segunda-feira, outubro 08, 2007

Crónica de uma vitória sofrida.

Arouca: Jaime, Steven, Ricardo (Tiago 62), Hugo Xavier (Carlos Daniel 45), Fernando, Daniel, Filipe, Capela (Hélder Silva 45), Toninho, Pina e William. Treinador: Jorge Gabriel.

Académico de Viseu: Manuel Fernandes, Calico, Marcos, Negrete, Mégane, Beaud, Álvaro (Barra 80), Cardoso (Santos 68), Valério (Filipe Figueiredo 56), Eduardo e Zé Bastos. Treinador: Idalino de Almeida.

Cartões amarelos: Daniel, Fernando e Jaime (Arouca), Calico, Zé Bastos, Negrete e Manuel Fernandes (Académico de Viseu)

Cartões vermelhos: Zé Bastos (Académico de Viseu)


Golos: Carlos Santos 90 (0-1)


FILME DO JOGO
5’ – Remate do Arouca à entrada da área, para defesa de Manuel Fernandes
9’ – Livre perigos do lado esquerdo do ataque, para o Académico. Zé Bastos remata mas a bola sai longe.
15’ – Bom contra-ataque, mas Cardoso falha no último passe
Nestes primeiros 15 minutos, deu para ver que o Arouca flanqueia muito o seu jogo, abre nas alas, enquanto o Académico tenta pelo toque curto chegar à área, mas sem sucesso. Falha muito o passe no meio campo.
20’ – Remate de Cardoso do lado esquerdo, para defesa do Guardião Arouquense.
23’- Remate de Cardoso por cima da barra.


Nestes primeiros 20 minutos, vê-se um Zé Bastos um pouco sozinho na frente, muito lutador, incansável. A marcação é feita muito em cima, mas Zé abre para os flancos.

26’ – Negrete corta um remate do Arouca, do lado esquerdo da área
27’ – Bom contra ataque do Académico. Beaud para Cardoso e este para Bastos, mas sem consequência. Beaud mostra-se o mais esclarecido em campo, embora um pouco curto de movimentos.
29’ – Livre directo, do Arouca, para as mãos de Man. Fernandes.
31’ – Canto para o Arouca. Beaud corta remate que levava a direcção da baliza.
35’ – Livre à entrada da área, em zona frontal, para Valério bater.. A bola bate na barreira. No contra ataque, o Arouca faz boa jogada pelo lado direito, com um centro a passar toda a pequena-área do Académico, sem ninguém toca para dentro das redes. Um ligeiro frisson nas bancadas
42’ – Boa jogada pelo lado esquerdo, mas Cardoso finta demasiado e perde a bola.
42’ – Centro de Cardoso (muito interventivo o nº 19) e o Guarda - Redes do Arouca quase coloca a bola dentro, ao deixar bater no solo.
44’ – Parece penalty na área do Arouca, por mão na área. Zé Bastos reclama, mas nada é assinalado. Lance duvidoso, o benefício para o árbitro.
45’ – Boa jogada de Valério, Bastos recebe de costas para a baliza, amortece e passa atrasado.. Seria para Eduardo, que não chegou ao passe, já que foi também mal direccionado.
45’ –Bastos isola-se na esquerda, tem apenas por perto um defesa do Arouca, mas a bola é cortada por este in extremis, À entrada da área, quando o avançado viseense se preparava para rematar.
Fim da 1ª Parte

2ª Parte – Início sem alterações no Académico, enquanto Jorge Gabriel substitui um jogador.

47’ – Livre para o Académico, seguido de canto, sem qualquer perigo (O Académico apenas tem os livres directos treinados, parece que cantos e livres indirectos são como calha..)
48’ – Manuel Fernandes sai mal dos postes, alivia com os pés, mas a bola vai parar a um jogador arouquense, que faz um chapéu quase perfeito, saiu um pouco acima.
49’ – Mais uma jogada pelos flancos, com remate cruzado para fora, do Arouca
50’ – Centro de Zé Bastos, para guarda redes defender sem qualquer problema.
51’ – Jogada pelo flanco esquerdo, por parte do Arouca, com um remate para defesa de Man. Fernandes, seguro esta tarde
52’ – Remate de um centrocampista do Arouca, por cima da baliza.
Nestes primeiros 7 minutos, o Arouca entrou a todo o gás, com jogadas rápidas e bons remates, apenas mal direccionados ou fracos. O Académico parece perdido e desorientado.
53’ – Centro de Eduardo, muito por alto, após boa jogada do próprio.
Substituição no Ac. Viseu: Entra Filipe Figueiredo e sai Valério
Valério esteve algo apagado no flanco esquerdo. Lento e sem dar profundidade ao ataque.
57’ – Joga de perigo (mais uma!) da equipa local, com um remate à boca da baliza a dirigir-se para golo, apenas travado pelo Marcos.
62’ – Após algum equilíbrio do Académico nestes últimos minutos, dá-se um revés, com um lance em que há um passe por alto para Bastos que ao saltar com um defesa contrário, parece dar com o cotovelo na cabeça do outro jogador. Intenção de cotovelada não houve, mas para o jogador sair mal tratado e com algum sangue é porque houve realmente contacto. O problema é que Ze Bastos tinha já um amarelo e é expulso. Sem facciosismos, parece-nos injusto, uma vez que não é para amarelo.
A expulsão não é pacífica, com protestos dos viseenses. A Saída do jogador é de baixo nível, com Bastos a gesticular para a bancada, dizendo que Jorge Gabriel pagou ao árbitro. Este gesto repetido do avançado, levou à ira adeptos do Arouca e um elemento (não identificámos qual a função) dirigiu-se a Bastos na entrada do túnel, tendo havido alguma tensão. Este lance foi o início do rastilho em Arouca, que explodiu no fim como veremos.
64’ – Ataque do Académico, agora com 10 jogadores, com 2 para 1. Filipe Figueiredo isolado, remata mas a bola vai à barra e bate no solo antes da linha. Perdeu-se o melhor lance de golo para o Ac. Viseu esta tarde.
70’ – Decisão acertada de Idalino, com a saída de Cardoso, já algo esgotado, apesar de uma boa primeira parte. Entra para o seu lugar Carlos Santos, decisivo no desenrolar do resto do jogo.
72’ – Mais uma desmarcação do Arouca pelo centro da defesa academista (que na 2ª parte abriu muitas brechas, e estava lenta.) mas sem remate eficaz.
76 ‘ – Beaud também marca livres. Desta vez à entrada da área remata mas por cima da baliza, sem perigo.
81’ – Outra decisão acertada, sai Álvaro, apagado, para dar entrada a Barra.
Barra, Santos e Filipe Figueiredo dinamizaram o ataque e o meio campo do Ac. Viseu, e desestabilizaram o Arouca. Rápidos sobre a bola, com boas jogadas e a jogar juntos com boas combinações. Beaud sobe também no terreno e começa a fazer passes bem medidos, a abrir o meio campo.
85’ – Livre para Santos, mas ao lado..
Placa mostrada, 4 minutos de desconto..
90’ – Jogada determinante do jogo: Há um passe de um defesa arouquense para o seu Guarda-redes, que perde a bola para Filipe Figueiredo, este tenta fintar, passa o guarda redes em corrida e este em desespero de causa agarra o jogador do Académico. Claramente isolado, claramente derrubado, mas apenas é Amarelo! Incrível decisão do árbitro que cede à pressão feita em toda a 2ª parte pelos adeptos do Arouca e por Jorge Gabriel, que não se cansava de rir e abrir os braços, com as decisões do árbitro. O Académico protesta e gera-se alguma confusão momentânea.
Livre marcado, na quina da área do Arouca, por Santos… na Gaveta, GOLOOOOOOOOOOOOOOOOO..Excelente execução, directo, ao canto, sem hipóteses para o guarda-redes, que assim fica ligado à história do jogo. Grandes festejos do Académico e dos poucos academistas na bancada.

