segunda-feira, outubro 15, 2007

Académico Viseu 1 - 0 Valonguense

Remates *:
Académico de Viseu 14 (6+8)
Valonguense: 6 (4+2)

À baliza *:
Académico de Viseu 5 (2+3)
Valonguense 4 (2+2)

Cantos *:
Académico de Viseu 9 (6+3)
Valonguense 0 (0+0)

Faltas *:Académico de Viseu 19 (11+8)
Valonguense 23 (14+9)

Foras de jogo *:
Académico de Viseu 5 (2+3)
Valonguense 7 (3+4)

* Os números apresentados podem não corresponder 100% à verdade mas andam lá perto.

O texto da semana passada, autoria do Pedro Simões, foi elogiado e resolvi por isso mesmo plagiar o seu estilo.

Tarde de muito sol no Estádio do Fontelo. Nas bancadas há muita gente, arrisco mesmo a dizer que é a “melhor casa” do Académico na “versão AVFC”. Orgulho-me de dizer que A MAGIA DO FUTEBOL estava lá mesmo quando ninguém acreditava “neste” Académico.

6 – O primeiro remate do jogo pertence ao Valonguense depois de uma hesitação conjunta – Calico e Negrete – mas o remate do nº 21 dos “amarelos” sai fácil para Manuel Fernandes.

Início de jogo muito lento de ambas as partes. A estratégia do Valonguense parece ser mesmo essa, ou seja, adormecer o Académico.

14 – Primeiro sinal de perigo do Académico. Livre lateral de Cardoso a bola vai para a cabeça de Negrete que atira por cima. O árbitro marca canto mas daí nada digno de registo sai.

No primeiro quarto de hora o Académico de Viseu ganhou 4 pontapés de canto mas o perigo que levou á baliza do adversário foi relativo. Ninguém consegue “assumir” o jogo academista.

18 – Cardoso ganha uma bola junto à linha de fundo – que parecia perdida – cruza atrasado para Lopes que atira por cima. Faltou calma ao nº 6 academista.

20 – Pontapé longo vindo da defesa, Filipe Figueiredo ganha em esforço mas atira fraco, de cabeça, e à figura do guarda-redes contrário.

O Académico de Viseu e os seus adeptos suspiram pelo castigado Zé Bastos. Falta a referência atacante. Lopes e Filipe Figueiredo fazem o que podem mas não está a ser suficiente. O Zé faz falta!

26 – Canto marcado por Cardoso, o 5º, Marcos aparece solto mas atira de cabeça por cima. Os cantos do Académico têm sido sistematicamente desperdiçados.

31 – Boa abertura de Álvaro para Filipe Figueiredo que ganha a linha de fundo e cruza para Lopes atirar novamente para fora. Desta vez foi ao lado.

32 – Novamente Álvaro, outra vez Filipe Figueiredo que se isola na meia direita mas remata ao lado quando o cruzamento parecia ser a solução mais óbvia.

Verdadeiro “festival de apito” esta tarde no Fontelo. Jogo muito faltoso e confuso.

39 – Outra boa combinação entre Álvaro e Filipe Figueiredo com o último a tira dois adversários do seu caminho mas depois falta-lhe força para conseguir algo melhor que um pontapé de canto.

Dos 3 jogadores do meio campo – Álvaro, Beaud e Cardoso – só o capitão se evidencia. Cardoso, o criativo, não consegue pegar no jogo e Beaud está a fazer uma exibição “apenas” certinha.

45 – Cardoso surge na esquerda a solicitar o remate de Mégane mas este, ainda fora da área, remata fraco para defesa fácil. Este lance ilustra o jogo academista, muita vontade mas na hora da decisão…

Fim da 1ª parte. Viu-se futebol de fraca qualidade no Estádio do Fontelo. Sem uma referência atacante é difícil o Académico fazer melhor. O certo é que ninguém na equipa da casa conseguiu colocar ordem no jogo academista - seria essa a missão de Cardoso? – e Eduardo descia em demasiado para o meio campo quando me parece que seria na frente que ele podia desequilibrar. O empate era justo mas o Académico era a equipa que detinha mais ascendente.

52 – Canto de Cardoso e Calico de cabeça atira por cima. Ao sétimo canto o perigo continuava a ser pouco.

Mais do mesmo na segunda parte. É o Académico que tem mais posse de bola mas o Valonguense dá a ideia de ter o jogo controlado e parece estar satisfeito com o nulo.

57 – Remate do Valonguense de muito longe mas saiu colocado obrigando Manuel Fernandes a aplicar-se. Do nada surgiu a defesa da tarde!

63 – Livre frontal muito perigoso a favorecer o Valonguense mas o remate é digno de um jogo de rugby.

63 – Substituição no Académico: sai Lopes entra no seu lugar o “mágico” Carlos Santos.

Lopes não fez um grande jogo mas no meu entender Cardoso justificava mais a saída. Idalino de Almeida tem uma decisão que deixou muita gente perplexa, Álvaro era agora defesa direito e Calico passou a ser a referência atacante! Quem não tem cão caça com gato, mas…

67 – GOLO DO ACADÉMICO! Eduardo entra na área pela esquerda cruza para o segundo poste onde surge Carlos Santos, a defesa Valonguense atrapalhou-se, ninguém conseguiu tirar a bola da zona de perigo de onde surge Álvaro embalado a colocar a bola no fundo das redes adversárias, num remate na meia-lua. O Académico marca por intermédio do capitão. Engoliram-se alguns sapos na bancada!

Depois do golo o Académico volta ao normal, ou seja, Calico volta a ser o defesa direito e Álvaro é devolvido ao seu habitat natural!

69 e 70 – em minutos consecutivos dois remates de Carlos Santos. O primeiro de fora de área ao lado e o segundo de cabeça na marca de grande penalidade para defesa fácil.

77 – Segunda substituição no Académico: entra André Barra sai Cardoso.

Beaud começa a aparecer a dar alguma ordem ao meio campo do Académico. O Campeão Olímpico finalmente a destacar-se.

80 – O Valonguense chega com algum perigo ao último reduto do Académico de Viseu mas Manuel Fernandes resolve bem.

81 – Última alteração no Académico: Márcio entra para o lugar do melhor em campo Álvaro. Indicação clara de Idalino de Almeida, não quer um Académico encolhido.

83 – Grande jogada de André Barra que, no entanto, demora a soltar a bola e quando o fez Filipe Figueiredo já não tinha ângulo de remate.

Fase do jogo em que Manuel Fernandes aparece várias vezes a fazer a posição de líbero. O Académico não consegue “adormecer” o jogo.

87 – Jogada de insistência de Filipe Figueiredo com Santos a rematar ao lado.

O Valonguense tenta chegar ao empate mas o seu jogo atacante é confuso e atabalhoado. O Académico não consegue controlar a bola.

Fim do jogo: Académico de Viseu 1 Valonguense 0

Resumo final: vitória inteiramente justa do Académico de Viseu. Destaque para a solidez defensiva da equipa. O Valonguense veio espreitar o pontinho, mostrou ser uma equipa bem organizada defensivamente – sofreram o primeiro golo da época – mas foram uma nulidade em termos atacantes. O jogo do Académico não foi bonito mas foi eficiente e os adeptos demonstraram que estão com a equipa.

23 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo resultado contra um adversário que não é nenhuma pera doce.
Pelo que ouvi do relato, pareceu-me justa, sem grandes "invenções".
O Académico está a embalar?
Esperemos que sim.
LUMAGO

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

Pois é Sr. LUMAGO. De facto o Académico teve uma importante vitória contra uma equipa que nao sofria um golo a 617 minutos. Valeu-nos o Álvaro. xD Penso que a equipa está mesmo a embalar... Com tranquilidade!


Visitem a Área Academista e aproveitem e ouçam os comentários do Prof. Idalino que penso que é interessante que estão disponiveis em noticias... Comentem!

__________________________
http://areacademista.pt.vu

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

Eu gostava era de uma explicação lógica para o Santos não jogar de inicio...

Mas enfim... Valha-nos a vitória que é o que interessa!!!

O treinador, esse, não deixa der ser um "cagão", estamos empatados e tira o Lopes que não estando a fazer um jogo excelente até estava bem...!!! Mais uma vez, para nossa alegria, teve sorte.

Porque é que ninguem comentou aqui a saida do Joao Sampaio da equipa?

