sábado, agosto 10, 2013

Moreirense FC 2 - 0 Ac. Viseu FC

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, 10 de agosto de 2013
1ª Jornada da Liga Revolução by Cabovisão
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)

Moreirense: Carlos; Paulinho, Anilton Junior, Ricardo Nascimento e Miguelito; Filipe Melo e Luís Aurélio; Márcio Madeira (Edgar Costa, 71), Wagner (Tiago Borges, 66)e Diogo Cunha (Tarcísio, int); Pires. Treinador: Vítor Oliveira.

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Tomé, Cláudio, Paulo Monteiro e Marco Lança; Capela, Bruno Loureiro e Lourenço (Luisinho, 57); Leonel, Tiago Rosa (Ouattara, 57) e Wendel (Zé Augusto, 84). Treinador: Filipe Moreira.


Golos: Luís Aurélio 28 (1-0), Pires 54 (2-0)

A MAGIA DO FUTEBOL esteve presente no jogo. Veja a crónica aqui.

14 comentários:

João Nunes disse...

Seria um grande ato de coragem se o anonimo que nos enche a caixa de correio eletronico de `lixo` tivesse a coragem de nos confrontar no facebook. Tenho a impressão que tem uma cabeça tão grande que não deve caber na caixa da fotografia, e para além disso será concerteza um grande frustrado para não lhe chamar outra coisa.
Caro energumero, pelo menos tenha um bocadinho de respeito pelas pessoas de Farminhão.

sábado, 10 agosto, 2013
Anónimo disse...

Aquilo a que se assistiu hoje só pode ter sido uma piada de mau gosto. O FM, que se esqueceu de contratar avançados, decidiu que hoje seria engraçado, também, jogar sem médios e, portanto, apostou em defesas. O Académico não jogou nada e transpareceu para a bancada que o jogo do Académico é uma autêntica balbúrdia. Avisem, por favor, o FM de que a pre-época já terminou. Quatro jogos a doer e quatro equipas diferentes... Mas passemos aos factos do jogo de hoje ao qual assisti in loco:

Num medroso 4-5-1 a fugir para o 4-6-0 e, por causa da opção Wendel, quase sempre 4-5-0, o Académico surgiu cheio de medo, sem ideia absolutamente nenhuma para o jogo. Hoje era para tentar não perder, claramente. E se nos últimos jogos o Luisinho tem jogado na direita, e até tem jogado bem, o FM decidiu que hoje seria melhor que ele não jogasse e, por isso, pôs o Tiago Rosa. O Wendel ainda é menos ponta de lança do que o Ouatara, mas também jogou de início. Ou seja, hoje o CAF jogou sem ataque.

O Nuno Ricardo esteve malzinho, hoje.
A defesa até nem esteve muito mal porque tem o Cláudio a segurar, que é um sabidola. O marco Lança é bom jogador e cumpre muito bem o seu papel. O Tomé esteve ao seu nível - mediano. O Paulo Monteiro treme por todos os lados - banco com ele.
No meio campo foi a tourada total. Ninguém se entendia. Amedrontados e sem estratégia, não conseguiam, pura e simplesmente, jogar para a frente. Uma miséria.
O ataque esteve entregue ao Wendel qeu me parece ser bom jogador mas para jogar a 10, não a 9 e não nesta táctica. Com a entrada do Luisinho e do Ouatara o jogo ficou menos mau. mesmo assim gostaria d saber porque razão é que o Zé Rui não joga...

Resumindo, foi um mau jogo do CAF que entrou da pior maneira.

Importa também dizer que o FM demorou 60 minutos para mexer na equipa que manifestamente não estava a jogar nada. Tem de ser mais humilde...

sábado, 10 agosto, 2013
Anónimo disse...


