quarta-feira, outubro 14, 2009

Campeões do Sporting: Tello

Nome: Rodrigo Alvaro Tello Valenzuela
Data de nascimento: 14/10/1979
Posição: defesa esquerdo / médio
Épocas no Sporting: 00/07
Títulos: 1 campeonato nacional, 2 taças de Portugal, 1 supertaça


Foi, é, a contratação mais cara de sempre do Sporting Clube de Portugal e marcado por esse rótulo muito se esperava dele e por conseguinte muito foi criticado por tardar em se impor de forma inequívoca.
Estreou-se de leão ao peito no dia 27 de Janeiro de 2001 num jogo em que a grande estrela foi Acosta, hatt-trick, e em que o Sporting bateu o Vitória de Guimarães por 3-1, sendo substituído aos 80 minutos por Horvath. Curiosamente nesse dia do outro lado da barricada encontrava-se o agora academista Paulo Gomes – um jogador que sempre deu o litro quando o adversário era o Sporting – e também Carlos Lima. Nessa época 00/01 apenas por uma vez completou os 90 minutos e nada de relevante assinou.
Em 2001/2002 chegou o seu único título de campeão ao serviço do Sporting. Foi uma época em que apenas por 3 vezes foi titular e onde apenas por duas vezes completou os 90 minutos. As críticas ao seu desempenho aumentavam sem que a oportunidades dadas aumentassem.
Foi apenas na época de 02/03 que se assistiu ao primeiro golo do chileno. E que golo! Um grande remate de fora da área em Braga frente ao Sporting local sem bem que… o Sporting perdeu (4-2)!
Em 05/06, e já com Paulo Bento, Tello começou finalmente a dar nas vistas – mais oportunidades mais rendimento – levando os adeptos a pensar que afinal havia talento naquele corpo franzino.
A sua melhor época coincidiu com o fim do seu percurso no Sporting. Em 06/07 Tello contribui com boas exibições para o 2º lugar leonino – uma mão marota tirou-nos o título – marcando no campeonato dois golos que valeram 6 pontos: o Sporting venceu o Marítimo por 0-1 com golo de Tello e venceu no Dragão pelo mesmo resultado com um golo de livre directo naquele que terá sido porventura o seu golo mais lembrado dos adeptos do leão. Quando começava a assumir-se roeu a corda e rumou ao Besiktas.
Comemora hoje 30 anos. Parabéns Campeão!

0 comentários: