quarta-feira, outubro 31, 2007

Palavras dos outros X

Este ex-árbitro é um caso impar no futebol português. José Guímaro é o único árbitro (até agora) a ser condenado por corrupção num tribunal judicial. Os 500 contos que recebeu em troca do favorecimento num célebre Leça FC vs Académico de Viseu não foram compensação suficiente para o que se seguiu…

Em 7 de Junho de 1993 o Leça FC recebia o Académico de Viseu, e em caso de vitória festejaria o título da 2ª. Divisão B. José Guímaro era o árbitro e o Leça FC ganhou por 3-0, acrescentando uma taça ao seu palmarés. Contudo, em Junho de 1994, a Polícia Judiciária detém o árbitro após uma diligente investigação, com conversas telefónicas comprometedoras com “Manecas” (Presidente do Leça FC), Manuel Rodrigues (pai do Presidente do Leça FC), António Ramos e Joaquim Pinheiro (intermediários, sendo este último irmão de Reinaldo Teles, vice-presidente do FC Porto), e a fotocópia de um cheque de 500 contos assinado pelo “Manecas” e endossado a José Guímaro. Pela primeira vez um tribunal judicial julgava e condenava por corrupção desportiva! Os 500 contos (sempre referidos nas gravações como os “quinhentinhos”) não eram mais do que o pagamento da primeira prestação pelos “serviços” prestados por José Guímaro.


No final o Leça desceu da Primeira Divisão para a Divisão de Honra pela via administrativa na época de 1996/97, José Guímaro foi condenado a 15 meses de prisão e “Manecas” a 12 meses (sendo entretanto amnistiado) e Manuel Rodrigues e António Ramos a 8 meses de pena suspensa. Joaquim Pinheiro, sempre que confrontado com datas e as suas gravações telefónicas exclamava sempre “não me recordo”, evitando o envolvimento de seu irmão, várias vezes citado nas conversas, e evitando ser condenado. Em todo este processo, a única pessoa que cumpriu pena foi o corrompido, sendo que todos os corruptores passaram incólumes…

Se isto fosse verdade...

Fonte (foto incluída):
Blogue:
Se isto fosse verdade
Post: Futebol – Os “quinhentinhos”

3 comentários:

Anónimo disse...

que isto tem a haver com o sporting ou academico fc?

quarta-feira, 31 outubro, 2007
Anónimo disse...

Tem a ver com o CAF, que tanto para mim como para os administradores do blog, não tem diferença com o actual Academico.

quarta-feira, 31 outubro, 2007
Anónimo disse...

Isto foi o inicio do fim do academico. A partir do momento em que este arbitro foi condenado o Academico foi sempre ROUBADO pelos arbitros durante o periodo em que se manteve pela segunda liga. Eram sempre arbitros do porto que prejudicavam o academico.

Quem não tinha nada a ver com isto e foi sempre prejudicado foi o CAF. Daí a noticia...a meu ver muito bem relembrada.

domingo, 04 novembro, 2007