quinta-feira, abril 17, 2008

Sporting 5 Benfica 3

Foto: Associated Press (Steven Governo)

Um jogo épico que vale duas finais

Um grande amigo, sportinguista como eu, mandava-me uma mensagem escrita ao intervalo dizendo que Vukcevic estava a jogar fora do sítio, que Romagnoli e Yannick estavam a mais e que Paulo Bento podia fazer as malas. Eu acérrimo defensor desta equipa e, sobretudo, de Paulo Bento atónito com o que estava a ver apenas balbuciei algo em defesa do treinador do Sporting. Posso agora tentar aflorar algo mais o assunto. Que culpa teria Bento de Abel ficar parado a colocar o “maestro vermelho” em jogo? Que culpa tinha o Paulo Bento de num dérbi de grandes obrigações ser “obrigado” a lançar mão a um ex júnior - Adrien? Foi, no entanto, uma primeira parte em que Paulo Bento não ficou bem na fotografia com a equipa a parecer algo confusa com as movimentações de Di Maria, o Benfica marcou dois golos, podia ter marcado mais, tudo isto quando o Sporting teve 66% de possa bola contra os restantes 34% do Benfica. Estava tudo assim encaminhado para amanhã ser ler nos jornais que Chalana tinha dado um banho táctico em Paulo Bento, quiçá – tal como Carvalhal – para um dia destes vermos Chalana explicar como tramou Bento. Triste era a sina do Sporting…
Sempre acreditei que o Sporting na segunda parte fosse capaz de chegar ao empate para isso seria necessário marcar um golo cedo. Nunca imaginei que o jogo fosse o que veio a ser, épico! E agora pouco há a dizer. Só uma equipa com uma grande personalidade (não é graças a Bento porque esse não é treinador para o Sporting) é que era capaz de fazer o que o Sporting fez. Só uma grande equipa é que era capaz de dar o “baile de bola” que o Sporting deu – mesmo com um treinador como Paulo Bento. O que se assistiu hoje em Alvalade foi 28 minutos de absoluto delírio. Mérito dos jogadores e de quem sempre acreditou nesta equipa.
Aos benfiquistas quero dizer que sou incapaz de dizer algo que goze com a vossa tristeza. Foi um espectáculo lindo demais para isso. A vitória do Sporting foi grande porque acima de tudo – por muito que pareça ridículo dizer agora – do outro lado esteve uma equipa que soube abrilhantar o espectáculo.
Vem aí a final frente ao justo campeão, o FC Porto. Este jogo demonstrou que não há impossíveis no futebol. Que seja um grande jogo é o que se espera. E em Agosto há outro Sporting – FCP para a supertaça. Sim, porque este jogo deu acesso a duas finais.


18 comentários:

Anónimo disse...

SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING SPORTING

quarta-feira, 16 abril, 2008
António Pista disse...

Foi mau de mais para ser verdade!
Tem que haver uma limpeza de balneário e mentalidade!
O Benfica merece mais, muito mais!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

quarta-feira, 16 abril, 2008
Anónimo disse...

Este amigo aqui de cima diz no seu blogue que o Benfica é claramente superior ao Sporting. Nem na hora da derrota são hmildes, é por isso que dá um gozo enorme ganhar a este bando de emproados

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Sr ze ribeiro! Leia o comentário ao jogo e aprenda a ser alguém que vê futebol, que sabe ganhar e que apesar de ser adepto de um clube não vê só para um lado! Ainda que muitas vezes seja difícil manter a imparciabilidade o que é normalissímo! Penso que foi um bom jogo! Penso que o Benfica pagou caro o facto de não considerar o ataque a melhor defesa. Considero também que fisicamente o sporting foi bastante superior mas ai culpo por inteiro os técnicos benfiquistas que deveriam ter feito uma gestão diferente durante o jogo! O sporting foi de facto superior e conseguiu encostar o benfica às cordas. Considero o Paulo Bento um técnico bastante corajoso e acredito que se tivesse o orçamento que o meu benfica teve estaria neste momento a lutar taco a taco com o porto!
Espero para o ano ser eu a dizer que ganhei! E ser também eu a dar os parabéns ao Sporting por ter proporcionado um espetáculo como este! Tenho a certeza que tanto benfiquistas como sportinguistas que estiveram no estádio deram o dinheiro do bilhete como muito bem gasto! Espero ao menos ser Campeão com o nosso académico! Esse sim sonho um dia ir ver ao estádio da luz!
Cumprimentos

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

****Quem viu?Diz;o Luizão devia ser expulsso por entrada violenta a Liedson.A D.Amélia = N.G devia ser expulsso pela entra nogenta que fêz sobre a zona que á,nas pernas de um atleta, podia ser grave para o Velozo.Disto não falou o xurão do xalana.?Viram a cara do franganote Jaquinzinho FRITO.que está na baliza do benfica ?,pareçia que era um daqueles a quem se referia P da Costa quando passou pela morgue.VIVA o S C P ****

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

opá cala.t ke nem portugues sabes escrever.agora ha ai uns cursos de portugues on-line talvez t fizessem bem (aprender a nao escrever ç antes de "e" e "i", ...) tambem n viste dois penaltis clarissimos sobre o di maria e o luisao e tb n viste o k o tonel fex por 2 vezes, ker as konstantes xapadas isso mesmo xapadas no dia maria a 50 cm do auxiliar e o agarrao ao nuno gomes kuando este seguia isolado.mais klaro k ixto n ha.e nao m digam k kom akeles dois penaltis antes do intervalo(k provavelmente daria o 4-0) o sporting ainda ia ganhar 5-4. Mas pronto o campeonato do sporting este ano ja ta ganho.ganharam ao benfika e isso e k interessa.nem k levem uma toza na final ganharam ao GRANDE benfica e isso e k interessa.inda vos falta muita koisa mas mesmo mt koisa pra xegarem aos calcanhares do benfica.

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

É eu é que não sei ver futebol não é Sr. Marcelo Pais. Veja este seu colega benfiquista aqui de cima. O Benfica perdeu com o Sporting porque foi roubado. Está certo....

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Tonel agarra Luisão dentro da grande área? É motivo para grande penalidade?

JORGE COROADO (NÃO):

Quem agarrou quem? Ambos os jogadores se agarraram no lance em causa dentro da grande área. É um facto que o puxão de Tonel sobre o benfiquista foi mais visível, mas é indesmentível que Luisão puxava Tonel pelo braço esquerdo. Naquelas circunstâncias, manda o bom senso que siga a banda.

ROSA SANTOS (NÃO):

Os dois jogadores - Tonel e Luisão - agarraram-se mutuamente dentro da grande área na sequência do cruzamento efectuado da direita, e julgo não existir qualquer motivo para que o árbitro do encontro assinalasse qualquer infracção. Não houve qualquer falta, e penso que o árbitro fez bem ao deixar seguir o desafio.

SOARES DIAS (SIM):

Dá, de facto, a ideia de que Tonel agarra a camisola do Luisão, mas não de uma forma muito visível. Na repetição, dá para ver isso mesmo. Fica por marcar uma grande penalidade contra o Sporting. Porém, é quase impossível ao árbitro ver um lance destes. Muitos jogadores na zona dificultam a visão do árbitro.


ANTÓNIO ROLA (SIM):

Tonel, efectivamente, puxa a camisola de Luisão dentro da grande área do Sporting. A acção do defesa leonino impede que Luisão pudesse jogar a bola, convenientemente, de cabeça. Seria, portanto, falta e motivo para o árbitro assinalar grande penalidade contra o Sporting. Má decisão de Jorge Sousa.

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Se o meu colega se deitar a um poço você também se deita? As acções ficam com quem as toma!

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Para se perder as finais é preciso lá chegar. Eliminados pelo Sporting da Taça, atrás do Sporting no campeonato, e por lá ficam, e mesmo assim não perdem a arrogância. Este Benfica, infelizmnete, é o espelho do presidente que têm e de alguns adeptos.

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Não, não me atiro. Consigo até posso saber falar futebol porque vem para aqui falar com humildade. Com os outros que só sabem partir para a ignorância eu também o sei fazer.

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Que estupidez. Parecem umas crianças a discutir quem bateu primeiro! O que interessa?! Para o ano há mais! Houve dualidade de critérios mas não foi por aí que o benfica perdeu! O árbitro teve bem num jogo muito difícil! É muito fácil analisarem à lupa cada empurrão ou cada entrada, mas lá é bastante complicado! São jogadores como o di maria e o liedson que tornam difícil a vida dos árbitros em Portugal! Porque não os punem a eles em vez de crucificarem os árbitros nos jornais e na tv?! talvez seja mais fácil não é!

quinta-feira, 17 abril, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Marcelo que é feito de ti? Está tudo bem contigo?

Um abraço de A MAGIA DO FUTEBOL

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Está tudo bem! Continuo a estudar em aveiro. Deixei de jogar futebol. Jogo aqui na equipa da universidade só para matar o bichinho. Mas como não podia deixar de ser acompanho a tempo inteiro a vida do nosso clube tanto aqui na magia como no blog do jorjao. outro abraço!

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

UMA UNICA PALAVRA: CINCOOOOOOOO!!!!!
FORAM CINCO MEUS AMIGOS!!!!
Sprees

quinta-feira, 17 abril, 2008
Visconde disse...

Jogo memorável ontem em Alvalade. O Sporting depois de 45" deprimentes, deu um autentico recital de bola ao adversário, mostrando uma vontade e um crer como há muito não se via, transformando uma derrota já anunciada numa goleada a seu favor.
Um jogo que fica para a história, pela emoção, pelo grande espectáculo, pelos golos, pelo ambiente, por tudo, assim vale a pena o futebol, e este sim, é o meu Sporting, onde a existe crença e vontade de vencer até ao último minuto.

SL

quinta-feira, 17 abril, 2008
Anónimo disse...

Tava a ver o futebol com uns amigos, e vira-se um depois do golo do Nuno gomes... hoje são CINCO, disse ele, e realmente foram cinco, grande jogo e que festival de bola que o SPORTINGdeu na segunda parte.
A primeira parte foi o pior que vi do Sporting este ano e aa segunda o melhor que vi do Sporting nos ultimos anos.

quinta-feira, 17 abril, 2008
Peyroteo disse...

Sporting, 5 - Benfica, 3

Um dos melhores jogos de sempre... e seguramente o melhor (até à data) do Século XXI!



Parabéns ás duas equipas pelo fantástico espetáculo que proporcionaram a todos aqueles que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. Mesmo os adeptos da equipa derrotada têm motivos para estarem felizes, pois este terá sido para muitos o melhor jogo que presenciaram nas suas vidas.



Mais uma 1ª parte mal conseguida
Com menos 2 dias de descanso e muitas baixas no plantel, o Sporting foi obrigado a colocar Veloso a Central a substituir o líder da defensiva Anderson Polga, e o "verdinho" Adrien Silva no meio campo. Mais do que o facto de Veloso jogar a central, o maior problema residiu na ausência deste no meio campo a servir de pêndulo de todo o futebol Leonino.
Depois Romagnoli passou 1 hora em campo a engonhar, engonhar, sem desenvolver e assim o futebol do Sporting tinha dificuldades em definir e resolver. Vuk andou completamente escondido.
Apesar de tudo o Sporting começou o desafio com 10/15' de superioridade, mas cedo se desvaneceu e foi o Benfica a chegar ao golo aos 18'.
Após o golo de Rui Costa, o Sporting foi muito a baixo psicologicamente e o Benfica passou a controlar completamente a partida, apresentando classe em campo; e foi sem surpresa que aos 30' chegou ao 0-2 por Nuno Gomes.
Pairava em Alvalade o fantasma o último jogo para a UEFA, onde fomos derrotados pelos Rangers, precisamente por 0-2 e da forma mais cínica possível, por uma equipa que colocou o "seu autocarro de 2 andares" em frente à baliza.
Mas com este 2º golo do Benfica, Paulo Bento decide mexer e arriscar colocando em campo Izmailov para o lugar de Adrien; desfazendo o 4-4-2 em losango e passando a um 4-3-3, com Izmailov a fazer o lado direito. Deste modo o Sporting no final da 1ª parte o tentou atacar mais e melhor, mas a falta de inspiração e o GR Quim evitaram o golo Leonino. Ao mesmo tempo o Benfica foi recuando progressivamente e começando a jogar com os tempos de jogo.
O intervalo chegava com o Sporting com 67% de posse de bola! Mas com 0-2 no placard, o que mais fazia ainda lembrar o desaire com os Escoceses! Os cerca de 10.000 adeptos do Benfica presentes, brindavam o estádio com "Olés", o que entristecia e enervava ainda mais os Leões.
As perspectivas para a 2ª parte não eram as melhores, pois para além de não ter opções no banco… tínhamos menos 2 dias de descanso e treino que o adversário, o que fazia temer o pior! Ainda para mais, "sabíamos" que não nos bastaria marcar 2 golos para empatar a partida, pois no caso das coisas terem que ser decididas a penalties, temos "malapata".
Os comentadores das TV's e Rádios faziam já o enterro ao Sporting…
Na mente de quase todos os Sportinguistas, seria inadmissível continuar a aturar Paulo Bento como treinador do Sporting, caso a previsível derrota se confirmasse.



Nova Chama
No primeiro quarto de hora da 2ª parte o Sporting entrou com muito mais vontade, mas continuou sem definir bem na altura de marcar. Aos poucos o Benfica foi ficando encostado ás cordas, jogando com 2 linhas defensivas, mas a verdade é que o golo não chegava. Romagnoli continuava a engonhar.



O momento da viragem (60')
Aos 60' dá-se o momento da viragem. O Capitão Moutinho dispara uma "bomba", que Quim desvia de forma espectacular para a barra.
Paulo Bento perde a paciência pelo facto de não se conseguir marcar e decide arriscar tudo, fazendo entrar mais um avançado, Derlei (que vinha de uma lesão que durou desde o início da época) para o lugar do complicativo Romagnoli.
O Benfica foi jogando cada vez mais à defesa, mas não mexeu bem na equipa, que jogava agora contra um Sporting que já havia desfeito o inicial 4-4-2, depois o 4-3-3, e apresentava agora uma frente de 4 avançados, ainda com Moutinho e Izmailov a ajudar.



O que é jogar à Sporting?
Esta pergunta ouviu-se nos últimos tempos pela imprensa.
A resposta foi dada em campo!
Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA!
Jogar à Sporting são os 25' finais da partida de hoje, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando uma equipa da dimensão do Benfica com 5 golos em 24'!!!
Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos.



Destaques
- Izmailov: tem feito muitos jogos em que passa despercebido, mas ás vezes joga a sério, e hoje fez tudo bem! Um quebra-cabeças para os adversários.
- Djaló: o "anti-Sansão"! Cortou o cabelo e agora é sempre a facturar. Aquele seu 2º golo de 30 metros não está ao alcance de qualquer um!
- Moutinho: um grande capitão! Um médio polivalente de grande qualidade.
- Quim: está a fazer a sua melhor época de sempre. Para mim é esta época o melhor GR do campeonato. Deveria ser titular da selecção.
- Di Maria: a surpresa para este jogo, com a velocidade que empregou, destabilizou a remendada defensiva Leonina. Chalana deu um tiro no pé ao substituí-lo.
- Derlei: marcou logo no seu regresso após prolongada lesão. Dá tudo o que tem.
- Liedson: joga muito e lá meteu mais um.
- Rui Costa: muita classe, mas as pilhas não já não dão para mais de meia hora. Enquanto teve forças foi o cérebro do Benfica.
- Tonel: tem vindo a subir de forma e é hoje um valor seguro como central, com a vantagem de apontar bastantes golos de cabeça. Merece jogar pela selecção, apesar de não ser um primor técnico faria boa dupla com o Ricardo Carvalho.
- Grimi: o lateral esquerdo que faltava… segurem-no!
- Rodriguez "Cebola": tem bom poder de fogo, de média e longa distância. Ainda bem que não fica no Benfica para o ano.



Agradecimentos
Obrigado Sporting pela Cilindrada de hoje! Uma MÃO CHEIA!
Obrigado Benfica pela grande equipa que também é!
Obrigado à grande maioria dos Benfiquistas, que soube nas TV's, Rádios e Jornais, dar mérito à estrondosa vitória do Sporting. Hoje soube-se Ganhar e soube-se Perder.
Obrigado à equipa de arbitragem. Quando é isenta… o Sporting normalmente ganha.



Azias
- Para aqueles que querem inventar lances salvadores da arbitragem onde não existem, o meu desprezo. Até porque afinal as únicas razões de queixa seriam do Sporting, pois o árbitro Jorge de Sousa não quis expulsar ninguém para preservar o espectáculo; e teve 3 oportunidades para colocar jogadores do Benfica na rua.
- Rui Santos. O comentador da SIC estava com uma azia tremenda, mas continuo sem perceber se é por ser Benfiquista e estar aziado pela derrota, ou se é por ser Sportinguista e estar furioso pelo seu odiado treinador (Paulo Bento) ter "assinado o contrato" para a próxima época com esta exibição.
- A minha e a de muitos Leões, que perguntam a eles próprios porque raio a equipa não apresenta sempre esta grande vontade e empenho nos jogos, ou até porque não a tem desde o 1º minuto, nomeadamente nas primeiras partes dos desafios?
Ficou hoje provado (e de que maneira) que a melhor defesa é o ataque; e acho que o Sporting só tem a ganhar com o incremento de tácticas ofensivas.



http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/04/sporting-5-benfica-3.html

quinta-feira, 17 abril, 2008