Estive em Moreira de Cónegos a assistir ao jogo assim como estive em Penafiel no passado domingo.
Como adepto fiquei desiludido com as exibições nos dois jogos. Sei que o campeonato ainda começou hoje, mas não consigo ver a minha equipa a jogar para não perder, posso estar a ser muito ambicioso, contudo o Académico para chamar mais sócios e adeptos principalmente ao Fontelo não pode jogar da forma que jogou hoje. Todos sabemos que o Moreirense tem outro orçamento e outros objectivos diferentes dos nossos, mas se fossemos por aí nem valia a pena ir a jogo. Esta divisão é muito equilibrada e com outra atitude podemos alcançar vitórias em qualquer estádio.
Simpatizo muito com o Filipe Moreira, e sei que não é fácil arranjar avançados com qualidade para o orçamento que o Académico tem, e dias maus existem em todas as equipas.
Espero que a forma de jogar se altere já na próxima quinta feira e que entremos a ganhar no Fontelo que é muito importante, não só para a moral da equipa, mas também para os adeptos que têm de ser a mais valia do nosso clube.
É muito importante na quinta feira ter uma grande moldura humana no Fontelo a apoiar a equipa.

FORÇA ACADÉMICO

Rui Sousa

sábado, 10 agosto, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
1ª Jornada, 10 de agosto de 2013 – Estádio do Moreirense – Moreira de Cónegos (Guimarães)
Moreirense-2 ; Ac. Viseu-0

Ac. de Viseu com:
Nuno Ricardo na Baliza;
Tiago Rosa, Paulo Monteiro e Cláudio e , Tomé
Marco Lança, Bruno Loureiro, Leonel, Capela e Lourenço
Wendel

Entraram na 2ª parte Luisinho, Ouattara e Zé Augusto

Tarde de muito calor, a rondar os 40 º ao sol, imprópria para a prática do futebol. Os jogadores foram incansáveis na forma como sofreram perante tamanha adversidade. Cansava estar na bancada, à sombra a ver o jogo, por isso facilmente se imagina o esforço tremendo a que estiveram sujeitos os jogadores de uma e outra equipa.

Dadas as condições climatéricas, o jogo deveria ser às 31 horas e não às 17, como aconteceu, mas as condições foram iguais para ambas as equipas e como se trata de uma competição profissional há que saber lidar com este e outro tipo de adversidades, por isso nada de desculpas para o mau resultado que acabou por acontecer.

Fazia o Académico a sua estreia neste Campeonato, 15 anos depois de ter abandonado esta divisão profissional do Futebol Português. Quis o sorteio que o nosso início fosse no campo de um dos principais candidatos à subida de Divisão e que ainda há poucos meses lutou pela manutenção na 1ª divisão com o Benfica, perdendo apenas nos instantes finais do jogo, quando o Benfica ainda sonhava com o título nacional.
Dito isto, não era certamente o jogo ideal para começarmos a época com uma vitória, pois a nossa equipa ainda está em construção, não dispõe de todas as unidades já contratadas, por um ou outro motivo e temos ainda carências já por todos identificadas ao nível do nosso sector mais ofensivo.
Mas o jogo era hoje, e era contra o Moreirense, por isso havia que tudo fazer para que se conseguisse uma boa exibição e um bom resultado.
O jogo começou de forma cautelosa por parte de ambas as equipas com o Moreirense com mais posse de bola, mas sem criar quaisquer lances de perigo, tenho o Académico um posicionamento em campo que permitia controlar em termos defensivos as ténues investidas do Moreirense. O resulta até à meia-hora de jogo era justo e nada levava a crer que se fosse alterar até ao intervalo. No entanto no livre à entrada da área a bola enviada par ao seu interior e um jogador do Moreirense remata e faz golo, dando a sensação que a nossa defesa e o nosso guarda-redes poderiam ter feito para qualquer coisa par ao evitar. Ou seja, sem que nada o justificasse o Moreirense colocava-se na posição de vencedor. Em abono da verdade, convém dizer que até então o Académico também não criara qualquer situação de perigo. Até ao intervalo nada de mais relevante aconteceu.
Veio a 2ª parte o Académico mais rápido sobre a bola, mas sem criar lances de verdadeiro perigo, até que num cruzamento para a área a bola fica ali à mercê de Nuno Ricardo e de vários outros jogadores e já na pequena área acaba por ser empurrada para dentro da Baliza, numa grande confusão que não percebi e desta feita estava feito o 2-0 e encontrado o vencedor do encontro. O Académico reaja, enquanto houve força para tal, cria uma ou outra jogada interessante, troca bem a bola, mas lances de real perigo, foram muito poucos, sendo de destacar um remate de fora da área para uma grande defesa de Carlos e um outro lance, em que já dentro da área, o jogador do Académico não conseguiu fazer o golo já em tempo de compensação.
Dito de forma clara, o Moreirense é um justo vencedor, o Académico apresentou-se ainda sem a posse de todos os seus argumentos e dificilmente ganharia este jogo, podendo no máximo aspirar a empatá-lo tais as limitações que ainda se notam na nossa equipa.