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

mais uma vitoria do academico,estamos a subir de classificação rumo a subida esperamos todos nos...concordo consigo "alma negra" porque o Santos nao joga de inicio,mas e uma escolha do treinador...que assim continuem as vitórias que todos queremos.

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

pk se calhar nao há nada pa comentar.. foi em foi embora... muito gostas tu de meter veneno..

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

O importante é que estamos num bom caminho ilustres academistas, e deixem-me deixar aqui uma nota muito positiva para o publico, é disto que tambem precisamos, a uniao faz a força...ACADEMICO!!!

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

Um plantel é feito por vinte e tal jogadores e cabe ao técnico decidir quais os que mais garantias lhe dão para cada jogo. A saida do João Sampaio deve ser encarada nesse espírito, não é?
LUMAGO

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

Completamente de acordo ilustre academista...

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

óptimo resultado contra uma equipa que ainda não tinha sofrido golos no campeonato!!

Para quem dizia que já ninguém acreditava neste treinador foi bom ver o estádio muito mais composto, com a equipa a jogar um futebol agradável e ofensivo!...e à sexta jornada no segundo lugar!

Se os clubes fossem dirigidos pelos adeptos do insulto e da irracionalidade era giro conhecer 4 ou 5 treinadores numa época!!

Claro que é giro ler de novo que a vitória foi pura sorte!enfim...estamos mesmo sortudos então..

Mais giro ainda é ler que o treinador foi mais uma vez conservador e defensivo nas suas substituições....é malta mesmo gira!!Porque o Santos deve ser defesa central...de certeza..


Já agora aconselho a audição das declarações do Prof. Idalino no blogue areacademista.pt.vu
Para reflectir sobre a ligação entre o modelo de jogo do treinador e as características dos planteis..

Um abraço para os verdadeiros!

firenze

domingo, 14 outubro, 2007
João Nunes disse...

Alma Negra, a sua pergunta tem muita lógica.

A Magia sabia da possível saída do Guarda-redes João Sampaio, do plantel do Académico.
Mas não avançámos a noticia sem ter a respectiva confirmação. Assunto que não foi referenciado no site oficial do clube.

Hoje foi confirmado, e sendo assim...
Não sabemos o motivo, mas fala-se como é óbvio, no descontentamento do jogador em não ser a primeira opção na equipa.

Resta-nos desejar-lhe boa sorte, e agradecer o que fez pelo nosso clube!

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

A noticia da saida do João Sampaio foi publicada no site da Área Academista na passada quarta feira... Parece que ninguem deu muita importancia a isso no nosso site e logo hoje devem ter ficado impressionados... xD

A propósito o Nuno (GR suplente) veio da 2.ª Divisão mas ainda sabemos pouco sobre ele...

Cumps.



____________________________
areacademista.pt.vu

domingo, 14 outubro, 2007
Anónimo disse...

Ao que sei, o Nuno o ano passado estava no São Joanense (SJ Madeira) 3ª divisão.

Quanto ao comentário do Sr Firenze, muito me admirava que fosse com outro intuito, para variar!!! "...Atira-te ao mar, e diz que empurrarem... Lá lá lá rá!!!"

Se calhar o meu amigo não foi ao estádio e não teve oportunidade de ver o Sr Idalino de quem tanto gosta a fazer cenas tristes para um adepto que disse um comentário qualquer da bancada... Isso é lindo, e de artista!!!

segunda-feira, 15 outubro, 2007
Anónimo disse...

Caro alma, se existem pessoas que criticam constantemente o treinador, mesmo quando essas críticas são disparatadas, como deixem bem claro no meu post anterior...eu também tenho legitimidade para defender a sua competência!ou acha que não??? Qual é o problema disso?

Se as pessoas se baseassem numa discussão construtiva, com troca de opiniões válidas seria bem mais produtivo...e o nosso clube é que ficaria a ganhar!

Não reparei nos gestos para a bancada, se os houve é claro..

firenze

segunda-feira, 15 outubro, 2007
Anónimo disse...

