Bayern 0 Sporting 0

O Sporting entrou em campo sabendo já da vitória do Inter em Moscovo. Posto isto, uma coisa desde logo se sabia, acontecesse o que acontecesse em Munique e depois em Milão o Sporting decidiria sempre a passagem para a Taça UEFA em casa frente ao Spartak. O empate, em Munique, para seguir em frente na Liga milionária não adiantaria de muito pois ficaria atrás do Inter o que obrigaria a vencer em San Siro para depender apenas e só de si na última jornada. A solução, a única solução, ou pelo menos a solução mais óbvia era a vitória na Alianz Arena.

Após a meia hora de jogo estava mais que visto que o Sporting dominava as operações a meio campo, que era mais equipa que aquele Bayern e que tinha que se dar mais MAGIA àquele meio campo. Penso que Paulo Bento errou ao intervalo ao retirar Martins. Apesar de não estar a fazer uma exibição de encher as medidas, do nº 10 leonino sempre se pode esperar algo de bom, um rasgo de génio algo que Paredes nunca será capaz de fazer e recordo que a vitória era o único bom resultado. A entrada de Farnerud para o lugar de Paredes vem provar, penso eu, que Carlos Martins não deveria ter saído. A última substituição (Yannick / Alecsandro) nada mudou, para mudar algo Paulo Bento teria que retirar ou Custódio ou Moutinho mas Paulo Bento não quis retirar as duas melhores unidades do Sporting no jogo de ontem o que se percebe

Agora resta vencer em Milão para se poder seguir em frente. Estou convencido que era mais fácil ter vencido ontem um Bayern que estava ao nosso alcance.

Dois jogos com o Bayern duas bolas no ferro que a terem entrado colocaria o Sporting perto do sonho. Falta de sorte? Seguramente que sim, mas eu sempre ouvi dizer que ter sorte dá muito trabalho.

As declarações de quase todos os jogadores no final do encontro declarando estarem contentes com o resultado demonstra, na minha opinião, falta de ambição ou estarei enganado?

Duas palavras finais para Liedson e Khan. Liedson viu um cartão amarelo que o retirará do jogo de San Siro num cartão tão estúpido quanto bem mostrado. Khan com vária atitudes arrogantes ao longo de jogo tendo o seu culminar quando Alecsandro tentou chegar a uma bola que o alemão teve dificuldades em chegar.

Ler Texto Completo

Van Bommel


"O Sporting é mais difícil do que o Benfica do ano passado"
Foto: Sport
Ler Texto Completo

ACADÉMICO DE VISEU 2 Lamego 1



O Académico venceu ontem categoricamente o Sporting de Lamego, líder da Divisão de Honra, naquela que foi a melhor prestação dos viseenses esta temporada. Efectivamente, a formação comandada por Idalino de Almeida mostrou estofo de campeão, numa partida de grau de dificuldade elevado, numa vitória que teve a chancela de Filipe Figueiredo, que, com um golo à Quaresma ao minuto 23, abriu o caminho para a vitória. O mesmo jogador fez a jogada que esteve na origem do segundo golo apontado por Eduardo, no reinício da partida.
Ora, nesta partida, com Eduardo a subir de rendimento, Carlos Santos incansável a meio campo, bem acompanhado por Álvaro, e Filipe Figueiredo inspirado, foi a figura do jogo, tudo se tornou mais fácil, perante uma equipa de Lamego que esteve longe daquilo que tem produzido, vinha de quatro vitórias consecutivas, e que sentiu a falta de Henrique que uma rotura muscular afastou desta partida.
No final Vítor Pereira, o treinador de Lamego deu "os parabéns ao Académico de Viseu", reconhecendo ter sido "um justo vencedor", lamentando contudo a ausência de Henrique, por lesão. Por sua vez Idalino de Almeida era um treinador satisfeito com "a vitoria e com a exibição". O técnico academista afirmou ainda que equipa "fez aquilo que tinham trabalhado durante a semana", reconhecendo que o plantel, "dentro de um rigoroso orçamento, tem espaço aberto para um ponta de lança". Idalino de Almeida agradeceu ainda o apoio da massa associativa academista, em bom número, que marcou presença no Fontelo e apoiou a equipa.
Ler Texto Completo

Todos os resultados dos clubes da AF Viseu

II DIVISÃO NACIONAL SÉRIE C

Avanca 0 Nelas 2
Penalva do Castelo 2 Pampilhosa 1
classificação e próxima jornada aqui

III DIVISÃO NACIONAL SÉRIE C

Social Lamas 0 Valecambrense 0
Tocha 3 Tondela 3
Santacombadense 1 Sátão 0
classificação e próxima jornada aqui.

DIVISÃO DE HONRA:

Tarouquense 1 Mortágua 1 (1-1)
Sampedrense 0 Oliveira de Frades 0 (0-0)
Vouzelenses 3 Moimenta da Beira 1 (1-1)
Campia 1 Paivense 2 (1-0)
Lamelas 2 Viseu e Benfica 1 (1-1)
Cinfães 0 Lusitano 2 (0-1)
Mangualde 3 Carvalhais 1 (1-0)
ACADÉMICO 2 Lamego 1 (1-0)
Nota: entre parênteses os resultados ao intervalo
classificação e próxima jornada aqui.

1ª Divisão Série Norte

Nespereira 2 Armamar 0
Sernancelhe 2 Sul 1
Ferreira de Aves 2 Gente Nave Alvite 0
Oliveira do Douro 5 Ceireiros 1
Parada 4 Leomil 0
São João da Pesqueira 4 Fornelos 2
classificação e próxima jornada aqui.

1ª Divisão Série Sul

Moimenta do Dão 1 Canas de Senhorim 4
Molelos 4
Bela Vista 0
Carregal do Sal 2 Santar 1
Vila Chã de Sá 3 Sezurense 1
Vale de Açores 1 Canas de Santa Maria 1
Pinheiro de Lafões 1 Santiago de Cassurrães 0
classificação e próxima jornada aqui.

2ª Divisão

Santiago de Besteiros 4 Vilamaiorense 1
Calde 2 Abraveses 0
Silgueiros 3 Farminhão 0
Roriz 3 Fiais da Telha 2
Cabanas de Viriato 2 Resende 2
Vale Medeiros 3 Vilacovense 0
classificação e próxima jornada aqui.

CAMADAS JOVENS DO ACADÉMICO:

Juniores: Penalva 3 Académico 3
Juvenis: Mortágua 0 Académico 1
Iniciados: Académico 5 Lusitano 1
Infantis: Viseu e Benfica 1 Académico 9
Escolas: Académico 6 Repesenses 4

Futsal:

Resultados e classificações aqui.
Ler Texto Completo

O Beira Mar - Sporting visto por outros

  • A verdade é que, para além da juventude de grande parte do plantel, Paulo Bento tem assumido o risco de mudar muito a equipa de jogo para jogo, em todos os sectores, à excepção da baliza, numa política de gestão do esforço que nos faz pensar como é que as equipas da Primeira Liga Inglesa conseguem correr ao fim-de-semana e a meio da semana durante uma temporada inteira. Ora, juntando estas mudanças à extrema juventude do plantel, talvez esteja aí o cerne de um problema que o treinador resumiu de forma demasiado simples ao concluir que os seus jogadores foram "demasiado ingénuos"
  • Num jogo que teve um ritmo impressionante, com constantes oportunidades de golo para ambas as equipas, o Sporting, mais uma vez, não foi capaz de vencer. E, mais uma vez também, só nos podemos queixar de falhas defensivas nos golos que sofremos. Num dia em que um defesa central nos faz um hat-trick no seguimento de 3 lances de bola parada, é altura para parar para pensar.
Ler Texto Completo

Um Mout(ão)inho só não chega


JOÃO MOUTINHO – 4 – Não sabe jogar mal. Cansaço? Rotatividade? Que é isso? Demasiado castigado pela brutalidade alheia nunca virou a cara à luta. Ficou-me na memória um corte de cabeça quando se encontrava no chão! Fez um grande remate que proporcionou a Alê a defesa da noite. Cansa só de o ver jogar.