....

(Continua)

Carlos Silva

sábado, 10 agosto, 2013
Anónimo disse...

(COntinuação)

O Académico tem personalidade, troca bem a bola, tem segurança no seu sector defensivo, apesar de hoje, sofrer 2 golos, em 2 lances, um pouco estranhos, tem Cláudio numa forma espantosa, é um jogador de um classe acima da média e que hoje fez uma excelente exibição. Em termos ofensivos as coisas estão mais difíceis, demoram mais tempo, mas as soluções vão acabar por aparecer e vamos acabar por criar situações de golo e marcar golos, permitindo assim obter vitórias e somar pontos.
O Académico não foi humilhado como alguns poderiam pensar dado o trajeto e passado recente de ambos os clubes, mas também não se apresentou com capacidade de discutir o jogo e o resultado de forma a poder ganhá-lo, repito o que disse anteriormente, a nossa postura, dadas as nossas limitações atuais, foi a de fechar ao máximo os espaços e procurar evitar o golo do adversário, sem grandes preocupações com a obtenção do nosso golo, por ainda nesta altura, alguma insuficiência ao nível da construção de jogo ofensivo e de … concretização.

Não ganhámos, uma vez mais na estreia, mas essa tem sido a nossa sina nos últimos 20 anos, em que apenas em 2 ou 3 ocasiões ganhámos o 1º jogo. Há que recuperar bem a equipa e todos os seus jogadores e já na próxima 5ªf, feriado, às 16 horas comparecer em massa no Estádio do Fontelo para tentarmos a nossa 1ª vitória na competição e somarmos os 1ºs 3 pontos da época.

A época é longa, há que ser realista, há que perceber tudo o que nos rodeia, e saber ler o que aconteceu no jogo. Ver o que correu bem, o que correu mal, analisar, conversar, manter a serenidade, e colmatar as lacunas existentes, de molde a jogar em cada uma das 41, isso mesmo, 41 jornadas que faltam, com todo o querer e toda a possibilidade de em cada jogo obter uma vitória.

Se todos mantivermos o rumo e percebermos que esta derrota que a todos deixou tristes, obviamente, se insere um percurso longo e que ainda agora começou, então podemos todos vir a ter grandes alegrias com este grupo de trabalho.

De salientar o apoio da Claque, ao sol, debaixo de 40 graus, apoiando desde o início e rivalizando com a claque do Moreirense de forma correta e cordial como deve acontecer em todos os jogos..
Público em bom número, gente muito correta, Estádio com óptimas condições para os espectadores.

Em resumo, vitória justa do Moreirense, numa tarde imprópria para a prática do futebol ou qualquer outra modalidade ao ar livre, com um Académico ainda a dar os 1ª passos numa competição tão exigente como esta e a deixar no ar a ideia de que vai fazer mais e melhor, se possível, já no próximo jogo.

Eu estive lá e 5ª f, obviamente estarei no Fontelo, às 16 horas.

Arbitragem em bom nível, sem qualquer interferência no resultado.


Sê Sócio e traz um amigo!


Força Académico!

Carlos Silva

sábado, 10 agosto, 2013
Anónimo disse...

Num calor intenso (marcava 40ºC quando chegamos Moreira de Cónegos)impróprio para um jogo de futebol, o Académico apresentou-se, utilizando metáforas bélicas, com blindados, camiões de carga e distribuição de mantimentos, um atirador furtivo, mas sem munição absolutamente nenhuma.
De certa maneira até se antevia pouco ataque, mas excetuando um falhanço do Carlos (g.redes do Moreirense) em que Marco Lança tenta um chapéu e um tiro de (penso que) Lionel com defesa apertada do supracitado, o ataque foi ZERO!
Foi mais confrangedor do que se esperava.
A equipa até trocava bem a bola a tempos, mas esbarrava com uma "parede mental" que era "O que fazemos aqui à frente?" Centramos para ninguém foi solução mais comum, ou então passes curtos a tentar rasgar, muito denunciados sem convicção nenhuma...
O Moreirense nem teve que se esforçar muito. Apesar da defesa ter estado bem em geral, penso que os golos foram muito mal consentidos, então o segundo ...