Nada como ler o filme minuto a minuto, mas ficam algumas ideias chave:
- 1ª parte com toada morna, equipas a conhecerem-se, sem grandes ocasiões de golo. Equipa do Académico com bons valores, mas sem muita organização no meio campo. Arouca baseia o seu jogo nos flancos, com muitas aberturas e centros para a área, só que falta matador e último passe.
- Clément Beaud é mesmo reforço. Ainda parece um pouco preso de movimentos, mas o nº 4 viseense faz inúmeras recuperações, cortes, e põe a bola jogável para a frente. È sem dúvida uma mais valia. Se se soltar mais, vai encher o meio campo.
- Álvaro, o capitão, fez uma exibição algo pobre. Embora pareça bem fisicamente, foi bem substituído por Barra, que entrou muito bem em jogo. Bons pormenores e velocidade. Em relação a Álvaro, sofreu durante a 2ª parte consecutivas “bocas” de adeptos viseenses, que constantemente diziam: “Idalino, tira o afilhado (Álvaro)” , “Nunca tiras o afilhado”, “O afilhado é o menino bonito”..
- Temos banco. Os reforços do banco foram mesmo reforços, com destaque para o Santos, eterno marcador de livres, e Barra e F. Figueiredo que dinamizaram o ataque.
- 2ª parte, com jogo frouxo, curioso ter melhorado a partir da expulsão de Bastos. Falta alguma ligação entre o meio campo defensivo e ofensivo.

Texto e fotos da autoria de Pedro Simões.

3 comentários:

Anónimo disse...

No comentário refere que temos banco! Quem dera à maior partes das equipas da 3ªC terem estes jogadores para jogarem no 11 inicial: João Sampaio, Santos, Filipe Figueiredo, Zé Pedro, João Miguel, Lopes, Barra... Um luxo!!!

segunda-feira, 08 outubro, 2007
Anónimo disse...

Grande CAF. Grande Simões. Grande Beaud. Grande confusão.

segunda-feira, 08 outubro, 2007
Anónimo disse...

Parabéns pela análise ao Jogo. Simplemesnte excelente. Traduz o que realmente se passou dentro (e fora!) do campo.

O Académico e o Prof. Idalino Almeida,homem muito experiente que levou a que conseguíssemos ganhar um jogo num campo muito difícl e contra uma equipa (parabéns ao Jorge Gabriel) que pratica um futebol muito agradável,algo ingénuo ainda, é um facto.
Voltando ao Académico, vê-se que a equipa com a entrada de Beaud se tornou mais sólida e esclarecida e que com o passar do tempo (Treinos e Jogos) se irá tornar uma equipa que se irá habituar a mandar nos jogos e a obter vitórias com outra tranquilidade.

Em resumo, bom jogo de futebol, vitória bem conseguida, salto importante na tabela, e nota importante, é preciso mais gente, muito mais a apoiar no Fontelo. È muito, muito importante subir este ano, e desta forma recuperar o tempo perdido. A partir daí com as contas equilibradas e com o apoio de todos, e com um projecto credível, que conte com um grande apoio de uma ou várias empresas da Região, tipo Visabeira, Martifer, etc., temos tudo para chegar onde o clube, a Cidade especialmente e aRegião merece e precisa, à 1ª Liga.
Força Académico (um gigante adormecido, que colocava 40000 pessoas no Fontelo, quando recebia o Benfica, lembram-se?) e uma vez mais parabéns pelo Blog e pela análise ao Jogo.

CS

terça-feira, 09 outubro, 2007