dos escalões jovens competência para o futebol sénior. Considero que a vivência de um atleta profissional de futebol pode ser muito útil na função de técnico, associado à formação teórica e a cursos existentes. Mas, se a estes juntarmos uma experiência no futebol de formação, estão criadas as bases para uma carreira sustentada e conhecedora do perfil do atleta português.
Paulo Bento sai fora do protótipo dos treinadores portugueses que saltam de clube em clube apoiados por um jornalista amigo e representados por empresários nem sempre visíveis.
Serve esta introdução para que não hajam dúvida sobre o meu reconhecimento sobre as competências de Paulo Bento, enquanto treinador de futebol.
A liderança, a gestão de recursos humanos são hoje duas facetas fundamentais num Técnico de futebol, pois não é fácil lidar e motivar tantos egos, tantas vaidades.
O Sporting tem formado o treinador Paulo Bento também. Os erros cometidos por este, outros cometeriam os mesmos ou outros, fazem parte dessa formação e da carreira de um treinador. Só não erra quem não toma opções, quem não lidera nada. Deve o Sporting manter Paulo Bento? Sim. Não sou adepto de chicotadas psicológicas, do mudar pelo mudar. Nunca.
Paulo Bento, na minha modesta opinião, deve reflectir sobre a constituição da sua equipa técnica. Um líder com a personalidade forte de Paulo Bento não deve ter receios de ter a trabalhar com ele, os melhores. Aqui, parece-me, que o Sporting precisa de um novo colaborador, de alterar algo, para o seu treinador.
Um treinador nunca se acomoda. O futebol é por demais envolvente, excitante para isso. Um colaborador já tenho dúvidas. Aprecie-se quem se emancipa por acreditar no seu valor, que construa a sua carreira, sem atropelos ou traições.
O futebol do Sporting, com Paulo Bento, surpreendeu o desporto português com o famoso losango. Hoje, defendo, deve haver alternativas, ou melhor, uma dinâmica diferente em certas situações evitando o risco de saturação que parece começar a acontecer. Faltam jogadores para outros esquemas?! Não creio. O Sporting tem jogadores de qualidade, empresta e dispensa outros, porque o treinador sente estes serem suficientes para alcançarem os objectivos, possíveis, traçados pelo clube.
A um treinador de futebol não se deve ameaçar com despedimento, deve-se exigir resultados, que cumpra a sua função com competência e dedicação. É bom que se comece a ver a solução no próprio treinador, como disse o presidente do Sporting, que especular sobre uma dezena de treinadores que não íam trazer nada de novo ao clube, nesta altura da época. Sejamos realistas e que equipa técnica em Portugal pode ser solução para o Sporting?! Nenhuma. Seria um treinador com um penteado diferente. Só isso.
A idade de Paulo Bento é também um handicap. Não se entende isso, só num Portugal conservador. Os actuais treinadores de Benfica e Porto precisaram de ter cabelo branco para a comunicação social os respeitar e os pseudo-empresários deixarem-lhe de lhe fazer o ninho atrás da orelha.
Paulo Bento continua a ser coerente com ele mesmo. O Sporting tem das equipas técnicas (em todos os escalões) mais competente e modernas da Europa.


Vitor Santos

Movimentos

1 comentários:

Unknown disse...

ò Sr vitor esqueceu-se de mencionar a equipa tecnica dos juvenis do SVB, como sendo tambem uma das melhores. Um abraço amigo.

quinta-feira, 22 outubro, 2009