Tenho estado sempre a apoiar e compreender os esforços que se têm feito, mas já perdemos a possibilidade de encaixar mais um dinheirito com a Taça da Liga, por falta de soluções de ataque... Errou-se claramente com o Samir...
É URGENTE arranjarmos soluções para o ataque porque desconfio que assim arriscamo-nos a marcar nenhum golo nestes primeiros jogos e começarmos a ficar muito para trás. Sabemos que só desce uma equipa, mas desce uma equipa!
Defrontamos, talvez, o principal candidato à subida, mas este Moreirense demonstrou algumas debilidades que podiamos ter aproveitado se tivessemos... lá está: ATAQUE!
Veja-se o Covilhã consegui vencê-los por 1-0 para a Taça da Liga...

MUITO, MUITO TRABALHO E REFORÇO(S) PARA O ATAQUE.

Pena ter havido poucos Academistas, hoje a apoiar a equipa, o "exército" com algumas "baixas", e penso que 4 na bancada central, para além da comitiva oficial...

Enfim desilusão geral...

MAS, FORÇA! NÃO VAMOS JÁ DESESPERAR. AINDA É MUITO CEDO E VÊ-SE QUE A EQUIPA TEM POSSIBILIDADES. É PRECISO AFIAR O GUME!

5ªfeira, lá estaremos, a acreditar na primeira vitória!

Saudações Academistas
Marco Ferreira

domingo, 11 agosto, 2013
Anónimo disse...

Tudo comenta nas derrotas...já nas vitórias...Força ACADÉMICO! Com os jogadores todos disponiveis a conversa será outra!

domingo, 11 agosto, 2013
Anónimo disse...

Comento as vitórias e derrotas porque vou aos jogos em casa e fora. Tenho esse direito como sócio e adepto que tem amor ao Académico. As minhas críticas, para além de terem um efeito catártico, têm um intuito construtivo.
Mais! Não me refugio no anonimato.

Saudações Academistas
Marco Ferreira (sócio 360)

domingo, 11 agosto, 2013
Anónimo disse...

O sr FM ( Treinador ) e o grande responsavel de toda esta palhaçada que esta a surgir no principio desta epoca ( 2013-14). Ora vejamos. começando pela baliza. Foi uma exigencia dele a direçao. ( Como outras etc.....)O rapaz ,desconhecido por aqui ,mas nao em Lisboa ou no Porto ,nao esteve bem na pre-epoca. E um facto. Fez 2 jogos pra Liga . Ganhou um ao Atletico 1x0e perde outro com o Leixoes.1x2 ( Crucificado .....)Entretanto contrata o Helder Godinho ( como se fosse o salvador da Patria ) e encosta o Rapaz. Poe o Nuno Ricardo a jogar ( 2 derrotas) e vai encosta-lo certamente no proximo jogo . Entra H Godinho . Pergunto?? Se perder ,quem ira ele contratar agora ??? Isto e Palhaçada Pura e Dura!
Necessiatamos de bons avançados.Nao Ha Golos , ninguem sabe finalizar com exito ,necessitamos Homen Golo etc.....Ta na cara de qualquer homem do futebol.e continuamos a contratar Guarda Redes. Sera que ha nova regra e ja podemos jogar com 2 ao mesmo tempo ???Por favor Direçao ( Presidente ) abram os olhos. Ponham este ( Homem ???) em sentido . Ja Chega de brincandeira estupida.

domingo, 11 agosto, 2013
Anónimo disse...

Não se trata de comentar apenas as derrotas. Infelizmente os ultimos tres jogos tiveram esse desfecho. A questão é que o jogo de ontem foi muito alarmante sobretudo por causa do treinador que esteve muito muito mal. Ok, não temos avançados, mas há alternativas melhores do que jogar à defesa. É nestas alturas que se marca a diferença em termos de treino e orientação.

Mas já que estou a falar disto aproveito para vincar o meu ponto de vista: quando jogadores da mesma equipa vão uns contra os outros em diversas ocasiões, isto denota falta de treino. E intem aconteceu no CAF. Os jogadores não sabiam que zonas ocupar nem o que fazer.

