sábado, outubro 30, 2010

Reforço n' A MAGIA DO FUTEBOL

Bem, para entrar nesta "família" é preciso um primeiro acto de praxe. Por isso, vou fazer uma auto apresentação.
Pedro Simões, 29 anos, não pai de filhos, bom rapaz.
Só para perceberem um pouco o meu percurso, nasci em Viseu e vivi lá 9 anos até 1990.
Vim com os meus pais para o Porto, e ainda cá continuo. Mas nunca larguei as raízes. Para mim o Académico de Viseu é o clube do meu coração e será assim até ao fim (o meu, porque o clube nao pode morrer....).
O primeiro jogo que vi do Académico ao vivo, foi quando o meu pai me levou a ver o Ac. Viseu - FC Porto, na época 87/88. Ficou 0-0, o estádio super lotado. Grande ambiente. Na altura nao conhecia ainda jogadores, não me lembro de quase nada.. mas a partir daí nunca mais larguei esta paixão Académico.
Comecei a acompanhar os resultados todos e a ver os Domingos Desportivos na RTP , nessa nossa última época na I Divisão. Queria fazer tudo para estar a par do que se passava à volta do Académico.

Com a vinda para o Porto ficou tudo mais difícil, mas continuei a "sofrer" à distância.
Raramente vejo jogos no Fontelo, mas nao ha domingo que nao ouça na rádio ou na internet o resultado do nosso clube. Tenho até uns caderninhos onde apontei os resultados todos desde 1991 até 2000.
Era uma emoção ligar a Antena 1, para ouvir o quadro de resultados.. com aquela musiquinha de fundo e a voz do Carlos Dolbeth. "Vamos agora aos resultados da II Divisão de Honra.. "
Ficava mesmo ansioso! Era o único meio disponível para quem nao vivia em Viseu e nao havia internets ou telemóveis. Hoje é tudo muito fácil.
Depois, comecei também a fazer coisas que ainda hoje mantenho, como comprar os Cadernos d' Abola no Verão (tenho desde 1988),  ou comprar jornais à 2ª Feira, após as jornadas, para ver como tinha jogado e quais os onzes e golos do Académico. (agora com as internets, compro muito menos, claro. Mas tenho jornais de todas as épocas ainda)

Outros episódios engraçados: Foi com muito orgulho que fui às Antas ver o FC Porto 5-2 Ac. Viseu para a Taça em 1993. Grande exibição do Augusto e do Zé d'Angola. Ver aquela jogada do 2º golo, em que finta o Baía, é inesquecível. Nós a ganhar 2-1 quase a acabar.. os portistas todos nervosos.. alguns ao meu lado a dizer "fogo, o vosso guarda redes é mesmo bom" e eu ali completamente a 100% com o nosso clube, mesmo sendo também adepto do Porto. Mas o Domingos tratou de nos tirar um sonho...

Anos mais tarde, andava a estudar e havia o sorteio da taça de portugal em que ainda estava o Académico e já os grandes. E quando vejo na primeira página do site do Mais Futebol que o resultado tinha sido Ac. Viseu - FC Porto foi a histeria total. Na altura eu era presidente da Associação de Estudantes e comecei aos berros na sala.. o pessoal perguntou o que se passava, tal era o entusiasmo. Tinha meeeeeeeesmo que ir ver esse jogo a Viseu.
E lá fui eu, mas o McCarthy, o Postiga e companhia nao deram hipótese. 0-4 . Gostei mesmo mais de ver o jogo nas Antas..! :)

Jogos do Académico tenho poucos no curriculum, porque quando andávamos a jogar com equipas desta zona , tinha ainda pouca autonomia e era novo. Agora que a consigo ter, andamos sempre nas zonas Centro e Centro / Sul... para pena minha. Mas assim que o Académico está por perto, tento lá ir. Nos últimos anos já conheci os estádios (alguns são campos...) de São João de Ver, Fiães, Arouca...

Em relação à internet, houve um dia que me lembrei de começar a ter um espaço sobre o Académico. E assim criei o http://acadviseu.blogspot.com/ 
Foi aí que conheci o João Nunes, através de uns comentários que ele fez no blog. Rapidamente, se tornou meu "sócio" e daí a criar o Magia do Futebol foi um passo. Vi com muito gosto e admiração o trabalho dele, e depois do restante staff.
A adesão que tem tido, do Pólo Norte ao Pólo Sul tem sido fantástica.

Pelo meu lado, tenho a dizer que é um orgulho fazer parte do grupo e de ter mais um meio para divulgarmos e partilharmos este nosso clube, que apesar de todas as crises se mantém com grandes adeptos como nós.
É preciso continuar a alimentar o futuro do clube com inciativas, com ideias e com coração. Para isso, contem sempre comigo

Espero nao vos ter maçado com esta pequena história.

Grande Abraço deste Academista à distância (no fundo, sou o correspondente estrangeiro do blog.. :))
Pedro Simões

5 comentários:

João Nunes disse...

Pedro, penso que explicaste e bem, o motivo pelo qual entraste para a equipa da Magia.
Tenho apenas de rectificar o ponto em que dizes que fui eu que criei a Magia do Futebol... Quando eu entrei A Magia era recém-nascida, mas quem realmente fez o "parto" foi o José Ferreira(ogirdoR).

Esta família está a crescer, e por incrível que pareça todos os dias ganha adeptos, e como referiste nos quatro cantos do mundo, é um projecto ambicioso e já não há quem o trave, sentimos por outro lado cada vez mais a "responsabilidade" na divulgação do o nosso clube.

Força Académico...

sábado, 30 outubro, 2010
Anónimo disse...

A Magia do Futebol podia ter valiosos contributos.Bastava falar com os jornalistas da època.Mas para nao chatear os mesmos,bastava falar com o jogador Ramón que está quase sempre no Fontelo aos fins de semana.Foi um òptimo jogador e sabe tudo sobre o paradeiro dos jogadores da época aurea do Academico,e sabe o nome de todos os jogadores e depois os outros clubes que foram reprentar.Fica o alvitre.

sábado, 30 outubro, 2010
Antonio Jose disse...

Pedro Simoes o seu comentario impressionou-me!! È bom saber que exitem assim academistas à distancia, quando na cidade há tão poucos!!! Apareça cá pelo Fontelo para ver um joguito, o clube precisa!! Sou daqueles que tenho muito orgulho em ser academista e ter 2 filhos a jogar nas camadas jovens!!!

segunda-feira, 01 novembro, 2010
Valete disse...

Olá Pedro. É muito bom ler testemunhos como o teu. Eu também vivo no Porto e cada ano que passa sinto mais o clube da minha cidade.

Espero que este espaço continue a crescer e que sejam os adeptos a levar o Académico ao local que merece: a 1ª Divisão.


Miguel Valente

terça-feira, 02 novembro, 2010
Pedro disse...

Miguel Valente e António José, Obrigado pelo vosso comentário.
O Académico está espalhado por todo o lado!!

Força para este Domingo.

domingo, 07 novembro, 2010