RICARDO – 3 – A única vez que foi chamado a intervir, cabeça de Jardel, correspondeu com uma boa defesa que de nada valeu pois os seus colegas da defensiva mais uma vez ficaram a ver navios ou melhor a ver o Buba.

ABEL – 1 – Um bom corte a dobrar os centrais e muita teimosia para tirar a bola que resultou no segundo golo.

TONEL – 0- Que nota se pode dar a um central que esta ligado aos três golos que se sofreram? Um zero claro.

POLGA – 1 – Também se viu no ataque, por isso a nota 1 já que a defender também merece zero.

TELLO – 2 – Deixou, na primeira parte, fugir um adversário nas suas costas por duas vezes. Esteve bem no lance do segundo golo do Sporting.

PAREDES – 1 – Passes para o lado, passes para trás, não saiu com a bola jogável, perdido em campo, uma exibição à Custódio, ou seja, sem chama.

FARNERUD – 0 – Esteve em campo?

ROMAGNOLI – 0 – À enésima oportunidade que fez o argentino? Desperdiçou-a.

LIEDSON – 2 – Voltou aos golos o que se saúda, mas aos 10 minutos o Sporting só não estava a vencer por 2-0 porque o levezinho não conseguiu desfeitear o guarda redes estando na sua cara e porque falhou um passe que seria de morte.

ALECSANDRO – 2 – Um golo que lhe caiu do céu aos trambolhões.

YANNICK – 3- Um bom golo e muita movimentação. Que a veia goleadora o acompanhe em Munique onde, estou convicto disso, será titular.

CARLOS MARTINS – 1 – Quando deve rematar faz o passe, quando deve passar remata. Não gostei da exibição de Martins porque dele espero sempre muito mais. Paulo Bento, tenho a certeza, também não gostou.

NANI – 2 – Sem tempo para grande preciosismos mesmo assim combinou bem com Tello para o golo da noite.
Ler Texto Completo

Um castigo merecido


Beira Mar 3 SPORTING 3
ROTATIVIDADE – É uma imagem de marca de Paulo Bento. É curioso o facto de João Moutinho, um dos que não entram nesse esquema, estar sempre em alta rotação não se notando o cansaço, não é? Será a tal rotação um dos motivos do Sporting dar quase sempre uma parte de avanço? Responda quem souber.

BOLAS PARADAS – Porque é que o Sporting não aproveita os imensos lances de bola parada que tem a seu favor? Ele é cantos, ele é livres e aproveitamento é sempre, ou quase sempre, nulo. Quem tiver saudades do André Cruz que levante um braço.

JARDEL – Jardel rima com pânico, a sua entrada em campo colocou toda a defesa, sem excepção, em estado de sítio. Todas as atenções se centraram nele e esqueceram-se de tudo o resto e mesmo com todas essas atenções deixaram-no saltar à vontade no lance do segundo golo. COMO É POSSÍVEL? Jardel está gordo? Claro que está mas ainda decide e a entrada dele em jogo foi o momento de génio de um treinador que foi campeão com o Sporting, e que nunca esqueceremos , mas que nos tramou.

EUFORIA – Se algo de bom este empate teve foi acabar com a euforia que se instalou depois do jogo com o Inter. Uma euforia que em mim acabou após os jogos com o Bayern e com o Porto, pois aí ficou provado que o Sporting tem uma boa equipa mas não é uma grande equipa e o jogo de ontem confirmou isso mesmo. Se acredito que o Sporting será campeão? Acredito, mas vai ser muito difícil. Terão os adeptos do Sporting paciência para com esta equipa?

PAULO BENTO – Não tenho nenhuma dúvida de que apostou no onze que melhores garantias lhe dava. Ao intervalo fez as substituições que entendeu por necessárias e concordei com as suas apostas, arriscou tudo o que havia para arriscar no momento certo por isso mesmo pouco ou nada se poderá lhe apontar. Mas, se à meia hora de jogo já se via que Farnerud e Romagnoli estavam a mais na equipa para quê esperar pelo intervalo para fazer as substituições?

HÁ COISAS CURIOSAS, NÃO HÁ? Com o Porto e o Bayern queixamo-nos da falta de sorte e do pouco acerto na hora de atirar à baliza. Ontem com golos dos 3 avançados quem meteu água foi a defesa! Sabem de quem me lembrei? De Peseiro!

Foto: Sporting Clube de Portugal
Ler Texto Completo

Campeões na... improvisão

A requalificação de que está a ser alvo o Fontelo leva a, quem não está inserido no desporto, se questione porque razão não tem Viseu um clube profissional com as estruturas desportivas que agora começam a existir. A questão de um clube de referência nacional, devia ter sido discutida quando a extinção do CAF.
Quem tem responsabilidades politicas e desportivas podiam e deviam nessa altura equacionar a criação de um projecto ambicioso e sólido. Não aconteceu.
Parece que a colocação de dois relvados sintéticos e a construção de balneários eram só por si factores de desenvolvimento do futebol viseense. Mentira. Os recursos Humanos que utilizam o Fontelo diariamente são competentes, pois são, quase, os mesmos que ao longo de muitos anos têm vindo a assegurar a formação desportiva a muitos jovens, do distrito, com resultados reais.
Agora o Fontelo tem 6 clubes com várias equipas a utilizarem os campos de futebol. Os gabinetes técnicos, os ginásios, nem sequer foram previstos. Isso sim era preparar o futuro dando as melhores condições e não, só, as boas.
Hoje estamos muito melhor do que ontem. Mas podíamos estar numa primeira linha. Continuamos a ser os campeões da improvisação. O futebol viseense perdeu uma grande oportunidade de centrar as discussões na construção de um clube viseense que fosse aglutinador de todas as sensibilidades. Não vale a pena culpar quem trabalha nos clubes.
Se querem falar em complexo desportivo deviam ver o do Feirense, com 8 campos relvados, ginásio, balneários, posto médico, gabinetes técnicos, rouparia e cantina.
Crónica de Vitor Santos em Mo(vi)mentos link no título. Vale a pena pensar nisto, não vale?
Ler Texto Completo

O Beira Mar de Augusto Inácio


O onze do Beira Mar ( a minha aposta): Alê;Vidigal, Jorge Silva, Buba e Tininho; Diakité, Torrão e Ratinho; Rui Lima, Wegno e Jorge Leitão

DEFESA – Na lateral direita JORGE VIDIGAL é um jogador que por vezes “vai à queima” o que lhe pode ser fatal, gosta de subir pelo seu flanco mas com Tininho do outro lado e tendo em conta que joga com o Sporting é natural que se retraia. Com Alcaraz lesionado ao lado de JORGE SILVA deverá estar BUBA. Jorge Silva é a voz de comando desta equipa, falta saber o modo como se vai dar com o outro central escolhido para este jogo. TININHO é um bom lateral esquerdo, parecendo por vezes mais um médio tal é a sua propensão para atacar, tem algumas falhas defensivas que poderão ser aproveitadas, os seus cruzamentos são perigosos.

MEIO CAMPODIAKITÉ ( um jogador que admiro) está sempre na linha da bola, é um jogador que não sabe jogar mal e é perigoso nas bolas paradas e se aposta for em Jardel para ponta de lança pode aproveitar a o facto de as atenções se virarem para o 16 para poder fazer a diferença. Com Emerson ausente o outro trino será TORRÃO um jogador combativo e que recupera muitas bolas embora não se lhe reconheçam grandes atributos técnicos. RATINHO é a MAGIA ao serviço do Beira Mar! É algo individualista, por vezes não solta a bola no tempo oportuno mas quando as coisas lhe saem bem... ele marca o ritmo de jogo, rasga as defesas contrárias com grandes passes e tudo isto com rapidez. Eclipsando-se Ratinho o Beira Mar fica perdido.

ATAQUE – O ataque com Jardel torna-se previsível e por isso é que acredito que Inácio apostará em JORGE LEITÃO que é um jogador mais rápido e que se adapta melhor ao contra ataque. WEGNO estará na lateral direita do ataque, é rápido e mexido e como também é um batalhador poderá ser de grande utilidade defensiva. RUI LIMA, no lado contrário bate habitualmente as bolas paradas, muito bom nos cruzamentos e a fazer passes a longa distância e quando é preciso defender ele também diz presente.

OUTRAS OPÇÕES: RIBEIRO para defesa direito, VASCO MATOS ( quando entra dá sempre uma nova alma à equipa) e claro JARDEL!
Ler Texto Completo

Ac. de Viseu - Sporting - Época 1978/79

Ler Texto Completo

André Cruz e Acosta. O ex-jogador voltou a Alvalade.

André Cruz está em Lisboa e aproveitou a passagem pela capital para rever alguns amigos em Alvalade. O ex-defesa-central, bi-campeão nacional pelos "leões", deu uma entrevista exclusiva ao Jornal Sporting onde fala dos dois anos e meio passados no Clube. André Cruz afirma que se sente em casa de cada vez que vem a Alvalade e revela que o Sporting está no bom caminho, confiando igualmente nas capacidades de Paulo Bento à frente da equipa verde e branca. Dos tempos em que serviu o emblema "leonino", o defesa canarinho recorda-se que veio encontrar uma "grande equipa" e que apenas no dia seguinte à conquista do título de 1999/00, percebeu verdadeiramente o valor e dimensão que o título tinha para os "leões". Numa carreira recheada de êxitos, pontificada no Sporting, Standard de Liège e Milão, a André Cruz só lhe faltaram dois títulos: o de Campeão brasileiro e o de Campeão do Mundo. Aos 38 anos, André Cruz tornou-se observador de jovens brasileiros na região de São Paulo e tem contacto privilegiado com alguns clubes europeus.
O defesa-central saiu do Sporting em 2002. Passados quatro anos há quem afirme que o Clube não voltou a ter um defesa-central com as características de André Cruz. Para o defesa "canarinho" os dois anos e meio passados em Alvalade foram espectaculares. "Em nenhum outro clube venci tantos títulos como no Sporting (dois Campeonatos, uma Taça e uma Supertaça), mas não foram apenas os troféus que preencheram a minha passagem por Portugal. Fiz muitas amizades em Alvalade e o Sporting ficará para sempre no meu coração. Tenho amigos no Ponte Preta, que foi o clube que me lançou, tenho amigos na Bélgica e em Itália, mas o Sporting foi uma coisa acima de todos os outros, a nível de conquistas e amizades. Quando venho a Alvalade sou recebido muito bem, mas creio que todos os jogadores que venceram no Sporting têm um tratamento especial. Algo semelhante só em Milão, onde tenho muita liberdade de movimentos e contacto com muitos amigos", revela.
A chegada a Alvalade em Dezembro de 2000 (com César Prates e Mbo Mpenza) fortaleceu a equipa do Sporting, dando-lhe o ímpeto que faltava para serem Campeões. Segundo André Cruz, "o Sporting já dispunha de uma boa equipa e existiam vários jogadores talentosos. A nossa entrada veio dar maior estabilidade ao conjunto. Atravessava um bom momento de forma no Torino, estava bem fisicamente e a mudança para o Sporting foi mais fácil porque encontrei uma boa equipa e fiz grandes amigos." A festa do primeiro título nacional em Maio de 2000, após longo jejum, foi "normal" para o defesa-central, que só percebeu a dimensão do título...no dia seguinte. "Após o jogo em Paranhos, a festa pelas ruas da capital e a recepção no Estádio de Alvalade pareceram-me naturais, porque já tinha ganho títulos noutros clubes. No dia seguinte é que percebi o valor e a dimensão daquele título para os sportinguistas, quando li os jornais e assisti pela televisão à festa que se fez por todo o país e também um pouco por todos os locais onde se fala português", exprimiu. De titular indiscutível com Inácio, André Cruz passou a passou a jogar com menor regularidade quando Laszlo Bölöni assumiu o comando da equipa.
O ex-zagueiro dos "leões" mostrou-se magoado com o técnico romeno, mas reconhece que ter saído do Clube até não terá sido uma boa opção. "Saí do Sporting porque tinha muita vontade de regressar a Itália, até porque tenho uma churrasqueira em Milão. Para além disso, como já tinha vencido quase tudo pelo Sporting, queria sair de Alvalade em grande. Até hoje não sei se tomei a melhor opção, porque porventura podíamos ter ganho mais coisas", garante.
Ler Texto Completo

ADR Tarouquense 1 - 1 Ac. Viseu FC


Um empate a um golo e uma exibição a roçar o fraquinho em Tarouca permitiu ao Académico ficar, após esta jornada, a quatro pontos da liderança na Divisão de Honra. Os viseenses até conseguiram adiantar-se no marcador, na mesma altura em que ficaram em vantagem numérica. Só que deslumbraram-se e acabaram a visita ao "Vale Encantado" com uma exibição de desencanto.O empate final castiga a fraca prestação dos academistas na etapa complementar, altura em que, em vantagem numérica, permitiram que o adversário fosse quase sempre superior e nem o péssimo estado do sintético de Tarouca serve de desculpa.Com um futebol atabalhoado, os viseenses nunca tiveram ligação entre os sectores, nunca conseguiram uma jogada com princípio meio e fim, e, pior que isso, contam-se pelos dedos de uma mão as oportunidades claras de golo criadas ao longo de todo o encontro. Por sua vez a turma tarouquense entrou no jogo a todo o gás, foi superior em alguns momentos da primeira metade, não se descontrolando após o golo do adversário. Reagiu bem e mesmo em desvantagem numérica foram na segunda parte a equipa mais esclarecida.

( Texto extraido da edição do jornal diário regional de Viseu )
Ler Texto Completo

Yannick marcou o Golo do empate...

Ricardo ( 3 ) – Não teve grande trabalho efectuando apenas algumas defesas sem grande perigo. Parece-me que podia ter feito melhor no lance do golo sofrido. Teve medo de “atropelar” os colegas, mas aquela pequena área é sempre dele.

Caneira ( 3 ) – Seguro a defender, mas nunca subiu no terreno á procura do ataque. Teve de dar o lugar a Garcia, por ter levado o cartão amarelo.

Polga ( 4 ) – Quando em grande forma é um jogador com muita classe. Naõ foi por causa dele que o Sporting perdeu dois pontos.

Tonel ( 4 ) – Fez apenas uma falta em todo o jogo, e fez questão de o lembrar ao árbitro quando este lhe exibiu o cartão amarelo.

Tello ( 3 ) – Tem fases boas, e depois desaparece do jogo. Foi pelo lado dele que o Porto mais atacou. Tem de treinar mais o remate, já foi mais certeiro.

Custódio ( 3 ) – Acusa ainda a lesão que o afastou dos relvados. È o jogador invisível do Sporting, porque apenas aparece em momentos de aflição. Falta ritmo.

Paredes ( 3 ) – Fez uma primeira parte muito boa, mas não aguentou e foi substituído. Criou dosi ou três lances perigosos através dos seus excelentes cruzamentos.

João Moutinho ( 4 ) – Este homem, cansa ver jogar… Está na defesa, vai ao ataque, mete o pé, salta á bola… Não fez uma exibição de luxo, mas não sabe jogar mal. ( Já alguém disse o mesmo de Figo )

Nani ( 2 ) – Paulo Bento perdeu a paciência… fez três ou quatro passes descaradamente para o adversário. Desinspirado, apenas fez o cruzamento para o golo. Saiu na segunda parte, e ou muito me engano, ou vai começar o jogo de Aveiro no banco.

Yannick ( 4) – É para mim a escolha acertada para fazer dupla com Liedson. È rápido, tem técnica faltando apenas experiência. Tem sina para marcar golos aos adversários directos do Sporting.

Liedson ( 3 ) – Liedson está em baixo de forma, precisa de um pouco mais de sorte, e de golos. Têm de ser também os colegas a servi-lo melhor, Liedson não pode vir buscar bolas ao meio campo, nem é jogador para andar perdido nas laterais do campo.

Miguel Garcia ( 2 ) – Subiu mais no terreno que Caneira, mas não criou qualquer lance de perigo.

Carlos Martins ( 2 ) – Prometeu quando entrou, criou alguns lances vistosos, mas desapareceu do jogo, pouco depois. Tem de se juntar ao Tello a treinar remates á baliza.

Alecsandro ( 3 ) – Continua a ser uma incógnita este jogador. Tem alguma técnica, mas não desenvolve o jogo, não parte para o golo. Talvez não seja o avançado para fazer dupla com Liedson, mas o tempo também ainda não é muito.
Ler Texto Completo

Sporting 1- 1 Porto


Foi um jogo pobre, e com poucos momentos de magia. O Sporting dominou por completo a primeira parte do jogo, empurrando o Porto para o seu meio campo.
Paulo Bento, apostou numa equipa diferente da que defrontou o Bayern de Munique, mantendo Caneira e Rodrigo Tello como defesas laterais, parecendo-me para já uma aposta ganha. Deixou Miguel Veloso e Carlos Martins no banco, apostando na experiência de Carlos Paredes e Custódio. Na primeira parte, Paredes foi mesmo o jogador que mais cruzamentos fez para a área, criando até duas boas oportunidades de golo.

Foi então que quase a acabar a primeira parte, e sem grande surpresa, o Sporting chega ao golo pondo alguma justiça no resultado.
Yannick surge completamente isolado no coração da área, desviando de cabeça o cruzamento de Nani. Estava inaugurado o marcador em Alvalade.

A segunda parte começou praticamente com o golo portista. Pontapé de canto, para a equipa portista, segue-se muita confusão na área, Ricardo sai dos postes mas alivia para a frente, surgindo Quaresma a «encher» o pé e atirar para o fundo das redes. Estava reposta a igualdade.

Paulo Bento faz entrar Alecsandro, para o lugar de Paredes, que entretanto desaparecera do jogo, para dar mais profundidade ao ataque.

O Porto defendeu a vantagem, abdicando do ataque, e partindo para o contar-ataque através dos jogadores então entrados, Jorginho e Bruno Moraes.

Enfim um jogo sem grande história, sem casos e apenas com uma provocação:
Quaresma, decidiu ir comemorar o golo no colo do Vítor Baia, ficando-me na ideia que havia ali um acto de vingança de ambos os jogadores, e por motivos diferentes…

A arbitragem mas não esteve perfeita, falhando em alguns lances, mas não teve qualquer interferência no resultado.
Tomara o Sporting, apanhar sempre arbitragens assim.

Ficha do jogo:

Estádio José de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Pedro Proença, de Lisboa

Assistentes: Tiago Trigo e José Lima

4.º Árbitro: Manuel da Costa

Sporting: Ricardo; Caneira (Miguel Garcia, 76m), Tonel, Polga e Tello; Custódio, Paredes (Alecsandro, 63m), João Moutinho e Nani (Carlos Martins (51m); Yannick e Liedson.

FC Porto: Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves e Cech; Raul Meireles, Paulo Assunção (Jorginho, ao int.) e Lucho; Lisandro (Diogo Valente, 70m), Hélder Postiga e Quaresma (Bruno Moraes, 76m).

Ao intervalo: 1-0

Disciplina: Cartão amarelo a Nani (7m), Paulo Assunção (32m), Caneira (46m), Jorginho (66m), Quaresma (69m), Lucho (69m), Miguel Garcia (84m), Carlos Martins (87m), Diogo Valente (93m) e Tonel (94m)

Marcadores: 1-0, Yannick (43m); 1-1, Quaresma (47m);
Ler Texto Completo

Académico 1 Viseu e Benfica 1 (juniores)

Os juniores do Académico empataram a uma bola com o Viseu e Benfica, o golo academista foi marcado por Marcelo. Para saber tudo sobre este jogo clique no título. Ficam aqui os meus parabéns ao autor do Blog por fazer um excelente trabalho que devia ser feito, na minha modesta opinião, pelo site do clube.
Ler Texto Completo

Solidariedade

.
A Federação Portuguesa de Futebol proibiu o Gil Vicente de participar na edição deste ano da Taça de Portugal assim como os juniores e os iniciados do clube de participar nos nacionais da categoria. Se há decisão de retirar o Gil da taça nada tenha a opor, pois quem semeia ventos colhe tempestades, acho de muito mau tom suspender também os jovens. Que mal é que eles fizeram? Que mal é que as famílias dos miúdos fizeram? Depois de no ano passado ter visto uma juíza decretar a suspensão do Académico de Viseu (CAF) de todas as competições não atendendo ao pedido para as camadas jovens continuarem até ao fim da época resta-me ser solidário, embora tal solidariedade de nada lhes valha, com os jovens, e respectivos pais, do Gil Vicente. Que mal é que eles fizeram?
Ler Texto Completo

E tudo o Vento Levou...




Nós pedimos, nós chegámos a implorar para ficares, mas tu quiseste partir.
Agora, Jardel, agora meu amigo, é muito tarde.
Podias ter acabado em glória, num clube que te idolatrou.
Ler Texto Completo
SPORTING 0 Bayern 1
Ler Texto Completo

Sobre o Académico de Viseu


  • No dia 1 de Novembro de 2006 disputa-se mais uma eleminatória da Taça Sócios de Mérito da Associação de Futebol de Viseu. Já se sabe quem vai jogar com quem, não tendo sido o sorteio muito amigo do Académico já que tem que se deslocar ao dificil terreno do Moimenta da Beira.
  • Lamelas (H) – Sampedrense (H)
    Lamego (H) – Cinfães (H)
    Mangualde (H) – Gente Nave Alvite (IN)
    Resende (II) – Moimenta do Dão (IS)
    Oliveira de Frades (H) – Carvalhais (H)
    Carregal do Sal (IS) – Sernancelhe (IN)
    Moimenta da Beira (H) – Académico de Viseu (H)Canas de Senhorim (IS) – Tarouquense (H)
    Vouzelenses (H) – Ferreira de Aves (IN)
    Campia (H) ficou isento
  • Legenda:
  • H - Divisão de Honra
  • IN - 1ª Divisão Série Norte
  • IS - 1ª Divisão Série Sul
  • II - 2ª Divisão
Resultados das camadas jovens do Académico de Viseu Futebol Clube:
Juniores: Ferreira de Aves 1 Académico de Viseu 6 - 4º lugar com 4 pontos
Juvenis: Mangualde 0 Académico de Viseu 2 - 3º lugar com 3 pontos e menos um jogo
Iniciados: Penalva do Castelo 2 Académico de Viseu 1 - 3º lugar com 3 pontos
Ler Texto Completo

Moutinho foi o melhor


Moutinho (4) – Um poço de atitude e entrega. Ele jogou e fez jogar. Não se intimida com qualquer jogador que lhe apareça pela frente e até se lhe vê “fazer peito” a jogadores com mais 20 centímetros que ele. O João não merecia, principalmente ele, perder o jogo.

Ricardo (3) – No golo pouco podia fazer pois faltou quem saísse ao remate do alemão. Foi quase um espectador limitando-se a estar atento.

Caneira (3) – Sem falhas a defender.

Tonel (3) – Sempre atento, sempre seguro. Infelizmente desta vez não conseguiu fazer a diferença na área contrária mas os centrais do Bayern não são propriamente os do Estrela.

Polga (3) – Aquela bola no poste merecia outra sorte! Impecável a defender e muito bem na antecipação.

Tello (3) – Foi dos poucos a colocar a bola na zona de finalização. Não lhe vi errar um passe. Tentou o remate embora sem sucesso. Na segunda parte fez um excelente corte que evitou o 2-0. E convém lembrar que ele não é nem nunca será defesa esquerdo! Posto isto não entendo certa críticas que ouvi lhe fazerem na bancada onde eu estava.

Miguel Veloso (2) – Começou o jogo muito perto dos centrais abrindo clareiras no meio campo leonino e que Schweinsteiger aproveitou para aplicar o seu magnífico pontapé. A partir do golo foi mais um a empurrar a equipa para a frente mas sem muita clarividência.

Nani (2) – Já o disse, faltou magia ao Sporting. E magia rima com Nani e este esteve desinspirado.

Carlos Martins (2) – Não sabe defender e isso ficou evidente no golo alemão pois deixou Schweinsteiger à vontade numa zona de terreno que é sua. Após o golo teve dois ou três bons lances, curiosamente na esquerda, mas faltou clarividência para colocar a bola jogável e sobrou-lhe egoísmo por rematar de ângulo apertado estando os avançados em melhor posição. Deste jogador espero muito mais.

Liedson (2) – Apenas uma vez conseguiu fugir à imponente defesa alemã e quando eu já gritava golo Khan defendeu para canto.

Alecsandro (2) – Muito apagado mas sempre lutador.

Yannick (3) – Entrou e “expulsou” um alemão. Criou muitos embaraços a Lúcio e companhia que pareciam não saber de onde apareceu aquele jogador. Foi perdendo fulgor ao mesmo ritmo que os alemães iam acertando as marcações.

Bueno (0) – Um rotundo ZERO. Foi uma aposta falhada.

Paredes (0) – Um jogador com a sua experiência não pode entrar assim, ou seja, nervoso e desconcentrado
Foto: Sporting Clube de Portugal
Ler Texto Completo

Como é que se diz injustiça em alemão?


SPORTING 0 Bayern 1

ERRO: Dizem, os entendidos, que o sucesso de uma equipa depende da proximidade entre linhas. A tremedeira inicial de Miguel Veloso encostando-se em demasia aos centrais foi fatal e Schweinsteiger fez o golo. Carlos Martins também entrou mutio mal no jogo e deixou que o marcador de golo preparasse o pontapé canhão numa área que era sua. Foi só um erro mas foi fatal

MAGIA E ATITUDE: O Bayern encolheu-se e esteve 70 minutos a defender mas, valha a verdade, que as ocasiões de golo rarearam. Faltou um pouco de magia da magia que já resolveu jogos esta temporada. No final de encontro a equipa saiu debaixo de um cor de aplausos, nós, os adeptos deste grande clube, sabemos reconhecer quando a equipa luta e tudo faz para defender. Ontem faltou magia mas sobrou atitude. É pena que a dita, a atitude, não ganhe jogos.

KHAN, O MONSTRO: Desde que o guarda redes subiu para o aquecimento a até recolher aos balneários a claque alemã não parou de cantar o seu nome. Perante tal tributo o nº 1 alemão arrancou uma exibição seguríssima tal como se espera de um grande guarda redes. A compleição física do bávaro também assustou o árbitro. Cada vez que havia um pontapé de baliza, e foram muitos, demorava mais de meio minuto a marcá-lo perante a concordância do árbitro. Khan foi um verdadeiro monstro… do anti jogo.

POSSE DE BOLA:
60% da dita foi do Sporting! Sendo assim porque não venceu o Sporting? A meu ver o problema é que o Sporting não tem um nº 10 daqueles que fazem a diferença no último passe.

ADEPTOS ALEMÃES: O meu lugar no estádio ficou ontem ao lado dos alemães o que, confesso, me deixou um pouco preocupado. No entanto os alemães apenas apoiaram a sua equipa, não foi preciso cargas policiais para os colocar na ordem. No fim, o público leonino, à excepção de dois ou três mentecaptos, aplaudiram o comportamento alemão. Foi bonito. Veremos como será com a claque do FCP. Eu lá estarei para vos contar.

SPEAKER: A Senhora que faz a função atrás dita ao dar a constituição da equipa leonina mais parecia estar a fazer um discurso fúnebre. Porquê tanta falta de “garra”?!

DESILUSÃO: Quando foi o sorteio fiquei feliz com os adversários que nos calharam porque assim irira ter oportunidade de ver acção grandes jogadores. Os do Inter foram uma decepção atenuada pela magnífica vitória leonina. Os do Bayern fizeram o mesmo que os pequenos de Portugal fazem, marcaram um golito e depois encolheram-se lá atrás. É este o grande Bayern? Foram uma desilusão. Fica no entanto uma certeza os nossos meninos nunca foram inferiores!

Mas afinal como é que se diz injusitça em alemão?

Ler Texto Completo

Como é que se diz ganhar em alemão?


Eu vou lá estar! E tu?!
Ler Texto Completo

Futsal viseense

Quer saber os resultados das equipas da AF Viseu de Futsal? Clique no título deste post!
Ler Texto Completo

Estrela 0 SPORTING 1 nos jornais


  • Bola:Não está em causa a vitória do Sporting porque foi justa, nada há que a possa belisacar, mas os leões de Paulo Bento só podem moralizar os seus adeptos para o importantíssimo jogo com o Bayern de Munique, porque somaram mais três pontos ao seu pecúlio e com eles não perderam terreno para os rivais.
    O treinador leonino aproveitou para fazer rotatividade, devendo-se ao sobrecarregado calendário do clube, não significará, logicamente que opte com ela por um abrandamento competitivo da sua equipas, nada disso, ela até correu e muito, tanto a atacar, caso da primeira parte, como a defender, a gerir a sua magra vantagem, como se lhe viu após o intervalo. Mário Nóbrega

  • RECORD: Convidado a pegar no jogo, o Sporting sentiu grandes dificuldades para criar espaços de penetração, os seus médios não conseguiam libertar-se das marcações, para o que muito contribuiu a agressividade do adversário.
    Quando se pensavam que os leões iriam tenatar aplicar o xeque mate, eis que adoptam uma postura de gestão do 1 a 0. É verdade que sempre tiveram o jogo controlado, mas o risco, com um golo de Vantagem, é sempre latente. João Cartaxana.

  • O JOGO: Paulo Bento aplicou novamente a rotatividade do plantel mas a verdade é que , à excepção de Paredes, cuja qualidade e experiência se confirmam como mais valia para o colectivo, pese embora a quebra de rendimento no segundo tempo, as restantes apostas não estiveram ao nível que certamente o técnico pretendia.
    O Sporting tomou sempre conta dos acontecimentos mas foram raros os momentos de aceleração que, sempre que surgiam, mostrava a fragilidade dos homens da Amadora. Jean Paul Lares

As minhas "notas" aos jogadores do Sporting:

Ricardo 3, Abel 3, Tonel 4, Polga 3, Ronny 3, Paredes 3, Moutinho 3, Nani 3, Romagnoli 2, Bueno 3, Liedson 3, Carlos Martins 3, Custódio 2, Caneira 2.

Ler Texto Completo

Académico de Viseu 3 Carvalhais 1


  • Académico de Viseu:Manuel Fernandes, Calico, Negrete, Zé Pedro, Fábio Santiago, João Miguel, Emerson, Barra, Carlos Santos, Eduardo e Filipe Figueiredo
  • Substituições: Zé Pedro por Alex (65m), André Barra por Casal (76m)
  • Suplentes não utilizados: André, Paulito, Simões, Teixeira e Xinoca
  • Treinador: Idalino de Almeida
  • Carvalhais: André, Louro, Carvalho, Polaco, Gil, Quim, Meneses, Paulo Alexandre, Arede, Rui Pereira e Nelsinho
  • Substituições: Paulo Alexandre por Diogo (17m), Rui Pereira por Jailson (61m) e Carvalho por Isaías (73m)
  • Suplentes não utilizados: Márcio, Serafim, China e Simão
  • Treinador: Eduardo Álvaro
  • Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu
  • Assistência: Cerca de 1000 espectadores
  • Árbitro: António Cardoso, de Castro Daire
  • Auxiliares: Mário Ribeiro e Sérgio Rocha
  • Marcha do marcador: Emerson (8m) 1-0, Carvalho (40m) 1-1, Eduardo (81m) 2-1 e Santos (83m) 3-1
  • Acção disciplinar: Cartão amarelo para Negrete (64m)
Ler Texto Completo

Todos os resultados das equipas da AF Viseu

  • II Divisão Nacional Série C
  • Divisão de Honra:
  • Sampedrense 2 Tarouquense 1
  • Vouzelenses 1 Mortágua 0
  • Campia 1 Oliveira de Frades 0
  • Lamelas 1 Moimenta da Beira 1
  • Cinfães 1 Paivense 2
  • Mangualde 3 Viseu e Benfica 1
  • Lamego 3 Lusitano 1
  • Académico Viseu 3 Carvalhais 1
  • 1ª Divisão Série Norte
  • Sernancelhe 1 Armamar 0
    Ferreira Aves 3 Boassas 1
    Oliveira Douro 3 Sul 1
    Parada 4 Gente Nave Alvite 0
    Fornelos 4 Ceireiros 1
    SJ Pesqueira 4 Leomil 0
  • 1ª Divisão Série Sul
  • Molelos 0 Moimenta do Dão 0
    Ranhados 0 Canas de Senhorim 1
    Carregal Sal 2
    Bela Vista 0
    Vale Açores 0 Santar 6
  • Santiago Cassurrães 2 Sezurense 0
    Pinheiro Lafões 0 Canas Santa Maria 3
  • 2ª Divisão
  • Calde 0 Santiago Besteiros 3
    Silgueiros 1 Vilamaiorense 3
    Roriz 2 Abraveses 3
    Cabanas Viriato 2
    Farminhão 0
    Vale Madeiros 0 Fiais da Telha 2
    Besteiros 2
    Resende 0
Ler Texto Completo

Opinião de treinador de bancada

Como Jogará o Estrela com o Sporting?

Para começar vamos ver quais os convocados do Estrela da Amadora:

Guarda-redes: Paulo Lopes e Pedro Alves;

Defesas: Amoreirinha, Tiago II, Zamorano, Wescley, Tony, Edu Silva, Rui Duarte e José Fonte;

Médios: Luís Loureiro, Marco Paulo, Jordão, Rui Borges, Pedro Simões, Jaime, Tiago Gomes, Cleiton;

Avançados: Dário, Paulo Sérgio, Ndiaye, Moses e Jones.

Vamos agora ver como joga o Estrela:

Defesa: Daúto Faquirá (DF), técnico dos estrelistas, tem como defesa “fetiche” na lateral direita Tony, no centro Wescley e José Fonte e do lado esquerdo Amoreirinha. Tony é um lateral direito, não confundir com defesa direito veja a diferença aqui, ou seja, é alguém que gosta de subir pelo seu flanco e causar desequilíbrios na defesa contrária, é um lutador nato, nunca dá uma bola por perdida, eu diria mesmo que é a estrela do Estrela. Do lado contrário Amoreirinha é um jogador que fecha bem ao centro, mas que sente extremas dificuldades com a velocidade alheia, Maciel por exemplo (Estrela 0 Braga 0) ganhou-lhe muitas bolas nas suas costas e recordo-me por exemplo que o primeiro golo do Porto (Estrela 0 Porto 3), nasceu pelo seu flanco, penso que seja um facto a explorar. A dupla de centrais não têm recebido muitos elogios neste início de época, Wescley por exemplo ainda não parece adaptado ao nosso futebol, pelo que a movimentação constante de Liedson lhes poderá trazer muita dor de cabeça.

Meio campo:
No meio é mais difícil saber qual será a aposta de DF uma vez que a rotação de jogadores, talvez à procura de boas soluções, tem sido constante. Marco Paulo, médio interior direito, tem sido a aposta mais constante neste sector é um jogador que fecha bem o flanco, recordo-vos as “aventuras” de Tony, e que tenta também dar amplitude ofensiva ao meio campo do Estrela embora não sejam muitos os casos conhecidos até agora. O meio campo estrelista deverá ser composto com mais quatro jogadores. DF apostará por certo em dois trincos Luís Loureiro e Sérgio Marquês (algo faltoso), podendo também apostar em Amoreirinha passando deste modo Edú Silva para defesa esquerdo, embora não me pareça que isso vá acontecer pois Amoreirinha quando joga a trinco (Marítimo 2 Estrela 1) encosta muito nos centrais e abriria espaço que Nani aproveitaria. Acredito também que DF apostará em Paulo Sérgio como falso médio interior esquerdo, desdobrando para extremo esquerdo cada vez que o Estrela sair para o contra ataque e tentando por em cheque Abel, que não tem tido um início de época ao seu nível, sendo deste modo muito importante a atenção de Moutinho e as dobras de Tonel. Como médio ofensivo DF escolherá entre Jaime e Rui Borges, Jaime tem sido mais utilizado mas não tem correspondido pelo que Rui Borges poderá ser o escolhido até porque é, na minha opinião, um jogador mais rápido e mais completo que Jaime.

Ataque: Na frente de ataque para o que der e vier estará Dário numa enorme missão de sacrifício. Tem experiência mas será muito difícil fazer a diferença se o Sporting jogar o que sabe.

A minha aposta para o onze titular do Estrela é este: Paulo Lopes; Tony, Wescley, José Fonte e Amoreirinha; Luís Loureiro, Sérgio Marquês, Marco Paulo, Jaime e Paulo Sérgio; Dário
Ler Texto Completo
Boavista F.C. 2 - Académico Viseu 0 (1988-1989)
Ler Texto Completo

Parabéns Rodrigo!



Rodrigo Tello está hoje de parabéns! A foto foi retirada daqui.
Ler Texto Completo

Uma má recordação!


  • Um blog dedicado à União de Leiria, link disponível no título, recorda uma vitória daquele Clube sobre o Académico de Viseu por 8 a 1 (!) num jogo disputado a 2 de Janeiro de 1994 a contar para a Liga de Honra. Não me recordo deste jogo mas lembro-me que na segunda volta vencemos os leirienses no Fontelo por 2 a 0 e eu estive presente nesse jogo.
  • Fica aqui a ficha desse fatídico jogo:
  • Espectadores: cerca de 2000
  • Árbitro: Lucilio Batista
  • U.Leiria: Alvaro, André(Dias 64m.), Luis Miguel, Bilro(cap.), Leonel, Kimmel, Mario Artur, Gervino, Abel, Pedro Miguel e Reinaldo(Hélio 85m.)
  • Académico de Viseu: Augusto, Nilson, Gerson, Sergio, Rogerio(Kostic 66m.), Arsenio, Chalana, Luis Vouzela (Ali Hassan 40m), Zezinho, Besirovic e João Luis
  • Marcadores: Luis Miguel (12m), Pedro Miguel (22 e 89m.); Reinaldo(24m), Leonel (27m), Gervino(30 e 71m.), Dias (78m). e Arsénio (74m.)
  • Disciplina: amarelo Arsénio (60m.)
  • Nota: A foto foi retirada do blog já referenciado
Ler Texto Completo

Académico de Viseu na I Liga

Ler Texto Completo

Todos os resultados dos clubes da AF Viseu

III Divisão Série C
Social Lamas 1 Oliveira do Hospital 0 (Telmo aos 44)
Tondela 0 Milheiroense 0
SJ Ver 0 Santacombadense 0
Valonguense 1 Sátão 1
Classificação e próxima jornada aqui.

Divisão de Honra
Sampedrense 0 Académico de Viseu 1
Tarouquense 0 Vouzelenses 0
Mortágua 2 Campia 1
Oliveira de Frades 2 Lamelas 0
Moimenta da Beira 1 Cinfães 0
Paivense 5 Mangualde 2
Viseu e Benfica 2 Sporting de Lamego 3
Lusitano 1 Carvalhais 3
Classificação e próxima jornada aqui.

1ª Divisão Norte
Nespereira 1 Sernancelhe 1
Armamar 0 Ferreira de Aves 1
Boassas 0 Oliveira do Douro 0
Sul 2 Parada 4
Alvite 1 Fornelos 2
Ceireiros 4 Leomil 2
Líderes:Fornelos, Parada e Ferreira de Aves com 6 pontos

1ª Divisão Sul
Molelos 3 Pinheiro de Lafões 0
Moimente do Dão 0 Ranhados 1
Canas de Senhorim 0 Carregal do Sal 0
Bela Vista 2 Vila Chã de Sá 3
Santar 1 Cassurrães 1
Sezurense 0 Canas de Santa Maria 1
Líder: Molelos com 6 pontos

2ª Divisão
Santiago de Besteiros 1 Silgueiros 2
Vilamaiorense 4 Roriz 1
Abraveses 2 Cabanas de Viriato 1
Farminhão 3 Vale Medeiros 2
Fiais da Telha 0 Besteiros 1
Resende 4 Vilacovense 0
Líderes: Silgueiros, Besteiros e Abraveses com 6 pontos

Juniores:
Académico 3 Paivense 3
Ler Texto Completo

Académico passa em São Pedro do Sul



Com uma tarde agradável para a prática do futebol e com cerca de 500 espectadores nas bancadas do Estádio Municipal da Pedreira, um complexo desportivo agradável e que melhorará com o fim das obras, eis como vi o jogo:

Foi uma primeira parte totalmente dominada pelos academistas com a movimentação constante do trio atacante, Eduardo, Filipe Figueiredo e João Miguel a baralhar por completo a defesa do Sampedrense. Faltou durante a primeira parte acertar o último passe de modo a que o Académico fosse para o intervalo com um resultado confortável. No entanto o resultado ao intervalo era apenas de 1 a 0 fruto de um golo de Xinoca que só teve que empurrar para o fundo das redes uma bola que ficou à sua mercê depois do guarda redes do Sampedrense ter chocado com um seu colega de defesa. Resultado justo ao intervalo destancando-se até esta altura na turma academista Xinoca não só pelo golo mas também por ser ele a voz de comando.

A segunda parte foi o oposto da primeira pois só deu Sampedrense. O Académico encolheu-se talvez porque Idalino de Almeida tirou de campo Álvaro, ele que estava a fazer bem a ligação entre o meio campo e o ataque, e colocou Santos que não foi capaz de manter o ritmo do meio campo da primeira parte. O ataque do Sampedrense tornou-se quase sufocante mas a verdade é que só dispôs de duas boas oportunidades para empatar numa dessas vezes a bola foi à trave e na outra estava no caminho da bola o guarda redes Manuel Fernandes.

Idalino de Almeida disse no fim do jogo aos microfones da Rádio Vouzela que quando se está a ganhar por apenas 1 a 0 por mais que se peça aos jogadores para subir no terreno estes acabam sempre por recuar. É um facto. Mas também é verdade que as substituições que ele fez foram sempre de tracção atrás.

O resultado mais justo talvez fosse o empate. Ainda bem que não aconteceu.
Foto: ACADÉMICO DE VISEU FUTEBOL CLUBE
Ler Texto Completo

Correia, guarda redes, assina pelo Académico.

O Blog do Sernancelhe, link disponível no título, anuncia que o guarda redes Correia, que foi formado nas escolas do Benfica, transferiu-se daquele clube para o Académico de Viseu.
Benvindo sejas Correia e boa sorte!
Ler Texto Completo

Resultados da taça

  • Entre clubes da Divisão de Honra:
  • Paivense 0 Sampedrense 1
  • Lamelas 4 Viseu e Benfica 2
  • Lamego 1 Lusitano 0

    Entre clubes da Honra e da 1ª Norte
  • São João da Pesqueira 1 Cinfães 5
  • Oliveira de Frades 3 Ceireiros 0
  • Tarouquense 7 Parada 2
  • Fornelos 0 Académico de Viseu 2
  • Armamar 6 Vouzelenses 7 b
  • Entre clubes da Honra e da 1ª Sul
  • Campia 2 Vila Chã de Sá 0
  • Canas de Senhorim 3 Mortágua 2 a)
  • Mangualde 6 Santiago de Cassurrães 0
  • Molelos 1 Moimenta da Beira 3 a)
  • Entre clubes da honra e da 2ª
  • Carvalhais 5 Vilamaoirense 3 b)
  • Entre clubes da 1ª Norte
  • Gente Nave Alvite 3 Oliveira do Douro 1 b)
  • Entre clubes da 1ª Norte e da 2ª
  • Ferreira de Aves 2 Farminhão 0, crónica do jogo aqui
  • Entre clubes da 1ª Sul
  • Carregal do Sal 2 Santar 1, ficha do jogo aqui
  • Entre clubes da 1ª Sul e da 2ª
  • Moimenta do Dão 4 Abraveses 3 b)
  • Entre clubes da 2ª
  • Calde 0 Resende 1
a) após prolongamento
b) grandes penalidades
  • O Canas de Senhorim foi o tomba gigantes desta eliminatória, eles que foram finalistas vencidos da última edição, ao bater o Mortágua. Destaque também para os "passeios" do Cinfães, Tarouquense e Mangualde e para as enormes dificuldades que o Carvalhais teve para bater o Vilamaiorense da 2ª Divisão e o Vouzelenses que também precisou das grandes penalidades para passar em Armamar. O Académico conseguiu bater o Fornelos por 2 a 0, o site continua sem nada dizer, e os resultados entre os clubes da Honra tem que se considerar normais.
  • Resulatdos obtidos através do blog Futebol do Distrito de Viseu, link no título.
Ler Texto Completo

Em silêncio

Este blog mantém-se em silêncio em relação à 2ª eliminatória da Taça Sócios de Mérito da Associação de Futebol de Viseu em “solidariedade” com o site do Académico de Viseu Futebol Clube que continua sem nada dizer, ao contrário do site do Viseu e Benfica que pelo menos coloca o seu resultado, sobre o jogo de ontem.
Afinal como ficou o Académico?
Ler Texto Completo

Taça Emídio Lopes


Realiza-se amanhã a 2ª eliminatória da Taça Sócios de Mérito - Emídio Lopes, da Associação de Futebol de Viseu. O Académico desloca-se ao terreno do Fornelos que no arranque da 1ª Divisão, Série Norte, derrotou o Sul por uns esclarecedores 7 a 0. Os pupilos do professor Idalino de Almeida são claramente favoritos. Fica a pergunta, será esta competição interessante para o clube? Se sim porque não está publicitado o jogo no site oficial do clube? Se quiser saber quais os árbitos nomeados é só clicar no título deste post. Aí ficam todos os jogos da eliminatória.
  • Entre clubes da Divisão de Honra:Paivense - Sampedrense
    Lamelas - Viseu e Benfica
    Lamego - Lusitano

    Entre clubes da Honra e da 1ª NorteSão João da Pesqueira – Cinfães
    Oliveira de Frades – Ceireiros
    Tarouquense – Parada
    Fornelos – Académico de Viseu
    Armamar – Vouzelenses

    Entre clubes da Honra e da 1ª SulCampia – Vila Chã de Sá
    Canas de Senhorim – Mortágua
    Mangualde – Santiago de Cassurrães
    Molelos – Moimenta da Beira

    Entre clubes da honra e da 2ª
    Carvalhais – Vilamaoirense

    Entre clubes da 1ª NorteGente Nave Alvite – Oliveira do Douro

    Entre clubes da 1ª Norte e da 2ªFerreira de Aves – Farminhão

    Entre clubes da 1ª SulCarregal do Sal – Santar

    Entre clubes da 1ª Sul e da 2ªMoimenta do Dão – Abraveses

    Entre clubes da 2ªCalde - Resende
Ler Texto Completo

Liedson, Nani e Polga em destaque


LIEDSON.4. O melhor do Sporting. Eu disse que ele ia marcar e marcou mesmo. Foi de penalty mas o golos de bola corrida também vão chegar. Ontem só não apareceram por manifesta falta de sorte e porque Fernando foi um adversário à altura. Cansa só de o ver correr.

RICARDO.3. E se ele não tem desviado aquele remate para a trave? A vitória começou nele.

ABEL.2. Onde anda o lateral direito da época passada? Muitas dificuldades com a velocidade contrária valendo-lhe a ajuda de Moutinho e as dobras de Tonel. Disafarçou as dificuldades defensivas com subidas, poucas, pelo seu flanco mas não o necessário para a nota positiva.

TONEL.3. Sempre atento às "asneiras" de Abel. Barreu de forma autoritária a sua zona de acção.

POLGA.4. Aquele corte sobre Ivanildo na segunda parte diz tudo da sua exebição, espectacular! É, na minha opinião, de momento o melhor central a jogar no nosso campeonato. E eu já tive uma opinião totalmente contrária!

CANEIRA.3. Muito bem a defender. Para uma grande exebição faltou apenas que uma das suas subidas no terreno desse golo.

MIGUEL VELOSO.3. Viram o Harrison? Eu também não. Mérito do miúdo.

TELLO.2. Os cantos marcados por ele iam invariavelmente para o segundo poste onde ninguém aparecia. Falhou passes algo que não é habitual nele. Foi um passo atrás na sua afirmação no meio campo leonino.

