sábado, abril 21, 2007

Antevisão da jornada 26

Foto referente ao AVFC 5 Lamelas 2 da 1ª volta

Lamelas – Académico de Viseu
São duas equipas claramente em alta! O Lamelas – que continua teimosamente abaixo da linha de água – apenas perdeu 1 dos últimos 11 jogos disputados, completa esta jornada um ciclo de 4 jogos seguidos onde defrontou os 4 primeiros da tabela e em que ainda não perdeu nenhum desses jogos e conta por vitórias os últimos jogos disputados no seu terreno. O Académico de Viseu assumiu a liderança numa altura da época que ninguém esperava, mantém-se invencível há 13 jornadas, é de longe o melhor ataque do campeonato e tem a melhor defesa a jogar fora de portas. Aceitam-se apostas! Na primeira volta venceu o Académico por 5-2.

Lamego – Sampedrense
Com os ouvidos colados à rádio para saber o que se passa em Lamelas, o Sporting de Lamego quererá por certo resolver depressa a questão dos 3 pontos. Será fácil o jogo para os homens comandados por Vítor Pereira? Seguramente que não. O Sampedrense é o 5º classificado da prova e não perde há 5 jogos. No entanto, jogar fora do seu reduto não é o forte da turma do treinador/jogador Chalana – não vencem neste aspecto há 5 jogos –, onde conquistaram 12 pontos num total de 36 possíveis, ou seja, um terço. O Lamego continua invicto em casa – é a única equipa do campeonato que se pode orgulhar disso – e tem a melhor defesa do campeonato a actuar em casa, embora não tenha um ataque muito concretizador. Na primeira volta venceu o Lamego por 3-1.

Mangualde – Vouzelenses

O Mangualde atingiu a liderança na 21ª jornada, quando venceu o então líder Sporting de Lamego, daí para cá não mais venceu, são já 4 jogos (2 empates), e neste momento só a matemática o mantém como candidato. Conseguirá a equipa da casa do “ruído” à sua volta e alcançar a vitória? O Vouzelenses que é o 7º classificado, continua com esperanças de chegar ao 5º lugar, chega a Mangualde vindo de uma derrota pesada, apenas alcançou uma vitória nos últimos 5 jogos e fora de portas tem 9 pontos num total possível de 36 pontos. Claro favoritismo para os homens da casa. Na primeira volta empataram a zero.

Viseu e Benfica – Oliveira de Frades
A 5 pontos da “zona segura” da tabela – o 12º lugar – e 6 pontos do seu adversário de domingo, não resta outra alternativa aos viseenses, que estão de regresso à lanterna vermelha, que não vencer. Jogar em casa é a especialidade dos benfiquistas de Viseu – dos 22 pontos que possui 20 foram alcançados em casa –, que têm um ataque caseiro superior, por exemplo, a Lamego e Cinfães. O Oliveira de Frades alcançou um resultado muito importante na última jornada – venceu o Paivense – mas um resultado adverso nesta altura do campeonato pode volta a complicar, e de que maneira, as suas contas. O GDOF apenas venceu um jogo fora de portas. Na primeira volta empataram a 1.

Lusitano – Mortágua
Outro “duelo” de aflitos entre equipas que têm o mesmo número de pontos. Quem está habituado a ler as minhas palavras já sabe o que vou dizer a seguir: o Lusitano em casa tem menos pontos conquistados do que quando joga fora, pode mesmo dizer-se que está de regresso à sua “casa maldita”, local onde não vence – nem marca golos – há 3 jogos. O rei dos empates, o Mortágua, não perde há 4 jogos – a última derrota foi em Viseu com o Académico -, tem dos melhores ataques na condição de visitante (superado apenas por AVFC, Lamego e Cinfães) mas também tem das piores defesas forasteiras, neste aspecto só o Lamelas faz pior figura. Na primeira volta empataram a dois.

Paivense – Moimenta da Beira
Em 13 jogos disputados em Vila Nova de Paiva houve 53 golos (30 para o Paivense 23 para os visitantes) e só uma equipa não marcou golos naquele estádio, foi o Académico de Viseu que perdeu 2-0 lá. O grande fulgor da equipa de Vila Nova de Paiva já lá vai – venceu apenas 1 dos últimos 11 jogos – e em casa não vence há 6 jogos (3 empates). O Moimenta da Beira que vem de uma goleada “à maneira antiga” apenas venceu uma vez fora de casa – em Tarouca – continua na “zona segura” da tabela mas não pode continuar a coleccionar desaires. Na primeira volta venceu o Moimenta por 2-1.

Cinfães – Campia

17 Jogos depois o Cinfães regressa a casa após de uma derrota e é quase certo que o 4º lugar será seu no fim do campeonato uma vez que está a 7 pontos do 3º lugar (pertence ao Mangualde) e tem 5 de avanço sobre o 5º lugar (que pertence ao Sampedrense). O Campia que é 10º classificado ainda não assegurou a manutenção e fora de portas é uma equipa que não sofre muitos golos tendo surpreendido nesta condição o Académico de Viseu eo empatar 1 a 1. Na primeira volta venceu o Cinfães por 1-0.

Carvalhais – Tarouquense
Jogo bem mais importante para os donos da casa. O Carvalhais – que tem duas vitórias consecutivas em casa – se vencer poderá dar um passo decisivo rumo à manutenção, sendo certo que em casa em casa “apenas” perdeu com os 4 primeiros da classificação. A turma de Tarouca não vence há 4 jogos e com mais um desaire poderá ver envolvida na luta para não descer de divisão, o que há jornadas atrás seria algo de impensável. Na primeira volta venceu o Tarouquense por 2-0.

0 comentários: