segunda-feira, abril 02, 2007

Luta a três

Comecemos a análise há 24ª jornada como sempre o temos feito, ou seja, pelos candidatos ao título. Penso que não será errado dizer-se que o Cinfães disse definitivamente adeus ao sonho do título. Para isso, para continuar a ser candidato, teria que vencer o Académico de Viseu. Esteve perto de o conseguir, mas o golo consentido nos últimos instantes da partida ditou o fim do sonho. Assim a luta fica reduzida a três: Académico, Lamego e Mangualde. Destes três o grande derrotado da jornada é o Mangualde, empatar em casa com um dos clubes que estão abaixo da linha de água, nesta altura do campeonato, é verdadeiramente “catastrófico”. E quem foi o grande vencedor da jornada, Académico ou Lamego? Penso que ambos podem reclamar esse “título”, o Académico porque empatou num terreno difícil quando já ninguém acreditava em tal façanha e o Lamego porque recuperou dois pontos aos seus mais directos adversários. Enfim, temos campeonato até ao fim!

Na luta pelo 5º lugar há a realçar uma curiosidade: Paivense, Vouzelenses, Sampedrense e Tarouquense não venceram. O Paivense empatou a 2 com o Mortágua mantendo a irregularidade que lhe tem sido característica nesta segunda volta e fica mais uma vez confirmado, em Vila Nova de Paiva há sempre muitos golos, desta vez foram quatro! O Vouzelenses perdeu no terreno do Carvalhais, confirmando-se que nos dérbis lafonenses desta época – este foi o 16º - os forasteiros não ganham. O Sampedrense empatou em Vildemoinhos frente ao novo lanterna vermelha e o Tarouquense perdeu em Viseu frente ao Benfica local que passa a ser o ex lanterna vermelha. E ainda há o Carvalhais: talvez seja impossível chegarem ao 5º lugar (é 9º a 6 pontos do 5º) mas com a vitória no dérbi lafonense – ainda não perdeu nenhum – aumenta para 7, o número de pontos, que o separam da zona de descida.

Do 10º ao 16º lugar estão as equipas que lutam para não descer. O Campia, que é o 10º, tem 4 pontos de avanço sobre o 13º lugar – que segundo os regulamentos da Associação de Futebol de Viseu vale neste momento a descida – perdeu em Lamego, uma derrota que tem que se considerar normal. Em duelo de aflitos o Moimenta da Beira venceu o Oliveira de Frades por 1-0, em casa, trocaram assim ambos de posição com a equipa da casa a alcançar a vitória 12 jogos depois. E, por fim as equipas que estão abaixo da linha de água: o Lamelas empatou em Mangualde conseguindo o quarto ponto consecutivo em jogos com candidatos à subida, lançando desta forma um sério aviso ao Cinfães e Académico de Viseu que são os próximos adversários a visitar o seu reduto; o Mortágua empatou em Vila Nova de Paiva onde não é fácil pontuar; para finalizar há a troca de lanterna vermelha - mantendo-se em Viseu - o Viseu e Benfica venceu o Tarouquense e deixou a última posição para o Lusitano que “apenas” empatou com o Sampedrense mantendo desta forma uma estranha relação com o seu reduto, ou seja, tem mais pontos conquistados fora do que em casa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este feito do Académico de Viseu recordou-me uma época em que o Académico lutou pela subida de divisão, nessa altura era à 1ª divisão nacional e, já lá para o fim da época, em dia de calor intenso, parti com o meu pai, mãe e filha para Peniche onde o Académico jogava cartada quase decisiva. A jornada tinha sido antecipada para sábado e lá fomos. Ao chegarmos ao campo, velhinho, junto do forte, não havia movimento nenhum. Perguntámos e ficámos a saber que o jogo era no domingo. Regressámos a Lisboa e, no dia seguinte, lá fomos de novo. Um jogo de arrasar, com o Académico a perder, apesar de dominar completamente. Acabámos por sair uns minutos antes do final, completamente destroçados. Já estavamos quase em Lisboa quando ouvimos na rádio que o resultado tinha sido 1-1, com um golo já nos descontos. O Académico salvou um ponto e acabou por subir à 1ª divisão nacional. Este ano vai ser igual!
Lumago

segunda-feira, 02 abril, 2007
Anónimo disse...

Outras "loucuras" fazem parte do imaginário do Académico de Viseu, dos tempos brilhantes do amor à camisola preta, quando o guarda-redes era o Pais (brilhante), com o Adelino à espreita, o Basto era um atacante terrrível e o Rodrigo um extermo de fazer tremer! Nesses tempos, o Académico não tinha camioneta e era nos carros dos sócios que percorriamos as centenas de quilómetros, por estradas que não eram como as actuais, com furos, despistes, nevoeiros e perigos terríveis. Lembro-me de um jogo especial, pelos anos 60, em Gouveia. O Académico ganhara em Viseu por 3-0 e foi jurada vingança dos de Gouveia. O jogo foi terrível, o Académico tinha uma equipa extraordinária e acabou por ganhar, creio que por 3-2. Resultado, ninguém podia sair do estádio, polícia e simpatizantes do Gouveia em cima, uma loucura! Acabámos por conseguir retirar os jogadores do campo, com a ajuda da polícia, em carrinhas de caixa aberta, tapados por lonas e depois foi uma loucura de viagem, pelas estradas da serra debaixo de frio intenso e chuva, atá à sede do Académico onde estavam sempre à espera os adeptos mais ferrenhos, à espera das últimas notícias...
Assim se foi fazendo a história do glorioso Académico!
Lumago

segunda-feira, 02 abril, 2007
João Nunes disse...

Obrigado amigo Lugano, por estes relatos que têm tantos de história, como de fantásticos.
Queriamos pedir um grande favor caso seja possivel!
Tem fotos desses tempos do Académico?
Queira por favor entrar em contacto conosco através do mail a.magia.do.futebol@gmail.com

Obrigado

terça-feira, 03 abril, 2007