JOÃO MOUTINHO.3. O comentador da TVI dizia que o "patrãozinho" não estava a jogar no seu lugar. Eu pergunto, qual é o lugar de Moutinho? E também respondo, no meio campo é qualquer um. Encostado à direita foi prejuducado pela fraca exebição de Abel.

NANI.4. Mais um belo golo a juntar ao seu currícolo e foi sobre si que foi cometido o penalty. Decisivo.

ALECSANDRO.3. Esteve no lance do golo e só por isso já merece nota positiva.

YANNICK.1. Entrou muito mal em jogo. Desperdiçou todo o espaço que lhe foi dado e que foi muito.

PAREDES.3. O meio campo com ele é bem mais consistente. Par ele entrar no onze alguém terá de sair. Veloso? Não me parece. Dois trincos? Paulo Bento lá saberá.

JOÃO ALVES.1. Mais uns minutinhos.

Foto: Sporting Clube de Portugal.
Ler Texto Completo

Ideias soltas sobre o SPORTING 2 Leiria 0


  • PAULO BENTO. A sua entrada no Sporting coincidiu com o "castigo" aplicado, por si, ao Liedson. Passado este tempo todo e quando o mais fácil talvez fosse tirar o Levezinho da equipa, PB saiu em sua defesa. O prémio para essa confiança, cega, depositada no 31 foi a exebição dele. Paulo Bento esteve, mais uma vez, muito bem!
  • CENTRAIS. Polga e Tonel são neste momento a melhor dupla de centrais do nosso campeonato. São um autêntico muro às pretensões dos adversários mesmo não sendo, literalmente, uma dupla de peso. Caneira, Miguel Garcia e Veloso também podem actuar no centro da defesa mas aí a equipa perde consistência. A rever no mercado de inverno?
  • LENTIDÃO. O Sporting nos jogos com o Boavista e Paços de Ferreira deu 45 minutos de avanço. Ontem parecia ir pelo mesmo caminho pois entrou muito lentamente. Valeu o golo de Nani, que nasce de um mau passe leiriense. Ao Sporting exige-se que, em Alvalade pelo menos, entre a mandar. Será a tal falta de agressividade de que Paulo Bento referia no lançamento do jogo?
  • DOMINGOS PACIÊNCIA. Ridículas as suas palavras na zona de entrevistas rápidas. "Ajudado" pelas arbitragens, quiçá por benção papal, nas primeiras jornadas com direito a penalty(s) escandalosos pelo meio, vir justificar a derrota com a arbitragem não lembra ao diabo. Ficou mais chateado pela derrota da equipa que treina ou por não ter conseguido fazer o frete a alguém mais poderoso? O Domingos perdeu bem, paciência...
  • ARBITRAGEM. É preso por se ter cão e por não ter. Tudo serve para culpar as arbitragens. Carlos Xistra, um árbitro que eu "admiro", esteve bem. O resto é desculpas de mau perdedor.
Venha o Estrela.
Foto: Sporting Clube de Portugal.
Ler Texto Completo

Todos os resultados dos clubes da AF Viseu

  • II Divisão Nacional Série C
  • Pombal 1 Penalva 1 (golo de Sanussi aos 49)
  • Nelas 2 Operário 1 (golos de Edú aos 19 e 42)
  • Classificação e próxima jornada aqui
  • III Divisão Nacional, Série C
  • Águeda 1 Social Lamas 2
  • Anadia 1 Tondela 2
  • Santacombadense 1 Paços de Brandão 0
  • Sátão 2 Sanjoanense 1
  • Classificação e próxima jornada aqui.
  • Divisão de Honra Distrital
  • Vouzelenses 1 Sampedrense 0
  • Campia 1 Tarouquense 1
  • Lamelas 2 Mortágua 2
  • Cinfães 4 Oliveira de Frades 0
  • Mangualde 2 Moimenta da Beira 0
  • Lamego 2 Paivense 0
  • Carvalhais 3 Viseu e Benfica 0
  • Académico de Viseu 1 Lusitano 1 ( Filipe Figueiredo 79) (Brito 44)
  • Próxima jornada e classificação aqui.
  • 1ª Divisão distrital / Zona Norte
  • Ferreira de Aves 2 Nespereira 1
  • Oliveira do Douro 3 Armamar 0
  • Parada 1 Boassas0
  • Fornelos 7 Sul 0
  • Leomil 1 Gente Nave Alvite 0
  • São João da Pesqueira 2 Ceireiros 2
  • 1ª Divisão distrital / Zona Sul
  • Canas Santa Maria 0 Santar 0
  • Ranhados 1 Molelos 3
  • Vila Chã de Sá 1 Canas de Senhorim 2
  • Vale de Açores 0 Bela Vista 0
  • Carregal do Sal 1 Moimenta do Dão 0
  • Pinheiro de Lafões 3 Sezurense 0
  • 2ª Divisão distrital
  • Silgueiros 7 Calde 1
  • Roriz 0 Santiago de Besteiros 1
  • Cabanas Viriato 1 Vila Maiorense 1
  • Vale Madeiros 1 Abraveses 3
  • Besteiros 2 Farminhão 0 (golos de Zé Russo e Edgar) crónica do jogo aqui
  • Vilacovense 1 Fiais da Telha 1
Ler Texto Completo

O Manel apoia o Levezinho


O grande, desulpem o enorme, Manuel Fernandes faz hoje no jornal O Jogo o elogio e a defesa de Liedson. Aí ficam as palavras, sábias, do "Manel":
"O Paulo faz bem em continuar a apostar nele, independentemente do que se diz. Liedson põe em pânico qualquer defesa e é imprescindível, mesmo sem marcar golos. Tem sentido colectivo, joga para a equipa, abre espaços, recupera bolas e faz assistências. O próprio Mourinho já disse que Shevchenko jogará até marcar, e este é o tipo de postura que Paulo Bento também tem. Não deve, nem vai abdicar de um jogador cuja prepoderância continua firme."

Estou convicto que Liedson hoje "molhará a sopa". Fica aqui, como se tal fosse necessário, a inspiração para o Levezinho!
Ler Texto Completo

Procura-se!

Quer escrever neste Blog? Para isso apenas duas condições são exigidas: Ser adepto de um clube da Associação de Futebol de Viseu, seja qual for a Divisão, e ser também adepto do Sporting Clube de Portugal. As respostas devem ser enviadas para a.magia.do.futebol@gmail.com!
Ler Texto Completo

1ª Jornada AFViseu (Divisão de Honra)


  • Académico de Viseu 1 Lusitano 1
  • Campia 1 Tarouquense 1
  • Vouzelenses 1 Sampedrense 0
  • Lamelas 2 Mortágua 2
  • Cinfães 4 Oliveira de Frades 0
  • Mangualde 2 Moimenta da Beira 0
  • Lamego 2 Paivense 0
  • Carvalhais 3 Viseu e Benfica 0
O Académico de Viseu acabou por chegar ao empate com um grande golo de Filipe Figueiredo aos 79 minutos. Segundo o que se pôde ouvir do relato de José Luís Araújo (as saudades que eu tinha de ouvir este senhor) o Académico apresentou uma defesa algo nervosa e um meio campo que não conseguiu servir em condições o ataque. Idalino Almeida técnico do Académico, bem como o do Lusitano, considerou que foi um resultado justo. Foi assim um arranque aos soluços do AVFC deixando fugir desde já os favoritos Cinfães, Mangualde e Lamego. Domingo há mais, em São Pedro do Sul, num jogo que eu espero assistir.
Ficam aqui os meus parabéns à Rádio Vouzela pelo excelente trabalho.
A foto é do Viseu on line. É também no viseuonline que está a ficha de jogo.
Ler Texto Completo

Divisão de honra - Resultados ao intervalo

Académico de Viseu 0 Lusitano 1

Campia 1 Tarouquense 1

Vouzelenses 1 Sampedrense 0

Lamelas 1 Mortágua 0

Cinfães 2 Oliveira de Frades 0

Mangualde 1 Moimenta da Beira 0

Lamego 1 Paivense 0

Carvalhais 1 Viseu e Benfica 0

Começam mal as coisas para o Académico.
Ler Texto Completo