domingo, abril 15, 2007

Forças e fraquezas

Comentário da jornada 25
Académico de Viseu 8 Moimenta da Beira 1
Enorme demonstração de força por parte do líder da tabela classificativa alcançando a goleada do campeonato – o anterior máximo já lhes pertencia -, e este passa a ser também o jogo com mais golos neste campeonato. Ao intervalo – quando já vencia por 2-0 -, respirava-se alegria no Fontelo pois os seus mais directos adversários estavam com resultados negativos. No fim fica a satisfação da goleada, assim como o facto de ver o Mangualde atrasar-se, e a plena convicção que a luta com o Lamego vai ser dura até final. Enfim, candeia que vai à frente alumia duas vezes. Este deve ter sido um rude golpe na moral dos moimentenses embora a equipa se mantenha na zona segura da tabela, mas avizinham-se jogos muito complicados.

Vouzelenses 0 Lamego 3

Se o líder demonstra força, o vice-líder não lhe fica atrás. Vitória dos homens de Lamego num terreno onde apenas o Académico de Viseu havia vencido, demonstrado a tudo e todos que serão candidatos até ao fim e que devem contar com eles, até porque o AVFC visita o terreno de um “Super Lamelas” na próxima jornada. Vítor Pereira, mesmo ganhando confortavelmente, criticou a arbitragem. É um discurso que tenho dificuldades em compreender. Estará o treinador do Sporting de Lamego a preparar um discurso final, no caso de não subir, em que dirá que não atingiu os seus objectivos por causa dos outros? Estará o treinador do Sporting de Lamego a preparar um discurso final, no caso de subir, em que dirá – como outros dizem no futebol português – que atingiram os seus objectivos contra tudo e contra todos? O futebol não é uma guerra em que de um lado estão os bons e do outro os maus ou pelo menos não devia ser. O Vouzelenses apesar da derrota continua na luta pelo 5º lugar embora tenha descido de 6º para 7º.

Campia 1 Mangualde 0
Se AVFC e Lamego demonstram força o Mangualde demonstra fraqueza, não vence há 4 jogos – curiosamente depois de ter alcançado a liderança – e dista já 5 pontos do 1º lugar. Ponto final nas aspirações? Seguramente que não, mas que foi um rude golpe lá isso foi. O Campia aumenta para 4 o número de jogos em que se mantém invencível e com esta vitória dá novo alento à sua luta pela permanência.

Tarouquense 1 Lusitano 2
A perder ao intervalo o Lusitano venceu “de virada” num terreno muito difícil e entregou a lanterna vermelha os seus vizinhos viseenses. Foi uma vitória importantíssima e agora há que dar sequência a este resultado animador. Com quatro jogos consecutivos em vencer, o Tarouquense “desiste” da luta pelo 5º lugar.

Mortágua 1 Viseu e Benfica 1
Um “pontinho” para cada equipa. Pouco ou muito? O tempo – que começa a escassear, o dirá mas o certo é que o Viseu e Benfica alcançou o segundo ponto em 13 jogos fora. O Mortágua continua a coleccionar empates.

Lamelas 2 Cinfães 1
O Lamelas – mais um a demonstrar força – continua a surpreender mesmo que se mantenha abaixo da linha de água (fazendo fé nos regulamentos da AFV). O Académico, que visita o terreno do Lamelas na próxima jornada, que se cuide! Dezassete jogos depois o Cinfães voltou às derrotas – algum dia tinha que acontecer -, foi uma série fabulosa de bons resultados!

Oliveira de Frades 1 Paivense 0
Vitória importante da equipa de Lafões que assim continua na “zona segura” da tabela. O Paivense continua a viver dos rendimentos, ou seja, dos pontos acumulados na 1ª volta e baixa uma posição na tabela, de 5º para 6º.

Sampedrense 1 Carvalhais 0
Quem sobe ao 5º lugar é o Sampedrense. O Carvalhais com esta derrota – a primeira em dérbis esta época –, tem agora a companhia do Campia no 9º lugar. Foi um dérbi na mesma linha dos anteriores: poucos golos e os forasteiros continuam sem ganhar.

0 comentários: