sábado, outubro 27, 2007

Quo Vadis, Sporting?

Há cerca de um ano atrás, um famoso vendedor de relógios madeirense, que por sinal também é advogado, proferia a seguinte expressão: " O Nacional luta pelos mesmos objectivos que o Sporting". E não é que ele devia ter dito isto ontem, que hoje todos acreditariam?
Pois é verdade, a equipa leonina, deu hoje uma péssima imagem de uma equipa de futebol. Aprendi que é fácil fazer um grupo de pessoas, mas não é fácil transformar esse mesmo grupo, em equipa. Numa equipa todos lutam para atingir um ou vários objectivos, sem nunca virar a cara ás adversidades.
Paulo Bento, fez algumas alterações em relação ao jogo de Roma, entrou Marian Had, para a esquerda da defesa, e Stojkovic, voltou á baliza. O Sporting, fez uma primeira parte desastrosa, sem qualquer ligação entre a defesa e o desacompanhado Liedson. Está confirmado que Paulo Bento não confia em Gladstone, e quem sofre é o meio campo leonino, que se vê órfão da sua pedra fundamental, Miguel Veloso. Moutinho, Vukcevic, e Izmailov, não se viram, e Romagnoli, não esteve nos seus dias, não esboçando sequer um ar da sua graça. Na frente, continuamos a ver um esforçado Liedson, e um Yannick completamente desintegrado, e trapalhão.
Na segunda parte o Sporting, ainda esboçou uma reacção, mas tímida e sem grandes consequências, restava esperar que a equipa tivesse capacidade para segurar o empate.
em todo o jogo o Sporting teve apenas quatro oportunidades de marcar: Yannick a cabecear para a baliza com excelente defesa do guardião do Nacional quase ao terminar a primeira parte, Liedson na área adversária a deixar "pregado" um defesa e a rematar ás malhas laterais, um excelente remate de fora da área de Abel para nova excelente defesa de Benaglio, e no ultimo lance do encontro excelente remate de fora da área desta vez por Moutinho, a fazer brilhar Benaglio novamente.
Resultado justo, num mau jogo de futebol.
Boa arbitragem.

Estádio da Madeira, na Choupana
Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)
NACIONAL – Diego; Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Igor Pita; Cléber, Bruno Amaro, Juninho e Fellype Gabriel (Edu Sales, 80 m); Cássio (Rodrigo, 67 m) e Lipatin (José Vítor, 76 m).

SPORTING – Stojkovic; Abel, Tonel, Miguel Veloso e Marian Had (Ronny, 46 m); Izmailov (Purovic, 67 m), João Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 67 m) e Romagnoli; Liedson e Yannick.

Cartão amarelo a Patacas e Vukcevic.

Para refletir...

O Sporting está a viver um momento conturbado, e sem fim á vista.
A equipa que levou a decisão do Campeonato passado até ao ultimo minuto, foi desmantelada com o final da temporada. A coesão defensiva perdeu os seus pilares base: Ricardo, Caneira e Tello. Os reforços contratados para estas posições ainda não mostraram ser alternativas( Had, Gladstone), Miguel Veloso joga quanto baste, e ainda não demonstrou um terço do que o tornou o ano passado um valor seguro do nosso futebol. Dizem as más línguas que está a ser difícil conviver com o mundo da moda, com as pseudo namoradas, e com as capas das revistas côr de rosa.
Moutinho e Yannick, tardam em aparecer, Izmailov, e Vukcevic, ainda não convencem, nem nunca vão fazer esquecer Nani.

Derlei era a esperança de mudança no ataque leonino, mas á semelhança de Pedro Silva, têm lesões de prolongada recuperação.
Purovic, está a anos luz de Alecsandro, e consegue ser menos influente que Carlos Bueno.

O Futuro é já amanhã...

Quarta feira o Sporting começa um novo ciclo bastante complicado: desloca-se a Fátima onde só uma vitória por dois golos de diferença carimba a passagem á próxima eliminatória da estreante Taça da Liga. Depois tem mais uma jornada da 1ªLiga, e dia 7 de Novembro decide em casa frente á Roma, o seu futuro na Liga dos Campeões, onde só a vitória interessa para conseguir seguir em frente nesta competição. Em ultimo caso resta a luta pela taça UEFA.
Todas estas situações darão que pensar aos dirigentes leoninos, e dependerá desses resultados a ida ao mercado em Dezembro/Janeiro, na tentativa de equilibrar o plantel.
Felipe Soares Franco, veio hoje negar a possibilidade de negociar o passe de Miguel Veloso antes do fim da temporada, o que de certa forma deixa mais descansado Paulo Bento, mas o Sporting tem de ambicionar mais... Está na altura de segurar as pérolas da formação, porque os adeptos estão fartos de ver Futres, Figos, Sabrosas, Ronaldos, e Nanis, brilharem com outras camisolas.
Os adeptos estão fartos de ver as camisolas que gostam, a desiludir nos nossos campos de futebol.

3 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

A exibição do Sporting não foi má foi muito pior do que isso.

Culpado só vejo um que é o Paulo Bento. Ele diz que o Sporting desperdiçou 45 minutos. Se desperdiçou 45 minutos a culpa é dele porque não há nenhuma lei que proiba fzar substituições antes do intervalo. A equipa só reagiu nos últimos 15 minutos porque ele assim o quis, foi na altura em que ele fez as substituições. Será que ele deu o aval para a aquisição do Gladstone? É que parece que não confia nele.

O Sporting hipotecou muitas das suas aspirações na época passada quando não apostou em Miguel Veloso preferindo Custódios e Paredes. Ao colocá-lo a central está a hipotecar as poucas hipóteses que tem este ano.

Tudo demasiado triste e o Porto lá vai cantando de galo...

domingo, 28 outubro, 2007
Anónimo disse...

- O título já foi, pois com um 1/3 do campeonato e tendo o Porto jogado em campos complicados nem que a sra de Fátima voltasse outra vez o porto perderia o campeonato.
- a taça da liga - Com as escolhas do treinador e a postura de grande parte dos jogadores, parece-me que tb já foi...
- C.League - Já foi...
- T. Uefa - tenho dúvidas, pois com a instabilidade que reina no sporting (e vai aumentar ainda mais) parece-me que o D.Kiev vem para nos ganhar por muitos...
- Taça de Portugal - Se tivermos sorte em não jogar com uma equipa do meio da tabela para cima, pode ser que passemos algumas fases (nos últimos) o sporting apenas por 1 vez eliminou uma equipa grande "slb em 2000", de resto foi SEMPRE eliminado (com o porto 4 x) e (benfica 2 x)... não acham que nos falta ainda muita coisa?
Volto a apelar aos sportinguistas verdadeiramente insatisfeitos que se unam e "pressionem" toda a corja da Direcção a demitir-se "a bem ou a mal".
Precisamos de novos líderes com garra, amor ao Sporting e sobretudo úm aspecto fundamental, que não sejam "anjinhos" ou COLABORADORES dos adversários.
Se for necessário utilizarem-se métodos anti-democráticos, então utilizem!

domingo, 28 outubro, 2007
Bancada Sul disse...

Uma série de erros de todos os tipos, poderão justificar este mau arranque, desde más arbitragens, a erros tácticos, passando por uma má organização do plantel na pré-época, em que em muito contribuiu a grande quantidade de reforços, que em todo eram uma autêntica incógnita, à excepção de alguns jogadores, que já eram conhecidos do grande publico.

terça-feira, 30 outubro, 2007