Caros academistas, é de salientar alguns pontos neste jogo:

-Clara subida do numero dos adeptos no estadio;
-Exibição segura e convincente de uma equipa que o demonstra ser;
-Interação entre o público e a equipa (que saudades de ouvir o grito do nosso acadeeeeemico vindo da bancada);
-Sou daqueles que defende que o publico deve assobiar quando algo vai mal, mas tambem aplaudir sempre que haja algo de bom. (o que aconteceu no fontelo ontem, onde um adepto deu a mão à palmatória, quando minutos antes gritava para o treinador tirar o Álvaro.

Apelo a todos os leitores deste blogue e academistas para estarem no próximo jogo em casa com o Social Lamas. Cada um de nós tem de convencer e levar aqueles que no passado nunca falharam um jogo. Peço aos autores deste blogue para promoverem uma campanha forte e abrangente (nomeadamente uma campanha em conjunto com a direcção do académico e com a comunicação social local)de ida ao estádio no próximo jogo em casa.

Quem foi ao fontelo no Domingo saiu satisfeito e vai voltar...Assim se constroem grandes equipas.

A minha única dúvida prende-se com o facto do Santos não ser titular. É impressionante como a parte ofensiva do académico se desenvolve (mais perigo, mais remates, mais cantos, menos jogo a meio campo). Beaud é claramente um reforço de topo e quem foi ao fontelo pode ver que ele é o organizador do jogo do Académico (é o "treinador" dentro do campo organizando o posicionamento dos jogadores.

Depois deste jogo, cada vez mais acredito nesta equipa...Falta o apoio da cidade, em breve estaremos em primeiro. Não há desculpa:

-Entrada à borla para todos os estudantes e bilhetes a 6€...

O autor é um Academista sofredor de há muitos anos com saudades de ver o fontelo cheio com o publico a vibrar com a equipa...Estamos a caminho, no futuro chegamos lá.

by "Fera Negra"

segunda-feira, 15 outubro, 2007
Anónimo disse...

Creio que será justo referir que a moldura humana presente ontem no Fontelo incluía umas dezenas significativas de fervorosos adeptos do Valonguense, a maioria idosos equipados a rigor com as cores verde a amarela, e que, por sinal, iam denotando um apurado sentido de humor na abordagem que iam fazendo às incidências do jogo.

segunda-feira, 15 outubro, 2007
Anónimo disse...

ainda nao percebi uma coisa neste campeonato..vao existir duas series: uma dos seies primeiros para subir e outra dos seis ultimos para descer..quantos passam? quando começar essa serie, os pontos de acada equipa voltam ao zero ou continuam os pontos q estavam?

segunda-feira, 15 outubro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sobem duas equipas e descem 5. Quando terminar a primeira fase do campeonato as equipas ficam com metade dos pontos até então.

segunda-feira, 15 outubro, 2007
Anónimo disse...

gande trabalho aki realizados

parabens

melo

segunda-feira, 15 outubro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Alma Negra: de facto existiu esse desaguisado entre o treinador e um adepto, eu também reparei. Se por um lado ao treinador não lhe fica bem ligar ao que vem da bancada também não é menos verdade que o adepto foi pouco elegante para não dizer outra coisa. No fim esse mesmo adepto ainda disparou algumas ameaças para alguém na bancada só porque tinha uma opinião diferente. Mas pela conversa do tal adepto ele o técnico até são conhecidos quiçá amigos!

terça-feira, 16 outubro, 2007
Anónimo disse...

mas supo-mos q o primeiro classificado tem 30 pontos.começa a segunda fase com 15?depois jogam umas equipas contra as outras?
na outra fase das seis so uma é que nao desce?

terça-feira, 16 outubro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sim todos ficam com metade dos pontos.

Para a luta da subida vão 6 e os dois primeiro classificados sobem.

Para a luta da descida vão 8 equipas divididas em dois grupos da seguinte forma:

Grupo A: 7º, 9º, 11º e 13ª

Grupo B: 8º 10º 12º E 14º

Depois mantêm-se na III os vencedores de cada grupo e o melhor 2ª classificado. Os restantes descem, ou seja, 5 equipas.

Acho que desta vez expliquei bem.

terça-feira, 16 outubro, 2007
Anónimo disse...

entao e se as equipas tem o numero de pontos impar?por exemplo 33, como é que divide para ficar com metade?fica 16,5?

terça-feira, 16 outubro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

arredonda-se para cima, ou seja, 17!

terça-feira, 16 outubro, 2007