Eu adoro o CAF mas detesto vê-lo a jogar em "pontapé para a frente".

O sr FM não se pode esquecer que todo o destaque que teve este ano foi por causa de ser treinador do CAF e não o contrário. Deve perceber que o clube é muito maior do que ele. Deve ser humilde e não desejar o que não pode ter. Tem um plantel que, com dois avançados centro fica muito equilibrado e com qualidade mais do que suficiente para fazer uma época tranquila. Cláudio, Capela, João Alves, Zé Rui, Luisinho, etc, não chegam?

Por falar nisso, alguem me explica qual o problema que existe entre o FM e o Zé Rui?

domingo, 11 agosto, 2013
Anónimo disse...

Seria bom todos percebermos que estamos na 1ª jornada, que há 6 anos jogávamos no distrital com o Campia, e que o Moreirense o ano passado jogou de igual para igual com o Benfica que quase ganhou a Liga Europa. A nossa equipa está em construção é toda nova, há unidades contratadas que ainda não podem jogar e há um orçamento para gerir que não pode ser sacrificado, e há que dar tempo ao tempo e não começar logo a "espingardar" para todos os lados, pois o tempo é exatamente de fazer o oposto, APOIAR Jogadores, Treinador e Direção e acreditar no trabalho das pessoas que tudo farão para serem bem sucedidas nesta NOVA e Estimulante Etapa do nosso Clube.

O Académico renasceu e compete-nos a Nós Todos ir em FRENTE e APOAIR SEMPRE!

5ªF, 16 h, todos ao Fontelo!


Carlos Silva

segunda-feira, 12 agosto, 2013
Anónimo disse...

Sr. Marco Ferreira, obviamente que não era a si que me referia. Aquilo que custa a entender é que à primeira derrota num jogo a sério(e logo com um candidato à subida) e digo primeiro jogo a sério, pois para mim a taça da liga fez parte da pré-época, se poe tudo e todos em causa...Não éramos os melhores do mundo quando ganhamos ao Atlético, e agora também não somos os piores!! Certamente que quem decide e quem dirige está a procurar o que falta, agora não é com comentários como os que vejo aqui que se irá alterar alguma coisa! Mais, treinadores de bancada há muitos, principalmente daqueles que comentam e opinam sem conhecerem tudo o que se passa(nem têm de saber...mas lá que gostavam gostavam) Que legitimidade podem ter para dizer porque nao joga o A em vez do B e o C em vez do D??? Não será que o A e o C podem não estar no seu melhor?? Ser ACADÉMICO é saber apoiar nos momentos menos bons! Eu também vejo os jogos em casa e fora, e isso também aumenta a minha responsabilidade como adepto e sócio!

segunda-feira, 12 agosto, 2013
Anónimo disse...

Calma FM está descansado e só desce uma equipa. As hipóteses da "fava" vir para Viseu é muito pequena.

segunda-feira, 12 agosto, 2013
Anónimo disse...

O comentário do anónimo anterior, legítimo sem dúvida, e certamente com alguma ironia, mas penso que despropositado para esta fase da
época e perfeitamente desnecessário.

Obviamente que todos queríamos um início com uma vitória (quem não queria?), uma grande exibição, mas as coisas não são assim e o percurso feito até aqui foi o mais dificl de todos, pois demoramos 15 anos a voltar a este patamar. Agora, aqui chegados, vamos conseguir aquilo que pretendemos, uma boa equipa, a praticar bom futebol e a conseguir bons resultados, mas com ... tempo. Ah e já agora não vamos ganhar os jogos todos, é bom que nos conveçamos disso, embora essa fosse a nossa vontade, pois somos Adeptos do Académico, mas temos de ser realistas e festejar cada vitória, apoiando em cada derrota de forma a dar Ânimo ao grupo para trabalhar bem durante a semana p ara conseguir a vitória no jogo seguinte.

Vejamos o exemplo tremendo dado pelo Vitória de Guimarães!

Nós Podemos ser o Vitória da Beira Alta em termos de Sócios e Adeptos!


Eu Sou Sócio do Académico!

Sê Sócio deste renascido e renovado Académico e traz um amigo. Vem ao Fontelo!

Carlos Silva

segunda-feira, 12 agosto, 2013